skip to Main Content
Máquina De Café De Cápsula

Melhores máquinas de café de cápsulas [+dicas de bebidas]

As máquinas de café de cápsulas são grandes aliadas na otimização do tempo. Para quem não dispensa um pretão durante o dia a dia, esses produtos acabam facilitando o preparo da bebida que, com poucos passos, fica pronta para ser consumida.

Quem pensa que essas máquinas são invenções recentes, dos anos 2000, está enganado. Os primeiros modelos foram produzidos lá na década de 1980 e eram bastante utilizados por baristas. Com o passar do tempo, elas foram se popularizando, tornando-se mais acessíveis e ganhando os lares dos brasileiros. 

Está interessado em uma dessas máquinas de café superpráticas? Continue a leitura do post em que selecionamos alguns modelos para você investir. 

O que são máquinas de café de cápsula?

As máquinas de café de cápsula são produtos que preparam o pretão de forma prática e rápida. O melhor de tudo é que você pode fazer bebidas sofisticadas em um apertar de botões sem sair de casa!

Esses equipamentos funcionam com pressão, o mesmo princípio que as máquinas de expresso. O produto é prático porque você não precisa se preocupar com a quantidade de grão de café, se ele é moído ou não, o tanto de água necessária e nem nada disso. 

Nas máquinas de café, a proporção do pó com a água já está pronta e, além disso, o líquido necessário para o preparo já sai do reservatório aquecido na temperatura correta. 

Com apenas um apertar de botões, a bebida já está feita e ideal para ser consumida. Já a cápsula usada é descartada sem fazer nenhuma sujeira.

As máquinas de café de cápsulas são ideais para espaços pequenos e rotinas apressadas.

Como escolher a máquina ideal

Com tantas opções de máquinas de cápsulas no mercado, é compreensível que os consumidores fiquem em dúvida de qual modelo investir. São produtos que possuem um preço não tão acessível e, por isso, é importante saber qual a melhor marca para você não se arrepender. 

Para escolher a máquina de café de cápsulas ideal, é importante levar em consideração o tamanho do espaço que você tem disponível para acomodá-la. Além disso, observe quantas xícaras ela faz por dia e qual a capacidade de litros de água que ela possui. 

Não se esqueça de ter em mente o quanto você pode investir nesse equipamento. Esse é um ponto primordial, já que é possível encontrar diversas máquinas com variados preços. 

Melhores máquinas de café de cápsulas

As principais marcas de cafés de cápsulas são da família Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações. Cada uma possui suas próprias especificidades e componentes, para saber qual a ideal, comparamos algumas características em comum desses modelos. Confira! 

Essenza Mini – Nespresso

PRÓSCONTRAS
Compacta, perfeita para espaços pequenosPossui um reservatório pequeno de água
Ótimo custo-benefícioNão prepara diversas bebidas, apenas o expresso
Cápsulas fáceis de encontrar

Para quem possui um espaço pequeno e compacto, a máquina Essenza Mini é uma ótima opção. Ela pode ser disposta perto de um filtro de água, micro-ondas ou qualquer espacinho que você tiver na cozinha ou no cantinho do café. 

O cantinho do café fica mais especial com uma máquina de cápsulas.

Além disso, a Essenza Mini não tem alavanca, ou seja, fica ainda menor se comparada com a irmã da mesma marca. Uma vantagem é que ela vem com desligamento automático. 

Um ponto negativo desse modelo é a baixa capacidade no reservatório, cerca de 600 ml. No entanto, isso não é um impedimento significativo, já que prepara um expresso de 40 ml ou um Lungo de 110 ml. 

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 600 ml, a voltagem de 127V ou 220V e potência de 1.330W. 

Nespresso Essenza Mini, Máquina de Café, 110V, Preto
  • Preparo automático de café espresso (40 ml) e café lungo (110 ml)
  • Compartimento para até 6 cápsulas usadas
  • Volume de café programável

Inissia Cream – Nespresso

PRÓSCONTRAS
Bom custo-benefícioPossui reservatório mediano
Diversas opções de cafés, como os Grand Crus e as marcas compatíveis com NespressoNão prepara diversas bebidas, apenas o expresso
Compacta
Pressão de 19 Bar

A Inissia Cream é uma referência nos modelos de máquinas de cafés de cápsulas e prepara dois tipos de expresso: o de 40 ml e o de 110 ml, também chamado de Lungo. Com armazenamento interno para descarte, é compacta e bastante prática. 

Uma das grandes desvantagens desse modelo é que ele não prepara diversos tipos de bebidas à base de café, apenas o expresso (nos dois tamanhos já mencionados). Apesar de encontrar variados sabores desse tipo de preparo, a sua experiência pode ser um pouco limitada. 

No entanto, caso você seja um grande apreciador dos expressos, essa, com certeza, é a opção mais indicada.

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 700 ml, a voltagem de 127V ou 220V e potência de 1.260W. 

