Casal mexendo em geladeira smart.

Futuro na cozinha: conheça os recursos da geladeira smart

0 Compartilhamentos
0
0
0

Quem tem uma casa automatizada sabe de todas as vantagens e facilidades e, entre os dispositivos fundamentais, está a geladeira smart. O modelo oferece recursos avançados para controle remoto, personalização, organização interna e permite mais economia de energia.

Continue a leitura para entender quais os recursos deste dispositivo inteligente, os benefícios e ainda conferir dicas que vão te ajudar a escolher a opção certa para sua casa!

O que é uma geladeira smart?

A geladeira smart é o modelo que possui recursos tecnológicos adicionais, além das funções básicas de refrigeração. Os principais diferenciais estão a conectividade com a internet, assim como a presença de sensores de temperatura, câmeras internas, telas de exibição, assistentes virtuais, reconhecimento de voz, entre outras funcionalidades.

Uma geladeira inteligente permite o acesso a recursos de forma online diretamente do eletrodoméstico, como receitas, compras no supermercado, assim como e monitoramento do estoque de mantimentos. 

A tela de exibição facilita o controle dos dispositivos e apresenta informações rotineiras como previsão do tempo, notícias e vídeos. Em geral, é um equipamento para se ter em uma casa automatizada, especialmente se você preza pela facilidade com uso da tecnologia até mesmo à distância. 

Quais os recursos da geladeira inteligente?

Uma geladeira inteligente funciona a partir da combinação de sensores, inteligência artificial e conexão com a internet. Confira os principais componentes e recursos que esses elementos proporcionam:

  • Sensores de temperatura: fazem monitoramento e ajustam as configurações para manter os alimentos frescos.
  • Câmeras internas: permitem a visualização do interior do eletrodoméstico para conferência do que tem lá dentro, sem a necessidade de abrir a porta e, assim, economizando energia.
  • Conectividade à internet: proporciona a conexão com outros dispositivos e serviços online, de forma a controlar o eletrodoméstico via aplicativo, emitindo alertas programáveis.
  • Inteligência artificial: permite que a geladeira aprenda os seus hábitos e ajuste as configurações automaticamente para garantir que os alimentos sejam armazenados corretamente.
  • Assistente virtual: além do controle por aplicativo, ele pode ser feito por comando de voz via Alexa ou Google Assistant.
  • Tela touch: dependendo do modelo, conta com função de acesso a aplicativos, receitas, lista de compras e outros recursos como exibição de vídeos.
Aplicativo mostrando alimentos dentro da geladeira smart.
Com uso de aplicativo, é possível controlar a temperatura da geladeira.

Vantagens da geladeira smart

Na comparação do modelo inteligente com o convencional, existem algumas vantagens. Confira as principais a seguir!

Controle remoto

O monitoramento e controle da geladeira smart pode ser feito à distância, via aplicativo ou assistente virtual. A partir dele é possível monitorar a temperatura, conferir o que está em falta e receber alertas caso algo esteja errado ou saia diferente do programado.

Economia de energia

Por conta dos sensores de temperatura, é possível fazer o ajuste automático para manter os alimentos frescos por mais tempo, evitando congelamento e refrigeração inadequada — o que impacta diretamente no gasto energético do eletrodoméstico. Com o controle por vídeo é possível verificar internamente sem ficar abrindo e fechando o dispositivo muitas vezes.

Armazenamento

Os modelos inteligentes possuem prateleiras ajustáveis e até dobráveis, permitindo mais personalização do espaço, acomodando vasilhas, alimentos e bebidas de diferentes tamanhos e formas.

Conveniência

O eletrodoméstico também pode fazer a função de assistente em diversas situações, seja te mostrando uma receita da internet, exibindo um vídeo do modo de preparo, alertando quais itens estão em falta e até dando a opção de compras online diretamente do dispositivo.

O que saber antes de comprar uma geladeira smart?

Escolher qual o eletrodoméstico certo não é uma escolha fácil, pois existem vários detalhes para ficar de olho. Portanto, verifique o que levar em consideração na compra de uma geladeira smart!

Espaço disponível

Antes de tudo, certifique-se das dimensões disponíveis na sua cozinha. Há locais com espaço certo para colocar o eletrodoméstico e, se estiver projetando um novo ambiente, é importante saber que os modelos smart tendem a ser maiores. Entre os mais comuns estão os com freezer e duas portas. Então, é preciso medir tudo antes da aquisição.

Capacidade

A capacidade da geladeira é que vai mostrar quantos alimentos podem ser armazenados. Sendo assim, é importante considerar o tamanho da sua família e a frequência de compra dos mantimentos para escolher o volume ideal.

Estilo

Dependendo da decoração do ambiente ou mesmo da necessidade de uso da casa, há modelos diferentes de geladeiras, como:

  • Porta única;
  • Duas portas;
  • French door ou estilo francês (duas portas com gavetão de freezer abaixo);
  • Side-by-side (duas portas, sendo uma de refrigerador).

