Homem com headset jogando em seu notebook gamer.

Melhor notebook gamer 2023: 5 modelos para comparar

0 Compartilhamentos
0
0
0

Os jogos eletrônicos têm se tornado cada vez mais populares, mas para quem está começando a se divertir, é fundamental saber quais as tecnologias para que o game não trave e você tenha uma boa experiência. Por isso, a escolha do melhor notebook gamer se tornou um desafio.

Um bom computador portátil para jogos deve conter um equilíbrio entre sua portabilidade e o desempenho, além disso, é desejável que o preço seja mais acessível que o PC gamer. Dessa forma é importante analisar suas características e as opções que o mercado oferece aos usuários.

Continue a leitura para saber o que deve ter em um notebook gamer, quais os melhores modelos, marcas e opções com ótimo custo-benefício!

O que tem que ter em um notebook gamer?

Uma das maiores dores dos usuários é saber se a máquina a ser adquirida vai atender às necessidades para rodar jogos com gráficos intensos, ou, se de alguma forma, vai ser limitado. Por isso, confira o que um notebook gamer tem que ter para um ótimo desempenho.

Processador

O processador é uma das peças mais importantes, pois é o responsável por verificar as instruções e executar os programas, como os jogos. Quanto melhor for o desempenho, mais eficaz vai se tornar sua gameplay, pois o tempo de carregamento será reduzido e a execução de mais de uma tarefa simultaneamente não acarretará na perda de performance.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é outro componente crucial, já que ela é a responsável por processar os gráficos, principalmente em jogos mais modernos com imagens em 3D e efeitos visuais mais complexos. 

Uma peça dedicada garante um desempenho mais suave e sem interrupções. A integrada é incorporada ao processador e, geralmente, não consegue fornecer todo o suporte necessário para realização das atividades mais pesadas.

Jovem jogando em seu notebook gamer.
O desempenho do equipamento em jogos melhora quando há uma placa de vídeo dedicada.

Memória RAM

A Random Access Memory ou memória RAM é um componente importante ao dispositivo, pois ela é responsável por armazenar temporariamente os dados e instruções usados pelo processador, ao mesmo tempo que ele executa tarefas.

Quanto mais memória RAM o notebook tiver, mais rápido e eficiente será o processamento dos dados. Basicamente, ela precisa lidar com a carga de trabalho mais pesada, principalmente em jogos que necessitam de mais desempenho.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento, realizada pelo disco rígido (HD), é um fator de atenção na hora de escolher o seu notebook gamer, pois vai ser aquele capaz de salvar os arquivos em geral, inclusive os jogos e outros aplicativos do sistema.

Quanto maior sua capacidade, vai haver mais espaço para guardar o que você precisar, mas não apenas isso. A velocidade do HD afeta o desempenho geral do sistema e ajuda no carregamento dos jogos e outros programas.

Uma alternativa que tem sido cada vez mais popular é o uso da unidade em estado sólido, conhecida por SSD (sigla em inglês). O dispositivo oferece mais velocidade na leitura e gravação em comparação ao HD. Entretanto, vale ressaltar que são peças mais caras – mas que vêm ficando mais baratas, ano a ano.

Tela

Apesar de toda constituição e trabalho interno dos componentes do notebook gamer, tudo isso pode ser visualizado na tela, a interface primária de interação. Sua qualidade melhora significativamente a experiência do jogo, permitindo a visualização de mais detalhes.

Ao escolher seu notebook, vale ficar de olho na resolução, taxa de atualização, tempo de resposta e tamanho da tela. Entenda os motivos:

  • Resolução: medida pela quantidade de pixels e quanto maior, mais bem definida é a imagem.
  • Taxa de atualização: quantidade de vezes que a imagem é atualizada por segundo, ela impacta na suavidade dos movimentos nos jogos.
  • Tempo de resposta: refere-se ao quão rápido a tela responde aos comandos processados internamente.
  • Tamanho de tela: esse fator depende do gosto do usuário e do tipo de jogo, lembrando que a qualidade da imagem vai depender da resolução.

Em geral, os melhores notebooks gamer possuem tela com resolução de pelo menos 1080p, taxa de atualização de no mínimo 120 Hz e baixíssimos tempo de resposta, com menos de 3 ms.

Outro detalhe importante para os gamers é a taxa de atualização variável (VRR, na sigla em inglês), já que é ela quem melhora a experiência durante o jogo, ajustando os parâmetros a fim de sincronizá-la com o que foi gerado pela placa de vídeo. 

Entre as tecnologias desenvolvidas estão a G-Sync (Nvidia) e FreeSync (AMD) — vale checar as compatibilidades por conta das fabricantes.

Teclado e touchpad

Outro detalhe mega importante é a consideração do teclado e do touchpad, uma vez que em jogos que precisam de ações rápidas, teclas responsivas e confortáveis melhoram a experiência no jogo.

O touchpad também é importante para realizar movimentos mais precisos, mas, geralmente, os usuários preferem jogar partidas com um mouse externo pela capacidade de exatidão, principalmente em jogos de tiro em primeira pessoa (FPS, na sigla em inglês).

Teclado de notebook gamer com destaque nas teclas W, A, S, D.
Um teclado confortável e iluminado faz toda diferença na hora do jogo.

Portas e conectividade

As portas e conectividades permitem ao jogador adicionar acessórios que melhoram a experiência durante o jogo, como mouse, teclado e joysticks nas portas USBs. A Ethernet é fundamental para jogos online, além de ser mais confiável.

A porta HDMI permite que o usuário conecte o notebook a uma TV ou a uma segunda tela para aumentar a experiência dentro do jogo, assim como a de áudio, que possibilita o uso de headsets para comunicar e ouvir tudo em detalhes.

Vale citar também que o leitor de cartão SD pode ser importante para transferência de arquivos, como capturas de tela, assim como a conectividade sem fio (Wi-Fi), caso o cabo Ethernet não esteja funcionando.

Refrigeração

Como os games exigem muito desempenho da placa de vídeo e do processador, é fundamental que haja um resfriamento adequado ao dispositivo, evitando problemas inesperados, como desligamentos ou danos permanentes nas peças.

A refrigeração pode ser feita com ventiladores internos, dissipadores de calor, uso de pasta térmica ou resfriadores externos. O importante é ter um sistema que garanta um desempenho consistente e confiável por muitas horas de jogatina.

Melhores notebooks gamer de 2023

Agora que você sabe tudo que o melhor notebook gamer precisa ter para desempenhar seu trabalho da maneira mais eficiente possível, é hora de conferir a lista de produtos que selecionamos para você escolher qual o ideal!

1. Acer Predator Helios 300

O Predator Helios 300 é um dos notebooks mais potentes da Acer já que conta com configurações que permitem excelente desempenho nos jogos. A placa de vídeo e o processador são fortes, fazendo um excelente trabalho.

O notebook também se destaca pelo design robusto com detalhes na linha em azul. Além disso, conta com um teclado retroiluminado e multicolorido. O principal contra do equipamento é a autonomia da bateria, algo recorrente em laptops com tanta potência e alta carga de trabalho.

Especificações técnicas

  • Processador: Intel Core I7-12700H (12ª geração).
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3060, 6 GB de VRAM dedicada.
  • Memória RAM: 16 GB de DDR4. 
  • Armazenamento: SSD PCIe de 512 GB.
  • Resolução: Full HD (1920 x 1080 px).
  • Taxa de atualização: 165 Hz.
  • Tempo de resposta: 3ms.
  • Tamanho da tela: 15,6”.
  • Conectividade: portas USB-C, HDMI, Ethernet e Thunderbolt 3.
  • Refrigeração: tecnologia de ventilador 3D AeroBlade de 5ª geração e os efeitos da graxa térmica de metal líquido.

2. Acer Nitro 5

O Nitro 5 da Acer é um notebook gamer mais barato na média geral entre os melhores da categoria, por isso está entre os mais vendidos. Ele não é um dos mais potentes, com as melhores capacidades de processamento e desempenho, mas é um dos que mais se destaca como modelo de entrada.

O visual é bonito, com detalhe em vermelho nas teclas, e o aparelho é razoavelmente leve e compacto. Certamente, você não vai ter muito problema durante o transporte. O teclado é confortável e responsivo, pode ser um excelente notebook para jogadores mais casuais que vão utilizá-lo, também, para executar outras tarefas e mesmo trabalhar.

O equipamento é bem eficiente para rodar jogos e programas que não necessitam de tanto desempenho. A autonomia da bateria é boa e é um ótimo notebook gamer em relação ao custo-benefício.

Especificações técnicas

  • Processador: AMD Ryzen R7-4800H–Octa Core.
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650.
  • Memória RAM: 8GB DDR4 SDRAM.
  • Armazenamento: 512 GB SSD.
  • Resolução: Full HD (1920 px x 1080 px).
  • Taxa de atualização: 144 Hz.
  • Tempo de resposta: 3ms.
  • Tamanho da tela: 15,6”.
  • Conectividade: portas USB-C, USB, HDMI e Ethernet.
  • Refrigeração: tecnologia Acer CoolBoost, que aumenta a velocidade das ventoinhas em até 10%.

3. Dell G15

O Dell G15 é um equipamento para quem busca jogar mais casualmente e que também necessita de um notebook para realizar outras atividades. O teclado é retroiluminado, dando destaque ao laptop, que tem uma estrutura robusta.

O notebook conta com o “modo gamer” ao pressionar a tecla “G-key”, que aumenta o trabalho das ventoinhas e deixa o equipamento melhor refrigerado — possibilitando uso na sua capacidade máxima.

Especificações técnicas

  • Processador: Intel Core I5-10500H (10ª geração).
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650.
  • Memória RAM: 8 GB DDR DRAM.
  • Armazenamento: 512 GB SDD.
  • Resolução: Full HD (1920 px x 1080 px).
  • Taxa de atualização: 120 Hz.
  • Tempo de resposta: 10ms.
  • Tamanho da tela: 15,6”.
  • Conectividade: portas USB, HDMI e Ethernet.
  • Refrigeração: quatro saídas de ar localizadas nas laterais e na traseira para maximizar o fluxo sobre os tubos de cobre.

4. Lenovo Legion 5i

O notebook gamer Legion 5i da Lenovo é um modelo intermediário da linha que tem como objetivo a máxima performance. Ele possui ótimo funcionamento a um preço mais justo, já que aguenta a maioria dos jogos em alta qualidade.

Ele possui modos de usos que podem potencializar a gameplay ou utilizá-lo para tarefas mais simples, que não demandam tanto do processador. Seu sistema de resfriamento é bem efetivo e evita que o teclado fique muito quente.

Especificações técnicas

  • Processador: Intel Core i7-11800H Family.
  • Placa de vídeo: Nvidia RTX 3060
  • Memória RAM: ‎6 GB ‎DDR4.
  • Armazenamento: SSD 512 GB.
  • Resolução: Full HD (1920 px x 1080 px).
  • Taxa de atualização: 120 Hz.
  • Tamanho da tela: 15,6”.
  • Conectividade: quatro portas USB 3.1, duas USB-C e uma HDMI.
  • Refrigeração: duas ventoinhas traseiras e quatro saídas de ar.

5. Dell Alienware m15 R7

Este notebook gamer da Dell é um dos mais caros da área, mas possui configurações e componentes que buscam entregar altíssima performance ao usuário durante os jogos. 

O equipamento conta com um design belíssimo, com tela de ótima qualidade e resolução mais alta que outros notebooks gamer. O teclado é retroiluminado e o touchpad é de uma linha premium, fabricado em vidro.

O desempenho é algo que impressiona, rodando muitos programas sem perder em qualidade. O principal contra do equipamento é que ele aquece bastante, assim como outros da categoria. 

Especificações técnicas

  • Processador: Intel Core i7-12700H (12ª geração).
  • Placa de vídeo: ‎NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti.
  • Memória RAM: 32 GB DDR5; expansível até 64GB.
  • Armazenamento: SSD de 1TB PCIe NVMe M.2.
  • Resolução: Quad HD (‎2560 px x 1440 px).
  • Taxa de atualização: 240 Hz.
  • Tempo de resposta: 2ms.
  • Tamanho da tela: 15,6”.
  • Conectividade: três portas USB 3.2, uma USB-C, uma saída HDMI e entrada Ethernet.
  • Refrigeração: tecnologia Alienware Cryo-tech.

Qual o melhor notebook gamer em custo-benefício?

Existe uma lista de notebooks gamer que se destacam pelo custo-benefício, ou seja, têm uma potência elevada, enquanto o preço é mais acessível. Entre eles, podemos citar o Acer Nitro 5, o Lenovo Legion 5 e o Asus TUF Gaming A15. 

O último conta com processador da AMD, placa de vídeo da NVDIA, armazenamento SSD de 1TB e memória RAM de 16 GB. Com um preço mais abaixo do que os mais robustos, ele ainda é capaz de rodar os jogos mais pesados com certa tranquilidade.

Qual é o notebook gamer mais potente do mundo?

Não há uma resposta definitiva para saber qual é o notebook gamer mais potente do mundo, uma vez que há variação de especificações e recursos, possibilidades de se fazer upgrade nos componentes e a cada dia os fabricantes lançam equipamentos melhores.

Entretanto, alguns se destacam no cenário, como o Alienware m15 R5 da Dell, que possui uma capacidade incrível de processamento e desempenho dos jogos mais exigentes, assim como o MSI GE76 Riader.

Este último possui processador Intel Core i7 (11ª geração), placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060, até 32 GB de memória RAM e armazenamento SSD de 2 TB. Além disso, sua tela possui 17,3”.

De toda forma, é importante lembrar que cada notebook pode atender a necessidade específica do gamer, então vai depender da preferência individual para considerar qual o mais potente.

Qual é a melhor marca de notebook gamer?

Também não há uma unanimidade entre qual a melhor marca de notebook gamer, entretanto diversas fabricantes se destacam por produzirem equipamentos de excelência e que são bem avaliadas no mercado, como:

Cada marca possui sua característica própria, com seus pontos fortes e fracos. Ao usuário, vale sempre pesquisar os modelos diferentes disponíveis por cada empresa e os comparativos entre eles. Além das especificações, a qualidade dos produtos, a garantia e o suporte podem ser um diferencial para o consumidor.

Escolher o melhor notebook gamer sempre vai depender das individualidades e preferências, considerando sempre os recursos que cada aparelho pode promover ao gamer. Para alguns, o processador e a placa de vídeo podem ser o diferencial; para outros, o design e as cores projetadas na tela serão os pontos de decisão.

De modo geral, escolher o melhor notebook gamer envolve certificar-se sobre os detalhes das máquinas, orçar os valores mais interessantes e, independentemente do modelo escolhido, o que importa é a imersão proporcionada dentro do jogo, aprimorando sua experiência. 

Clique no botão para conferir mais modelos de notebook gamer na Amazon!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-04-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *