skip to Main Content
Barbie Profissões

Barbie profissões: uma mulher pode ser o que ela quiser

O ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por meio das brincadeiras, elas experimentam o mundo, criam possibilidades, inventam realidades e se inspiram. Oferecer brinquedos que estimulem a imaginação é ideal para que elas se sintam convidadas a explorar o mundo e criar suas próprias versões dele.

Uma criança também pode descobrir, por meio das brincadeiras, futuros pelos quais elas podem se interessar. A linha Barbie profissões, da clássica boneca Barbie, foi criada para mostrar que as meninas podem ser o que elas quiserem, e esse é um ótimo ensinamento tanto para as próprias meninas quanto para os meninos. É bom aprender desde cedo que uma mulher pode ocupar qualquer espaço e se destacar nele. 

Neste post, separamos 11 opções interessantes, com versões da boneca em diferentes profissões, para inspirar as brincadeiras e, quem sabe até, o futuro do seu pequeno!

1. Barbie professora de artes

Ferreira Gullar disse que a arte existe porque a vida não basta e eu acredito piamente. Todos precisamos de arte para viver, mas algumas pessoas são realmente artistas de profissão e se dedicam a criá-la. Como eu acredito que artistas e professores revolucionam o mundo todos os dias, aqui está uma profissão que une essas duas missões.

A Barbie professora de artes vem com cavalete, tela e artigos de pintura que dá para usar de verdade (para fazer mini desenhos, é claro) e uma pequena aluna já que, afinal de contas, todo professor precisa de um estudante!

2. Barbie dentista

Será que a sua criança vai querer ser dentista quando crescer?

Cuidar bem dos dentes é extremamente importante para a saúde, e a boneca da Barbie dentista pode servir de inspiração tanto para quem quer conhecer a profissão quanto para aquelas crianças que têm medo dos “assustadores dentistas com todas aquelas máquinas que fazem barulho”. Usar os brinquedos para trazer a realidade para perto por meio do lúdico também é uma ótima maneira de trabalhar questões pertinentes na vida das crianças!

A boneca vem com cadeira de dentista, jaleco, óculos de proteção e até mesmo uma pequena paciente que está com um dentinho faltando.

3. Barbie pediatra

E falando em cuidar da saúde, a Barbie pediatra é uma ótima opção de brinquedo para que as crianças explorem a profissão de médico e, também, para que percam o medo das visitinhas ao pediatra. Dá para aproveitar e explicar sobre as diferentes áreas que alguém que estuda medicina pode seguir, inclusive essa, que é especializada no cuidado com as crianças.

A Barbie pediatra vem com pijama cirúrgico, estetoscópio e um carrinho de berçário com dois bebês.

4. Barbie juíza 

Diferentemente da medicina, da odontologia e da docência, o Direito é uma profissão muito mais abstrata e complicada de explicar para os pequenos. Os brinquedos, portanto, podem ser ótimas ferramentas para quem deseja introduzir uma criança ao assunto! O que exatamente faz um juiz? Qual é o seu papel na sociedade?

A Barbie juíza vem com toga e malhete e pode ser uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem uma nova profissão e, quem sabe até, começarem a explorar conceitos de justiça dentro de seus próprios mundos, rotinas e brincadeiras.

5. Barbie chef gastronômica

A culinária não deixa de ser uma forma de arte! A Barbie chef gastronômica pode ser um ótimo presente tanto para as crianças que já se interessam pela cozinha quanto para aquelas que não curtem muito o assunto e fogem da hora da comida. Que tal convidá-las a pensar sobre essa profissão, sobre como é importante se alimentar bem e sobre como seria ser a dona de um restaurante? Que cardápio será que elas gostariam de criar?

A boneca vem vestida com um dólmã e um chapéu de chef e traz uma frigideira como acessório.

6. Barbie confeiteira

O universo da confeitaria também pode render ótimas brincadeiras!

E já que estamos na cozinha, que tal explorar, também, a confeitaria? Conhecida por ser uma das áreas mais complicadas da gastronomia, ela também é uma das mais queridinhas, e se a sua criança gosta da ideia de fazer bolos e doces, a Barbie confeiteira pode ser o brinquedo certo!

A boneca vem com avental e uma bancada de produzir bolos cheia de acessórios! Dá para montar uma lojinha encantadora.

7. Barbie veterinária

Se sua criança ama os bichinhos, ela já sabe que existe um profissional especializado em cuidar da saúde deles? A Barbie veterinária pode ser uma ótima oportunidade de conversar sobre o assunto e ensinar sobre alguns cuidados importantes com os animais.

A boneca vem com jaleco, estetoscópio e um gatinho a tiracolo!

8. Barbie boxeadora

Os esportes também podem ser profissão, afinal de contas! Será que uma menina pode gostar de luta? Com toda a certeza deste mundo, e a Barbie boxeadora está aí para comprovar e inspirar as pequenas a praticar o esporte que elas quiserem.

A boneca vem vestida com seu uniforme de lutadora e luvas de boxe.

9. Barbie paleontóloga

Está aí outra profissão bem diferente do comum, que acaba ficando fora do imaginário rotineiro das crianças e pode servir de inspiração para inúmeras brincadeiras. Qual será a era que a Barbie paleontóloga vai explorar a cada dia? 

A boneca vem equipada com bota, chapéu de proteção e escovinha: está pronta para limpar o próximo fóssil que encontrar na sua jornada.

10. Barbie jornalista

E que tal uma profissão tão plural quanto o jornalismo, que dá margem a tantas carreiras? A Barbie jornalista pode servir para a criança dar ainda mais asas à sua imaginação, pensando em eventos que ela poderia cobrir, programas que poderia apresentar ou até, quem sabe, em um jornal inteiro! Munida com seu microfone em punho, a boneca está pronta para tudo.

11. Barbie granjeira

Cuidar da roça também é profissão, e uma vida mais perto do campo pode ser fonte de inúmeras inspirações para uma brincadeira. A Barbie granjeira vem com um pequeno galinheiro à sua disposição, com galinhas, ovos e até mesmo pintinhos!

Uma mulher pode ser o que ela quiser, e garantir esse aprendizado, tanto para meninas quanto para meninos, é a maior importância por trás de todas essas brincadeiras e bonecas. Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Opiniões Certificadas para conferir dicas sobre os mais diversos assuntos!

Imagem de capa: Reprodução | Shutterstock

Atualizado em 2021-07-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top