Estimativas revelam que uma pessoa que menstrua gasta cerca de 16 mil absorventes descartáveis ao longo da vida, itens que demoram mais de 100 anos para se decompor. E, com debates sobre o futuro do planeta, começam a surgir alternativas para tornar o período menstrual mais sustentável, como calcinhas absorventes e coletores menstruais.
Continue no texto para saber mais sobre os motivos de aposentar os materiais descartáveis e para conhecer as opções “lixo zero” disponíveis no mercado.
Por que aposentar os absorventes descartáveis?
Como já comentamos, essas opções produzem toneladas de lixo que não podem ser reciclados e que demoram pelo menos uma centena de anos para se decompor. E, com o aumento da temperatura da Terra, oceanos cerca de 40% mais ácidos e a quintuplicação dos números de desastres ambientais nos últimos 50 anos, precisamos (finalmente) começar a pensar e testar alternativas que diminuam o nosso impacto no planeta.
Além disso, o debate sobre o ciclo de vida desses materiais ainda indica um elevado consumo de energia para a produção dos componentes plásticos que constituem tanto suas versões internas quanto as externas.
Apesar dos absorventes descartáveis terem surgido como uma alternativa mais moderna, o que significou mais liberdade e praticidade para pessoas que menstruam, com o passar do tempo, foram descobertos impactos de sua utilização na saúde de pessoas usuárias.
Dentre os problemas, destacam-se: pouca ventilação da área, que pode gerar infecções; reações alérgicas aos materiais utilizados na fabricação; e, em casos mais graves, a Síndrome do Choque Tóxico.
Menstruação sustentável: conheça as opções
Apesar dos números chocantes e dos perigos, é possível tornar o período menstrual mais sustentável e seguro. Confira:
Coletor menstrual
Talvez a opção que tenha começado todo o debate atual sobre alternativas para uma menstruação sem tantos impactos, o coletor menstrual é produzido com silicone medicinal hipoalergiênico.
Ele pode ser utilizado por até 12 horas consecutivas, isso a depender do fluxo de cada pessoa, e tem um tempo de vida de cerca de 10 anos (quando bem cuidado!). Para melhorar, como ele retém o sangue já no canal vaginal, não existe o risco de ressecamento ou abafamento da vagina, o que diminui a possibilidade de infecções.
Apesar dessas vantagens, o método de utilização desse produto pode parecer complexo, o que faz com que algumas mulheres não se adaptem à modificação. Por isso, caso essa seja a sua escolha para uma menstruação com menos impacto, estude sobre dobras, período de adaptação e higienização desses materiais.
Como forma de começar essa pesquisa, recomendamos o vídeo da influenciadora Luiza Rossi, que apresenta 10 dicas básicas para começar a usar um coletor menstrual:
Existem infinitos modelos, tamanhos e variações de coletores no mercado. Por isso, na hora da compra, verifique as indicações e avaliações de usuários.
Absorventes de pano
Versão reutilizável dos absorventes descartáveis, essa opção é produzida com tecido de algodão ou fibra de bambu. Podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos, com modelos com ou sem abas e possuem vida útil de até 5 anos.
Assim como os coletores menstruais, a sua higienização pode demandar alguns cuidados especiais. Por isso, recomendamos o vídeo da cientista social e influenciadora Nátaly Neri:
Na hora da compra, não deixe de verificar o tamanho das peças e o material utilizado. Além disso, certifique-se de que você possui absorventes de pano suficientes para todo o ciclo:
Calcinha menstrual
Opção que tem conquistado cada vez mais adeptos, as calcinhas menstruais são produzidas com forro absorvente impermeável e antimicrobiano, que, além de conter o fluxo menstrual, ainda evitam manchas.
Na hora da compra, é importante ficar atento para o fluxo indicado (leve, moderado ou intenso), o modelo desejado e o tamanho do produto. Além disso, assim como para os absorventes reutilizáveis, é importante se certificar de que você possui calcinhas suficientes para todo o ciclo:
- Leia também: 12 marcas de shampoo vegano que você vai amar testar
Como essas são opções diferentes do usual, recomendamos que você teste algumas delas para identificar qual melhor se adapta ao seu gosto e fluxo menstrual. Em caso de dificuldade e problemas, consulte um ginecologista.
Agora, você conhece um pouco mais sobre os motivos para parar de usar absorventes descartáveis e já descobriu opções mais sustentáveis e seguras. Para ler mais conteúdos sobre beleza sustentável e autocuidado, confira a categoria de Beleza e bem-estar do Opiniões Certificadas!
Atualizado em 2024-11-02 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API