skip to Main Content
Vinhos Portugueses Em Destaque

Vinhos portugueses: 6 rótulos para conhecer e degustar

Com rótulos aclamados ao redor do mundo, como o Vinho do Porto, o Vinho Madeira e o Vinho Verde, os vinhos portugueses são ótimas opções para a adega de qualquer enófilo. 

O país possui registros de produção da bebida que datam de 2.000 a.C. e, desde então, desenvolveram técnicas sofisticadas que, aliadas ao terroir privilegiado, resultam em produtos de excelente qualidade.

Neste post, você encontra um pouco mais sobre a história vitivinícola de Portugal e a sugestão de seis rótulos portugueses. Boa leitura!

A produção vitivinífera em Portugal

Portugal é um dos países mais reconhecidos no mundo por sua produção de vinhos. Com 6 regiões principais – Minho, Dão, Alentejo, Tejo, Madeira e Bairrada –, os rótulos do país são aclamados pela crítica especializada.

Dentre as denominações de origem mais famosas de Portugal, podemos destacar o Vinho do Porto, o Vinho Verde e o Vinho Madeira. E, ainda que o país possua mais de 250 tipos de uvas nativas, outras uvas como a Syrah, Chardonnay e Cabernet Sauvignon também são cultivadas em algumas regiões.

Duas taças com vinhos portugueses
A produção vitivinífera de Portugal data de milhares de anos atrás e é aclamada pela crítica especializada até hoje.

Como os vinhos portugueses são muito versáteis, é possível encontrar rótulos leves, frisantes e de acidez acentuada, como o Vinho Verde, até aqueles com sabor intenso e maior teor alcoólico, como o Vinho do Porto.

Essa variedade disponível se dá devido às diferentes temperaturas e características do solo presentes nas regiões vitivinícolas do país. Pensando nisso, selecionamos seis opções, entre brancos, rosés e tintos, para que você encontre sua favorita.

1. Vinho Casal Garcia

Um dos rótulos mais conhecidos de Portugal, o Casal Garcia Branco é um jovem, suave e fresco. Possui aroma levemente frutado e aspecto límpido. É uma ótima opção de rótulo para momentos de descontração, já que seu sabor é mais leve e agradável.

Por ser um branco fresco, é uma boa opção para os dias quentes do Brasil. Sua temperatura de serviço ideal é entre 8°C e 10°C. Possui 9,5% de teor alcoólico e é perfeito para ser degustado com peixes, saladas e pratos orientais.

2. Vinho Transversal Touriga Nacional 

Com complexidade aromática característica dos vinhos da uva Touriga Nacional, o rótulo possui notas de flores e fruta vermelha madura. Possui passagem por barricas de carvalho francês (12 meses) e americano (6 meses).

É um vinho tinto encorpado, de coloração rubi intensa e teor alcoólico considerável, 14% vol. Tem ótimo potencial de envelhecimento.

Vinho Tinto Transversal Touriga Nacional 750Ml Transversal Touriga Nacional
  • Casa santos lima
  • Safra 2014 - 10 meses em barris de carvalhos francês e americano e posteriormente durante 6 meses em garrafa
  • Tinto touriga nacional

3. Vinho Esporão Pé Branco

Mais um rótulo bastante fresco e com sabor equilibrado, o Esporão Pé Branco possui aspecto cristalino e cor citrina. Seu paladar leve e ácido harmoniza perfeitamente com carnes brancas, peixes e saladas.

Possui notas de flores e frutas e graduação alcoólica de 12,5% vol. Não possui passagem por barrica e é melhor degustado quando servido entre 16°C e 18°C.

4. Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny

Produzido na região de Douro, o Taylor’s Fine Tawny tem 80 meses de envelhecimento em carvalho. Possui coloração bronze, aromas intensos de canela, tamara e marzipã. 

Seus taninos aveludados harmonizam com sobremesas à base de amêndoas, como torta de noz pecã, queijos intensos e amanteigados, além de chocolates com maior teor de cacau (70% ou superior).

Por ser um vinho fortificado, tem teor alcoólico bastante alto, 20% vol. É uma ótima opção de rótulo para dias mais frios.

Vinho do Porto Taylor's Fine Tawny 750ml
  • Produtor: Taylor's Volume: 750ml Tipo de Vinho: Tinto Região/Denominação Porto Uvas: Touriga Nacional, tinta roriz, tinto cao e touriga...

5. Vinho Periquita Original

O Periquita Original é um vinho com taninos equilibrados e macios. Sua cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas e flores e toque de madeira harmonizam perfeitamente com aperitivos, massas em geral e queijos médios.

É um vinho com perfil moderno, amadurecido durante 6 meses em carvalho francês e americano. Seu teor alcoólico é 13% vol e a temperatura ideal de serviço fica entre 16ºC e 18ºC.

6. Vinho Mateus Rosé

O Mateus Rosé está entre os mais célebres vinhos portugueses. É muito apreciado ao redor do mundo, e por bons motivos! Possui coloração rosada e brilhante, notas florais e de frutas vermelhas.

É um rótulo fresco, moderno e levemente frisante, perfeito para dias quentes. Sua temperatura de serviço ideal é entre 6ºC e 8ºC. Na hora de harmonizar, considere frutos do mar, saladas e peixes.

Vinho Mateus Rose 750Ml
  • Vinho ideal para curtir bons momentos
  • Vem com 750ml
  • Produto na categoria de vinho - rosé

Se você aprecia brancos e rosés leves, tintos intensos ou vinhos fortificados, certamente irá encontrar um rótulo perfeito dentre os vinhos portugueses.

Conhece outro vinho português que vale muito a pena experimentar? Deixe suas sugestões para nós nos comentários!

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Suzana Frare

Graduada em Comunicação e Multimeios e apaixonada por conteúdo. Nas horas vagas falo sobre maquiagem, escrevo poemas, estudo francês, maratono séries e assisto a vídeos extremamente aleatórios no YouTube. Olho no olho e conversas sinceras são comigo mesmo.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top