skip to Main Content
Mulher Branca Abraça Coelho Filhote Com Pelagem Alaranjada

Coelho de estimação: quais os itens básicos para ter um?

O coelho de estimação é um ótimo bichinho para quem mora em espaço pequeno ou apartamento, mas quer ter um companheiro saltitante e carinhoso para compartilhar o dia a dia.

Se você morre de vontade de ter um pet mas acha que o espaço é o limite, fique tranquilo, porque o coelho pode ser a escolha ideal.

É claro que, assim como todos os animais, você deve garantir qualidade de vida, necessidades básicas e, obviamente, atenção e muito amor. Portanto, antes de adotar, lembre-se: só faça isso se for se comprometer a cuidar muito bem dele, pois nenhum bichinho merece ser esquecido. 

Se você está decidido a ser responsável e amar o bichinho, continue a leitura e conheça mais sobre coelhos e quais os itens básicos para ter um em casa!

Coelhos de estimação: por que ter um?

Recentemente, eu também decidi trazer um coelhinho para a minha casa. Por morar em um apartamento onde não é permitido animais como cães e gatos, achei que fosse a melhor opção — e é mesmo!

Os coelhos são animais bem silenciosos, pequenos e que se adaptam com facilidade ao espaço. E se você acha que eles não são “tão legais quanto cachorros e gatos”, você se engana! Eles são muito carinhosos, mansinhos e divertidos. Sim, dá para dar boas risadas com as coisas engraçadas que eles aprontam!

Também são bichinhos bem independentes. Ao contrário do cachorro, que precisa ser mimado e de companhia constantemente, o coelho fica muito bem sozinho por horas. Entretanto, indico que você tire momentos do dia para dar atenção a ele, pois o pet pode ficar bem agitado meeeesmo. 

Coelho filhote com pelagem preta em uma mão
Minha coelha Pitaya, no primeiro dia em casa.

Coelhos de estimação são bem carinhosos e gostam de ficar por um tempinho no colo ganhando carícias e mimos, ou tirar sonequinhas enquanto isso. Lembre-se que é necessário deixar o animal bem confortável e saber pegá-lo para que ele não fique estressado. 

Ah! É importante respeitar o tempo dele e, ao ver que ele está incomodado, voltar a colocá-lo no chão. 

Curiosidade sobre coelhos

Você já se perguntou que tipo de animais coelhos são? Aposto que a sua resposta é roedores, certo? Bom, eles não são. Eu também fiquei surpresa em descobrir que, apesar de adorarem roer, terem dentinhos grandes e serem parecidos com porquinhos-da-Índia ou ratos, são, na verdade, lagomorfos. 

Esses bichinhos são pequenos mamíferos herbívoros, caracterizados por orelhas grandes, pelo comprido, rabo curto ou ausente e quatro dentes incisivos na maxila — nos roedores, são dois dentes.

Coelho Fuzzy lops com pelagem branca de manchas castanhas
Os coelhos são facilmente confundidos com roedores, talvez pelos dentes e aparência.

Os lagomorfos são compostos por coelhos, lebres e ocotonídeos, como os pequenos pikas. 

Assim como roedores, os dentes dos lagomorfos nunca param de crescer e, por isso, é importante oferecer alguns itens para que o seu coelhinho desgaste os dentes, assim como evitar que ele roa o seu chinelo ou a porta da sua casa. 

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre esses animais, vamos conferir quais os itens básicos para ter um coelho de estimação. 

Itens básicos para o enxoval do coelho

Antes de pegar o seu coelho de estimação, é necessário garantir que ele terá tudo o que precisa para viver bem!

1. Comedouro e bebedouro de cerâmica

 Para começar, itens essenciais para as necessidades básicas: comedouro e bebedouro. 

A minha dica é não escolher nada que seja feito de plástico, pois existe uma boa chance do seu pet roer. Além disso, esse material é bem leve e, ao se alimentar, o coelho pode virar o pote, já que eles apoiam as patinhas no comedouro e bebedouro e gostam até de entrar dentro deles. 

