skip to Main Content
Bildungsroman

Bildungsroman: saiba o que é e confira 7 livros do gênero

Comédia, drama, aventura, mistério, ficção científica, terror… É muito comum que se dividam os gêneros literários em pouco menos de dez, e que esses se relacionem à ideia geral de cada livro. Mas você sabia que há termos específicos para definir características relacionadas à narrativa?

É o caso do bildungsroman, um gênero que surgiu na Alemanha e reúne histórias de desenvolvimento pessoal e passagem da juventude para a idade adulta. Ou seja, ele não depende da forma que a história é contada, mas sim do seu teor.

Ficou curioso para saber mais? A seguir, vamos explicar mais a fundo o que é o bildungsroman e citar sete grandes livros do gênero para você ler e curtir. Acompanhe com a gente!

O que é e como surgiu o bildungsroman?

As histórias de passagem de idade não são uma novidade, e existem há alguns milênios. A Bíblia narra a vivência de jovens como José, Davi e Samuel; já na mitologia grega, é possível encontrar personagens como Édipo, Jasão e Hércules; e quem nunca ouviu falar em João e Maria, João e o pé de feijão ou Chapeuzinho Vermelho?

Entretanto, esses mitos e narrativas ainda eram muito baseados na cultura oral, e não eram sistematizadas em formato de romance moderno, acompanhando o desenvolvimento e o aprendizado dos personagens.

O marco zero do gênero bildungsroman é o livro Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, do escritor Johann Wolfgang von Goethe, publicado em 1796. O termo foi cunhado alguns anos depois pelo filologista Karl Morgenstern.

bildungsroman Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister
Escrita por Goethe, Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister foi a primeira obra de bildungsroman lançada. Foto: Reprodução/© Foto H.-P.Haack.

A palavra Bildungsroman vem do alemão “bildung”, que significa “formação”, e “roman”, que significa “romance”. O gênero também é chamado em inglês de coming-of-age, ou simplesmente “história de amadurecimento”, em bom português. 

A principal característica é que a personagem principal deve estar passando por uma transição da juventude para a idade adulta. Ela deve ter anseios, dúvidas e expectativas a sanar, que serão trabalhadas durante a narrativa por meio de conflitos.

As histórias podem conter humor, drama, mistério ou aventura, e tudo isso será um recurso do escritor para enriquecer a narrativa. Por falar nisso, vale lembrar que esses romances são recheados de analogias sobre como buscamos nos entender e nos encaixar no mundo em uma idade em que tudo parece errado, exagerado e desajustado.

Livros bildungsroman

Agora que já entendemos do que se trata o bildungsroman, chegou a hora de conhecer sete livros que representam bem o gênero, entre autores nacionais e internacionais, e títulos clássicos e contemporâneos.

1. Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe

Não havia como começar essa lista sem o título responsável por fundar esse gênero. Você acompanhará a história de Wilhelm Meister, um jovem nascido na Alemanha em uma família burguesa e que tem grande paixão por artes e, principalmente, teatro.

Apesar de sua inclinação, o pai de Wilhelm direciona o filho a seguir seus passos e trabalhar como comerciante, seguindo seu legado – tarefa que o jovem não está disposto a fazer.

Em uma de suas viagens de trabalho, ela reencontra alguns amigos, e, juntos, eles resolvem fundar uma trupe itinerante de teatro e viajar pela Alemanha apresentando peças clássicas. 

É por meio dessa arte que Wilhelm passa a conhecer o mundo: conhece pessoas de diferentes classes sociais e distantes de seu ciclo social, se apaixona por diversas mulheres e consegue refletir sobre as obras que está representando e o que tudo aquilo pode significar.

O marco narrativo está justamente em como Goethe acompanha toda a trajetória do personagem rumo à idade adulta, e como ele mesmo passa a tomar decisões e construir sua individualidade no mundo.

