skip to Main Content
Antipulgas-para-gatos-qual-o-melhor

Antipulgas para gatos: qual o melhor?

Pulgas não são exclusivas de cães. Os gatos podem, sim, adquirir esses parasitas, mesmo que sejam caseiros e não tenham acesso à rua. Os pequenos insetos podem se alojar na pele dos felinos trazidos por roupas e sapatos dos tutores e durante a visita ao petshop ou ao veterinário. 

O tratamento contra esses parasitas é eficaz quando feito corretamente, mas antes de iniciá-lo uma pergunta é bastante comum entre os tutores: “antipulgas para gatos, qual o melhor?”. Neste post, apresentamos opções e te ajudamos a escolher!

Como acabar com as pulgas em gatos?

Se o seu gatinho de repente começou a se coçar ou se lamber demais, está perdendo muito pelo ou está muito irritado, atenção, pois ele pode estar com pulgas! O primeiro passo é investigar: pegue-o no colo e faça uma inspeção geral, da cabeça à cauda, em busca dos parasitas e de feridas na pele. 

antipulgas para gatos qual o melhor. veterinária procurando pulgas em gato.
Tutor ou veterinário deve inspecionar pelos e pele do animal em busca de pulgas.

Nunca é demais levá-lo ao veterinário para obter um diagnóstico profissional. Em todo caso, a recomendação é começar o tratamento com um remédio para pulgas em gatos

Mas não basta matar os parasitas que estão no corpo do animal, é preciso fazer o controle de pulgas no ambiente, dedetizar e limpar bem a casa para que não haja reinfestação. 

guia-para-bem-estar-dos-gatos

Existem ao menos cinco tipos de antipulgas para gatos no mercado: pipetas, xampus, comprimidos, coleira e spray. Veja mais informações sobre cada um:

Pipeta

É fácil de aplicar e é o método recomendado para os gatinhos que relutam em engolir comprimidos. Confere proteção contra pulgas por até 30 dias.

Comprimido mastigável

É um formato eficaz, em dose única e com proteção por cerca de 30 dias. Se o seu gato não fica estressado ao ingerir comprimidos, vale a pena experimentar. 

Coleira antipulgas

É um método prático e simples de aplicar. Colocada no pescoço do gatinho, funciona como um repelente dos parasitas e tem longa duração. 

antipulgas para gatos qual o melhor. gato branco utilizando coleira antipulgas.
Coleira antipulga confere ótima proteção.

Spray antipulgas

Fácil de aplicar, o spray pode ser utilizado por filhotes a partir de poucos dias de idade. Boa parte dos outros métodos para controle de pulgas em gatos só pode ser aplicada após algumas semanas de vida.

Xampu antipulgas

Não é o tratamento mais recomendado, pois tende a não funcionar sozinho. Muitos tutores associam o xampu a uma dose de comprimidos mastigáveis. 

Antipulgas Advocate Gatos

Advocate é indicado para prevenção e tratamento contra pulgas, vermes intestinais (Toxocara cati, Ancylostoma braziliense e Ancylostoma tubaeforme), verme do coração e sarnas. É um produto de aplicação tópica e resistente à água que elimina pulgas adultas no primeiro dia de aplicação e age por quatro semanas, prevenindo reinfestações.

O princípio ativo de Advocate é a imidacloprida, que auxilia no controle ambiental das pulgas e é eliminado do organismo conforme o gato solta os pelos. O medicamento também é indicado como parte do tratamento da dermatite alérgica à picada de pulga.

Como aplicar Advocate Gatos?

Retire a bisnaga e rompa o lacre com a tampa. Aplique todo o conteúdo na pele seca do gatinho, na região da nuca. Afaste os pelos para facilitar.

Evite o contato do medicamento com os olhos e a boca do animal. O produto pode ser utilizado em felinos adultos e filhotes a partir de nove semanas de idade.

Reaplique o medicamento a cada mês. O uso regular vai proporcionar nível constante de proteção contra vários parasitas. 

Bravecto para gatos

No products found.

Bravecto é um medicamento de longa duração à base de fluralaner que atua na eliminação de pulgas e carrapatos. O princípio ativo age no sistema nervoso dos parasitas, causando paralisia e morte. 

É considerado um dos melhores antipulgas para gatos da atualidade, conferindo proteção por até 12 semanas. Bravecto começa a agir duas horas após a aplicação e atinge eficácia total dentro de oito horas para pulgas, e 12 horas para carrapatos. 

Como aplicar Bravecto?

Abra a embalagem e gire a tampa. Segure o gato com firmeza para que ele não fuja, ele deve estar em pé ou deitado durante a aplicação. 

Afaste os pelos da região da nuca e aperte a bisnaga. Pronto!