Uma boa dica são aqueles feitos de cerâmica, um material resistente e pesado o suficiente para que o coelho não vire. Além disso, são muito higiênicos, ao contrário do plástico que, com o tempo, pode ficar riscado e acumular sujeiras entre esses pequenos vãos. 

Comedouro Cerâmica Chalesco para Cães
  • Atóxico
  • Fabricação em cerâmica
  • Ideal para manter o alimento ou água


#DicaCertificada: alguns coelhos podem chegar acostumados a beber água naqueles recipientes com bicos. Nesse caso, você pode tentar fazer a substituição pela tigela ou manter o recipiente. A minha coelha, por exemplo, já chegou em casa acostumada com o uso do bebedouro comum.

2. Porta feno

O feno é um importante componente na alimentação dos coelhos e, por isso, ele nunca pode faltar! É comum que alguns bichinhos não gostem tanto dele, portanto, é preciso passar por uma adaptação e incentivo para que ele consuma o alimento. 

O feno, por ter uma consistência mais rígida, ajuda os coelhos a desgastar os dentes, pois precisam se esforçar para comer o alimento. Além disso, ele é ótimo para a digestão e saúde intestinal, e ajuda a eliminar pelos que o seu pet pode ter consumido — como eles se lambem para tomar banho, é comum que engulam alguns. Em alguns casos, isso até pode gerar problemas para a saúde. 

Quando o seu pet não tem acesso a esse alimento, o crescimento dos dentes pode sair do controle. E isso significa que eles irão crescer demais e gerar dores ao animal, o que impede uma boa alimentação. 

O porta feno deve ser sempre abastecido e estar à disposição do coelhinho. Ele é ótimo para deixar o cantinho dele mais limpinho e organizado.

POPETPOP Alimentador Do Feno Coelho Cobaia Feno Titular Menos Desperdício de Feno Rack Manjedoura Coelho Cobaia Dispensador De Alimentos para Animais de Pequeno Porte Coelho Chinchilla
  • Evitando o desperdício de alimentos e manter a gaiola para animais de estimação limpo e arrumado.
  • O feno rack é feito de material durável, alimentador de mordida- resistente, durável.
  • Adoção de material premium, este produto é durável, prático e longo-o uso do tempo

3. Brinquedos para roer

Desde pequeninos, os coelhos já amam roer. Se você soltá-los pela casa irá ver que eles se interessam por chinelos, plásticos e madeira. Mas, claro, ninguém quer a casa destruída pelo bichinho, não é mesmo? Por isso, convém dar opções para eles brincarem e desgastarem os dentinhos. 

Uma opção que a minha coelhinha Pitaya amou foi o móbile com madeira e alfafa, uma planta leguminosa da família do feijão. Ela interagiu rapidamente com o brinquedo e comeu tudo no mesmo dia! 

O móbile, além de ter essa opção deliciosa de alimento para coelhos, traz pequenos tocos de madeira para eles roerem. Assim, ao invés deles irem até uma perna de mesa, você pode oferecer o brinquedo. 

Aqui, deixo mais uma dica: pode ser difícil fazer com que o coelho roa o brinquedo ao invés dos móveis. Por isso, se você encontrar o pet desgastando os dentes nas mobílias, tente chamar a atenção para os tocos. 

Brinquedo Cia dos Coelhos Mobile Alfafa para Roedores
  • Tratar seu amiguinho com carinho é fundamental! O Brinquedo Cia dos Coelhos Mobile Alfafa para Roedores é uma forma organizada e divertida...

4. Cabana ou toca para pet

Dentro da cadeia alimentar, coelhos são considerados presas de diversos animais como cobras, gaviões, onças e raposas. E, por isso, instintivamente eles são bem assustados e necessitam de locais para se sentirem seguros, escondidos e aconchegados. 

