skip to Main Content
Capa Do Post

Amigo Secreto Literário [2021]

Aqui no site, tivemos uma experiência com amigo secreto no ano passado e, desta vez, repetimos. Já dá para chamar de tradição? De qualquer forma, estamos aqui para compartilhar e registrar esse momento.

Os meses de 2021 marcaram um novo ciclo na pandemia de COVID-19 que se iniciou em março do ano anterior. As vacinas chegaram ao Brasil e as curvas de contágio e, principalmente, de hospitalizações, começaram a cair.

Aos poucos, as atividades voltaram a um ritmo um pouco mais parecido com o que era antes de tudo isso. Mesmo assim, ainda é preciso cuidado, especialmente por causa das variantes e da aparente estagnação nas vacinações.

Novamente, o amigo secreto literário de Opiniões Certificadas foi realizado com o auxílio de ferramentas digitais. Desta vez, porém, a revelação aconteceu de forma híbrida, com parte da equipe se reunindo presencialmente.

Para finalizar esta introdução, ficam os votos para um fim de ano com paz e tranquilidade, na medida do possível. Agora, você confere as indicações dos livros que figuraram entre os presentes trocados pelos redatores. 

Boas leituras e até o ano que vem!

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

(presente dado pela Majú)

O livro escolhido para presentear minha amiga secreta, a Fer, foi Mulherzinhas (Little Women, no original). Além do título, que me gerou bastante curiosidade por se tratar do feminino com certo deboche, a escolha foi feita porque o livro também estava na lista de desejos dela do ano passado. 

Fiquei ainda mais curiosa para ler quando, ao revelar o presente, ela comentou que o livro aparecia em Friends (é aquele que Rachel recomenda para o Joey na 3º temporada, no 13º episódio – sim, fui buscar). Até ela dizer, não tinha me ligado e gostei demais de lembrar disso.

Mulherzinhas é um romance semi-biográfico que formou muitas mulheres por aí. Ele conta a história das irmãs March, mais precisamente o dia a dia de Meg, Beth, Amy e Jo que estão crescendo e descobrindo o mundo. 

Em algumas resenhas, vi que “a história não envelheceu bem”, principalmente por possuir uma moral cristã. Ainda assim, não podemos diminuir o grande feito de Louisa, que deu importância e fez brilhar, até hoje, a vida cotidiana das mulheres da época.

Para minha amiga secreta, que além de uma grande mulher, é pesquisadora e feminista, acredito que o livro vai ser mais um material incrível a ser compreendido e analisado. Bom demais estar cercada de Mulherzinhas!

Mulherzinhas
  • Alcott, Louisa May (Author)

A Cachorra, de Pilar Quintana

(presente dado pela Fernanda)

Uma história repleta de quebras de padrões, com personagens fortes e enredos de tirar o folego. No livro A Cachorra, um dos desejos da minha amiga secreta literária, é possível encontrar tudo isso e muito mais. 

Da escritora colombiana Pilar Quintana, esse romance retratada as sensações da maternidade de uma forma inovadora e nada tradicional, nos fazendo questionar esse amor que, de acordo com o imaginário popular, é incondicional.

Em A Cachorra, acompanhamos a história de Damaris, uma mulher que sempre teve o sonho de se tornar mãe, mas nunca conseguiu esse feito. Para suprir essa necessidade, ela adota uma cadela filhote da vizinha e cuida dela como se fosse sua filha. No entanto, esse animal começa a ter comportamentos que a tutora não aprova, colocando em cheque essa relação.

A história atinge o clímax quando a cachorra acaba engravidando, um sonho de Damaris, que acaba ainda mais ressentida. Ao decorrer da história vemos o carinho e o amor da maternidade se transformando em raiva e desapontamento, mostrando um outro lado do que significa ser mãe.

Esse é um livro repleto de reflexões acerca do que conhecemos sobre os relacionamentos modernos e as mulheres. Perfeito para a minha amiga secreta que adora questionar e está em busca de uma sociedade melhor e mais igualitária.

Desconto
A Cachorra
  • Quintana, Pilar (Author)
  • 160 Pages - 11/10/2020 (Publication Date) - Intrínseca (Publisher)

Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan: Vol. 1, de Marco Antonio Coutinho Jorge

(presente dado pela Raquel)

Este ano, fui surpreendida com a lista de desejos do meu amigo secreto que, entre os três títulos que ele gostaria de ganhar, tinha o volume Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan, escrito por um dos nomes mais importantes da área no Brasil, o médico psiquiatra Marco Antonio Coutinho Jorge. 

