skip to Main Content

Série Os Bridgertons: para se deliciar com romances de época

Você sabe o que é um romance de época? É um gênero literário que escolhe um determinado período histórico como pano de fundo para retratar o desenrolar de uma relação romântica. Isso significa que a história de amor é o foco principal do livro, enquanto as características da época interferem nessa construção.

O romance de época é diferente do romance histórico. Neste último, são muito importantes as datas e as referências a fatos, enquanto no primeiro o(a) autor(a) pode se preocupar em demonstrar apenas como se portavam e viviam as pessoas no período. Ele é focado nos costumes.

Entre os grandes autores atuais de romance de época, certamente está Julia Quinn, escritora norte-americana que está sempre figurando na lista dos mais vendidos. Sua obra mais famosa, a série Os Bridgertons, conta com 9 livros e foi confirmada como uma das atrações em produção pela Netflix, com estreia confirmada para o dia 25 de dezembro de 2020! Enquanto conta os dias, confira neste texto um pouco mais sobre a história e a ordem de leitura de Os Bridgertons.

Os Bridgertons

A série Os Bridgertons se inicia na década de 1810. A primeira coisa que você tem que saber sobre eles é que são uma família de 8 irmãos. A segunda coisa é que cada livro vai apresentar a história de amor de um deles. A terceira você nem precisa saber, mas é uma curiosidade engraçada: a matriarca, Violet Bridgerton, seguiu uma linha editorial muito específica na hora de nomear seus 8 filhos: a ordem alfabética. 

Ela ficou viúva de seu marido, que era um visconde, enquanto estava grávida do 8º filho, e se viu perdida após tantos anos em que considerou ter a vida perfeita ao lado do homem que amava; mas tudo se ajeitou e anos se passaram. Agora é a hora de todos os filhos encontrarem seus pares e encherem a casa de netos. 

1. O Duque e Eu

O primeiro livro da série retrata a vida de Daphne Bridgerton, a quarta dos filhos e primeira menina – que já está chegando perto da idade que a fará ser considerada uma solteirona para os padrões da época. Violet está desesperada e quer casar a filha de qualquer jeito, arrastando-a para todos os bailes possíveis. 

Enquanto isso, Simon Basset é o mais novo duque do pedaço: acabou de receber esse título com o falecimento do seu pai. É um homem turrão e está marcado pelo sofrimento recente, e então faz de tudo para fugir de qualquer proposta de casamento que todas as mães afobadas da região insistem em tentar fazer. 

Quando conhece Daphne, a irmã de seu melhor amigo, Simon decide bolar o plano perfeito: fingir que corteja a moça para que as outras mulheres o deixem em paz, enquanto ela, justamente por já estar sendo cortejada, passe a atrair o olhar dos outros homens. Alguma chance de esse plano descambar para um lado diferente do que eles imaginaram? 

Título: O Duque e eu
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoob

Série Os Bridgertons - O Duque e eu

Imagem: reprodução/Amazon

2. O Visconde que me Amava

No segundo livro da série, acompanhamos a história do primogênito Anthony Bridgerton que, após a morte do pai, herdou o título de visconde e se tornou responsável pela família. Muito rico e atraente, Anthony é o solteiro mais cobiçado do pedaço e, por algum tempo, não pretende mudar esse status e mantém uma rotina regada a libertinagens.

No dia em que decide se aquietar, resolve cortejar Edwina Sheffield, a debutante mais bonita da temporada – o que ele não esperava é que, para isso, teria que convencer sua irmã, Kate, de que realmente está disposto a deixar a antiga vida para trás. A tarefa não é fácil, pois a moça está resoluta em acreditar que libertinos não têm conserto.

Enquanto faz de tudo para evitar que Anthony chegue perto de sua irmã, Kate começa a achar que ele é mais gentil e honesto do que ela poderia imaginar. Ele, por sua vez, começa a perceber que passa mais tempo pensando em Kate que lembrando da existência de Edwina.

