skip to Main Content
Como Decorar árvore De Natal

Como decorar árvore de natal: dicas e truques fáceis para testar!

O final do ano está chegando, e com ele aquela belíssima tradição de tirar os enfeites natalinos do armário, reunir a família no sábado e adornar toda a casa, deixando-a pronta para a melhor época. Bolinhas coloridas de um lado, festões de outro, piscas-piscas embolados… quem nunca se viu nessa confusão de ornamentos, que atire a primeira pedra! 

Se depois de remover todos os enfeites da caixa você ficou sentindo um desespero enorme, porque não consegue pensar em como combinar o acúmulo de diversos anos de adornos, não se preocupe. Preparei algumas dicas e truques muito fáceis para você aprender a como decorar árvore de natal, deixando-a com cara de profissional. 

Continue a leitura do post e aprenda a deixar seu pinheiro repleto do espírito natalino que vai fazer com que até o Papai Noel fique de barba arrepiada!

Primeiros passos

Antes de efetivamente colocar a mão na massa e sair decorando sua árvore de natal, existem alguns pontos que você precisa levar em consideração. É importante se atentar em questões que vão desde orçamento e espaço até estilo e harmonização. 

Orçamento para decoração

Caso você não tenha nenhuma árvore ou enfeites e vá adquirir esses adornos, é importante estabelecer um orçamento antes. Em época de natal, é bastante comum que esses adereços fiquem mais caros e exijam um investimento maior, por isso, uma boa dica é ir economizando ao longo do ano para conseguir comprar bons produtos. 

Outra dica é analisar qual será o tipo de decoração que você irá apostar: básica, média ou superelaborada? Dependendo de qual for a resposta, é possível determinar a quantidade de orçamento necessária. 

Se você quer economizar, mas mesmo assim não quer abrir mão de rechear a árvore com adornos, pode escolher uma árvore menor que, consequentemente, precisará de menos enfeites e, dessa forma, todo mundo sai ganhando. 

Tamanho da árvore

Dito isso, vamos a outro ponto que você precisa levar em consideração: o tamanho da árvore de natal. É importante escolher esse produto conforme o espaço que você tem em casa. Salas espaçosas requerem modelos maiores; já os ambientes pequenos precisam dos pinheiros compactos que possam ser colocados em cima de algum móvel. 

Considere o diâmetro e altura da árvore. Não se esqueça de medir também o espaço em que ela será colocada. Depois é só fazer uma conta rápida e determinar qual o melhor modelo de pinheiro para seu lar. 

É importante medir os ambientes para saber qual opção de árvore de natal investir. Dessa forma, o espaço fica harmônico e aconchegante. 

Lembre-se que esse passo é muito importante para criar uma sala aconchegante e um espaço com o clima confortável de natal. Afinal, se colocar uma árvore muito grande em um ambiente pequeno, ela irá sobrecarregar o lugar. E, ao contrário, se for uma pequena colocada em um local amplo, irá sumir e perder toda a magia que tanto buscamos. 

Inspiração para decoração

Depois de ter escolhido o orçamento e a árvore, é importante saber qual seu estilo de decoração preferido e qual direção você quer tomar. Existem enfeites dos mais variados tipos e das mais diversas cores. A inspiração é um ótimo passo para você definir essas questões e acabar com uma árvore de natal linda e harmoniosa. 

Você pode escolher o estilo tradicional, manter o vermelho e dourado com as clássicas bolas, laços e estrelas. Caso você queira fazer uma decoração temática, também é possível. Há a possibilidade de se inspirar em personagens natalinos ou outros do mundo animado

Produtos que você precisa ter

Para montar uma árvore de natal bonita e harmoniosa, selecionamos alguns produtos que você pode investir. Confira quais são!

Árvore de natal

As árvores de natal fazem parte de uma tradição bem antiga, há pesquisas que comprovam sua existência desde 1500. Os pinheiros, geralmente, eram uma decoração essencial das comemorações pagãs no solstício de inverno, já que representavam a vitória da vida sobre a morte. 