Nespresso Inissia, Máquina de Café, 110V, Preto
  • Preparo automático de Café Espresso (40ml) e Café Lungo (110ml), 19 Bar de pressão para extração de cafés perfeitos, Reservatório de...
  • Compartimento para até 11 cápsulas usadas, modo de economia de energia programável, desligamento automático após 9 minutos sem uso
  • Volume de café programável, aquecimento em 30 segundos

Espresso Lov – Três Corações

PRÓSCONTRAS
Bom custo-benefícioPossui um reservatório mediano
Prepara multibebidasPouca variedade de cápsulas
CompactaPressão de 15 Bar
Dispositivo de higienização

A cafeteira Lov da Três Corações é uma máquina multibebidas, ou seja, prepara muito mais que um simples expresso. Além disso, outra importante característica é que esse produto é compatível com todas as cápsulas da marca (um ponto negativo é que a Três Corações não possui tantas opções de sabores). 

O reservatório de água é de 950 ml, ideal para ambientes compactos e com pouco espaço. O design é elegante e minimalista, inspirado em um grão de café. De acordo com a fabricante, a Lov possui uma extração silenciosa e conta com um dispositivo próprio para a higienização. 

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 950 ml, a voltagem de 127V ou 220V e potência de 1.250W. 

Cafeteira Espresso, Lov, 110V, Carbono, Três Corações
  • Solução multibebidas: são mais de 35 variedades de bebidas, cafés espressos, cafés filtrados, cappuccinos, chocolatto, chás 100%...
  • Máquina automática e multipressão: seus botões, possuem a dosagem de água e pressão ideal para cada tipo de bebida - 50, 80 e 100ml....
  • Bebidas em uma só cápsula: de café espresso ao cappuccino, apenas uma cápsula para preparar sua bebida favorita.

Espresso Modo – Três Corações

PRÓSCONTRAS
Bom custo-benefícioNão é compacta
Prepara multibebidas, inclusive chásPouca variedade de cápsulas
Faz bebidas geladasPressão de 15 Bar
Possui um bom reservatório
Dispositivo de limpeza

A máquina Espresso Modo das Três Corações é uma das que possuem uma avaliação mais positiva. Ela prepara mais de 35 variedades de bebidas, desde cafés expressos até chocolattos e chás. 

Por ter um reservatório grande de água, esse equipamento é mais robusto e precisa de um espaço maior para ser disposto. Dessa forma, cozinhas e ambientes compactos podem não ser a melhor opção para a Espresso Modo. 

Máquinas de café de cápsulas: é possível encontrar cápsulas de diversas bebidas que podem ser preparadas quentes ou frias.

Essa máquina é compatível com todas as cápsulas da Três Corações e até conta com um descarte interno para as já utilizadas. Outra vantagem é o dispositivo de higienização, que limpa o aparelho pela retrolavagem. 

Um ponto negativo, além do tamanho, é que ela tem um apoio muito estreito, o que não permite que sejam colocados copos altos e canecas robustas

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 1.200 ml, a voltagem de 110V ou 220V e potência de 1.050W ou 950W. 

Cafeteira Espresso, Modo, 220V, Vermelha, Tres, 3 Corações
  • Solução Multibebidas: São mais de 35 variedades de bebidas, cafés espressos, cafés filtrados, cappuccinos, chocolatto, chás 100%...
  • Máquina Automática e Multipressão: Seus botões, possuem a dosagem de água e pressão ideal para cada tipo de bebida - 50, 80 e 100ml....
  • Bebidas em uma só Cápsula: De café espresso ao cappuccino, apenas uma cápsula para preparar sua bebida favorita.

Expresso Nescafé Lumio – Dolce Gusto

PRÓSCONTRAS
CompactaCusto
Prepara multibebidas, inclusive chásPoucas variedades de expressos 
Faz bebidas geladasPressão de 15 Bar
Design
Possui um bom reservatório

Essa cafeteira da Dolce Gusto tem tudo o que a gente mais gosta: é bonita, compacta e eficiente. Por ser multibebidas, possui uma gama muito grande de preparos, porém todas as cápsulas precisam ser da própria marca, já que não há outras compatíveis no mercado. 

Uma das vantagens é que, por ser compacta, ela pode ficar disposta em qualquer espaço, desde escritório até em casa. Por preparar bebidas quentes e frias, é um camaleão que se adapta ao seu estilo de vida muito fácil e rápido. 

Outro ponto positivo é que os preparos que precisam utilizar leite já vêm com cápsulas próprias com uma forma prensada desse laticínio, ou seja, você não precisa acrescentar nada depois. 

Além disso, a Lumio conta com o display touch, permitindo que você possa escolher a quantidade de bebida desejada. É possível fazer expresso de até 300 ml!

Para aqueles que querem fazer bebidas diferentes, fugir dos expressos e estão dispostos a investir, essa é uma boa opção. 

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 1.000 ml, a voltagem de 110V ou 220V e potência de 1.050W. 

Nescafé Dolce Gusto Lumio, Arno, DGL0, Preta
  • Multibebidas: São mais de 20 bebidas diferentes quentes e frias.
  • Novo porta cápsula: Mais seguro e limpo: bloqueia a cápsula para não sair do porta cápsula e evita que água quente escorra. Fácil de...
  • Desligamento automático: Após 5 minutos de inutilidade a máquina desliga automaticamente.

