skip to Main Content
Enfeites De Natal Pendurados Em árvore

Enfeites de Natal: 10 itens para encher a sua casa de magia

Decorar a casa para o Natal é praticamente um ritual para terminar o ano. É nesse momento que a gente tem aquela sensação de que estamos terminando um ciclo e finalmente chegando ao feriado mais especial e esperado. Para isso, é comum que as pessoas escolham diversos itens para deixar a casa aconchegante, divertida e cheia de magia, até mesmo por conta da famosa ceia.

Mas para ter esse efeito de magia e aconchego, é preciso selecionar os enfeites de Natal corretamente, saber harmonizar tamanhos e formatos, escolher os melhores espaços da casa e encontrar o estilo ideal.

Para ajudar você nessa tarefa, criamos uma listinha de enfeites que não podem faltar! Vamos conferir?

1. Árvore de Natal

O famoso pinheirinho não poderia ficar fora da lista, até mesmo porque ele é o destaque da decoração natalina. Aliás, a árvore de Natal é um símbolo que já existe desde a época da antiguidade e foi passando ao longo dos tempos por diversas culturas, se tornando um ícone das celebrações de fim de ano. 

Portanto, é natural que a árvore de Natal seja tão amada, assim como o momento de decorar é super esperado! Um dos pinheiros mais desejados são os de modelo irlandês, conhecidos pela altura e quantidade de galhos, deixando a aparência bem mais bonita e preenchida. 

Para a nossa lista, selecionamos uma árvore de 1,80m com 628 galhos, perfeita para quem quer fazer algo mais elaborado e encher de enfeites de Natal! Ela é indicada para casas com mais espaço, assim como para lojas que querem criar uma vitrine bonita ou deixar o ambiente mais requintado.

Sem dúvidas, esse pinheirinho irá ser o centro das atenções da sua ceia e deixará a sala de sua casa com uma forte presença natalina. 

Além disso, a árvore vem com base de metal que, ao contrário das feitas de plástico, oferece mais durabilidade e resistência com o passar dos anos ou em caso de quedas. 

Árvore de Natal
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

2. Lanterna de Natal estilo globo de neve

Um dos enfeites de Natal mais esperados são os globos de neve. Além de serem cheios de beleza, eles trazem aquele conforto de ficar observando os floquinhos caírem, o que os tornam, até mesmo, um item relaxante. 

Apesar do globo de neve não ter tanta fama no Brasil, talvez por ser um país quente, é possível encontrá-lo no fim de ano com a temática do Natal, o que traz aquele gostinho de frio para a ceia — afinal, quem nunca sonhou passar um fim de ano com neve, não é mesmo?

Em nossa lista, trazemos um modelo de globo bem diferente, em estilo de lanterna. Ele é ótimo para pendurar em alguns locais da casa, enfeitar mesas, aparadores ou colocar na parede, até mesmo como boas-vindas para as visitas. Este enfeite vem com luz de LED e diversas opções de figuras inspiradas no Natal. 

Globo de neve em formato de lanterna de Natal
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

3. Kit de enfeites de Natal

Um kit de enfeites é o seu melhor aliado na hora de montar a árvore de Natal. Afinal, ele já traz praticamente tudo o que você precisa, em texturas e tamanhos diferentes, e com uma paleta de cores definida.

Ao montar a sua árvore de Natal, é legal apostar em bolas que sigam uma linha de tons, mas que tragam algo diferente de uma para a outra, como detalhes ou texturas. O kit que selecionamos traz cinco modelos diferentes, entre bolas foscas, lisas, com efeito de glitter e outros dois modelos com formas e linhas. 

Essas bolinhas são feitas em um plástico mais resistente e podem ser adquiridas na Amazon nas cores azul, vermelha, lilás ou dourada. Se você gosta de árvores mais coloridas, pode comprar kits com tons diferentes e criar combinações. 

Enfeites de Natal azuis para pendurar em árvore
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

4. Quebra-nozes em madeira para decorar

Apesar de não ser tão popular no Brasil, o quebra-nozes é um dos enfeites mais famosos na Alemanha, isso porque, nessa região, as nozes e avelãs são muito presentes na gastronomia de fim de ano. Então, o utensílio de quebrar as cascas tornou-se um ícone da festividade. 

Ao longo dos anos, o quebra-nozes se converteu em um enfeite popular e, até mesmo, o sustento de muitas pessoas, que criam artesanalmente o adorável bonequinho. Além disso, com os filmes e peças de ballet inspirados na figura, o enfeite se tornou cada vez mais conhecido ao redor do globo. 

Por ter uma história tão interessante, ele não poderia faltar aqui na nossa lista. Mas, neste caso, nós não vamos sugerir nada pronto, e sim algo que você e sua família terão que criar: uma caixa com seis quebra-nozes de madeira para serem personalizados como você quiser.

Este enfeite de Natal pode ser um ótimo presente para quem adora artesanato, mas também uma boa ideia para quem quer criar atividades em família para o dia da ceia. Não há dúvidas de que esta é uma dica que irá agradar a todas as idades!

Apesar de já vir com algumas tintas, você pode comprar outros elementos para personalizar e deixar de acordo com o seu gosto.

Caixa com quebra-nozes de madeira
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

5.  Projetor de LED para jardim

Agora sim, a sua casa vai ficar enfeitada “da cabeça aos pés”, ou melhor, do chão ao teto! A parte externa da casa também tem muito potencial para ser enfeitada e é uma forma muito simpática de agradar e divertir a vizinhança ou quem passa na rua e se encanta com as decorações das moradias. Todos nós gostamos, certo?

