skip to Main Content
Kit-automacao-residencial

Kit de automação residencial: qual comprar?

Ter um kit de automação residencial é o sonho de muitos moradores. Controlar luzes, campainhas, eletrodomésticos, eletroportáteis, câmeras e vários outros aparelhos torna-se, com o passar dos anos, um desejo mais acessível. 

Existem várias categorias de produtos para ter uma casa inteligente e comandar, por voz e aplicativo, fechaduras, luzes e dispositivos de segurança. A dica é começar com kits básicos para testar a funcionalidade e a eficiência e, depois, partir para soluções mais robustas e expandir a automação para outros cômodos e até para o escritório.

Selecionamos alguns kits de automação residencial. Continue a leitura para conferir!

Kit casa conectada Positivo

kit-de-automacao-residencial-casa-conectada-positivo
Kit acompanha controle universal, lâmpada e plug. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O que inclui

  • 1 smart controle universal
  • 1 smart lâmpada Wi-Fi
  • 1 smart plug Wi-Fi

Compatível com Alexa? Sim
Compatível com Google Assistente? Sim

Como é a instalação? Plug and play, sem furos na parede e sem técnico especializado.

Este kit de automação residencial da Positivo permite controlar os aparelhos eletrônicos e a iluminação da casa de onde você estiver. 

O smart controle universal funciona como um substituto dos controles remotos tradicionais da televisão e do ar-condicionado, por exemplo. Os aparelhos conectados ao dispositivo podem ser comandados por aplicativo (disponível para iOS e Android) e por voz. 

Para o ar-condicionado, os comandos funcionam para ligar, desligar e definir temperatura. Para o televisor, ligar e desligar, aumentar ou diminuir o volume, acessar a Netflix ou o Amazon Prime, reproduzir e pausar um vídeo. 

O smart controle universal da Positivo tem bom alcance (até 8 metros) e é fácil de instalar e configurar – toda configuração é feita pelo aplicativo da marca. 

Com a smart lâmpada Wi-Fi você consegue acender e apagar as luzes sem estar em casa, utilizando o celular. O controle também pode ser feito por voz.

A instalação é simples e não necessita de mão-de-obra especializada. Basta conectar no bocal já existente na sua casa e ligar no Wi-Fi. O LED tem consumo de 9W e fluxo luminoso de 806 lúmens, entregando boa luminosidade com baixo consumo de energia. 

São 16 milhões de cores para decorar a sua casa, além de contar com o controle de temperatura de cor (quente ou fria) e ajuste de intensidade. Vem com modos pré-configurados, como festa, leitura, sono e trabalho. Possui timer programável para acender e apagar as luzes em um horário pré-estabelecido. 

O smart plug Wi-Fi permite ligar e desligar aparelhos eletrônicos remotamente, dando um comando no aplicativo da Positivo instalado no celular. A automação se aplica a liquidificadores, cafeteiras, torradeiras, micro-ondas, ferros de passar roupa, entre outros eletroportáteis.

O aplicativo também monitora o consumo em tempo real dos equipamentos conectados ao smart plug e vem com timer e agenda para programar horários para ligar e desligar os eletroportáteis. O comando também pode ser dado por voz. 

A instalação é bem simples, basta plugar na tomada, conectar na rede Wi-Fi e ligar o aparelho. 

Kit casa segura Positivo

kit-de-automacao-residencial-casa-segura-positivo
Kit acompanha central, sensores de movimento e abertura e controle remoto. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O que inclui

  • 1 smart central
  • 1 sensor de movimento 
  • 2 sensores de abertura 
  • 1 controle remoto

Compatível com Alexa? Sim
Compatível com Google Assistente? Sim

Como é a instalação? Sem cabos, sem furos na parede e sem técnico especializado.

Permite que o morador monitore a segurança da casa pelo celular. Você pode ligar ou desligar o alarme, verificar o status dos sensores e receber notificações de atividades. 

A smart central é o dispositivo responsável por gerenciar a comunicação com os sensores, tem uma sirene embutida, bateria de backup com até 2 horas de duração e conecta diretamente no Wi-Fi. 

O sensor de movimento detecta movimentação em ambientes internos e envia notificação automática de atividade para o celular. Já o sensor de abertura, instalado em portas, janelas ou gavetas, identifica a abertura e dispara uma mensagem para o smartphone. 

A instalação é bem simples, basta posicionar os sensores, fixá-los com a fita dupla face (acompanha o produto) nas superfícies desejadas e configurar no Wi-Fi. 

Interruptor inteligente T2 Us Sonoff

kit-de-automacao-residencial-interruptor-sonoff
Interruptor inteligente controla lâmpadas e demais aparelhos. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O que inclui

  • 1 interruptor inteligente

Compatível com Alexa? Sim
Compatível com Google Assistente? Sim
Compatível com Siri? Sim

Como é a instalação? Requer habilidades com instalações elétricas.

Este interruptor inteligente da Sonoff é bivolt e serve para controlar as luzes dos ambientes de forma remota e para ligar e desligar aparelhos. O comando pode ser dado por voz ou por celular, no aplicativo eWeLink. 

Você pode criar timers programáveis para ligar e desligar os dispositivos automaticamente nos horários estabelecidos. Uma das vantagens é contar com botões touch para acionar lâmpadas – algo muito útil para quando o sinal da internet estiver fora do ar. 

Este dispositivo da Sonoff substitui o interruptor tradicional, com botões físicos. Por isso, caso você não tenha afinidade com instalação elétrica, recomendamos a contratação de um profissional especializado. 

Smart vídeo porteiro Positivo

kit-de-automacao-residencial-videoporteiro-positivo
Smart vídeo porteiro grava em HD e notifica por celular. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O que inclui

  • 1 smart vídeo porteiro

Compatível com Alexa? Sim
Compatível com Google Assistente? Sim

Como é a instalação? Sem cabos, sem furos na parede e sem técnico especializado

O smart vídeo porteiro envia uma notificação para o celular sempre que alguém tocar a campainha. Pode ser instalado em ambientes internos e externos, pois tem proteção IP54 contra poeira e chuva, além de ser anti-UV, o que evita o amarelamento do produto ao longo do tempo. 

A câmera grava em 720p (HD) com 30FPS e tem áudio bidirecional. O campo de visão da lente é de 120°, tem visão noturna, entregando imagens nítidas mesmo sob baixa luminosidade, e conta com sensor de movimento, que envia notificação para o smartphone sempre que alguém se aproximar do aparelho.

O smart video porteiro pode ser ativado por voz (Alexa e Google Assistente), com a opção de cadastrar um comando para que os assistentes transmitam na TV a imagem captada pelo produto. 

Acompanha duas baterias recarregáveis com duração de até três meses. Todas as imagens podem ser armazenadas em cartões microSD de até 64 GB (suporta até 15 dias de gravações em HD) ou enviadas para nuvem (serviço pago à parte) pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente. 

Assista ao vídeo para aprender a instalar:

Starter Kit E27 Philips

kit-de-automacao-residencial-philips
Kit de iluminação Philips Hue vem com três lâmpadas. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O que inclui

  • 3 lâmpadas inteligentes coloridas
  • 1 Hue Bridge

Compatível com Alexa? Sim
Compatível com Google Assistente? Sim
Compatível com Apple Homekit? Sim

Como é a instalação? Sem cabos, sem furos na parede e sem técnico especializado.

Este kit da Philips é indicado para quem procura o primeiro conjunto de automação residencial. Serve para controlar a iluminação da casa pelo celular, tablet e por comando de voz.

Pelo aplicativo, você define rotinas para ajudá-lo a despertar pela manhã, ligar as lâmpadas assim que chegar em casa e desligá-las ao deitar, além de sincronizar as luzes com jogos, músicas e filmes para formar uma experiência de entretenimento. 

As lâmpadas têm 16 milhões de cores para criar o clima que você quiser: festa, cinema, relaxamento, estudos e romance. Vêm com cenas configuradas de pôr do sol, crepúsculo, ártico, entre outras. A vida útil é de 25 mil horas e a potência é de 9W.

Para instalar, basta rosquear as lâmpadas, plugar a Hue Bridge na tomada, fazer o download do aplicativo e emparelhar os dispositivos. 

Já pensou em transformar a sua casa em um espaço inteligente? Existem muitos aparelhos que podem ser úteis para limpeza e segurança, sem contar na comodidade de acender e apagar as luzes sem, necessariamente, acionar o interruptor. 

Entretanto, para extrair o máximo dos kits de automação residencial, recomendamos que você tenha um smart speaker. Quer saber qual comprar? Clique no link abaixo:

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 5 comentários

  1. […] Ela possui 48 lâmpadas de LED, as quais formam as flores da árvore. O design é delicado, moderno, e o modelo pode ser ligado a qualquer tomada, pois é bivolt. O único ponto negativo é a falta de controle, pois ele liga quando inserido na energia e somente desliga quando retirado – nada que não possa ser resolvido com uma tomada inteligente. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top