Desconto
Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister
  • Goethe, Johann Wolfgang von (Author)
  • 608 Pages - 01/01/2009 (Publication Date) - Editora 34 (Publisher)

2. O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger

Holden Caulfield relembra um fim de semana próximo da data do Natal em que, logo após repetir de ano e ser expulso de sua escola, ele viajou da Pensilvânia para Nova Iorque para perambular e reencontrar velhos amigos, antes que seus pais descobrissem seu recente fracasso.

Deprimido e desapontado, ele conversa consigo mesmo enquanto faz críticas contumazes a comportamentos recorrentes nos adultos, como a hipocrisia, a superficialidade e a alienação. Com apenas 16 anos, ele parece não se dar bem com a ideia de que, em breve, ele fará parte desse universo.

Durante sua narração, Holden se utiliza de uma linguagem bastante simples e coloquial, incluindo uma porção de gírias, ironias e constantes repetições. Enquanto isso, divaga sobre sexo, homossexualidade, prostituição e uma série de outros tabus da década de 1950 (que, infelizmente, muitas vezes permanecem na sociedade).

bildungsroman o apanhador no campo de centeio
O Apanhador no Campo de Centeio trouxe debates importantes sobre a adolescência. Foto: Amy Sancetta/Supplier AP, Supplier NTB scanpix.

O livro foi lançado em 1951, poucos anos antes de fenômenos como o rock n’ roll de Elvis e Chuck Berry e os filmes clássicos sobre adolescentes estrelando Marlon Brando e James Dean. Por isso, embora tenha causado espanto em um primeiro momento, ele acabou fazendo parte de um movimento de emancipação dessa juventude.

Desconto
O apanhador no campo de centeio
  • Salinger, J.D. (Author)
  • 256 Pages - 06/17/2019 (Publication Date) - Todavia (Publisher)

3. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

Por que ler sobre o amadurecimento de uma única personagem quando se pode acompanhar quatro jovens diferentes de uma só vez? É o que acontece em Mulherzinhas, escrito por Louisa May Alcott e lançado em 1869.

O romance se passa em meados do século 19, em uma pequena vila no estado de Massachusetts. Lá, as irmãs Meg, Jo, Beth e Amy vivem uma vida simples com sua mãe, já que o pai foi convocado para lutar na Guerra Civil Americana.

No decorrer da história, cada uma delas vive suas peripécias, e tudo se conecta à narrativa principal, especialmente quando se juntam e conseguem conversar sobre suas vidas. A “mediadora” é justamente a mãe, que instrui as garotas a fazerem o bem e serem boas pessoas. 

É um livro bastante doce e que consegue mostrar personagens femininas cheias de nuances e com visões muito distintas sobre a vida, o amor, o trabalho e as relações humanas. Com o passar dos anos, elas têm a oportunidade de pensar sobre suas ações e se tornar grandes mulheres.

Curiosidade: Mulherzinhas já foi adaptado sete vezes para o cinema, sendo a versão mais recente do ano de 2019. Além disso, já virou teatro, ópera, musical e série de televisão, tamanho o sucesso da obra.

Desconto
Mulherzinhas
  • Alcott, Louisa May (Author)
  • 680 Pages - 06/20/2019 (Publication Date) - Martin Claret (Publisher)

4. Me Chame Pelo Seu Nome, de André Aciman

Este romance se passa na pequena comuna de Bordighera, na Itália, onde Elio Perlman mora com sua família. Durante o verão de 1986, seu pai (que é um professor universitário) convida o estudante de doutorado Oliver para passar seis semanas junto deles.

Durante a visita, o introspectivo garoto se vê fascinado pelo jeito despojado e inconsequente do estudante e começa a notar que se sente atraído por ele – sentimento que não é correspondido. 

Nos dias que se seguem, Elio se envolve com uma garota e tenta esquecer as sensações que acabara de descobrir. Ao mesmo tempo, ele convive diariamente com Oliver, e os laços entre ambos podem se estreitar aos poucos.

Me Chame Pelo Seu Nome foi adaptado para o cinema, em 2017, e faturou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Foto: Memento Films International/Reprodução.