Seresto para gatos

Coleira Antipulgas e Carrapatos Bayer Seresto para Cães e Gatos de até 8kg
  • Ações contra: Pulgas, Carrapatos, Piolhos (apenas para espécie canina), Larvas de Pulga, Leishmaniose
  • Princípio ativo: Imidacloprida e Flumetrina
  • Até 8 meses de proteção contínua para cães e gatos

É indicado para tratamento de pulgas e carrapatos e para prevenção da leishmaniose. Pode ser utilizado em gatos adultos e filhotes a partir de 10 semanas de vida. O produto é em formato de coleira e protege os felinos contra os parasitas por até oito meses. 

A eliminação de pulgas e carrapatos se dá pelo contato com a pele do animal, mas o que isso quer dizer? Que os parasitas não precisam picar o seu gatinho para que sejam mortos. A coleira também auxilia na redução de alergias, irritação e coceira causadas por picadas.

Os dois princípios ativos – imidacloprida e flumetrina – são liberados da coleira em doses pequenas e se espalham por todo o corpo do gato, criando uma camada protetora invisível que mata pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores da leishmaniose. 

A ação contra pulgas começa nas primeiras 24 horas após a aplicação. Já a prevenção contra carrapatos tem início após 48 horas. 

Como usar Seresto para gatos?

Remova a coleira da embalagem e todos os conectores plásticos restantes. Coloque-a ao redor do pescoço do seu gato e faça os ajustes necessários. 

Não deixe muito justa e nem muito frouxa. Devem caber dois dedos entre a coleira e o pescoço do seu gato.

Corte a sobra da coleira, deixando 2 cm da ponta solta para além da segunda alça.

Frontline

São duas linhas de Frontline: Topspot (para gatos que passeiam algumas horas por dia ou por semana) e Plus (para os que estão mais tempo ao ar livre). 

A versão Topspot é voltada para gatos caseiros, que passam a maior parte do tempo em ambientes controlados, onde é baixo o risco de infestação por pulgas e carrapatos. 

Já o Frontline Plus é indicado para felinos ativos ao ar livre, que frequentam lugares abertos e, por isso, estão mais sujeitos à infestação de parasitas. 

As duas versões têm Fipronil e (S)-metropeno como princípios ativos, que, quando aplicados, se alojam nas glândulas sebáceas da pele do gato. Uma vez que os parasitas entram em contato com as substâncias – sem precisar picar o animal –, são exterminados. O medicamento mata pulgas e carrapatos nas primeiras 48 horas após o contato. 

Como aplicar Frontline?

Quebre a ponta da pipeta conforme indicado na embalagem. Afaste o pelo do gato e aplique o produto diretamente na pele. Use todo o líquido entre a região da nuca e as escápulas, em vários pontos, para que o produto não escorra. 

Evite dar banho no seu gatinho 48 horas antes e após a aplicação de Frontline. 

Frontline spray

FRONTLINE Antipulgas e Carrapatos Spray para Cães e Gatos 100ml
  • - Spray de fácil aplicação
  • - Indicado para todos os pets, incluindo filhotes a partir de 2 dias de vida
  • - Proteção mensal contra pulgas e carrapatos para cachorros e gatos

Produto fácil de aplicar e indicado para gatinhos que têm contato com o ambiente externo e para filhotes. Frontline spray controla infestações de pulgas e carrapatos e atua no tratamento da dermatite alérgica por picada de pulga. Pode ser administrado em felinos a partir de dois dias de vida. 

Confere proteção contra pulgas por até seis semanas, e contra carrapatos, por quatro semanas. É ótimo para usar em filhotes recém-resgatados da rua. 

Como aplicar Frontline spray?

Umedeça os pelos e a pele do animal. Depois, pulverize o produto no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Enquanto aplica, massageie para que o líquido atinja a pele (use luvas para facilitar).

Borrife em todo o corpo do gatinho, não se esqueça da barriga, das patas e da cauda. Para aplicar na cabeça, pulverize o produto nas luvas e esfregue suavemente no rosto do gato, mas evite a área dos olhos. Deixe o medicamento secar naturalmente. 

Revolution 6% Gatos

Desconto
Revolution 6% Azul, Bis 45mg 0,75ml Gatos Zoetis para Gatos
  • Antiparasitário composto por selamectina, o medicamento de uso tópico
  • Fácil aplicação e com efeito por 30 s
  • Disponível em pipeta de uso tópico

Revolution 6% Gatos é um antiparasitário de uso tópico à base de selamectina, princípio ativo que atua no tratamento, na prevenção e no controle de pulgas, piolhos, sarna de ouvidos, vermes intestinais e do coração. É bastante completo!

