skip to Main Content
Pessoa Correndo Ao Ar Livre No Frio.

7 roupas e acessórios para correr no frio com conforto

Correr sob baixas temperaturas não significa usar mais casacos, e sim peças específicas à prática esportiva e às condições climáticas. Roupas e acessórios para correr no frio precisam ser em tecidos leves, isolantes e respiráveis para manter o corpo quente e eliminar o suor, além de garantir a liberdade de movimentos. 

Quer saber quais os melhores itens que todo corredor deve usar para treinar em baixas temperaturas? Selecionamos as sete peças essenciais para uma corrida confortável e segura no inverno. Confira!

1. Calça legging

É importante estar com o corpo todo coberto, por isso a calça é uma roupa para corrida no inverno importante em períodos de baixas temperaturas. Não precisa ser uma legging especial ou de tecido flanelado por dentro, basta que a peça tenha boa elasticidade, seja respirável, confortável e de cós alto.

Calça legging.
Calça legging: compressão e proteção para correr em dias frios (Imagem: Amazon/Reprodução).

2. Camiseta térmica

A função da segunda pele é manter o tronco aquecido e seco, por isso o foco da atenção tem que estar no tecido da roupa para correr no frio. O material deve facilitar a eliminação da transpiração, caso contrário o suor, em contato com a pele, vai resfriar o corpo.

Camiseta térmica.
Camiseta térmica: mantém o tronco aquecido e livre do suor (Imagem: Amazon/Reprodução).

3. Corta-vento

Um corta-vento impermeável vai proteger o corredor do vento e também da chuva. Esse tipo de blusa para correr no frio é uma peça bastante leve e não tem a função de aquecimento, por isso é importante estar bem agasalhado por baixo.

Os modelos mais leves são bem compactos e podem ser amarrados na cintura sem incomodar, ou dobrados e guardados no próprio bolso quando a temperatura aumentar. 

O ponto negativo do corta-vento é a baixa respirabilidade, mas algumas soluções vêm sendo empregadas mais recentemente, como aberturas de zíper em lugares estratégicos e pequenas áreas de ventilação nas axilas.

Corta-vento.
Corta-vento impermeável: modelo leve, compacto e fácil de transportar (Imagem: Amazon/Reprodução).

4. Bandana tubular

Por ser versátil, a bandana tubular é um acessório indispensável para os corredores. No frio, ela protege contra o vento e as baixas temperaturas, e pode ser usada no pescoço, tapando nariz e boca, e ainda como um gorro, para evitar perda de calor. É de tecido leve, respirável, sem costuras e de secagem rápida.

Corredor utilizando uma bandana tubular.
Bandana tubular: acessório tem multifunções e é fabricado em tecido leve.

5. Manguito

É um acessório prático para correr em dias de grande amplitude térmica. Quando a temperatura esquentar, é só baixar o manguito até o punho e terminar o percurso. O tecido esquenta e protege o atleta do frio e do sol.

Manguito.
Manguito para corrida: acessório preserva o atleta do frio e do sol (Imagem: Amazon/Reprodução).

6. Headband

É um acessório que protege e aquece as orelhas em dias frios e de muito vento. Enquanto garante conforto térmico, não bloqueia a transpiração, permitindo que o corpo respire sem reter suor. É anatômico, confortável e se encaixa perfeitamente na cabeça, sem correr o risco de sair do lugar durante a atividade física.

Headband.
Headband: barra o vento gelado e aquece as orelhas (Imagem: Amazon/Reprodução).

7. Luva

Sob temperaturas positivas, dê preferência a uma luva fina, de um tecido que mantenha as mãos aquecidas e que seja respirável, fazendo a transferência rápida de umidade entre a pele e o ambiente para mantê-la seca. O modelo de luva para correr no frio com ponteiras sensíveis ao toque é útil para manipular o celular e o GPS durante o treino ou a prova.

Luva para corrida.
Luva para corrida: tecido leve e tecnológico para aquecer as mãos (Imagem: Amazon/Reprodução).

Além de roupas de corrida para o frio e de acessórios certos, correr com conforto e segurança em condições de baixas temperaturas envolve fazer um aquecimento prolongado, hidratar-se no percurso e, assim, que finalizar, usar um corta-vento para não perder a temperatura do corpo e manter-se aquecido. 

Gostou da nossa seleção de roupas e acessórios para correr no frio? Faça suas escolhas e bons treinos!

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top