O título é focado na clínica da fantasia por meio de análises de filmes, contos, poesias e outras produções que, de alguma forma, usam a fantasia como forma de expressão. Mas não só a Arte inspira a obra, como acontecimentos cotidianos. 

Como o próprio nome indica, é um livro para conhecer e compreender fundamentos, o que pode ser uma ótima pedida para os fãs, estudantes e profissionais da psicanálise. 

O Caso Evandro, de Ivan Mizanzuk

(presente dado pelo Beto)

A escolha pelo livro O Caso Evandro: sete acusados, duas polícias, o corpo e uma trama diabólica, de Ivan Mizanzuk, foi fácil: meu amigo secreto é completamente fascinado pela história, contada pelo próprio autor, primeiro, no podcast “Projeto Humanos”.

Tudo começa quando Evandro Ramos Caetano, um menino de seis anos morador de Guaratuba, cidade litorânea do Paraná, desaparece. O ano era 1992, década marcada por esse tipo de crime. Em meio a todo um enredo político-religioso que só uma cidade pequena do Paraná nos anos 90 é capaz de oferecer, os fatos, pouco a pouco, vão sendo descobertos, mas longe de uma resolução: estaria Evandro vivo? Ele teria sido usado como oferenda? Se perdeu pela região?

É uma obra que mostra as profundezas da política regional, os preconceitos – velados ou não – pelas religiões afro-brasileiras, a precariedade e falta de capacitação de alguns núcleos da polícia, mas também sobre família, afeto e saudade.

Espero que meu amigo fique ainda mais imerso nessa obra (e que ele me empreste depois). 

Desconto
O Caso Evandro: Sete acusados, duas polícias, o corpo e uma trama diabólica
  • Mizanzuk, Ivan (Author)
  • 448 Pages - 06/14/2021 (Publication Date) - HarperCollins (Publisher)

É sempre a hora da nossa morte amém, de Mariana Salomão Carrara

(presente dado pelo André Martins)

Uma personagem que vive em um asilo tenta reconstruir suas memórias, com a ajuda de uma assistente social que a visita e anota suas histórias – que nem sempre soam coerentes, e muitas vezes divergem entre si.

O livro toca em temas cotidianos, mas que abrem margem para reflexões profundas sobre a vida, as relações humanas e a história do Brasil. A autora, Mariana Salomão Carrara, é uma escritora brasileira contemporânea.

Desconto
É sempre a hora da nossa morte amém
  • Salomão Carrara, Mariana (Author)
  • 480 Pages - 08/25/2021 (Publication Date) - Editora Nós (Publisher)

A escolha deste livro como presente foi, por si só, uma história interessante. Meu amigo secreto colocou essa obra em sua lista em parte por influência de outra participante, que, inclusive, tem uma ótima resenha em seu canal do YouTube.

Espero que o Luiz FIlipe goste da leitura. E obrigado à Analu pela ajuda 🙂

Trilogia do Adeus, de João Anzanello Carrascoza

(presente dado pelo Luiz Filipe)

Escolhi a Trilogia do Adeus, de João Anzanello Carrascoza, como presente para a minha amiga secreta, a Carol.

Embora não tenha lido os livros, o enredo me chamou a atenção logo de cara. Cada um deles é escrito sob a perspectiva de um personagem e a história trata das relações e vínculos entre pais e filhos.

Como pano de fundo, há a ausência e o desejo de superá-la, por meio de relatos escritos e de uma ideia de legado. Acredito que sejam obras que ajudem a pensar em como a memória, a presença e a falta são inerentes à existência.

Desconto
Trilogia do adeus
  • Carrascoza, João Anzanello (Author)
  • 400 Pages - 03/14/2017 (Publication Date) - Alfaguara (Publisher)

Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o Brasil, de Lula a Bolsonaro, de Eliane Brum

(presente dado pela Carol)

O escritor Gabriel García Márquez dizia que “o jornalismo é a melhor profissão do mundo”. E foi essa a profissão que eu escolhi para a minha vida. Ainda que, hoje em dia, eu esteja atuando como produtora de conteúdo em uma agência de marketing, a paixão pela informação segue fazendo meu coração pulsar mais forte.

Por isso, para presentear a minha amiga secreta de 2021, a Carla, que também carrega o jornalismo na veia, não poderia deixar de escolher Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o Brasil, de Lula a Bolsonaro – obra escrita por uma das profissionais da área que eu mais admiro: a jornalista, escritora e documentarista brasileira Eliane Brum.

Nele, a autora vai em busca de recuperar um processo que é marcado por rupturas e continuidades. A partir de reportagens e artigos de opinião escritos nos últimos anos na coluna que possui no jornal El País, reunidas nesse livro, ela relata desde as “mudanças objetivas, mas também as subjetivas, às vezes mais determinantes — da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a alcançar o poder, aos primeiros cem dias do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro”.

Tudo isso tendo como centro a Amazônia, violentada por governos de esquerda e direita. Espero que a Carla aprecie a leitura!

Desconto
Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro
  • Brum, Eliane (Author)
  • 304 Pages - 10/21/2019 (Publication Date) - Arquipélago Editorial (Publisher)

Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo, de David Foster Wallace

(presente dado pela Carla)

A lista de presentes do meu amigo secreto, o Bernardo, teve uma ótima definição feita por ele mesmo: “pós-moderna”. Dos cinco títulos, escolhi Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo, de David Foster Wallace. Depois, na revelação, descobri que esse era o que ele mais queria ler – fiquei feliz por ter acertado!

Para quem não conhece o Ber, ele sempre tem as melhores histórias para contar, a maioria envolvendo algum caso de família, e talvez a mais famosa das nossas reuniões semanais de departamento seja a do Papai Noel bêbado, mas isso fica para outro dia. hehehe

Ficando longe é uma reunião de três reportagens de Wallace, escritor, repórter e professor americano, conhecido pelo seu tom curioso, irônico e bem-humorado, capaz de deixar interessante qualquer história (vem daí o link com o Bernardo). 

Um dos artigos mais incríveis de Wallace é “Pense na lagosta”, sobre uma feira de gastronomia no Maine (EUA), que esbarra em questões ético-gastronômicas, em que ele acaba refletindo sobre a forma de preparo da lagosta, que é jogada viva na água fervente. “É certo ferver viva uma criatura senciente para nosso mero prazer gustativo?”, pergunta Wallace.

Se você se interessou pelo artigo, pode clicar aqui para ler gratuitamente. Se quiser conhecer mais a obra de Wallace, pode conferir e comprar o título na Amazon. 

Desconto
Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo
  • Wallace, David Foster (Author)
  • 312 Pages - 10/10/2012 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

O mundo desdobrável: Ensaios para depois do fim, de Carola Saavedra 

(presente dado pelo Bernardo)

Eu sinto muito por quem odeia participar de Amigo Secreto, mas eu sou declaradamente um fã. Nem mesmo nas vezes em que ganhei um kit de sabonetes ou um CD de uma banda que não gosto, não posso dizer que não me diverti. 

Como apreciador da brincadeira, posso dizer que no Opiniões Certificadas ela é ainda mais gostosa. Primeiro porque somos bons amigos, o que elimina um pouco aquela preocupação sobre quem você tirou ou quem vai te tirar. 

Além disso, todos fazemos listas virtuais de presentes, e visitar as escolhas de outra pessoa é sempre muito bom – quase uma versão pós-moderna de avistar a estante da casa de alguém e ficar imaginando do que se tratam todos aqueles livros.

Nesse ano, eu tirei a Vanessa. Além de ser notadamente uma leitora assídua, ela é militante política e recentemente escreveu um livro sobre apagamento de mulheres na literatura. Quando vi a lista dela, encontrei muitas obras que eu não conhecia, e fiz a escolha com muito carinho pensando em todas essas características.

Li a sinopse de cada um dos livros e fui eliminando até chegar aos finalistas (bem semelhante às dinâmicas que fazemos nas reuniões de fechamento semanal no departamento). Por fim, o presente escolhido foi O mundo desdobrável: Ensaios para depois do fim, de Carola Saavedra.

Pelo que pude pesquisar, a autora chilena-brasileira trata dos mais variados temas e faz referências a grandes escritoras para debater o papel da literatura no “mundo desdobrável” em que vivemos. Adorei a temática e resolvi optar por esse.