Para a geladeira smart, é mais comum que se encontre os estilos mais robustos e maiores.

Recursos

Ao escolher um dispositivo inteligente, é fundamental checar quais as facilidades que ele vai proporcionar na rotina automatizada a partir dos seus recursos. Saiba também quais vão ser diferenciais para sua casa.

Controle de temperatura de geladeira smart por aplicativo.
A geladeira inteligente pode se integrar com outros dispositivos automatizados de uma casa.

Orçamento

Estabeleça um preço desejável antes de fazer a busca. É válido dizer que por ter muito mais tecnologia embutida, os eletrodomésticos inteligentes são consideravelmente mais caros que os convencionais.

Marca e garantia

Outra dica é sempre ler as avaliações de outros clientes, buscando saber se o produto daquela marca é de qualidade e se possui algum problema recorrente. Além disso, verifique qual o tempo de garantia para cobertura contra falhas.

Opções de geladeira inteligente para comprar

Além de conhecer o que é uma geladeira smart, ver seus recursos e benefícios, vale saber quais são as opções existentes no mercado, certo? Então, confira os modelos disponíveis na Amazon!

Samsung – Side-by-side

A geladeira smart Samsung FamilyHub possui o estilo side-by-side e conta com uma tela inicial bem grande na qual podem ser exibidas imagens ou notas manuais. O soundbar permite ouvir músicas, exibir vídeos e realizar chamadas.

A câmera interna mostra tudo que tem dentro, indica o vencimento dos alimentos, além de permitir a criação de listas de compras e lembretes. Tudo isso de forma fácil e rápida. O eletrodoméstico pode ser controlado pelo aplicativo SmartThing, que também se conecta a outros produtos inteligentes.

O compressor com a tecnologia Digital Inverter possui 10 anos de garantia, é mais silencioso em comparação a outros e promete economizar até 50% da energia.

A capacidade total é de 585 L, sendo 392 L do refrigerador e 193 L do freezer. A geladeira possui alarme de porta aberta, dispenser de água e gelo e conta com as seguintes dimensões:

  • Capacidade total: 585 L.
  • Largura: 91,2 cm.
  • Altura: 191,5 cm.
  • Profundidade: 76,4 cm.
  • Peso: 116 kg.

LG – Side-by-side

A geladeira inteligente side-by-side possui a tecnologia de InstaView, em que os alimentos são mostrados com apenas dois toques na tela, sem a necessidade de abrir a porta. Todo o controle remoto do eletrodoméstico é feito com o aplicativo ThinQ, permitindo ajustes de temperatura de qualquer lugar.

Outros diferenciais do equipamento são:

  • Craft Ice: criação de gelo em esferas que demoram para derreter.
  • Linear Cooling: controle preciso de temperatura para maior conservação de alimentos.
  • Bocal UVnano: dispenser com água purificada a qualquer hora.
  • Fresh Balancer: mantenha alimentos frescos com controle de umidade.
  • Door Cooling: resfriamento rápido, com temperatura estável.
  • Hygiene Fresh+: o filtro elimina bactérias, neutraliza maus odores e mantém o frescor dos alimentos.
  • Compressor Linear Inverter: economia de energia com desempenho silencioso.

É importante citar que o modelo da LG possui um design moderno, com mais estilo para decoração da sua cozinha, trazendo sofisticação nos detalhes, além de ornamentos metalizados e iluminação com LED suave. Em relação às medidas e capacidades da geladeira, veja na sequência:

  • Capacidade total: 598 L.
  • Largura: 91,3 cm.
  • Altura: 179,0 cm.
  • Profundidade: 73,5 cm.
  • Peso: 131 kg.

LG – French door

Outro modelo de geladeira smart LG é o com estilo french door. O equipamento também conta com as tecnologias: Insta View, Hygiene Fresh+, Linear Cooling, Door Cooling, Compressor Linear Inverter e LG ThinQ (controle por aplicativo). Além disso, há a presença da Nature Fresh, que deixa o sabor dos alimentos mais fresco.

Também apresenta características como o dispenser de aço integrado à porta com água e gelo (em cubos ou triturado), compartimento extra-frio e duas gavetas com controle de umidade. Veja as especificações técnicas da geladeira:

  • Capacidade total: 525 L.
  • Largura: 90,8 cm.
  • Altura: 173,7 cm.
  • Profundidade: 79,2 cm.
  • Peso: 136 kg.

Para quem deseja ter uma casa automatizada por completo, a geladeira smart pode ser peça fundamental, auxiliando na rotina da cozinha, possibilitando acesso remoto e diminuindo o consumo de energia. Quer ver mais modelos disponíveis na Amazon? Então, clique no botão abaixo!

Atualizado em 2024-05-18 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *