skip to Main Content
Tenis-para-correr-em-trilha

Tênis para correr em trilha: 5 opções para iniciantes e experts

Tênis para correr em trilha precisa entregar segurança e conforto. No trail running, o terreno é um desafio, por isso a escolha do calçado deve levar em consideração o tipo de superfície a ser percorrida, entre neve, gelo, água, lama, terra e pedras.

O solado deve ter boa aderência para proporcionar segurança na pisada, e a entressola, boa estrutura e conforto para provas e treinos de longa distância. Já o cabedal precisa ser respirável, reforçado e, de preferência, impermeável. 

A seguir, você confere uma seleção de cinco modelos para quem está começando no esporte e para os experientes na trilha.

1. Salomon Speedcross 4

Alta aderência

Segurança em trilhas técnicas

Formato estreito

Link para comprar na Amazon

tenis-para-correr-em-trilha-salomon-speedcross-4
Salomon Speedcross 4: quarta geração de um tênis clássico das trilhas.

O Salomon Speedcross 4 é um clássico tênis para correr em trilha. É leve, possui alto amortecimento e aderência, características buscadas tanto por iniciantes quanto por experientes no trail running

A tecnologia Sensifit envolve os pés e proporciona um ajuste preciso e seguro na passagem por terrenos irregulares. O mesh do cabedal é respirável, e a biqueira rígida confere durabilidade. A amarração é feita pelo sistema Quicklace, que, segundo a marca, entrega um fechamento três vezes mais firme do que o feito com um cadarço comum. 

O solado do Salomon Speedcross 4 tem 22% mais aderência do que a versão anterior. Formado por grips de alturas diferentes, o corredor vai notar que o tênis ficou mais resistente e com menor desgaste. A tração é ótima em descidas, grama molhada e terrenos com lama.

Apesar de não contar com a tecnologia Gore-Tex, o tênis tem boa resistência à água. 

A Salomon tem uma versão feminina deste tênis ícone da corrida de montanha.

Especificações

Drop: 10 mm
Peso aproximado: 310 gramas
Opções de cores: preto, azul claro, cinza, amarelo, azul escuro, laranja, verde

2. Salomon Trailster

Confortável

Custo-benefício

Sem sistema Quicklace

Link para comprar na Amazon

tenis-para-correr-em-trilha-salomon-trailster
Salomon Trailster: melhor custo-benefício para correr em trilha.

É o tênis da Salomon com melhor custo-benefício para corrida de montanha. É um modelo de entrada da marca francesa e recomendado para esportistas que prezam por conforto em provas de longa distância.

O Salomon Trailster vem nas versões masculina e feminina, e conta com a tecnologia Sensifit, que envolve os pés para proporcionar um ajuste preciso e seguro. O cabedal é respirável, e a ponteira, firme; dois aspectos importantes para quem procura um tênis para corridas na trilha. 

Por ser um modelo de entrada da marca francesa, não conta com o sistema Quicklace, e o fechamento é feito por um cadarço simples. A ausência dessa tecnologia não é necessariamente uma desvantagem, uma vez que o cadarço comum permite que o atleta personalize a amarração de acordo com o formato dos pés.  

O solado Contagrip combina cravos de geometrias e densidades diferentes para melhor tração e durabilidade. 

Apesar do formato do Salomon Trailster ser largo, você pode comprar a mesma numeração do seu tênis de corrida para asfalto.

Especificações

Drop: 10 mm
Peso aproximado: 290 gramas
Opções de cores: preto, vermelho, azul

3. Columbia North Plains II

Confortável

Tração em vários terrenos

Disponível em apenas uma cor

Link para comprar na Amazon

tenis-para-correr-em-trilha-columbia-north-plains
Columbia North Plains II: leveza e absorção de impacto.

É um tênis leve e confortável para treinos e provas de trilha. O cabedal é construído em camurça com mesh e conta com cintas para auxiliar na amarração. A ponteira é feita em borracha rígida, material que proporciona mais durabilidade e proteção para os dedos. 

A entressola Techlite garante leveza, absorção de impacto e melhor retorno de energia, já o solado Omni-GripT é feito para máxima tração em todos os tipos de terreno. Duas áreas diferentes de tração garantem uma pisada segura na neve e no gelo; nas montanhas, adere à terra e às pedras; e em terrenos molhados, espalha a lâmina d’água, sem escorregar.

Especificações

Peso aproximado: 357 gramas
Opções de cores: preto

4. Asics Gel Fujitrabuco 8

Sistema Dynamic Duomax

Solado com boa tração

Peso

Link para comprar na Amazon

tenis-para-correr-em-trilha-asics-gel-fujitrabuco
Asics Gel Fujitrabuco 8: tecnologia Dynamic Duomax evita pronação excessiva.

É um tênis de trilha ideal para iniciantes por ter boa aderência e bom amortecimento. A entressola FlyteFoam do Asics Gel Fujitrabuco 8 faz com que o corredor tenha uma transição suave, já o sistema Dynamic Duomax proporciona maior estabilidade, evitando a pronação excessiva. 

O gel, tecnologia utilizada pela marca japonesa desde 1986, absorve melhor o impacto do strike com o calcanhar e dá um alívio para as articulações durante a corrida. O cabedal é respirável e em tecido Gore-Tex, que é resistente à água. 

O solado tem alta tração em terrenos diversos, desde superfícies irregulares a escorregadias. A amarração é em cadarço tradicional, com ajuste seguro, que pode ser escondido em um compartimento para evitar que enrosque em galhos, por exemplo.

Especificações

Drop: 8 mm
Peso aproximado: 330 gramas
Opções de cores: preto e amarelo, azul e laranja

5. Salomon Sense Escape feminino

Bom retorno de energia

Amortecimento

Falta estrutura

Link para comprar na Amazon

tenis-para-correr-em-trilha-salomon-sense-escape
Salomon Sense Escape feminino: entressola Vibe reduz vibração do solo e oferece retorno de energia.

O Salomon Sense Escape reúne a sensação de um tênis de asfalto com a proteção de um calçado de montanha para as corredoras. Ideal para trilhas médias, o ponto forte deste modelo é o sistema de amortecimento e a entressola Vibe.

A tecnologia Vibe reduz a vibração do solo para o tênis e oferece retorno de energia durante a corrida. O solado Contagrip combina geometrias e densidades diferentes dos cravos para melhor tração e durabilidade. 

Não é um tênis indicado para terrenos técnicos e nem para longas distâncias. Mesmo tendo ponteira reforçada e solado durável, o Sense Escape fica devendo na estrutura. Por isso, se dá melhor em trilhas fáceis, superfícies compactas e em treinos ou provas de média distância. 

Acesse o modelo masculino aqui.

Especificações

Drop: 10 mm
Peso aproximado: 275 gramas
Opções de cores: laranja, preto

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos iniciantes e experientes em corridas de trilhas!

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top