skip to Main Content
Brinquedos Pedagógicos E Educativos

Brinquedos pedagógicos para aprender se divertindo

Brincar é muito mais do que apenas lazer na vida de uma criança. Os momentos de brincadeira são grandes oportunidades de desenvolvimento para os pequenos, que exploram a imaginação, experimentam o mundo, socializam e muito mais.

Uma criança é capaz de brincar apenas com o mundo a sua volta e sua própria imaginação, mas os brinquedos pedagógicos e educativos podem ser excelentes ferramentas para auxiliar nesse processo. Entenda por que e confira algumas opções para os pequenos de diferentes idades!

A importância dos brinquedos pedagógicos

Os brinquedos pedagógicos são pensados para ajudar a estimular os sentidos e impulsionar o desenvolvimento das crianças por meio do lúdico e do treino de habilidades específicas. Dessa forma, cada um é pensado de maneira a contribuir com algum aprendizado específico.

A diferença entre os brinquedos educativos e os pedagógicos é que nos primeiros a criança brinca sozinha e de maneira mais fluida, aprendendo mesmo que não existam regras. Já os segundos demandam um certo direcionamento por parte dos adultos, que aproveitam o brinquedo para orientar um determinado aprendizado. 

Na hora de oferecer oportunidades de brincadeiras e estímulos para uma criança, tenha em mente que todas as fases da infância são importantes e precisam ser respeitadas. Isso significa que pular etapas e insistir em estímulos e brinquedos que vão além do esperado para cada idade pode não gerar resultados positivos. 

Existe um tipo de atividade para cada fase de desenvolvimento da criança. Por isso trouxemos uma lista com brinquedos diversos e que atendem aos pequenos em diferentes momentos da vida. 

Girafa com blocos [3+]

Os brinquedos de encaixe com blocos, além de serem os queridinhos das crianças pequenas, auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, da orientação espacial e no treino de habilidades como concentração, foco e persistência. 

Os blocos ainda incentivam a exploração criativa, podendo ser usados para empilhar e construir, para além de encaixar. Os brinquedos de encaixe podem acompanhar o desenvolvimento das crianças ao longo de muitos anos, por serem versáteis e possuírem diferentes níveis de desafio. 

A Girafa didática com blocos é uma versão deste tipo de brinquedo indicado para crianças menores, de até 7 anos. Totalmente desmontável, a criança brinca não só de encaixar as formas nos buracos correspondentes como também pode treinar desmontar e montar a girafa e, praticando habilidades lógicas, entender a ordem de empilhamento.

Brinquedos pedagógicos - girafa com blocos
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Prancha de Seleção [3+]

Com um conceito um pouco diferente de brinquedo de encaixar, a prancha de seleção multicor da Carlu Brinquedos também ajuda nas habilidades de foco, concentração, persistência e coordenação motora. 

Os adultos podem aproveitar para, juntos, ensinar os nomes das formas geométricas e orientar a criança a reconhecê-las através de suas características. Como os encaixes deste brinquedo dependem de diferentes quantidades de buracos, ele também pode servir de estímulo para que a criança comece a ter noção dos números. É recomendado para crianças a partir dos 3 anos.

Brinquedos pedagógicos - prancha de seleção
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Cadê meu par [3+]

Jogos de associação são benéficos ao desenvolvimento infantil por estimularem o trabalho com a atenção, a percepção visual e a lógica. Os adultos podem aproveitar para trabalhar temas e curiosidades relativas aos desenhos do brinquedo para que a criança tenha a bagagem necessária para associar uma figura à outra. 

Para crianças menores, o jogo ainda ajuda no treino da coordenação motora fina, já que é preciso encaixar as pecinhas.

Brinquedos pedagógicos - cadê meu par
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Tangram de madeira [3+]

O Tangram é um jogo clássico e extremamente versátil, que pode ser utilizado para ajudar no desenvolvimento de diferentes competências. Acredita-se que esse quebra-cabeça chinês nasceu como um teste para estudar a inteligência humana, então dá para ter ideia do quão complexo ele pode chegar a ser, não é mesmo?

O Tangram de madeira que selecionamos aqui é composto por 62 peças (incluindo círculos, triângulos e retângulos de diferentes tamanhos) e 20 cartelas com imagens que incentivam as crianças a treinarem a montagem da figura utilizando grupos de peças que se encaixem.

O jogo incentiva o treino de resolução de problemas, a atenção, a percepção visual, a criatividade, o pensamento analítico, a noção espacial e a coordenação motora fina – isso só para começar. É um brinquedo que pode ser usado da primeira infância até a terceira idade, justamente por ser um passatempo estimulante e desafiador.

Brinquedos pedagógicos - tangram de madeira
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Alfabeto móvel [4+]

O alfabeto móvel é a ferramenta ideal para que crianças em processo de alfabetização estreitem o contato com as letras. Manuseando as letras, os pequenos têm a oportunidade de treinar a criação de palavras e começar a perceber a lógica que está por trás disso. 

O interessante deste brinquedo é que ele cresce com a criança, já que nos primeiros anos é possível estimular apenas o reconhecimento das letras e, a partir de então, começar a desafiá-la a montar palavras cada vez maiores.

Brinquedos pedagógicos - alfabeto móvel
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Alfabeto Silábico [4+]

A versão silábica do alfabeto móvel também é um excelente brinquedo pedagógico para crianças que estão na fase da alfabetização. Manipulando e posicionando as sílabas para compor diferentes palavras, a criança exercita a leitura e a escrita e aumenta sua familiaridade com as letras. 

Os adultos podem guiar a brincadeira propondo desafios, trabalhando a sonorização das sílabas e ensinando sobre a formação dos vocábulos.

Brinquedos pedagógicos - alfabeto silábico
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Mapa do Brasil [8+]

O quebra-cabeça do mapa do Brasil é uma forma divertida de apresentar a geografia e alguns aspectos culturais do país para os pequenos, além de, como todo jogo de encaixar, trabalhar a concentração, a paciência, a percepção visual e a coordenação motora.

Neste jogo de 100 peças a criança aprende o formato de nosso país, a divisão entre as cinco regiões e símbolos de cada uma delas, como animais, comidas típicas, construções e pontos turísticos. É possível visualizar também os países que fazem fronteira com o Brasil, a posição do país no globo e a nossa bandeira.

Brinquedos pedagógicos - mapa do brasil
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Números de madeira [3+]

Os brinquedos com números não podem faltar em uma lista de atividades pedagógicas! As peças coloridas em madeira ajudam a chamar a atenção da criança para os numerais, e é possível utilizá-los para incentivar a identificação, a contagem, a ordenação e muito mais.

Brinquedos pedagógicos - números de madeira
Imagem: Reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

Com brinquedos como esses não vão faltar oportunidades para se divertir em família, estreitar os laços e promover muito estímulo para a criançada! Qual você vai escolher para começar?

Analu Bussular

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top