Pode ser que esses locais sejam atrás de alguns móveis da casa, mas, além disso, você pode oferecer a ele uma cabana ou toca para pet. 

É interessante que ela seja bem fechadinha e escura, assim, o seu coelho poderá ficar mais confortável, sobretudo nos três primeiros dias em que chegar na sua casa e ainda se sentir um pouco ameaçado por não conhecer o ambiente. 

Existe um monte de opções com tamanhos, cores e estampas diferentes e que agradam mais ao dono. 

Cama Iglu e Toca Para Cachorro Luppet Petroleo Super Luxo G
  • Feito com materiais de qualidade
  • Um espaço confortável e aconchegante para seu mascote

5.  Sanitário higiênico

O sanitário higiênico é um item muito importante, especialmente se você quer manter a sua casa limpinha e sem odor de urina. Apesar das fezes dos coelhos serem bem sólidas, pequenas e sem qualquer cheiro, o xixi tende a ser bem forte e, portanto, convém destinar um cantinho para que as necessidades sejam feitas. 

Uma das características dos coelhos é que eles escolhem um único espaço para fazer xixi. Dessa forma, a partir do momento que o pet aprende isso, tudo ficará bem mais tranquilo na hora de limpar. 

É válido ressaltar que eles podem demorar um bom tempo a aprender, pois os filhotes têm mais dificuldades com esse processo. Porém, isso não é uma regra: a minha coelha aprendeu em cerca de uma semana. 

Existem alguns truques que são uma superajuda na hora de ensinar:

  • Deixe o sanitário higiênico sempre no mesmo local e, de preferência, em um canto;
  • Observe onde o seu coelho mais faz xixi e, se possível, escolha esse lugar para instalar o banheirinho;
  • O sanitário higiênico permite ser forrado. Você pode utilizar jornal, feno, areia de gato, tapete higiênico ou papel toalha — que foi o que eu escolhi e tem sido ótimo em relação ao custo-benefício;
  • Toda vez que o seu pet fizer xixi fora do banheirinho, limpe com um papel higiênico e coloque dentro do sanitário para que ele sinta o cheiro e entenda que ali é o lugar de fazer as necessidades.

Seja paciente com o bichinho e nada de gritar ou brigar quando ele errar, pois isso pode assustá-lo. Com o tempo, ele irá aprender, é um processo. Além disso, filhotes de qualquer animal demoram um pouco a entender o local certo e, se você deixar ele muito tempo fora do espaço que lhe é destinado, é normal que faça no chão.

Sanitário Sani Dog Azul Durapets para Cães
  • Indicado para casas e apartamentos
  • + resistente
  • Prático e de fácil limpeza

6. Portão para pets

O portão para pets não é uma exigência, até porque se você já tem algum cercadinho, cria o seu coelho de estimação livre no quintal ou tem algum tipo de gaiola, ele não será necessário.

Entretanto, se o seu coelho for criado dentro do apartamento e você deseja deixá-lo restrito a algum ambiente, então o portão de pet será indispensável. 

Existem diversos tamanhos e, em geral, ele vem com um extensor, para se adaptar ainda melhor à largura da porta. 

Um ponto de atenção são os espaços entre as grades do portão para pet. Quando filhote, o coelho é bem magrinho e passa facilmente por eles. A minha dica é arrumar alguns fragmentos de tela ou madeira para tapar os buracos. 

Se for utilizar papelão, fique atento, pois coelhos roem esse material e pode ser que o seu trabalho seja em vão — aconteceu com a Pitaya!

Esse é o enxoval básico e essencial para receber o seu coelho de estimação em casa. É claro que você pode ficar à vontade para adquirir mais itens ou experimentar outros produtos que possam se encaixar melhor na sua rotina e na do seu pet. 

Ei, quer saber mais sobre enxovais e itens para animais? Então, confira estes posts que separei especialmente para você. 🥰

Atualizado em 2021-05-07 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top