skip to Main Content
Corredora Usando Fones De Ouvido Sem Fio.

Melhor fone de ouvido para correr: 10 modelos bluetooth

Corredores que não abrem mão de música em treinos diários encontram nos fones bluetooth a liberdade total de movimentos. Sem preocupação com fios e conexões, os novos modelos são mais convenientes, tecnológicos e cheios de recursos.

Mas qual é o melhor fone de ouvido para correr bluetooth? Procuramos os produtos desenvolvidos para esportistas e avaliamos os modelos das principais marcas do mercado. Estão nesta lista empresas como JBL, Apple, Beats e Jabra, em um trabalho para encontrar o ajuste certo para seu orçamento, estilo e necessidade. 

Avaliamos design, cancelamento de ruído, ajuste e conforto, qualidade sonora, preço, recursos e duração da bateria. Veja nossa lista para encontrar o melhor fone de ouvido bluetooth para esportes, seja treino ou prova!

1. Xiaomi Redmi Airdots

Melhor custo benefício

Tamanho e peso: 28 x 16 x 8 cm, 40,8 g | Bateria: duração de 4 horas | À prova d’água: IPX4 | Bluetooth: 5.0 e alcance de 10 metros

Preço

Portabilidade

Design

Conforto/encaixe

Comandos limitados dos botões

Xiaomi Redmi Airdots: ótimo custo-benefício entre os modelos de fone bluetooth.

O Xiaomi Redmi Airdots é para quem abre mão da qualidade de aúdio em prol de um ótimo custo-benefício. Este fone bluetooth para corrida da marca chinesa entrega portabilidade, autonomia de até 4 horas e leveza. O nível de resistência à água é IPX4, contra respingos e suor.  

O produto acompanha um estojo carregador, em plástico, com bateria de 300 mAh, suficiente para até três cargas completas – os fones são totalmente carregados entre 1h30 e 2 horas. A entrada para carregamento é do padrão micro USB, formato antigo ao USB tipo C, presente em boa parte dos smartphones atuais. Não acompanha cabo. 

Embora os fones sejam pequenos e confortáveis, o encaixe não é perfeito, especialmente quando usados em esportes de impacto, como a corrida. Se o Airdots é bom para correr? Bem, nos longões, por exemplo, você pode sentir certa insegurança por ter que ajustá-los a cada poucos quilômetros. Antes de sair, experimente as borrachinhas extras de dois tamanhos e veja qual se adapta melhor no ouvido.  

Os botões são físicos (e não touch) e têm comandos limitados. Não há controle de faixas e nem volume, permitindo apenas play e pause (um toque cada), atendimento e encerramento de ligações (um e dois toques, respectivamente) e acionamento do assistente de voz (dois toques). 

O bluetooth é 5.0 e proporciona pareamento rápido e estável com o celular ou o relógio. Já a resposta de frequência, que é o balanço entre médios, graves e agudos, é satisfatória, ainda mais para um fone dessa faixa de preço. Apesar de não contar com cancelamento de ruído, o Redmi Airdots consegue bloquear bem o som exterior por ser intra-auricular. 

2. JBL Tune 500 BT

Áudio é o ponto forte

Tamanho e peso: 22,4 x 5 x 20,5 cm, 115 g | Bateria: duração de 16 horas | À prova d’água: não | Bluetooth: 4.1

Qualidade de áudio

Durabilidade da bateria

Conforto

Acabamento

Fragilidade

JBL Tune 500 BT.
JBL Tune 500 BT: modelo de entrada deixa a desejar em acabamentos. Foto: Divulgaçao/JBL

O Tune 500 é o fone bluetooth de entrada da JBL, com o estilo sonoro característico da marca: graves potentes e estendidos, agudos definidos e médios recuados. A bateria tem 16 horas de autonomia, com tempo de carregamento completo de 2 horas. O controle de volume, faixas e chamadas é feito por botões de fácil alcance. 

O ponto negativo é o acabamento. Por ser um fone de entrada, a JBL abriu mão da qualidade dos materiais para entregar o áudio que o consumidor da marca espera.

