skip to Main Content
Mesa De Jantar Natalino

Tudo que você precisa para montar uma mesa de jantar natalino

A mesa de jantar natalino é a peça-chave da comemoração que acontece dia 25 de dezembro. Por isso, montar a decoração desse espaço pode parecer uma tarefa desafiadora e complicada.

É preciso se atentar quanto à disposição dos pratos, talheres, taças, entre outros. No entanto, com algumas dicas, essa tarefa pode se tornar bastante agradável e deixar sua recepção ainda mais acolhedora. 

Para saber como decorar e montar uma mesa de jantar para o natal, continue a leitura do post e confira dicas infalíveis para colocar em prática. 

Tradição da ceia natalina

A ceia de natal já é uma tradição dessa comemoração. Todos os anos, famílias do mundo inteiro se reúnem no dia 25 de dezembro para compartilhar uma refeição recheada de receitas deliciosas. Mas você sabe de onde surgiu essa prática? 

Receber as pessoas para jantar no natal é uma tradição antiga. Segundo algumas lendas, 

esse hábito se originou lá na Europa. Os cidadãos desses países deixavam as portas das casas abertas para as celebrações natalinas. O intuito era receber viajantes e familiares para a confraternização da data. 

Como era de costume, os anfitriões ofereciam pratos de comida fartos para as pessoas se sentirem bem-vindas e acolhidas. Sendo assim, começou essa tradição da preparação de um jantar especial para a noite de natal. 

Família jantando no natal
A mesa de jantar para o natal é uma das peças centrais da comemoração.

Atualmente, integramos a ceia natalina com toda a celebração que acontece dia 25 de dezembro. Preparamos pratos que, geralmente, incluem perus, chesters e outras aves. Decoramos o ambiente para que ele também exale a magia do natal. Afinal, esse é o lugar onde a família inteira se reúne para a comemoração. 

Como montar a mesa de natal

Para criar um ambiente repleto do espírito natalino e que faça com que seus convidados se sintam bem-recebidos, separamos algumas dicas de como montar essa mesa de jantar especial. Confira!

Escolha a toalha de mesa certa

Toda comemoração tem aquela toalha de mesa especial, e para a celebração do natal não pode ser diferente. É esse pedaço de tecido que, para além de proteger seu móvel de pequenos acidentes, dará a base de toda a decoração que irá por cima. Portanto, essa etapa precisa ser bem pensada e escolhida. 

As cores mais tradicionais são: vermelha, branca e verde. No entanto, você pode ousar e optar por uma dourada ou pelas cintilantes. O importante, independentemente da tonalidade da toalha de mesa, é ela harmonizar bem com as outras decorações e objetos espalhados pelo cômodo. 

Aposte em um sousplat bonito

Depois de ter definido a toalha de mesa e a colocado no móvel desejado, é hora de montar os lugares dos convidados. Por estarmos enfrentando uma pandemia, o recomendado é deixar o espaço de um metro entre um prato e outro. Dessa forma, além dos convidados ficarem confortáveis, há o distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19.

Com isso em mente, comece por colocar o sousplat na mesa. Ele é como se fosse um prato raso, que tem o objetivo proteger a superfície do móvel da temperatura elevada dos alimentos. A ideia é que esse objeto sirva de base na hora da troca dos pratos, por isso, é imprescindível deixá-lo por toda a ceia de natal. 

Para o sousplat, escolha cores genéricas, sem muitos adornos e desenhos. Quanto mais simples, melhor. Dessa forma, será muito mais fácil harmonizá-lo com a tolha da mesa e com os outros objetos decorativos. 

Invista em bons pratos

Em cima do sousplat colocam-se os pratos. Esses objetos são peças importantes de todo o jantar e, principalmente para o natal, merecem destaque. Há diversos modelos, com cores e formas diferentes, mas lembre-se: tudo precisa ficar harmonizado, portanto, tenha isso em mente na hora de escolher qual louça usar. 

Geralmente, cores como vermelho, dourado e verde são as mais utilizadas. No entanto, se sua decoração permitir, você pode apostar em tons que fogem do comum. 

OU PR 3820 VMF Prato Raso, Vermelho Fechado
OU PR 3820 VMF Prato Raso, Vermelho Fechado
Marca do produto: OU; Cor: vermelho fechado; Produto para ser usado na cozinha
R$ 44,19
PRATO RASO CRISTAL C/BORDA DOURADA LINEN 26cm
PRATO RASO CRISTAL C/BORDA DOURADA LINEN 26cm
Marca: Wolff; Material: Cristal; Composição: 1 Prato
R$ 77,02

Utilize talheres especiais

Depois de ter organizado as louças, é hora de começar a arrumar os talheres. E é nessa etapa que encontramos sempre aquelas famosas polêmicas: “Onde ficam os garfos?”, “Qual a ordem certa das facas?”, entre outros questionamentos. Por isso, para te ajudar a resolver essa questão de vez, separei um diagrama explicando o posicionamento de cada objeto.

