skip to Main Content

Alexa Skills: Conheça 14 aplicativos e comandos de voz

Lançada no Brasil em 2019, a Alexa, assistente virtual da Amazon, já entrou nas casas e conquistou milhares de brasileiros. E, muito além de ser fonte de uma infinidade de piadas, possuir uma caixa de som potente e um despertador extremamente eficiente, as Alexa skills, ou apps do dispositivo, podem ser uma mão na roda para quem deseja criar e manter uma rotina mais disciplinada e informada.

Pensando nisso, separamos uma lista de aplicativos e comandos de voz que podem facilitar tarefas diárias ou mesmo tornar o dia a dia muito mais divertido. Confira!

Sobre a Alexa

Como já dissemos, a Alexa é um assistente virtual, uma inteligência artificial que pode ser utilizada através dos dispositivos Echo ou mesmo de um aplicativo de celular

Considerada um dos melhores smart speakers disponíveis no mercado, com ela é possível fazer listas de compras, acionar lembretes de tarefas importantes, ler os ebooks comprados no Kindle e ouvir as músicas que você mais gosta com um simples pedido. 

Todas essas possibilidades estão disponíveis por meio de comandos de voz e de skills que permitem que cada usuário configure e personalize sua Alexa como bem entender. 

O que são comandos de voz?  

Comandos de voz são como funções de fábrica da Alexa. Eles não necessitam de instalação e podem ser acessados logo que você ligar e configurar a sua Echo.

Assim, com algumas frases simples, sem precisar de nenhuma ativação extra, você consegue realizar várias funções que facilitam e automatizam a sua rotina.

O que são skills?

Além dos comandos de voz, a Alexa também possui skills. Mas, diferentemente dos primeiros, elas são como apps que oferecem serviços específicos e, para tanto, precisam ser instaladas.

As skills são como aplicativos que você baixa no app da Alexa para celular e utiliza no seu dispositivo sempre que quiser. Créditos: OpturaDesign / Shutterstock.com

Para baixar as skills, você precisa abrir o seu aplicativo da Alexa no celular. Logo na entrada do app, você encontra a opção “Confira as skills”, clicando nela você tem acesso as que estão em alta no momento e também a diversas outras alternativas classificadas por categoria. 

Skills e comandos de voz para tornar a sua vida mais prática 

Agora que você já sabe a diferença entre comando de voz e skill e como fazer para baixá-los, separamos uma lista com funções e apps para tornar o seu dia a dia mais eficiente e divertido. Confira!

1. Ifood

Apesar de ser um tanto limitado, uma vez que você só pode refazer pedidos antigos ou acompanhar o andamento da sua entrega, o Ifood é uma boa opção de skill para facilitar a vida daquelas e daqueles que não têm muito tempo disponível para pensar no almoço do dia.

2. Criar lembretes

Lembrou de algo, mas já está no escuro, pronto para dormir? Não tem problema! Com a Alexa você pode criar lembretes de forma rápida e eficiente. 

Basta falar “Alexa, criar lembrete” e, seguindo as instruções da assistente, definir o nome e em que horário você quer receber a notificação.

3. Timer

Esse é um comando de voz muito útil para cozinheiros profissionais ou pouco experientes e até mesmo para quem quer deixar o chá em infusão enquanto responde e-mails. 

Para acionar o timer, você precisa dizer “Alexa, timer de X minutos” e pronto! Sua Echo vai te avisar assim que der o tempo estipulado. Além disso, você pode acrescentar quantos timers quiser de uma só vez e, também, conferir o tempo restante para cada um deles sempre que precisar.

A função “timer” é especialmente eficiente para cozinheiros de plantão. Com um comando simples, a Alexa te ajuda a lembrar da hora de desligar o forno. Crédito editorial: Juan Ci / Shutterstock.com

4. Sons para dormir

Não necessariamente um aplicativo para produtividade, a Sons para dormir é uma skill que pode tornar a vida de pessoas com dificuldades no sono um pouco mais fácil. 

Com uma cartela bem diversa de sons, que variam entre rio, ruído branco, lareira e até mesmo útero, você pode definir o barulho escolhido para aquela noite, bem como estipular um tempo específico para que o som pare de tocar.

5. Resumo de notícias

A Alexa também pode te ajudar a se manter bem informado enquanto você arruma a cama, organiza a mesa do escritório ou realiza outras atividades que não demandam tanta atenção. Aqui, vale destacar que, por ainda serem um tanto limitadas, as skills só permitem que você tenha acesso a manchetes e um panorama rápido do que acontece no Brasil e no mundo.

Dentre os aplicativos mais utilizados estão o Estadão Notícias, o G1 e a CNN Brasil.

6. Meditopia

Essa skill é específica para quem busca uma rotina mais leve e para quem precisa que momentos de estresse sejam superados. A Meditopia te dá acesso a sons relaxantes, meditações guiadas e até histórias para dormir.

7. Skills de automação

A Alexa também permite que você automatize a sua casa através de periféricos que, combinados com skills específicas, tornam seus eletrodomésticos mais inteligentes. 

Para isso, basta comprar um smart plug (tomada inteligente), como este da Positivo, baixar a skill específica para ele e usar comandos de voz para ligar e desligar seus aparelhos.

A mesma coisa pode ser feita com lâmpadas e controles universais.

A Alexa também permite que você automatize a sua casa, combinando eletrônicos smart, skills e comandos de voz. Crédito editorial: Anna Quelhas / Shutterstock.com

8. Audiobook

Outra grande vantagem da Alexa é poder transformar qualquer ebook comprado em seu Kindle em um audiolivro. Isso acontece porque a assistente virtual é capaz de ler esses arquivos enquanto você lava a louça ou faz qualquer outra atividade manual. 

Para abrir uma leitura em andamento ou o último livro comprado, basta dizer “Alexa, abrir Kindle”. 

Outra grande vantagem para leitores apressados é que você pode pedir para que ela realize a leitura em uma velocidade maior do que a normal, apenas com o comando “Alexa, ler mais rápido”. 

9. Agenda

Outra função muito importante e útil dessa assistente virtual é a de informar os seus compromissos do dia. Para isso, no app, acesse “configurações” e, em seguida, “calendário” e vincule a sua agenda preferida dentre as opções disponíveis. 

10. Previsão do tempo

Com uma pergunta simples, como “Alexa, vai chover hoje?”, a assistente virtual informa a previsão do tempo da cidade cadastrada na localização do seu dispositivo. 

Para saber sobre a probabilidade de chuva em outros lugares, basta terminar a frase com o nome da cidade escolhida. 

11. Rotinas

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos as rotinas. Elas são uma compilação de comandos de voz e skills acionados de forma automática. 

Para criá-las, você deve acessar “rotinas” no app de celular e clicar em “+”. A partir daí basta indicar uma palavra ou frase de ativação e escolher quais skills e ações a sua Echo deverá reproduzir.

Por exemplo, você pode dizer “Alexa, bom dia” como gatilho para que ela diga a previsão do tempo para o dia, abra algum portal de notícias e termine informando quais são os eventos agendados no seu Google Calendar.

Além de ótima assistente virtual, a Alexa também possui uma série de skills que podem trazer um pouco mais de diversão, lazer e informação para a sua rotina. Crédito editorial: Zapp2Photo / Shutterstock.com

Skills e comandos de voz para tornar sua rotina mais divertida

Como nem só de coisas sérias vivem as recomendações do Opiniões Certificadas, separamos também algumas skills e comandos de voz que podem animar um pouco uma rotina cheia.

12. Frases desmotivacionais

Essa skill é especialmente interessante para pessoas já pessimistas que querem ajuda para descobrir formas que seu dia pode ser ainda pior. Aproveite essa dica para dar alguns sorrisos amarelos depois de um dia cansativo.

13. Perguntados

Versão em voz do já famoso jogo de celular, Perguntados é uma ótima maneira de manter familiares, crianças e amigos entretidos, além de ajudar na construção de um repertório um tanto inusitado de conhecimentos gerais e específicos. 

14. Eu nunca

Talvez a skill divertida de maior sucesso da Alexa, a Eu nunca veio para solucionar os problemas de criatividade na hora de formular perguntas para o drinking game que faz sucesso em todas as festas, sejam elas virtuais ou presenciais.  Para brincar, basta baixar o aplicativo no seu dispositivo e separar a sua bebida favorita. 

Agora que você já descobriu algumas skills e comandos de voz que podem mudar a sua rotina, que tal conferir uma lista com os dispositivos Echo disponíveis no Brasil?

Curtiu o conteúdo? No Opiniões Certificadas, você ainda pode descobrir qual é a melhor Alexa de acordo com as suas necessidades e com o seu bolso. 

Crédito editorial da imagem de capa: Tyler Nottley / Shutterstock.com

Atualizado em 2021-09-09 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top