Diferentemente do que se acreditava até algum tempo atrás, conquistar um traço bonito, pintar um quadro e até se tornar um artista (mesmo que só por hobby) não são conquistas exclusivas de pessoas que nasceram com um dom quase divino.
É possível, sim, aprender a fazer desenhos em qualquer idade e eles realmente podem ficar muito bons com estudo, prática e dedicação. Continue no texto para descobrir como aprender a desenhar, conhecer artistas incríveis, checar itens básicos para iniciantes e, enfim, tirar a vontade de virar um ilustrador do papel!
Como aprender a desenhar?
Ok, você quer aprender a desenhar e decidiu que essa é uma boa hora para começar. A primeira coisa que você deve fazer agora é entender e tentar definir qual estilo te agrada.
Mais do que esperar um sinal e a certeza de que determinado traçado ou técnica de pintura são os perfeitos para você, é fundamental ter uma boa cartela de referências, descobrir o que visualmente te agrada e tentar reproduzir algumas obras seguindo aquele estilo para checar o que funciona ou não para você.
Por isso, treine! Faça uma lista com seus artistas favoritos e use os desenhos deles como referência. E, durante a evolução das gravuras, tente perceber qual desses processos mais te agrada, qual resultado final você mais gostou e, especialmente, qual deles te deu mais prazer na hora da execução.
- Leia também: Entre no universo dos livros em quadrinhos
É importante destacar que encontrar o seu estilo pode demorar e, muitas vezes, não ser definitivo. É bastante comum que artistas renomados relatem uma mudança no traço ao longo do tempo ou mesmo a vontade de testar técnicas diferentes. Por isso, respeite seu tempo!
Treinar diversas formas de desenho e pintura é, também, se permitir mudar caso e quando necessário, ampliando as possibilidades e descobrindo novas maneiras de se expressar através da arte.
Buscando inspirações
Exatamente para te ajudar nesse processo de descoberta e até para amplificar a sua gama de possibilidades, conhecer e seguir artistas diferentes é um passo fundamental.
Pensando nisso, separamos uma lista de ilustradoras que compartilham suas obras no Instagram e que, exatamente por isso, podem trazer novas referências e ideias de forma fácil e acessível.
Jimena Reno
Jimena é uma artista espanhola que vive nos EUA. Seu foco está em técnicas de guache, aquarela e, especialmente, pintura a óleo.
Fran Meneses
Fran é uma ilustradora chilena que também vive nos EUA. O foco de seu trabalho está na criação de tirinhas com cenas do cotidiano, adesivos divertidos e até pinturas em camisetas (todas compradas em brechós!).
Janaína Esmeraldo
Janaína nasceu em Fortaleza, mas vive em Recife, cidade que até virou tema de um de seus quadrinhos. Segundo a própria artista, seu foco está em HQs autobiográficas “com minhas aventuras da vida real, sobre comida, pessoas, cidades e coisas inusitadas”.
Pri Barbosa
Mais uma brasileira, Pri é paulistana e, segundo ela mesma, “desenvolve um trabalho que investiga a iconografia da mulher revolucionária contemporânea com foco na América Latina”. Seus retratos já ilustraram livros, revistas, bandeiras, camisetas e até mesmo medianeras pela cidade de São Paulo.
Outra opção para ampliar a sua gama de possibilidades na pintura é entrar em contato com a obra de artistas clássicos. Frida Kahlo, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh e Salvador Dali são alguns dos nomes mais comuns quando falamos na história da arte, mas vá além!
Por isso, estude períodos e estilos, encontre novos nomes e estilos, faça visitas guiadas em museus! Conhecer artistas além do cânone é, também, uma forma de entender que existem diversas maneiras de expressar a sua arte e, especialmente, muitos mundos e realidades esperando para serem descobertos.
Dica extra: nome importante, mas não tão conhecido do surrealismo, Remedios Varo foi uma artista espanhola exilada no México. Você pode conhecer mais de suas obras pelo site oficial ou no Instagram.
- Leia também: Saiba quais os melhores Ipads para desenho em 2021
Coloque a mão na massa!
Agora que você já tem uma gama de artistas para se inspirar e já treinou algumas técnicas diferentes, chegou a hora de colocar a mão na massa! Para isso, você provavelmente vai precisar investir (tempo e/ou dinheiro) em cursos e em materiais de desenho.
Cursos
Para quem está disposto a pagar, vale a pena conferir as mais diversas opções de cursos disponíveis na Domestika, que conta com aulas de desenho anatômico, mangá, retrato digital, aquarela e outros.
Mas, caso você ainda não queira ou possa fazer esse investimento, é possível encontrar vídeos no YouTube que ensinam o passo a passo das mais variadas técnicas. A playlist Desenho para iniciantes, da ilustradora e quadrinista Mariana Cagnin, por exemplo, é uma ótima opção para melhorar o traçado de rostos humanos.
Materiais
Antes de sair comprando tudo o que você vê pela frente, é importante entender quais materiais são realmente necessários para o seu treino e desenvolvimento enquanto pintor, ilustrador e artista. Por isso, é imprescindível definir a técnica e estilo que serão o seu foco. Eles te ajudarão a descobrir o que é de fato indispensável nesse primeiro momento.
Tendo isso em mente, confira agora 7 itens variados e de qualidade que podem ser bons investimentos para artistas iniciantes:
1. Anatomia artística, de Michel Lauricella
Para aquelas e aqueles que escolheram um estilo mais realista, com retratos humanos nas mais diversas posições, vale investir nesta obra que ajuda a compreender a estrutura do corpo humano.
2. Ecolápis 100 cores, Faber-Castell
Item básico para praticamente qualquer ilustrador, este kit conta com 100 opções de cores, incluindo tons pastel e neon. Possui mina supermacia, ótima cobertura e qualidade profissional, facilitando o aprendizado mesmo de quem ainda não tem muita experiência com desenho e pintura.
3. Kit de lápis preto, Stabilo
Outro item básico para qualquer desenhista, este kit possui 12 graduações diferentes, que possibilitam traçados diversos, além de esboços e desenhos sombreados e esfumados.
4. Kit com 40 marcadores, Aibecy
Marcadores são ótimas opções para colorir ilustrações com traços mais grossos e para produzir as suas próprias tirinhas. Isso porque este produto tem extremidade dupla, possibilitando linhas finas e grossas.
5. Bloco técnico A3, Canson
Folhas com gramatura 90 g/m², um pouco mais grossas do que a sulfite comum, são a opção perfeita para iniciantes que não ainda não querem gastar um valor muito alto em papel.
6. Bloco espiralado Montval, Canson
Já para quem decidiu se arriscar na aquarela, a melhor opção é a de gramatura 300 g/m², que possibilita a pintura sem que o material enrugue por causa da água.
7. Aquarela em pastilha, Koi
Estojo com 12 cores de aquarela, que podem ser misturadas formando novas tonalidades. Este produto já vem acompanhado de pincel com 4 ml de reservatório de água e pode ser usado como paleta, o que evita a compra de um godê.
Pronto! Agora é só tirar a vontade de aprender a desenhar do papel e treinar bastante. Confira também a lista abaixo para conhecer outros hobbies que você pode incorporar na sua rotina:
- Relaxe e divirta-se com os kits de pinturas por números
- Roupas de corrida feminina: o que você precisa para começar
- Como fazer pulseiras de miçangas: aprenda já!
Atualizado em 2024-11-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API