Como montar mesa de jantar
Disposição de uma mesa de jantar. Imagem: reprodução/Priscila Medeiros.

Agora que você já sabe onde fica cada talher, é importante ter todos eles para montar a mesa de jantar perfeita. Garfos, facas e colheres são os essenciais que toda refeição especial precisa ter. 

Escolha as melhores taças

As taças também são peças importantes de qualquer mesa de jantar. Elas, de acordo com o diagrama acima, devem ser colocadas à direita do prato, no canto superior, e precisam ser organizadas conforme o tamanho. 

A primeira, mais à frente, é dedicada à água; depois, vem a de vinho tinto; e, por fim, a do branco. Por trás de todas elas fica a de champagne, que é a mais alta. 

Opte por guardanapo de tecido

O último item para compor a mesa é o guardanapo. Para essa etapa, dê preferência aos de tecido, já que, para além de ficar mais elegante, é ecologicamente correto e evita o acúmulo de lixo. 

Os guardanapos podem ser também peças decorativas da mesa, pois possuem diversos modelos e estilos. Para dar um up no seu jantar, escolha opções mais inusitadas e que completem com as cores do lugar. Você pode optar por harmonizar com o sousplat, por exemplo. 

Com esses itens, sua mesa ficará pronta para receber o jantar e para que seus convidados se sintam bem-recebidos, aproveitando a refeição da melhor forma possível. No entanto, ela ainda não está completa, faltam as decorações que deixam tudo mais bonito e festivo. 

Decoração para a mesa de natal

A noite de natal só fica completa quando a casa toda está repleta de decorações, como Papais Noéis, pisca-pisca, flores vermelhas, guirlandas, entre outros. E com a mesa, não seria diferente.

Confira objetos decorativos que não podem faltar na sua mesa natalina.

Velas

A tradição afirma que as velas iluminam o caminho dos viajantes. Geralmente, elas eram colocadas em janelas para guiar a trajetória de quem estava longe de casa e, para além disso, representavam a luz dissipando as trevas e a escuridão.

As velas também podem significar a fé e a crença, por isso, são itens essenciais para uma mesa de jantar natalino. 

Existem diversos modelos, tamanhos e cores de velas. As mais indicadas para essa ocasião são as ornamentadas e compridas, as opções vermelhas ou douradas, longas e espiraladas são perfeitas para deixar o ambiente mais sofisticado e elegante. 

Você pode dispor essas velas no meio da mesa de jantar ou, até mesmo, em castiçais. Adornar o entorno do objeto também torna uma decoração bastante interessante. No entanto, é preciso tomar cuidado com os inflamáveis, para não tornar a celebração um pesadelo. 

Velas de cera de abelha enroladas à mão, velas cônicas naturais, velas de cera derramadas à mão, festas, jantares, decoração de bistrô, recepções de casamento, chás de bebê, aniversários
  • Castiçais curtos e sem graça te deixaram no chão? Aproveite nossas velas cônicas de cera de abelha 100% natural, feitas à mão,...
  • Aproveite nossa elegante embalagem 100% reciclada! Perfeito para embrulhar como presente, incluindo em uma cesta de presente, ou qualquer...
  • Tamanho: 25 x 2,2 cm

Outras decorações

A mesa de jantar permite a decoração com diversas opções de objetos. Desde guirlandas e pisca-pisca até festões, pinhas e flores, são tantos adornos que é possível montar uma celebração de tirar o fôlego!

Por isso, não tenha medo de apostar nessas decorações. Invista em objetos diferentes de cores variadas e crie uma atmosfera única e cheia da magia do natal. Porém, lembre-se: tudo precisa ser bem harmonizado para que o lugar não fique caótico e sem sentido. 

Com essas opções de decorações, tenho certeza de que você irá arrasar nas festas de final de ano e surpreender a família toda. Porém, apesar de estarmos em uma situação mais confortável, ainda precisamos tomar cuidado em relação à propagação da Covid-19.

Por isso, não se esqueça de conferir as restrições da sua cidade antes de planejar o jantar de natal e siga as instruções para evitar situações indesejadas. Vamos todos nos cuidar. 

Se você gostou de conteúdos como esse, não se esqueça de conferir a seção de natal do Opiniões Certificadas. Estou te esperando lá! 

Banner para seleção de natal do Opiniões Certificados

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top