Por isso, para quem quer entrar nessa onda, o projetor de LED não pode faltar! Aliás, este aqui, além de ser ótimo para o Natal, você pode utilizar em outras épocas do ano, já que ele vem com imagens prontas em diferentes temáticas, como Dia dos Namorados, aniversário, Halloween e outras comemorações.

Para o Natal, ele traz algumas imagens como árvores, estrelas, bengalas, renas, bonecos de neve, sinos, Papai Noel, caixas de presentes, laços, flocos de neve e botinhas. 

Você pode utilizá-lo por até seis horas seguidas e, como vem com proteção, ele também suporta chuva. É muito fácil de ligar: como não há botão de liga/desliga, basta pôr o plug na tomada, selecionar o slide e pronto! As imagens serão projetadas. 

Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

6. Enfeite de Natal para porta

Os enfeites para a porta da entrada começaram com as tradicionais guirlandas e, ao longo do tempo, foram se transformando e ganhando novas formas, personagens, cores e texturas, por exemplo, como os Papais Noéis de pendurar.

Além de serem muito fofos, eles passam uma sensação familiar, animada e acolhedora para o seu lar, além de despertar o sentimento de Natal. As medidas deste enfeite são  38cm x 38cm x 15cm. 

Enfeite de pendurar na porta em formato de Papai Noel
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

7.  Sagrada Família (presépio)

A Sagrada Família, ou presépio, é um símbolo muito forte do Natal, especialmente para famílias que praticam o catolicismo. Independentemente da religião, as figuras de Maria, José e do menino Jesus, nos relembram o amor familiar, a união e a humildade. O mais curioso é que cada peça tem um significado. 

Jesus, por exemplo, a figura principal, representa a chegada dos novos tempos e a esperança. Já a manjedoura está relacionada à humildade de Cristo. Os animais, a pureza e proteção. 

Neste presépio, as peças são feitas em resina, com roupas de tecido e detalhes em ráfia e metal. O tamanho das figuras é de 15cm x 20cm x 34cm. 

Presépio composto por três figuras com trajes brancos.
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

8. Guirlanda

Estima-se que as guirlandas existiam bem antes do cristianismo. Eram feitas de galhos, flores e folhas, colocadas nas portas como um símbolo de boas-vindas aos deuses. Com a chegada da religião cristã, elas foram adotadas e começaram a fazer parte das comemorações de Natal. 

Atualmente, as guirlandas são feitas em diversos materiais, como bolinhas, feltro, laços, rolhas de cortiça, crochê e, até mesmo, com elementos mais naturais, como pinhas e flores. 

Para esta lista, a gente trouxe um modelo mais tradicional, feito com plantas artificiais que imitam o azevinho. Esse tipo de decoração é muito forte nos países europeus e, assim como a guirlanda, vem de uma época bem remota, anterior ao cristianismo.  

Independentemente da religião ou comemoração, esse enfeite de Natal sempre foi conhecido como algo sagrado e poderoso. 

Guirlanda de azevinho
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

9. Calendário de contagem regressiva para o Natal

Quem tem crianças pequenas sabe como elas ficam ansiosas para a noite da ceia! Por isso, nada como deixá-las ainda mais no clima de Natal com um calendário de contagem regressiva. Além de ser um enfeite muito bonito, ele ainda pode ser um ótimo jeito de ensinar os números e as datas para os pequenos através da brincadeira. 

Este calendário é feito com pecinhas de madeira e, portanto, pode durar muitos anos, se houver cuidado na hora de guardar. Além disso, ele pode ser ligado à tomada para que se acenda uma luz que irá iluminar o enfeite. 

Calendário de contagem para o Natal em formato de casinha.
Imagem: reprodução/Amazon

Link para comprar na Amazon

10. Varal de fotos luminoso + Fujifilm 

No fundo, todos nós queremos colecionar bons momentos e mantê-los registrados para sempre. Nada é tão divertido quanto aquele momento em que toda a família senta para rir de fotos antigas, não é mesmo? E boa parte dessas fotografias são tiradas em comemorações como o Natal. 

Mas a fotografia pode se tornar parte da decoração da ceia, de um jeito muito carinhoso, personalizado e aconchegante. Após um ano tão difícil como 2020, poder ver os rostos de felicidade de quem mais amamos é um verdadeiro alívio. 

Portanto, a nossa última dica de enfeites de Natal é pensada com muito amor, e nada mais é do que um varal luminoso para pendurar fotografias.

Você pode optar por fotos antigas – aliás, é um belo jeito de homenagear quem não estará presente na ceia. Porém, você pode contar com uma câmera instantânea Fujifilm, fotografar o momento e pendurá-lo no varal na mesma hora. 

Qualquer que seja a sua escolha, temos certeza que o resultado será incrível e irá gerar muitos sorrisos de todos que se reuniram para a noite de Natal. 

Pronto! Após esta lista, você pode começar a criar uma decoração inesquecível para o seu Natal em família. Lembre-se que, mais importante do que qualquer objeto é a união, o amor e poder estar ao lado de todos, especialmente quando precisamos estar distantes e perdemos tantos momentos juntos ao longo do ano. 

E se você também está procurando por alguns presentes de Natal, aproveitamos e deixamos algumas listas que vão te ajudar!

Raquel Siqueira

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top