3. Mpow Sport IPX7 bluetooth

Desenvolvido para o esportista

Tamanho e peso: 10,3 x 10,3 x 5,8 cm, 81,6 g | Bateria: duração de 7 horas | À prova d’água: IPX7 | Bluetooth: alcance de 10 metros

Proteção contra a água IPX7

Autonomia de bateria

Encaixe preciso e confortável

Falta de agudos no áudio

Tampa da entrada USB para carregamento é frágil

Mpow Sport IPX7.
Mpow Sport IPX7: fone intra-auricular com a melhor resistência à água. Foto: Reprodução/Instagram Mpow

A construção do Mpow Sport IPX7 é complementamente voltada para o esportista, a começar pelo design. As hastes para encaixe ao redor da orelha impedem quedas durante atividades de impacto, como a corrida. De material maleável, não incomoda mesmo em grandes distâncias. 

De modelo intra-auricular, este fone para corrida bluetooth vem com borrachinhas extras P, M e G, além de uma espuma expansível, que se adapta ao formato do ouvido e ajuda a bloquear sons externos, proporcionando uma imersão na música. Ainda nos acessórios, o produto vem com um encurtador de fio para deixá-lo bem ajustado na nuca e não incomodar durante o exercício. 

O pareamento e o controle de volume e faixas é feito por botões no fone direito. O padrão de conexão bluetooth é 4.1 e o alcance é de 10 metros. A qualidade de áudio é boa, embora falte um pouco de agudos. 

A bateria é de 100 mAh, o que garante cerca de 7 horas de música. O tempo de carregamento total é de aproximadamente 1h30. É vendido em quatro cores: preto, vermelho, azul e verde. 

O ponto alto do fone é o nível IPX7 de proteção contra a água. O gadget é resistente a suor e chuva, e tolera imersão de até 1 metro na água durante 30 minutos. O produto permanece íntegro, pois seus componentes mais sensíveis têm uma camada de nanorevestimento, que funciona como uma blindagem contra os efeitos da umidade.

4. JBL T205 bluetooth

Básico demais

Tamanho e peso: 4,2 x 6,1 x 17,5 cm, 54,4 g | Bateria: duração de até 6 horas | À prova d’água: não | Bluetooth: alcance de 3 metros

Preço

Cabo flat que não enrola

Ótimo balanço de graves

Não possui encurtador de fios

Encaixe na orelha

JBL T205 bluetooth.
JBL T205 bluetooth: básico, mas com ótima qualidade de som. Foto: Divulgaçao/JBL

O destaque do JBL T205 bluetooth está na duração da bateria e na excelente qualidade de som para músicas e podcasts. Talvez seja, nesta lista, o menos recomendado para corredores, e por alguns motivos.

O primeiro deles é o encaixe na orelha. O JBL T205 bluetooth é um fone auricular, e não conta com as borrachinhas que o deixariam fixo no ouvido durante a corrida. Resultado: existe o risco de cair durante o treino – e o pior, numa prova. Outro ponto negativo desse formato de ponteira é não isolar o som ambiente. 

Um aspecto positivo é o cabo flat, que não enrola ao ser guardado, mas não conta com um encurtador de fios que poderia deixá-lo mais ajustado e confortável na nuca. 

O controle remoto permite reproduzir áudio (de faixas e de volume) e atender chamadas. A bateria tem autonomia de até 6 horas, e o carregamento completo acontece em cerca de 2 horas (acompanha cabo). O bluetooth é versão 4.0 e sem dificuldade de pareamento. Pelo preço, é um produto bom, especialmente pela qualidade de áudio e com graves nítidos, que é a característica da JBL.

5. Apple AirPods Pro

Completo, mas caro

Tamanho e peso: 2,4 x 2,2 x 3,1 cm, 45,4 g | Bateria: duração de 4,5 horas | À prova d’água: IPX4 | Bluetooth: alcance de 10 metros

Cancelamento ativo de ruído

Ajuste confortável

Proteção IPX4 contra respingos e suor

Preço

Falta de graves no áudio

Apple AirPods Pro.
Apple AirPods Pro: cancelamento ativo de ruído e proteção contra respingos e suor.

O novo fone bluetooth da Apple é um dos poucos modelos intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído. O recurso bloqueia o som ambiente, possibilitando uma experiência de som muito mais imersiva, sem distrações externas.  

A Apple fez boas evoluções no AirPods Pro, quando comparado com o modelo mais básico de AirPods. Entre elas, estão a proteção IPX4 contra respingos de água e suor (inexistente na versão anterior), botões físicos para facilitar o controle do áudio e um novo formato, com encaixe mais preciso no ouvido, sem risco de queda durante o exercício. 

A qualidade de áudio é equilibrada, embora ainda falte um pouco de graves – assim como em todos os demais fones Apple. Os botões físicos funcionam para controle de faixa (play, pause, avançar e retroceder) e para atender ligações, ficando a desejar no aumento e redução de volume, que é feito somente acionando a Siri.  

O estojo carregador é pequeno, fácil de transportar e tem bateria para 24 horas de uso. Os fones proporcionam até 4,5 horas de áudio com uma recarga. No quick charge, 5 minutos de recarga entregam 1 hora de som. 

O fone tem sensor de movimento e, ao tirá-lo do ouvido, a música para de tocar. Funciona em aparelhos Android, mas há prejuízo de algumas funções.

6. JBL Endurance Run BT

Encaixe perfeito que evita quedas

Tamanho e peso: 3,6 x 9,5 x 16,1 cm, 4,54 g | Bateria: duração de até 6 horas | À prova d’água: IPX5 | Bluetooth: 4.1

Conforto e encaixe

Resistente à chuva e ao suor

Autonomia da bateria

Qualidade de som mediana

Áudio das chamadas

JBL Endurance Run BT.
JBL Endurance Run BT: tecnologia de encaixe evita quedas durante o exercício. Foto: Divulgação/JBL

O JBL Endurance Run BT faz parte de uma linha de fones da marca voltada para esportistas. O modelo é intra-auricular e conta com a tecnologia TwistLock para garantir firmeza e estabilidade em qualquer exercício. 

Pode ser usado de duas formas: da forma convencional, encaixando os fones na frente da orelha, ou passando o fio por trás da orelha e inserindo no ouvido, o que dá ainda mais segurança nos treinos. 

A bateria suporta até 6 horas de reprodução de áudio, e o tempo de carregamento completo fica em torno de 2 horas. 

O controle remoto permite atender e desligar chamadas e acionar o assistente de voz (Google ou Siri). Como as ponteiras são magnéticas, é possível deixar os fones em volta do pescoço quando não estão sendo usados, sem ter o medo de perdê-los. 

A qualidade do som é mediana, pendendo para médios e agudos. Há falta do grave, forte característica da marca. 

7. JBL Endurance Sprint

Bateria impressiona

Tamanho e peso: 9,5 x 4 x 16,1 cm, 218 g | Bateria: duração de até 8 horas | À prova d’água: IPX7 | Bluetooth: 4.2

Conforto e encaixe

Resistente à chuva e ao suor

Autonomia da bateria

Qualidade de som mediana

Touch muito sensível

JBL Endurance Sprint.
JBL Endurance Sprint: hastes flexíveis magnéticas e touch. Foto: Divulgação/JBL

O JBL Endurance Sprint é projetado para quem não abre mão da estabilidade do som durante o exercício. As hastes flexíveis e magnéticas proporcionam máximo conforto, e desligam automaticamente quando são tiradas da orelha, dispensando o acionamento de um botão power/off.

Conta com a tecnologia TwistLock para mais conforto e estabilidade durante a corrida, garantindo que o fone não caia. O nível de proteção contra a água é IPX7, o que significa ser resistente à chuva e ao suor, podendo ficar em imersão por 1 metro por até 30 minutos. O controle de áudio e de chamadas é feito por touch screen. 

Neste melhor fone de ouvido JBL para corrida, a autonomia da bateria impressiona: são até 8 horas de áudio. O carregamento total acontece em 2 horas.

