skip to Main Content
Parar De Comer Carne: Pessoa Cortando Legumes

Metas para 2022: parar de comer carne!

Assim como a vontade de ler mais livros, parar de comer carne é outra das metas de final de ano que acaba ganhando uma dificuldade maior do que deveria. Isso porque, tornar-se vegetariano, ovolactovegetariano ou mesmo vegano pode ser mais simples (e barato) do que você imagina!

Siga no texto para mais informações sobre os motivos de parar de comer carne e para dicar para aquelas e aqueles que querem iniciar 2022 sem crueldade animal.

Por que parar de comer carne?

Existem muitos motivos por trás da escolha de parar ou até diminuir o consumo de carne no seu dia a dia. Dentre eles, destacam-se: o risco de novas pandemias e até mesmo desenvolvimento de câncer no intestino, a quantidade exorbitante de água necessária para a produção desse alimento e o impacto da criação bovina para o efeito estufa.

Além disso, a forma como a indústria funciona, seja em questões de crueldade no abate, na alimentação indevida desse bichos, no incentivo ao consumo excessivo de carne e na falta de debate sobre bem-estar animal, também acendem um alerta para pessoas que procuram uma vida mais coerente e com menos impacto no meio ambiente.

Parar de comer carne: mulher cozinhando legumes
Que tal parar de comer carne em 2022?

E, como se não bastasse, cortar ou mesmo reduzir a quantidade de carne que você ingere ainda te dá oportunidade de experimentar sabores diferentes e novas formas de conseguir a proteína necessária para o bom funcionamento do organismo.

Isso porque esse tipo de “restrição” te possibilita prestar mais atenção naquilo que você coloca no prato (e no carrinho de supermercado), saindo de uma lógica que incentiva que alimentos sejam essencialmente gordurosos e/ou salgados demais. 

Como parar de comer carne?

Apesar de a resposta inicial para essa pergunta ser bastante simples, sabemos que, graças a questões culturais e aos incentivos da indústria alimentícia, muitas pessoas têm dificuldade de imaginar uma dieta sem produtos de origem animal.

Por isso, para começar a parar de comer carne, é importante entender quais são as suas motivações.

Caso elas envolvam o impacto social e ambiental desse tipo de consumo, continue estudando sobre o assunto. Isso pode te dar uma motivação maior em momentos onde você encontra dificuldade em manter essa escolha de vida. Além de documentários sobre o assunto, você também pode buscar vídeos rápidos e instrutivos, como este da influenciadora Ellora Haone:

A médica e influenciadora Monalisa Nunes também pode te ajudar nesse processo. Com um vídeo curto, ela apresenta algumas dicas fáceis para quem quer diminuir e até parar gradualmente com o consumo de carne. Confira:

Sobre o vegetarianismo, de Mahatma Gandhi

Outra ótima opção para estudar motivações é o livro Sobre o vegetarianismo, do pensador e ativista Mahatma Gandhi. Nele estão reunidos alguns escritos curtos que o autor produziu sobre o assunto ao longo da vida, reunindo ideias e experiências pessoais na relação entre alimentação e a não-violência.

Desconto
Sobre o vegetarianismo
  • Gandhi, Mahatma (Author)
  • 100 Pages - 07/10/2020 (Publication Date) - Bazar do Tempo (Publisher)
 

A política sexual da carne: uma teoria crítica feminista-vegetariana, de Carol J. Adams

Além dele, indicamos A política sexual da carne: uma teoria crítica feminista-vegetariana, escrito pela advogada e ativista Carol J. Adams. Uma das principais obras para se entender as influências da nossa sociedade patriarcal nos hábitos alimentares, o livro aborda de forma mais teórica as implicações de temáticas como a objetificação feminina também no tratamento e consumo de animais.

Desconto
A política sexual da carne: Uma teoria crítica feminista-vegetariana
  • J. Adams, Carol (Author)
  • 384 Pages - 02/19/2018 (Publication Date) - Editora Alaúde (Publisher)

Alimentação sem carne: um guia prático para montar a sua dieta vegetariana com saúde, de Eric Slywitch

E, independentemente do motivo para parar de comer carne, é fundamental procurar um nutricionista. Assim você garante que consumirá da melhor forma possível uma (ou mais) fonte de proteína vegetal.

Para te ajudar nesse quesito, recomendamos o livro Alimentação sem carne: um guia prático para montar a sua dieta vegetariana com saúde, escrito pelo médico americano Eric Slywitch que dá orientações para aquelas e aqueles que queiram ter uma dieta vegetariana segura. 

Na obra, o autor comenta sobre alguns nutrientes bastante conhecidos, sobre mitos ligados à alimentação com proteína da carne e, ainda, fala sobre os perigos dos excessos de alguns compostos. 

Desconto
Alimentação sem carne: Um guia prático para montar a sua dieta vegetariana com saúde
  • Slywitch, Eric (Author)
  • 288 Pages - 08/01/2015 (Publication Date) - Editora Alaúde (Publisher)

Bela cozinha 2, de Bela Gil

Reaprender a pensar a sua alimentação pode até parecer complexo, mas, por sorte, além de canais de culinária, você ainda pode contar com inúmeros livros de receitas veganas ou vegetarianas que podem facilitar o processo de pensar e preparar as suas refeições. 

Para te ajudar nisso, recomendamos Bela cozinha 2. Apesar de contar com algumas receitas que levam carne, grande parte do livro de Bela Gil é composto por opções sem crueldade animal. Nele, você encontrará opções para todas as refeições, além de aperitivos e sobremesas e de informações extras, como os benefícios de alguns nutrientes. 

Desconto
Bela Cozinha 2
  • Gil, Bela (Author)
  • 184 Pages - 10/01/2015 (Publication Date) - Globo Estilo (Publisher)

Divina alquimia: receitas veganas, de Patricia Helú

Outra ótima opção para quem quer se aventurar na cozinha é o livro Divina alquimia: receitas veganas, da chef Patricia Helú. Nele, você encontrará mais de 100 opções completamente livres de crueldade animal com receitas que variam de jantares descontraídos até opções rápidas tipo fast food.

Desconto
Divina alquimia: Receitas veganas
  • Helú, Patricia (Author)
  • 320 Pages - 06/07/2021 (Publication Date) - Companhia de Mesa (Publisher)

Mesmo que a transição para o veganismo ou vegetarianismo pareça difícil, é possível, sim, parar de comer carne, bastando apenas alguns ajustes e força de vontade. 

E então, pronto para começar essa mudança? Para mais opções de alimentos e cosméticos livres de crueldade animal, confira os posts abaixo: 

Atualizado em 2022-06-25 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top