Imagem mostra duas garrafas de vinho deitadas sob uma mesa de madeira, com saca-rolhas e rolhas espalhadas pela superfície.

Como abrir garrafa de vinho: 3 maneiras diferentes

0 Compartilhamentos
0
0
0

Seja em uma reunião com amigos ou um jantar romântico, apreciar a bebida com uma boa companhia é sinal de que memórias incríveis serão criadas! E quando chega a hora do brinde… nada de saca-rolhas! E agora, como abrir garrafa de vinho sem esse item?

Se esse é o seu caso, listamos três maneiras diferentes para acabar com esse problema de vez. Para completar, trazemos algumas sugestões de saca-rolhas que você pode comprar para evitar que esse tipo de surpresa desagradável aconteça.

Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolha? Três métodos que dão certo!

Antes de mais nada, calma, é bem possível abrir uma garrafa de vinho mesmo sem um saca-rolhas, inclusive, listamos três maneiras diferentes para concluir essa missão. Esteja onde estiver, alguma dessas táticas vai funcionar para você!

1. Empurrando a rolha para dentro

Esse método é simples: com o auxílio de uma colher de pau ou a parte de trás de um talher, você pressiona a rolha para dentro até que ela escoe para o segmento mais largo da garrafa e pronto. É possível sim, mas precisamos alertar que não é o mais indicado.

Se optar por essa forma, saiba que não vai ser possível retirar a rolha para tampar o vinho novamente. Ainda, pode ser que você tome um belo banho tinto no processo, então vá com calma e, se sentir que está fazendo força demais, tente outra maneira.

A rolha é feita de um material expansivo e resistente, mas que também se danifica com certa facilidade dependendo do manuseio. Preste bastante atenção no modo como empurra ela para baixo, e se puder, utilize outro método, sério!

A cortiça pode desfragmentar e sujar seu vinho com essa técnica, muito cuidado!

2. Com uma faca de serra

Para conseguir abrir seu vinho usando uma faca de serra o truque não é força, é jeito! Depois de retirar o lacre, finque a faca na rolha até a metade, tomando cuidado para não atravessá-la. Quando a lâmina estiver fixada, segure firme seu cabo e gire a garrafa aos poucos.

Esse movimento faz com que o tampão do vinho saia aos poucos. É importante não forçar muito, pois a faca pode danificar bastante a cortiça da rolha, tornando-a inutilizável e podendo liberar resíduos na bebida. Então, sem pressa, vai dar certo!

Para ficar mais fácil, o vídeo abaixo, com Adriano do Manda Brasa, ilustra muito bem esse método!

3. Usando um tênis

Essa alternativa pode parecer muito inusitada, mas é perfeita para aquelas situações de emergência. Para mim, confesso que funcionou bem há muito tempo, em uma noite na pracinha com alguns amigos e um violão.

Seja em um piquenique improvisado, uma trilha, um date às pressas ou só uma noite com os amigos, essa gambiarra rende boas risadas, uma pitadinha de descrença e o mais importante: o vinho aberto sem usar saca-rolhas.

Primeiro, coloque a garrafa no tênis (ela precisa estar com o fundo na parte do calcanhar do calçado). Segure bem firme dos lados, depois bata a sola do sapato contra uma superfície bem estável, como uma parede ou uma árvore — era o que tinha disponível na pracinha, talvez seja o seu caso.

Não precisa exagerar na força, de qualquer forma o impacto vai empurrar a rolha aos poucos. Repita o processo com calma até que ela saia o suficiente para retirá-la completamente com a mão.

Veja como essa técnica funciona no vídeo abaixo!

Abrindo uma garrafa de vinho do jeito adequado

Depois das dicas anteriores, com certeza você está preparado para abrir uma garrafa de vinho em qualquer situação, não é mesmo? Porém, por mais que elas quebrem um galho em situações emergenciais, a melhor forma ainda é utilizar a ferramenta certa para a tarefa: o saca-rolhas.

E como vamos mostrar logo a seguir, existem algumas variações desse utensílio, desde o mais tradicional até modelos modernos e automáticos.

Saca-rolhas com abas

Este é um dos modelos mais comuns de saca-rolhas e que provavelmente você já deve ter visto por aí. Ele é pequeno, resistente e de uso bem intuitivo. Como o próprio nome indica, conta com abas que auxiliam na remoção da rolha.

Ele tem uma estrutura que se acomoda no gargalo e, após a introdução do parafuso na rolha, as abas são empurradas, impulsionando o mecanismo para remoção da tampa. Por essa simplicidade, é um dos mais populares para se ter em casa. Confira alguns modelos abaixo:

Saca-rolhas dois estágios

Têm esse nome pois dão suporte para a retirada do lacre com dois movimentos, sem danificar o material. Como abrir uma garrafa de vinho com rolha — seja feita de cortiça ou de plástico — é questão de jeito e não de força, este é um dos modelos favoritos de sommeliers, muito utilizado em restaurantes.

Além disso, também é equipado com uma lâmina pequena que ajuda na remoção da cápsula que geralmente lacra o vinho, parafuso e um suporte com dois estágios, que permite a remoção da rolha com pouco esforço. Confira abaixo alguns desses modelos:

Saca-rolhas elétrico

Que tal degustar um vinho com um pouquinho de tecnologia? O saca-rolhas automático é uma baita ajuda para quem não consegue utilizar outros modelos, seja por falta de prática ou por alguma limitação de movimento ou força nas mãos!

Basta encaixar o dispositivo e apertar um botão que o saca-rolhas elétrico faz todo o trabalho em poucos segundos. Alguns modelos funcionam à pilha e vêm com acessórios para a retirada do lacre e, outros, até com tampa extra para guardar o vinho.

Dá uma olhadinha nos modelos mais legais que encontramos para você!

Agora você já sabe como abrir garrafa de vinho seja lá qual for a situação! Usando o estilo gambiarra ou o utensílio correto, o importante é não perder a oportunidade de apreciar a bebida e aproveitar bons momentos! Quer conferir outros modelos? Clique no botão abaixo!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-04-13 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *