Entra ano e sai ano, nada é mais comum do que fazer aquela lista enorme de metas. Enquanto algumas tendem ao improvável, outras estão ao alcance das nossas mãos, e torná-las realidade é apenas uma questão de dedicação e disciplina.
Se aprimorar o hábito da leitura está entre os seus planos para 2022, saiba, então, que você está no lugar certo — ou melhor, no texto certo. Abaixo, você confere uma lista bem eclética de livros legais para ler este ano.
Não por acaso, são 12 títulos que vão poder te ajudar a ler mais. Dá até para deixar um para cada mês, que tal? Para conferir cada um deles, continue lendo!
1. A Revolução dos Bichos
Escrita por George Orwell durante a Segunda Guerra Mundial, A Revolução dos Bichos é uma fábula sobre como o poder é capaz de corromper até os bem intencionados.
A história é ambientada em uma granja, na qual os animais que lá vivem se revoltam contra os próprios donos. Contudo, não demora muito para que eles desenvolvam entre si uma tirania semelhante ou até mais opressiva do que aquela que os levaram a tomar o poder.
Um fato interessante é que, durante a leitura, você vai encontrar claras referências a políticos relevantes do período, como Trotsky e Stalin.
2. As Aventuras de Tintim
Que tal quadrinhos? Melhor ainda, um clássico dos quadrinhos? Então, acrescente na sua lista de leitura para 2022 os volumes de As Aventuras de Tintim!
Tintim é um repórter belga com espírito de aventureiro que, ao lado do cãozinho Milu, vive se metendo nas mais diversas situações em busca de resolver mistérios.
Outras figuras como o Capitão Haddock, que é puro sarcasmo, assim como os detetives desajeitados Dupond e Dupont, tornam os acontecimentos ainda mais animados e bem-humorados.
3. Asterix e Obelix
Seguindo na linha das histórias em quadrinhos leves e divertidas, outras que valem a sua atenção são as que narram as trapalhadas heróicas de Asterix e Obelix, dois gauleses que vivem lutando para impedir que a aldeia em que eles vivem seja dominada pelos romanos.
Para isso, eles contam com uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana.
Em todas as mais de 30 obras lançadas de 1961, considerando a série regular, até hoje, o prólogo é o mesmo: “Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…”.
4. Cem Anos de Solidão
Dentre todos os livros publicados pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão foi aquele que lhe concedeu um Nobel de Literatura.
Nele, o autor criou um universo particular, respaldado no realismo fantástico, para narrar sobre as diversas gerações dos Buendía, que habitam a fictícia cidade de Macondo, onde se passa o romance.
Ao mesmo tempo, a história da própria Colômbia ganha evidência e é alocada entre dois eventos: a Guerra dos Mil Dias e o massacre dos trabalhadores bananeiros em Ciénaga, no ano de 1928.
5. Depois a Louca Sou Eu
Brasileira, Tati Bernardi é muitas em uma só. Entre elas, há a paulistana cronista que você poderá conhecer em Depois a Louca Sou Eu, uma obra um tanto quanto autobiográfica na qual a escritora expõe as próprias neuroses, ataques de pânico, fobias, etc, que a levaram ao famoso Rivotril.
Buscando por sarcasmo, ironia, autoironia, humor corrosivo e ainda mais sarcasmo? Caso a resposta seja um grande sim, então este livro é pra você!
6. Harry Potter
Ideal para todas as idades, é claro que a obra sobre o bruxo mais amado do universo da fantasia não ficaria de fora das sugestões de livros legais para ler em 2022.
Muitos são os motivos que levaram Harry Potter às listas de livros mais vendidos e lidos em todo mundo, ainda mais após a adaptação para o cinema. Entre eles, está o fato da história abordar temas como amizade, lealdade e amor, de forma tão mágica e encantadora a cada palavra (me deixa ser clichê!).
Mais de vinte anos depois, esta continua sendo uma história para a qual vale a pena dar uma chance e que será capaz de nos teletransportar para o que há de melhor em nós mesmos.
7. Memórias Póstumas de Brás Cubas
Se você já está no ensino médio ou já passou por ele, é muito provável que vá escutar ou até mesmo já tenha, sobre um grande nome da literatura brasileira, Machado de Assis.
E antes que você revire os olhos, calma, existem bons motivos para você dar atenção — ou pelo menos tentar — a uma das obras mais notórias dele, a que introduz a escola realista no Brasil: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Se você reparar no título do livro, ele já entrega um contexto geral sobre a história. Sendo assim, ao lê-lo você terá acesso às memórias narradas em primeira pessoa do personagem já falecido Brás Cubas, o chamado “defunto-autor”.
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”.