No dia da revelação, ainda descobri que esse era o último volume que faltava para ela completar essa coleção de livros, então acredito que realmente tenha feito a escolha certa. Espero que ela goste da leitura!

Desconto
O mundo desdobrável: Ensaios para depois do fim: 4
  • Saavedra, Carola (Author)
  • 216 Pages - 07/15/2021 (Publication Date) - Relicário (Publisher)

Reino transcendente, de Yaa Gyasi

(presente dado pela Vanessa)

Tirar a Analu no amigo secreto foi quase como escolher um livro para a minha estante fora de casa. Isso porque nossa amizade (que existe desde 2018) sempre foi marcada por noites de leitura regadas de batata frita, empréstimos de obras e bichices. A surpresa, porém, foi encontrar na lista dela o novo livro da Yaa Gyasi, que eu nem sabia que já havia sido traduzido. 

Conheci a escritora ganesa justamente por causa da Analu, que gostou tanto da leitura de O caminho de casa que tornou (para mim, outras amigas e seguidores do canal) quase impossível não deixar nossa longa lista de leitura de lado e pegar imediatamente o calhamaço sobre a diáspora africana e as irmãs Effia e Esi. 

Assim, mesmo com livros tão interessantes para a minha escolha e sem saber nada além da sinopse, Reino transcendente se tornou a opção perfeita.

Reino transcendente
  • Gyasi, Yaa (Author)

Também um retrato familiar, neste romance conhecemos Gifty, uma estudante de doutorado em neurociência que precisa lidar com os traumas e sequelas de ver alguém que você ama se perder no vício, além do peso do racismo e da solidão da imigração.  

Para saber mais sobre Yaa Gyasi e sua escrita, deixo com vocês as palavras e a emoção da própria Analu:

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery

(presente dado pela Analu)

Quando entrei pela primeira vez na lista da Suzana e não encontrei nada que já houvesse lido, pensei logo que Anne de Green Gables seria uma boa ideia. Também tenho o livro na minha estante sem ter lido ainda — e fico postergando justamente por saber que vai ser uma leitura que vai trazer muito quentinho no coração. 

Um livro infanto-juvenil é sempre um presente para renovarmos nossos ânimos, e assim como isso é algo que desejo para mim, também passei a desejar rapidamente para minha amiga secreta. 

Além de tudo, a edição que ela escolheu para colocar na lista é um objeto-livro belíssimo, que já funciona também como um afago para os olhos.

Tenho certeza que esse clássico, que atravessou gerações, vai marcar o coração da minha amiga secreta também.

Desconto
Anne de Green Gables
  • Maud Montgomery, Lucy (Author)
  • 352 Pages - 07/14/2021 (Publication Date) - Principis (Publisher)

Por um feminismo afro-latino-americano, de Lélia Gonzalez

(presente dado pela Suzana)

Quando vi a lista de desejos da minha amiga secreta, tudo o que conseguia pensar era “esses títulos são a cara da Majú!”, no melhor dos sentidos. Livros com temáticas necessárias, sob o ponto de vista de minorias.

Minha escolha ficou com Por um feminismo afro-latino-americano, de Lélia Gonzalez por se tratar de uma autora brasileira, militante do movimento negro, feminista, professora, antropóloga, filósofa e mulher. Afinal, precisamos ler mulheres, ouvir mulheres, dar voz às mulheres.

Além disso, a interseccionalidade do livro me atraiu muito e foi o que me fez acreditar que essa seria uma boa escolha para a Majú, que é empática, forte e consciente.

Por um feminismo afro-latino-americano é uma coletânea de textos produzidos por Lélia entre 1979 e 1994, e organizados por Flavia Rios e Márcia Lima. A autora trata a temática de maneira polifônica, interseccional, atravessando as ciências sociais, a psicanálise, a filosofia e o candomblé. Uma obra nacional irreverente para quem quer conhecer o feminismo sob um olhar latino-americano, brasileiro e descolonizado.

Autores do texto:

Analu Bussular

Carla Guedes

Caroline Luz

Fernanda Fukushima

Majú Dias

Raquel Siqueira

Suzana Frare

Vanessa Pessoa

Bernardo Gasino

João Roberto

Luiz Filipe

Martins

Atualizado em 2022-06-25 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

André Martins

Entusiasta de pautas tecnológicas, dos teclados mecânicos aos bitcoins. Aspirante a programador e acumulador de periféricos de computador.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top