A árvore de natal é uma tradição antiga, mas nem sempre era disposta do jeito que decoramos atualmente.

No entanto, a vinda dessa tradição para a modernidade diferiu em cada região do mundo. Portanto, ela representa um símbolo diferente para cada país. No Brasil, as árvores de natal expressam paz, alegria e esperança. 

Sendo assim, elas são as peças centrais do período natalino e precisam compor a decoração para que a casa fique completa. Existem vários tipos de árvores de natal: geralmente, em forma de pinheiro, mas de diversos tamanhos, cores e materiais. 

A mais tradicional e a escolha segura é a árvore de um metro e meio na cor verde-floresta. Por ter um tamanho razoável, esse modelo se adapta bem a diversos tamanhos de ambientes e, por ter uma coloração neutra, é mais fácil de harmonizar a decoração nesse produto. 

Cordão de luzes

O cordão de luzes ou pisca-pisca é um dos enfeites mais tradicionais do natal. Esse adorno simboliza a luz, ou seja, a iluminação do caminho certo, do renascimento de um novo período e boas energias. 

É com o cordão de luzes que sua decoração de natal fica ainda mais aconchegante e com aquele ar de espírito natalino, por isso, esse é um enfeite essencial para se ter na árvore. Existem diversas cores, com efeitos variados e formatos diferentes. O importante é escolher um que mais se adapte ao estilo que você está buscando. 

Uma boa dica é apostar nos piscas-piscas que são de bateria ou de pilhas, em que você pode dispor a árvore de natal em qualquer lugar e não precisa depender de uma tomada por perto.

Fitas

As fitas são ótimos enfeites para a decoração da árvore de natal. Por serem versáteis, elas podem se transformar em laços, figuras natalinas e, até mesmo, podem ser dispostas de forma a se enrolarem no pinheiro, dando mais profundidade e dinamismo. 

As fitas natalinas são facilmente encontradas nas mais diversas formas, desde as simples de cor sólida, como vermelho e verde, até as elaboradas, com fios em dourado metálico e desenhos complexos. 

É importante escolher as fitas de acordo com a decoração que você tem em mente, afinal, elas precisam harmonizar com toda a árvore de natal. 

5 rolos de fita de inverno impressa de 25 m 3/8 polegadas, fitas de tecido de cetim de gorgorão, faça você mesmo, laços de cabelo para costura, embrulho de presente, fita de Natal, acessórios de festa, artigos de artesanato
  • Fita de cetim de tecido de Natal com padrões impressos, crie uma forte atmosfera de Natal e um Feliz Natal para você com antecedência.
  • Perfeito para arcos de cabelo, korders, grampos de cabelo, faixas de cabelo, decoração floral, álbuns, acessórios artesanais...
  • Ótimo para embrulho de presente, decoração de casamento/festa, aplicações de costura, artesanato, casamentos, arranjos de flores,...

Laços

Para quem prefere investir em laços já prontos, ao invés de fazê-los com a fita, existem diversas opções que também são superválidas. Desde os menores até os maiores, é importante investir nesse enfeite, já que ele pode deixar a árvore de natal muito mais bonita e dinâmica. 

Aposte em laços diferentes com cores que harmonizam entre si e que completam sua decoração, dessa forma, não tem como errar na escolha. 

BESTOYARD 12 peças de enfeites decorativos para pendurar na árvore de Natal com laço de veludo e laço de Natal
BESTOYARD 12 peças de enfeites decorativos para pendurar na árvore de Natal com laço de veludo e laço de Natal
Delicados e doces laços de veludo para pendurar, muito bonitos e atraentes.; Tamanho (C x L): cerca de 5 x 6 cm.
R$ 40,19

Bolinhas

É tradição decorar os pinheiros de natal com bolas coloridas. Esse enfeite representa os frutos das árvores que, inicialmente, eram a principal decoração desse símbolo natalino. Geralmente, na antiguidade, os enfeites eram feitos de coisas encontradas na natureza, como flores, bolotas, sementes etc.