O livro é narrado por Elio, que reconta desde acontecimentos do verão de 1986, mas eventualmente narra outros eventos ocorridos nas décadas seguintes, sempre demonstrando a importância que aquele período teve para a sua vida e seu processo de autoconhecimento.

Desconto
Me Chame Pelo Seu Nome
  • André, Aciman (Author)
  • 288 Pages - 01/05/2018 (Publication Date) - Intrínseca (Publisher)

5. As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

Aos 15 anos de idade, Charlie já passou por dois grandes traumas em sua vida: o suicídio de seu amigo Michael e a morte de sua tia Helen. A maneira que tem para tratar dessas questões é escrevendo cartas sobre sua vida para um destinatário misterioso – e é justamente o conjunto dessas cartas que forma este livro.

Ao entrar no primeiro ano do ensino médio, ele conhece os veteranos Sam e Patrick, e o trio rapidamente se aproxima. Juntos, eles têm a oportunidade de viver situações memoráveis e descobrir drogas, álcool e as primeiras experiências sexuais.

Entre essas aventuras, Charlie tem reflexões a respeito de questões importantes para um adolescente de sua idade, mas que muitas vezes são tratadas como tabus: saúde mental, compulsões alimentares, imagem corporal, suicídio e abusos.

O livro é recheado de referências à cultura pop, incluindo citações a músicas de The Smiths, Fleetwood Mac e Smashing Pumpkins, e livros bildungsroman como O Apanhador no Campo de Centeio, On The Road e O Sol é Para Todos

Desconto
AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL(NOVA EDIÇÃO)
  • CHBOSKY, STEPHEN (Author)
  • 288 Pages - 04/13/2021 (Publication Date) - Rocco Jovens Leitores (Publisher)

6. O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Escrito por Harper Lee, este livro foi lançado em 1960, e impressionou não somente pela narrativa, mas pela forma como é escrito, alternando entre denúncias sobre racismo nos Estados Unidos e o desenvolvimento da narradora-personagem – a pequena Jean Louise, de apenas 6 anos.

Mesmo muito jovem, Jean Louise (que prefere o apelido “Scout”) já é uma menina inteligente e geniosa. Ela mora na pequena cidade de Maycomb e ocupa seus dias indo à escola e aprontando travessuras, às vezes acompanhada de seus coleguinhas. 

Sua vida começa a mudar quando seu pai, o advogado Atticus Finch, assume a defesa de um homem negro acusado de estupro. À época, isso era visto com maus olhos pela população, e a menina sente que as pessoas da cidade começam a tratá-los de maneira diferente.

A autora se utiliza então da visão de criança para tecer críticas a comportamentos da sociedade. Ao mesmo tempo, consegue explorar o desenvolvimento de Scout, que está acabando de sair da primeira infância.

Desconto
O sol é para todos
  • Lee, Harper (Author)
  • 350 Pages - 10/10/2006 (Publication Date) - José Olympio (Publisher)

7. Mãos de Cavalo, de Daniel Galera

Aqui no Brasil, também temos ótimos romances bildungsroman. É o caso de Mãos de Cavalo, lançado em 2006 e escrito por Daniel Galera, um dos grandes nomes da literatura brasileira das últimas décadas.

O livro é construído de uma forma muito interessante: ele alterna entre momentos do presente, da infância e da adolescência do personagem principal, o cirurgião plástico bem-sucedido Hermano.

Dessa forma, o autor consegue explorar acontecimentos importantes da vida do personagem durante seu desenvolvimento, ainda como garoto, e mostrar ao leitor quais as suas consequências para o mesmo enquanto adulto.

Desconto
Mãos de Cavalo
  • Galera, Daniel (Author)
  • 192 Pages - 04/11/2006 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

Bildungsroman, coming-of-age ou simplesmente romance de formação é um gênero literário que consegue criar empatia justamente por narrar situações de fases que todos já vivemos, ou até estamos vivendo no presente.

Você já conhecia alguns desses títulos? Deixe seu comentário para a gente! Se quiser conferir outros conteúdos sobre livros, basta clicar aqui e acessar nossa categoria!

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Bernardo Gasino

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top