Genio S Plus – Dolce Gusto

PRÓSCONTRAS
CompactaCusto
Prepara multibebidas, inclusive chásPoucas variedades de expressos 
Faz bebidas geladasPressão de 15 Bar
Possui um bom reservatório

O modelo Genio S Plus é muito parecido com o anterior, porém com algumas especificidades como, por exemplo, o controle de temperatura. São quatro estágios, desde “ambiente” até “muito quente”, para deixar a bebida do jeito que você gosta.

Além disso, com o expresso boost, é possível ter um preparo ainda mais concentrado, perfeito para quem gosta de uma bebida potente. Outra vantagem do Genio S Plus é a função de limpeza, que avisa a hora de limpar os vestígios de sujeira, fazendo com que a máquina dure por mais tempo. 

Com design moderno e minimalista, a máquina é compacta e elegante, sendo perfeita para ser disposta em qualquer lugar. 

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 1.000 ml, a voltagem de 110V ou 220V e potência de 1.050W. 

Arno Cafeteira Espresso Nescafé Dolce Gusto Genio S Plus DGS2, Preta
  • É multi-bebidas
  • Função XL: prepare um extra longo com +30ml de bebida com um só clique.
  • Função limpeza: Avisa a hora de limpar vestígios de café, leite e chocolate das partes internas garantindo que sua máquina fique sempre...

Mini Me – Dolce Gusto

PRÓSCONTRAS
CompactaReservatório pequeno
Prepara multibebidas, inclusive chásPouca compatibilidade de cápsulas
Faz bebidas geladasPressão de 15 Bar
Custo

A Mini Me da Dolce Gusto é uma das cafeteiras mais populares do mercado. Isso acontece por dois fatores: o primeiro é porque ela é uma das pioneiras do segmento no Brasil; e segundo, devido ao preço, já que ela é uma das melhores opções custo-benefício. 

Sendo escolhida por muitos consumidores como uma das melhores máquinas de café de cápsula, não é à toa que esse é o modelo mais presente na casa dos brasileiros. Ela é bem compacta – cabe em qualquer cantinho –, prepara uma grande variedade de bebidas (inclusive geladas), possui o dispositivo ECO – que desliga a cafeteira depois de cinco minutos inativa – e comporta copos e xícaras de todos os tamanhos. 

Um ponto negativo é que a Mini Me possui um reservatório capaz de armazenar apenas 800 ml de água, o que não é tão ruim assim, já que faz até cerca de 20 xícaras de expresso por vez. 

Essa máquina tem capacidade do reservatório de água de 800 ml, a voltagem de 110V ou 220V e potência de 1.500W. 

Nescafé Dolce Gusto Mini Me Arno Nescafé Dolce Gusto Mini Me Verm Dmm6 Vermelha 110v
  • Automática: basta selecionar nível de água e temperatura
  • Sistema de cápsulas: sua bebida preferida na temperatura e na cremosidade perfeita. São mais de 20 bebidas diferentes!
  • Reservatório de água: com capacidade para 800 ml

São várias as opções de máquinas disponíveis no mercado, diversas em tamanhos, preços e funcionalidades. Com certeza, alguma irá preencher seus requisitos. 

Na minha opinião, os produtos da Nespresso são ideais para quem curte café expresso; já para aqueles que preferem outras bebidas, as da Dolce Gusto e Três Corações são as mais indicadas.

Preparos para fazer com cápsulas de café

Com a sua máquina de café de cápsula escolhida, você consegue preparar diversas receitas com essas bebidas. Confira algumas ideias. 

Affogato para fazer na Nespresso

Affogatto
O Affogato é uma receita simples mas deliciosa.

Ingredientes:

  • 1 cápsula de Master Origin Nicaragua
  • 1 bola de sorvete de baunilha
  • 1 xícara de Cappuccino ou um copo alto 

Modo de preparo

Para esse preparo, tudo o que você precisa fazer é colocar a bola de sorvete no fundo do copo e preparar o seu expresso Master Origin por cima. 

Está pronta a receita e já pode ser saboreada. 

Café Au Lait e Laranja com Dolce Gusto

É possível incrementar o gosto do café com cítricos. Imagem: reprodução/Nestlé

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 cápsula de Nescafé Dolce Gusto Café Au Lait
  • ½ colher (chá) de raspas da casca de laranja
  • Um copo alto

Modo de preparo

Para essa receita, você precisará colocar o creme de leite nas laterais do copo para decoração. Depois prepare o seu Café Au Lait de acordo com as instruções da embalagem. 

Na sequência, polvilhe as raspas de laranja e sirva a bebida pronta. 

Essas são algumas das receitas possíveis de serem feitas com as máquinas de café de cápsulas. Esses equipamentos são muito práticos e possibilitam uma grande variedade de preparos para quem não vive sem um pretão. 

Caso você deseje conhecer mais sobre receitas, preparos e utensílios de cozinha, não deixe de conferir outros conteúdos relacionados do Opiniões Certificadas. Nos vemos lá!

Atualizado em 2021-08-03 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top