Título: O Visconde que me amava
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Classificação no Skoob: 4,5/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

3. Um Perfeito Cavalheiro

No terceiro livro da série, temos um reconto de Cinderela e conhecemos Sophie, a filha ilegítima de um conde que, após a morte do pai, foi criada com maus tratos pela madrasta e sonha com o dia em que finalmente conseguirá comparecer a um baile da sociedade londrina. 

Quando consegue entrar às escondidas no suntuoso baile de máscaras da família Bridgerton, nem imagina que realizará um sonho ainda maior que esse ao conhecer o encantador Benedict, o segundo filho do clã anfitrião. Um se encanta pelo outro, mas à meia noite Sophie precisa ir embora correndo e chegar em casa antes que a madrasta retorne. Ela vai embora sem revelar sua identidade, deixando Benedict intrigado.

No dia seguinte, Sophie é expulsa de casa pela madrasta enquanto Benedict percorre as ruas de toda a cidade em busca de sua dama misteriosa. O destino faz com que eles se reencontrem apenas tempos depois, e ele se apaixona pela criada de roupas esfarrapadas sem ter ideia de que ela é a mesma moça do baile. Tudo seria perfeito… se Benedict não achasse inaceitável alguém de sua posição se casar com a “gata borralheira”. 

Título: Um Perfeito Cavalheiro
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

4. Os Segredos de Colin Bridgerton

Chegou a hora de conhecermos melhor não apenas Colin Bridgerton, o mais cativante dentre os irmãos, mas também Penelope Featherington, uma personagem que vinha orbitando a série desde o primeiro livro – e a casa dos Bridgertons desde a infância. Sempre foi secretamente apaixonada por Colin e acreditava não ter muitas chances com ele por ser considerada o patinho feio entre as garotas de sua temporada. 

Quando retorna de uma de suas longas viagens ao exterior, no entanto, Colin descobre que Penelope se transformou: a adolescente fora dos padrões que sofria nas mãos da mãe e das irmãs se tornou uma moça interessante, com uma beleza peculiar e um afiado senso de humor. Enquanto isso, no entanto, ela descobre um segredo sobre ele que a faz duvidar de seu caráter.

Acontece que o segredo de Colin não é o único mistério deste livro. Penelope também tem os seus – que podem, facilmente, deixá-la em apuros. Quando o descobre, o terceiro Bridgerton precisa decidir se conquistá-la e fazer de tudo para protegê-la vai valer a pena ou ser a sua ruína. 

Título: Os Segredos de Colin Bridgerton
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

5. Para Sir Phillip, com amor

No quinto volume da série, conhecemos a extrovertida Eloise Bridgerton, que adora trocar cartas com diferentes pessoas da sociedade e se divertir com esse hobby enquanto já se declara uma solteirona. Os planos de Eloise e sua melhor amiga eram de serem solteiras para sempre juntas – o que vai por água abaixo quando esta se casa, deixando Eloise solitária.

Com as trocas de cartas ela aplaca a solidão, e é por meio delas também que acaba conhecendo Sir Phillip, um honrado cavalheiro da sociedade londrina que acabou de ficar de viúvo. Escrevendo para mandar as condolências, Eloise inicia uma intensa troca de correspondências com o moço que, em determinado momento, resolve convidá-la para passar uns dias em sua casa e conhecer melhor a ele e seus filhos.

Quando se conhecem, no entanto, ambos descobrem que não são bem o que esperavam e passam os dias discutindo enquanto, secretamente, não conseguem abafar a forte atração que sentem um pelo outro. 

Título: Para Sir Phillip, com amor
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 276
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

6. O Conde Enfeitiçado

Francesca é a única Bridgerton que já está casada no começo do livro que conta sua história. No entanto, como as coisas nunca podem ser tão fáceis, seu marido John fica doente e a deixa viúva ainda antes de eles terem filhos. Morando na Escócia, ela se sente triste e solitária longe da família.