Se o seu gato estiver com pulgas, a primeira dose do medicamento será suficiente para matar os parasitas adultos e cessar sua reprodução. Para prevenção e controle duradouro, recomenda-se a aplicação em intervalos mensais. 

Segundo o fabricante, Revolution elimina pulgas pelo período de 30 dias e é seguro para os felinos. O produto foi testado em mais de 15 raças, puras e cruzadas, em fêmeas prenhes e lactantes, em fêmeas e machos adultos e em filhotes a partir de seis semanas de idade.

Como aplicar Revolution?

Aplique na nuca do gatinho. Afaste os pelos e pressione a bisnaga em um único ponto da pele até sair todo o líquido. Não massageie.

Não é recomendado aplicar na pele ferida ou com rachaduras em razão da presença de álcool na formulação. Você pode dar banho ou molhar o animal duas horas após a aplicação. 

Comfortis

É um antipulgas em formato de comprimido mastigável que protege os gatinhos por 30 dias. Segundo o fabricante, os parasitas são eliminados da pele em 24 horas após a administração. 

O medicamento também auxilia no controle e na redução dos sintomas da dermatite alérgica à picada de pulgas. Comfortis é indicado para gatos adultos e filhotes a partir de 14 semanas de vida. 

O princípio ativo é o spinosad, que paralisa o sistema nervoso das pulgas, levando à paralisia e à morte em poucos minutos. 

Como usar Comfortis?

O comprimido pode ser misturado com a ração úmida ou seca ou após as refeições para facilitar a administração. 

Neopet Gatos

Neopet Cx Col 0,32 Ml
  • Ectoparasiticida de uso tópico à base de Fipronil.
  • Indicado para o combate e o controle de carrapatos em cães e pulgas em cães e gatos.

Neopet Gatos é um antiparasitário de uso tópico à base de fipronil, que combate e previne infestações por pulgas pelo período de 30 dias. 

Segundo o fabricante, a eliminação total dos parasitas depende de alguns fatores, como a presença de outros animais e o controle sanitário do ambiente. A aplicação de novas doses deve ficar a critério do médico veterinário. 

Como aplicar Neopet?

Coloque o gatinho em uma posição confortável para facilitar a aplicação. Afaste os pelos da região da nuca e aplique todo o conteúdo do flaconete de Neopet diretamente sobre a pele em vários pontos para que o líquido não escorra. 

Recomenda-se esperar três dias após a aplicação para dar banho no animal.

Capstar

Capstar 11,4kg Azul, 1 com para Elanco
  • Antipulgas
  • Administração (via oral.) cães e gatos com até 11, 4 kg – 1 comprimido de capstar 11, 4 mg./ cães com peso entre 11, 4 a 57 kg – 1...
  • Modo de usar capstar pode ser administrado a partir de quatro semanas de vida, em dose única, via oral, sempre que se observar infestação...

Capstar é um antipulgas para gatos com administração via oral. É seguro para adultos e filhotes a partir de quatro semanas de vida. 

A atuação do medicamento sobre os parasitas se dá a partir de 15 minutos após a ingestão. Caso seja necessário, o tratamento pode ser repetido após 24 horas, conforme recomendação veterinária. 

Nitenpiram, o princípio ativo de Capstar, mata pulgas adultas e expulsa as larvas da pele. O produto é seguro para fêmeas gestantes e lactantes e machos em reprodução. 

Como aplicar Capstar?

O comprimido pode ser oferecido sozinho ou junto com a ração seca ou com o sachê, para facilitar a ingestão. 

Advantage Gatos

Antipulgas Advantage Bayer para Cães e Gatos de até 4kg - 1 Bisnaga de 0,4ml
  • Ação contra: pulgas, larvas de pulgas e redução de doenças transmitidas por vetores com a Dipilidiose
  • Princípio ativo: Imidacloprida
  • Expulsa e mata as pulgas por contato, sem que precisem picar os animais

É um medicamento de uso tópico que mata pulgas em apenas 24 horas e evita novas infestações por até 30 dias.

O ingrediente ativo de Advantage elimina as pulgas por contato, sem que elas precisem picar o animal para morrer. Na prática, isso reduz irritações, coceiras e alergias causadas pelas picadas. 

Como aplicar Advantage?

Abra a pipeta com auxílio da tampa. Aplique todo o remédio no dorso do gato, afastando os pelos para que o líquido esteja em contato com a pele.

Seja um tutor responsável e preocupado com a saúde e o bem-estar do seu gatinho! Proteja-o de infestações de pulgas, carrapatos e outras doenças, e leve-o ao menos uma vez por ano ao veterinário para exames de rotina e atualização de vacinas. 

Quer aprender mais sobre o universo felino? Olha só quantos conteúdos incríveis você pode acessar:

Atualizado em 2021-07-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top