8. O Mundo de Sofia
Se você gosta de filosofia e quer aprofundar seus conhecimentos na área em 2022, caso O Mundo de Sofia não tenha parado nas suas mãos até hoje, fica aqui a nossa oitava sugestão de leitura.
O romance, também considerado um guia básico da filosofia, foi escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991 e já chegou a ser produzido para mais de 60 línguas.
A garota Sofia Amundsen tem apenas 14 anos e vive na Noruega em 1990. Tudo muda depois que ela recebe duas mensagens anônimas, pela caixa de correio, com duas perguntas extremamente filosóficas: “quem é você?” e “de onde vem o mundo?”.
A partir dessas comunicações misteriosas, a menina se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox, de cinquenta anos.
Dos pré-socráticos ao existencialismo de Jean-Paul Sartre, Sofia vai precisar lidar com outras tantas questões filosóficas e métodos de raciocínio que são postos diante dela.
9. O Pequeno Príncipe
Outra história que conquistou o mundo, sendo uma das mais traduzidas nos quatro cantos dele, foi a de O Pequeno Príncipe, escrito pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry.
A espécie de conto fala sobre solidão, amizade, amor e perda a partir de um príncipe que cai no planeta Terra.
Nas primeiras páginas, acompanhamos um narrador que relembra a frustração de ter que abandonar o sonho de ser pintor por conta da cobrança que os adultos exerciam sobre ele. Crescido, ele decide se tornar aviador.
Durante um de seus voos, ocorre uma pane no avião justamente no deserto do Saara (Aqui, conta-se que Antoine se inspirou em suas próprias experiências na aviação). Ao despertar, ele avista um menino de “cabelos de ouro e um cachecol amarelo”, que faz um pedido singelo: que o homem lhe desenhe uma ovelha.
O fim dessa história, só lendo para descobrir. Mas aqui vai um conselho: prepare os lenços!
10. O Teorema de Katherine
As dicas estão quase chegando ao fim. E outro autor que escreve obras ideais para serem lidas por quem busca leveza e, dependendo do livro, até se emocionar, é John Green.
Minha sugestão do autor para você é O Teorema de Katherine, que conta a história de Colin Singleton, um menino que só se envolve com meninas do mesmo nome, ou seja, Katherines. Acontece que todas elas sempre terminam com ele.
Depois do último famigerado pé na bunda, ele decide se aventurar pela estrada ao lado do melhor amigo.
Viciado em anagramas, Colin tem a ideia de elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, por meio da matemática, qual será o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo dele começar. Será que vai dar certo?
11. Persépolis
Marjane Satrapi era apenas uma garota de 10 anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, em uma sala de aula só de meninas, mesmo pertencendo a uma família moderna e politizada.
Cerca de 25 anos depois, a autora encontrou uma forma de contar a própria história em Persépolis.
“Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama — e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar”.
12. Quem Mexeu no Meu Queijo?
Por fim, outro grande sucesso do mercado editorial e que merece estar na sua lista de livros para este ano, ainda mais se você adora metáforas, é Quem Mexeu no Meu Queijo?, do autor Spencer Johnson.
Quatro personagens, sendo dois ratos e dois humanos (porém, com o mesmo tamanho dos roedores), vivem em um labirinto. A busca delas é a mesma: queijo.
Contudo, aqui o queijo é uma metáfora a respeito daquilo que nós desejamos na vida, que pode ser um emprego estável, um relacionamento, paz espiritual, entre outras coisas.
Ao passo que o labirinto é o local onde procuramos por isso: a empresa que trabalhamos, a nossa família, a comunidade que frequentamos, etc.
Acontece que em todos esses ambientes, estamos passíveis de mudanças inesperadas. Assim também é no labirinto. Porém, é justamente no desespero que os ensinamentos podem surgir.
Quando disse que esta lista era bem eclética, lá no começo, eu não estava brincando! O fato é que o hábito de ler se constrói aos poucos. Por isso, algumas das obras aqui indicadas são consideradas, de certa forma, “livros para iniciantes”, pela facilidade que possuem em conquistar e fazer nascer leitores.
Não por acaso, é muito comum encontrar pessoas que se tornaram apaixonadas pelos livros, por exemplo, apenas quando tiveram contato com o mundo mágico de Harry Potter, ou até mesmo com um clássico da literatura brasileira cuja história não é nenhum pouco comum, como é o caso de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Agora, é só escolher com qual destas obras você vai dar start na sua meta e, consequentemente, ampliar seus horizontes!
Contudo, se você ainda não encontrou o melhor livro para ler em 2022 aqui, clique no banner abaixo e confira uma infinidade de opções que vão te teletransportar para o universo infinito das palavras!
Atualizado em 2025-01-15 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API