Michael Stirling é o primo de seu falecido marido que conheceu Francesca no dia do jantar de ensaio do casamento e se apaixonou instantaneamente. Muito confortável se apaixonar pela noiva do seu primo e melhor amigo, não é mesmo? 

Após algum tempo vivendo sua viuvez, Francesca, no entanto, passará a enxergar Michael com outros olhos e ele, apesar de secretamente corresponder, não quer se render à paixão por se sentir traindo a confiança de John. 

Será que, mesmo em meio a dores e sentimentos controversos, eles se sentirão merecedores de um final feliz?

Título: O Conde Enfeitiçado
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Classificação no Skoob: 4,3/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

7. Um Beijo Inesquecível

Hyacinth Bridgerton, a caçula, era ainda praticamente criança no início da série enquanto seus irmãos começavam a se casar. Ao longo desses anos ela cresceu e se tornou uma moça bastante diferente para os padrões da época. Inteligente e afiada, não deixa nada passar batido e está sempre falando o que pensa, sem se importar com o que os outros acham sobre isso.

Quatro temporadas de baile se passam sem que ela consiga se interessar por nenhum pretendente, até que conhece Gareth St. Clair, neto de Lady Danbury, outra personagem bastante presente na obra. Hyacinth não gostaria de se render aos encantos desse, a quem considera um conquistadorzinho barato – mas será que vai conseguir?

Eles acabam se aproximando quando Gareth precisa de ajuda para traduzir do italiano um misterioso diário deixado por sua outra avó. Os segredos registrados ali podem mudar a vida de Gareth e decidir seu futuro, mas, talvez, e apenas talvez, seja essa “ajudinha” na tradução que acabe mudando o rumo das coisas…

Título: Um Beijo Inesquecível
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

8. A Caminho do Altar

No oitavo volume da série finalmente conhecemos Gregory Bridgerton que, ao contrário de seus amigos e da maioria dos homens da época, acredita nos romances, sonha em se casar e ter filhos e tem certeza de que encontrou o amor da sua vida desde que colocou os olhos em Hermione Watson pela primeira vez.

Acontece que Hermione está noiva, mas a esperança de Gregory é estimulada quando ele descobre que Lucinda Abernathy, a melhor amiga de sua amada, não considera que o noivo da moça realmente seja a melhor opção para ela e promete ajudar Gregory a conquistá-la. 

No meio do caminho, no entanto, quem se apaixona pelo Bridgerton é a própria Lucy. Será que ele também vai perceber que o amor de sua vida, na verdade, já está bem ao seu lado?

Título: A Caminho do Altar
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Classificação no Skoob: 4,2/5
Adicione ao Skoobhttps://www.skoob.com.br/livro/417044ED473575

Imagem: reprodução/Amazon

9. E Viveram Felizes Para Sempre

Pelos seus cálculos, os oito livros anteriores deram conta de abordar a história de amor dos oito Bridgertons, certo? Pelos meus, também. Mas Julia Quinn não estava satisfeita e resolveu criar esse último volume para compilar um pouco mais da vida de cada um dos casais após o final de cada livro. 

Como um bônus, ainda podemos acompanhar a história de amor da matriarca, Violet, por quem criamos um grande carinho ao longo de toda a leitura da série.

Título: E Viveram Felizes Para Sempre
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 4,5/5
Adicione ao Skoob

Imagem: reprodução/Amazon

Se você se encantou pelas histórias assim como eu, tenho certeza que vai querer sair correndo para ler todos os livros antes da estreia da série na Netflix! Caso prefira ler no Kindle, também existe a opção de comprar o box completo, com os nove e-books de uma vez. Prepare o coração e boa leitura!

Analu Bussular

Jornalista e produtora de conteúdo, nunca se cansa de falar de livros na internet e está sempre ouvindo Taylor Swift. Nas horas vagas é sommelier de batatas fritas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top