skip to Main Content
Pessoa Lendo Livro Sobre Música

Conheça 7 livros sobre música para ler e aprender!

A música é um tipo de expressão rudimentar do ser humano. Acredita-se que, desde a pré-história, os povos mais primitivos já produziam sons e ritmos utilizando instrumentos feitos à mão. Desde então, vem se espalhando pelo mundo e suscitando curiosidades e paixões em muitos. 

Para quem está procurando estudar e saber mais a respeito dessa arte milenar, há uma série de livros sobre música incríveis, que relatam estudos teóricos, históricos e empíricos e buscam desvendar como essa forma de expressão tão básica age em cada indivíduo.

A seguir, confira sete desses livros, incluindo uma breve descrição sobre o que você vai encontrar em cada um. Boa leitura!

1. Como a música ficou grátis

Enquanto até a segunda metade do século 20, a indústria musical movimentava milhões com venda de álbuns, nos últimos anos, tudo tornou-se gratuito e de fácil acesso. Esse é o debate central do livro do autor Witt Stephen.

O autor conta como a pirataria da música digital popularizou-se pelo mundo, com personagens que vão desde os grandes executivos aos jovens consumidores, passando pela história da criação do mp3 e o vazamento de CDs online.

Com uma narrativa envolvente e empolgante, Stephen consegue ilustrar bem como, de forma incontrolável, o acesso a grandes catálogos musicais democratizou-se, mesmo com tantas forças contrárias a isso. 

Título: Como a música ficou grátis
Autor: Witt Stephen
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

2. Como funciona a música

David Byrne é um dos músicos de grande destaque do século 20. Com uma visão artística e peculiar, esteve à frente da banda Talking Heads por décadas e foi responsável por trabalhos reverenciados até os dias de hoje.

Em Como funciona a música, ele aborda aspectos históricos, técnicos, culturais e mercadológicos para desvendar o funcionamento da música, desde a sua função social, intrínseca à existência humana, até a composição e gravação como formas de registro histórico.

Byrne lança mão de toda a experiência colhida durante os anos e estabelece um diálogo sincero com o leitor, demonstrando toda a sua paixão pelo tema. 

Título: Como funciona a música
Autor: David Byrne
Editora: Amarilys
Páginas: 348
Classificação no Skoob: 4,1/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

3. Como ouvir e entender música

Nesse livro, Aaron Copland tem como objetivo levar o leitor a entender como é possível consumir composições de diferentes formas, prestando atenção a cada um de seus elementos.

Para exemplificar sua teoria, ele se utiliza de peças renomadas de músicas clássicas e eruditas, explicando sua relevância de acordo com o contexto histórico e explicando os recursos utilizados pelo compositor para cativar seu ouvinte.

Seja você um músico ou um amante da música, essa é uma leitura obrigatória! 

Título: Como ouvir e entender música
Autor: Aaron Copland
Editora: É Realizações
Páginas: 216
Classificação no Skoob: 4,0/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

4. Vinil: a arte de fazer discos

Este é um livro sobre música para quem é apaixonado por vinil. Escrito pelo jornalista e músico Mike Evans, ele narra a história dos discos desde a sua criação até os dias atuais.

Dividido em décadas de forma cronológica, em cada capítulo, Evans fala sobre os avanços que aquela época trouxe para os discos de vinil, citando os principais álbuns, capas importantes, gravadoras e selos de destaque.

Vinil: a arte de fazer discos ainda traz fotos, ilustrações e infográficos que ambientam o leitor e levam a uma maior compreensão da história de cada período.

Título: Vinil: a arte de fazer discos
Autor: Mike Evans
Editora: Publifolha
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 4,8/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

5. Alucinações musicais 

O médico e neurocientista anglo-americano Oliver Sacks dedicou boa parte de sua vida à musicoterapia. Neste relato, ele retoma alguns de seus atendimentos para demonstrar como a música pode agir em nosso cérebro, despertando comportamentos e memórias.

Entre os casos mais célebres do livro está o do médico que, após ser atingido por um raio, começou a sentir vontade e até sonhar em ser um grande pianista. Além desse, também há relatos de pacientes com traumas, musicofilia, amusia, Parkinson e muitas outras condições, e que tiveram a música como canal de mudança. 

Apesar de parecer uma leitura mais técnica, é muito agradável, guiada pela escrita cativante de Sacks.

Título: Alucinações musicais
Autor: Oliver Sacks
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368
Classificação no Skoob: 4,3/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

6. Uma breve história da música

Uma das obras introdutórios mais reverenciadas pelos estudantes de música. Escrita pelo músico e escritor Roy Bennett, traz uma narrativa didática e ilustrada sobre as primeiras composições, o desenvolvimento da escrita, das ideias musicais dos instrumentos.

Uma breve história da música faz parte de uma série de cadernos sobre música da Universidade de Cambridge. Também fazem parte dessa coleção Elementos básicos da música e Forma e estrutura da música, entre outros.

Curiosidade: antes de ser escritor, Roy Bennett compôs inúmeras canções ao lado de seu parceiro musical Sid Tepper. Muitas delas foram gravadas por Elvis Presley. 

Título: Uma breve história da música
Autor: Roy Bennett
Editora: Zahar
Páginas: 80
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

7. O ouvido pensante

O principal conceito de Murray Schafer em O ouvido pensante é o que ele chama de “paisagem sonora”, e parte da ideia de utilizar a audição como forma de compreender o ambiente à nossa volta.

É um livro essencial para os estudiosos, especialmente para quem tem interesse em trabalhar de alguma forma com música e educação – já que muitos dos capítulos do texto foram inspirados em pesquisas e experiências de Schafer em sala de aula. 

Título: O ouvido pensante
Autor: R. Murray Schafer
Editora: Editora Unesp
Páginas: 408
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

Esses são alguns dos livros sobre música mais reconhecidos mundialmente. Cada um aborda o tema de maneira ímpar, e cumpre seu papel em esclarecer suas funções históricas, artísticas, terapêuticas e culturais.

Clique aqui e confira outros conteúdos sobre música!

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top