O mercado de trabalho está passando por uma transformação em meio à pandemia. Por causa dela, muitos negócios precisaram, por exemplo, adotar o teletrabalho, também conhecido como home office. Contudo, ao trabalhar em casa, nem sempre damos a mesma importância para a nossa saúde física e mental como quando estamos em um escritório tradicional, acompanhados de outras pessoas.
Sendo assim, a fim de manter a sua saúde estável e protegida, confira como aplicar os conceitos da ergonomia no home office a partir da aquisição de diversos acessórios e atitudes que vão ajudar a deixar o seu expediente mais confortável e diminuir o risco de problemas como mialgias, bursites, hérnia de disco e aquela clássica dor nas costas.
1. Almofada ortopédica
Para quem passa muitas horas sentado, sem dúvidas as costas são uma das regiões do corpo que mais podem ser prejudicadas por causa de uma má postura. Portanto, elas merecem uma atenção especial.
Se você já possui uma cadeira e quer deixá-la ainda melhor, as almofadas ortopédicas são uma excelente opção. Elas se encaixam perfeitamente no corpo e podem ajudar a diminuir possíveis dores na lombar.
2. Apoio de pé
Os seus pés alcançam o chão quando você está sentado trabalhando? Caso não, saiba que eles precisam estar sempre apoiados, assim os músculos e tendões não ficarão pressionados.
Uma possibilidade de equipamento ergonômico é o apoio para os pés. Ele é capaz de corrigir a diferença entre a altura dos pés com o piso, influenciando na correção da postura e evitando fadiga muscular, dificuldade de circulação e dores nas articulações.
3. Apoio para antebraço
Não só os pés e a coluna precisam de atenção, mas o antebraço também — uma parte do corpo que, às vezes, é esquecida quando o assunto é ergonomia.
No entanto, um acessório simples como o apoio para antebraço ajudar a diminuir as fadigas musculares, alivia a tensão do pescoço e melhora a irrigação sanguínea. Doenças ocupacionais como LER (lesão por esforço repetitivo) também podem ser prevenidas com a utilização dele.
Se o seu espaço de trabalho é pequeno e você costuma sentir dores na região, não tenha medo de investir em um!
4. Cadeira ergonômica
Nossa primeira sugestão de acessório que pode te ajudar a melhorar a ergonomia no home office foram as almofadas ortopédicas. Entretanto, ter uma boa cadeira também é indispensável.
É preciso se atentar a todos os detalhes, desde as possibilidades de altura, até o tipo de encosto, material que ela é produzida, se é estofada ou não, possibilidade de regulagem dos braços… características essas, entre outras, que vão garantir a você uma boa postura e um trabalho produtivo.
5. Kit mouse e teclado
Muitas pessoas não se adaptam bem aos teclados e aos mousepads de notebooks, por exemplo. Isso porque alguns modelos tendem a ser bem compactos, não se adequando completamente aos movimentos da mão, exigindo movimentos cansativos e provocando dores nos membros superiores.
Caso você se sinta assim, saiba que é possível encontrar kits de mouse e teclado e conectá-los ao seu notebook. Eles vão permitir que seus movimentos tenham mais liberdade.
6. Luminária
Na ergonomia, a visão também é um ponto importante. No espaço de trabalho especificamente, ela está diretamente ligada à luminosidade do ambiente, assim como a intensidade dela, e ao tempo de exposição a diferentes telas (notebooks, computadores, tablets e smartphones, por exemplo).
Portanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre a luz natural e a digital, além de descansar a visão durante intervalos e não se esquecer de piscar — a ação ajuda a evitar o chamado olho seco, lubrificando as córneas.
Se você sente que precisa de um ponto de luz específico, as luminárias podem deixar a decoração mais bonita, como também proteger a sua visão.
7. Mousepad com apoio
O manuseio do mouse também merece um cuidado especial. Uma alternativa é aderir aos mousepads com apoio.
As opções tradicionais costumam ser lisas, enquanto a opção ergonômica tem um apoio que costuma ser feito de uma espuma macia e é mais alto do que o mousepad em si, dando suporte ao pulso e alinhando-o ao antebraço.
Assim, na hora de realizar algum movimento como mexer ou clicar com o mouse, o esforço será menor.
8. Suporte de descanso de pulso
Se você já utiliza um teclado e um mouse convencional, o suporte de descanso de pulso evita deslizamentos e movimentos indesejados e pode melhorar a postura da mão e do pulso.
Assim, você evita problemas nas articulações e deixa os cotovelos e os ombros relaxados, diminuindo a sensação de fadiga dos membros superiores.
9. Suporte para monitor
A Norma Regulamentadora 17 (NR 17), responsável por estabelecer os parâmetros que vão permitir que um trabalho seja realizado com “conforto, segurança e desempenho eficiente”, recomenda que uma postura correta deve ser com ombros e quadris alinhados, enquanto a altura dos olhos precisa ser a mesma que a da tela do computador — o que muitas vezes não acontece!
Para alinhar essa questão e fazer valer as recomendações da NR 17, há suportes para monitor de diversos estilos, desde aqueles os com compartimentos para armazenamento de documentos até modelos mais simples, com múltiplas opções de níveis de altura.
10. Suporte para notebook
Assim como existe o suporte para monitor, se você trabalha apenas com notebook ou utiliza ele como segunda tela, saiba que também existem diversos tipos de suportes para o aparelho.
Alguns modelos possuem apenas regulagem, sendo fabricados de aço ou alumínio, enquanto outros contam até com cooler para ajudar no resfriamento do equipamento.
Bônus: dicas para o home office
Esse conjunto de acessórios pode, sim, colaborar com a ergonomia no home office, especialmente se forem trabalhados em conjunto conforme as suas necessidades específicas.
Porém, muito antes de sair comprando todos os itens, é preciso também repensar as suas próprias atitudes em relação ao trabalho, pois elas podem interferir de forma negativa no seu desenvolvimento e no seu corpo.
Algumas dicas de ações que vão colaborar com a sua rotina e deixá-la mais saudável são:
- Comece o dia se alongando
- Faça pausas regulares para ir beber água, tomar um café, ir ao banheiro
- Se você está um modelo de trabalho em que horários são híbridos, tire um tempo para descansar quando se sentir esgotado
- Invista em um bom plano de saúde, se possível
- Alongue-se novamente
- Fique atento à própria postura e se autocorrija
- Faça checkups periodicamente
- Não ultrapasse a carga horária estabelecida sem uma boa razão
- Pratique alguma atividade física após o expediente
- Lembre-se de cuidar da sua mente
Pronto! Agora você tem não só acessórios para utilizar e deixar seu home office confortável e seguro, como também dicas especiais e simples de como construir uma rotina agradável para o seu corpo e sua mente. Para não esquecer, anote no seu quadro de avisos, na agenda, em post-its… o que vale é a intenção!
E se você gostou desse texto, compartilha com a gente nos comentários: qual item de ergonomia no home office da lista você já experimentou e transformou a sua vida? Vamos ficar esperando. Até a próxima!
Atualizado em 2024-12-06 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API
comentários