A mudança da fruta para o objeto decorativo se deve ao fato de que, de acordo com uma lenda, quando em um ano não havia pomos, os artesões faziam bolas de vidro para as imitar. Assim, surgiu essa tradição. 

As bolinhas como conhecemos hoje podem ser encontradas em diversos materiais e de variadas cores e estilos. Para montar sua decoração de natal perfeita, você precisa de diferentes tamanhos e tonalidades, para dar mais dinamismo e profundidade à árvore. 

Se for partir para uma decoração tradicional, por exemplo, escolha as bolas nas cores vermelho e dourado e mescle as menores com as maiores de ambas as tonalidades.

Papai Noel

O Papai Noel é a figura mais icônica do Natal. O bom velhinho teve origem também na antiguidade e foi inspirado em um bispo chamado Nicolau. Segundo uma lenda, esse homem jogava moedas de ouro nas chaminés das casas das pessoas mais vulneráveis e, por isso, foi reconhecido pela igreja como santo (por isso, em inglês, fica Santa Claus).

A forma atual do Papai Noel, um velhinho de barba branca, é originária dos Estados Unidos e se espalhou ao redor do mundo como símbolo do natal. 

Portanto, para deixar sua árvore ainda mais festiva, invista em decorações que representem o Papai Noel — pode ser em miniatura, para não ocupar tanto espaço.

Kit Enfeite Para Árvore 6 Peças Boneco De Neve, Papai Noel e Rena 16cm - Riomaster
  • Kit Enfeite Para Árvore 6 Peças Boneco De Neve, Papai Noel e Rena 16cm - Riomaster

Saia para árvore de natal

Por fim, uma última decoração que você precisa ter para enfeitar sua árvore de natal é a saia. Esse tecido encobre os pés do pinheiro, deixando um acabamento mais limpo e sofisticado para seu ambiente. 

Existem muitos modelos de diversas cores, o importante é escolher um que harmonize com o restante da decoração. 

Como montar a árvore de natal

Com todos os itens de decoração escolhidos está na hora de colocá-los na árvore de natal. Para que tudo fique harmônico, alguns passos precisam ser seguidos. Primeiro, é essencial que você coloque o pinheiro em um lugar estratégico. Ele pode ser disposto em um canto da sala para que não ocupe tanto espaço. 

Deixe a árvore de natal em um lugar que não irá atrapalhar outras decorações.

Depois, é necessário abrir os galhos da árvore de natal. Deixe-a o mais volumosa e fofa possível, é esse passo que trará aquele efeito de um pinheiro cheio e bem distribuído. Com isso pronto, é hora de acrescentar as fitas — tanto dos piscas-piscas quanto as decorativas. Enrole por toda a árvore e lembre-se de passar por todos os galhos. 

Comece a decorar sempre de cima para baixo. Ocasionalmente, dê um passo para trás e veja o panorama geral da árvore. Isso te ajudará a observar os pontos em que estão faltando adornos e quais os que estão com enfeites muito próximos. 

Na sequência, pegue os adereços maiores, tanto as bolinhas quanto outros penduricados. Vá dispondo esses objetos seguindo as pontas de um losango – pode parecer um truque bobo, porém a simetria é essencial para que a árvore fique harmônica e traga um bom visual.

Depois, com os objetos pequenos, vá colocando-os nos espaços vazios (no meio do losango, por exemplo, é onde você encontrará mais espaço). Dessa forma, sua árvore vai tomando forma e ficando cada vez mais linda. 

Com essas dicas de decoração para árvore de natal, tenho certeza de que você fará um bom trabalho e deixará sua comemoração ainda mais mágica e aconchegante. Para mais conteúdos de final de ano, clique no banner abaixo e confira! 

Banner para seleção de natal do Opiniões Certificados

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top