8. Jabra Elite Active 65T

Alta qualidade de áudio

Tamanho e peso: 2,7 x 3 x 2,2 cm, 318 g | Bateria: duração de até 5 horas | À prova d’água: IP56 | Bluetooth: alcance de 10 metros

Qualidade de áudio

Encaixe preciso

Resistência à água

Áudio das chamadas

Preço

Jabra Elite Active 65T.
Jabra Elite Active 65T: desenvolvido para esportistas. Foto: Divulgação/Jabra

Consagrada entre os corredores que gostam de correr com fone de ouvido, a marca dinamarquesa desenvolveu a linha de fones bluetooth Active, focada em esportistas. O modelo Jabra Elite Active 65T tem altíssima qualidade de som e proteção contra suor e respingos d’água. 

São até 5 horas de autonomia de bateria, com o estojo recarregável disponibilizando 10 horas de carga, o equivalente a dois carregamentos completos. O fone liga e desliga automaticamente sempre que é retirado e colocado na caixinha.

O aplicativo Jabra Sound+ permite ajustar a equalização do áudio e personalizar a experiência de som. Está disponível para Android e iOS. 

Os botões controlam volume, faixas, chamadas e acionam os assistentes virtuais Siri, Google Assistente e Alexa. Com microfones externos, não é preciso tirar o fone do ouvido para conversar com alguém próximo. O bluetooth é 5.0 e estável.

9. Powerbeats Pro

Ajuste perfeito

Tamanho e peso: 25,4 x 20 x 28 cm, 18,1 g | Bateria: duração de até 9 horas | À prova d’água: IPX4 | Bluetooth: chip Apple H1

Conforto e estabilidade

Bateria

Controle de funções

Preço

Baixa resistência à água

Powerbeats Pro.
Powerbeats Pro: ganchos ajustáveis para exercícios de alta intensidade. Foto: Divulgação/Beats

O design do Powerbeats Pro é voltado para os esportistas, a começar pelos ganchos ajustáveis e com encaixe firme para evitar quedas e aumentar a sensação de conforto e estabilidade – por isso está entre os melhores fones para correr. 

Tem proteção IPX4, que protege contra respingos e suor, som com ênfase nos graves (marca registrada da Beats) e chip Apple H1 (o mesmo que equipa os AirPods), que garante uma conexão sem fio rápida e estável. O fone é do modelo intra-auricular e tem bom isolamento de ruídos. 

A bateria, segundo a Beats, tem duração de até 9 horas e conta com o quick charge, em que 5 minutos de carga garantem 1h30 de som. O estojo de recarga entrega mais 24 horas de áudio. 

O usuário tem total controle de volume, faixas, chamadas e acionamento do assistente virtual (Siri ou Google Assistente) pelo fone, sem precisar de um smartphone ou smartwatch.

10. Edifier TWS1

Pequeno e estável

Tamanho e peso: 10 x 4 x 10 cm, 132 g | Bateria: duração de até 8 horas | À prova d’água: IPX5 | Bluetooth: 5.0

Preço

Conforto e ajuste

Tamanho

Entrada micro USB para carregamento

Case frágil

Edifier TWS1.
Edifier TWS1: true wireless com bom ajuste na orelha e áudio superior. Foto: Reprodução/Facebook Edifier

O Edifier TWS1 é o primeiro modelo true wireless da marca, que é reconhecida pela qualidade de áudio dos equipamentos. Embora não seja focado em esportistas, o ajuste e conforto dos fones os colocam na lista de mais recomendados para corredores, ciclistas e frequentadores de academias. 

Os fones são pequenos e têm ótimo encaixe e estabilidade. A resposta de frequência é excelente, com graves, médios e agudos bem balanceados. A proteção contra água é IPX5, sendo resistente a suor e chuva. 

A autonomia da bateria é de até 8 horas, segundo a fabricante. O estojo carregador garante três cargas completas no fone. A entrada ainda é a micro USB – o cabo acompanha o produto. 

O controle de volume, faixas e chamadas funciona por touch nas duas unidades. O bluetooth é 5.0 e entrega rapidez e estabilidade na conexão com smartphone e relógio.

O que achou da nossa seleção? Agora, você já está pronto (a) para escolher o melhor fone para correr. Bons treinos!

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top