Pessoa colocando roupas na máquina tanquinho.

Lavadora tanquinho ainda vale a pena?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Com o lançamento de modelos atuais, surge o questionamento: a  lavadora tanquinho perdeu seu espaço? Afinal, temos máquinas diferentes, com funções extras e até secagem que valem muito mais a pena. Mas será que isso é verdade?

Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre esse tipo de máquina e por qual razão ela ainda merece um espaço na sua lavanderia!

Qual a diferença entre tanquinho e máquina de lavar?

Existe uma diferença marcante entre os dois modelos: as máquinas de lavar são automáticas e capazes de efetuar todo o ciclo de lavagem sozinhas, ou seja, lavam, enxáguam e centrifugam. Enquanto a máquina tanquinho é semiautomática e possui apenas os processos de lavagem e enxágue.

De certa forma, é possível dizer que a lavadora de roupas tanquinho é mais rudimentar por não possuir tantas funcionalidades como os modelos atuais, com configurações específicas para diferentes tecidos e centrifugação.

Isso quer dizer que, vai ser preciso um esforço extra para torcer suas roupas ou você pode optar pela alternativa mais prática: aliar o uso da máquina tanquinho ao de uma centrífuga. Abaixo você confere dois modelos de lavadora com capacidades distintas:

O mecanismo de lavagem também é diferente. Enquanto a tanquinho funciona por meio de turbilhonamento, as máquinas automáticas operam por agitação ou tombamento, dependendo do cesto do equipamento.

É muito comum encontrar conteúdos que comparam os dois modelos, mas é preciso entender que cada um tem sua vantagem. Uma lavadora tanquinho pode ser um item a mais para a sua lavanderia sem necessariamente significar a substituição da sua máquina de lavar roupa atual.

Resumindo tudo: as principais diferenças entre os tipos de máquinas estão ligadas ao número de processos executados por cada uma e a forma de lavagem. Elas podem até ser complementares ajudando a lavar suas roupas de um jeito eficiente.

Qual a vantagem de ter uma máquina tanquinho?

Dentre as principais vantagens, podemos citar a economia de recursos. Por ter menos funções, a máquina tanquinho gasta menos energia e água. Mesmo assim, vale a dica para verificar o selo Procel, presente em diversos eletrodomésticos, que além de atestar sobre a eficiência energética traz informações específicas sobre o uso da água por ciclo de lavagem.

Selo de eficiência energética de eletrodomésticos
O selo Procel está presente em diversos eletrodomésticos, sendo A a classificação mais econômica.

Outro diferencial, é que o modo de lavagem da máquina tanquinho é ideal para roupas muito sujas. Para entender melhor, vamos rever como funciona cada um?

A máquina tanquinho pode ter seu batedor, de formato circular, localizado na parte traseira ou no fundo do equipamento. A rotação desse mecanismo cria um redemoinho fazendo com que as peças de roupa choquem umas com as outras e com as paredes da própria lavadora.

Esse processo cria movimentos inconstantes na água, fazendo com que o atrito seja maior. O que ajuda a abrir as fibras dos tecidos e permite que o sabão e amaciante ajam com mais facilidade.

Já os métodos de agitação e tombamento são comuns em modelos convencionais. A agitação é o modelo utilizado em máquinas nas quais o cesto é acessado pela tampa na parte superior, ocorre por meio da rotação do batedor, que alterna de um lado para o outro.

O tombamento é utilizado em máquinas com abertura frontal. A rotação do cesto e a gravidade são combinadas para que as roupas entrem em atrito com as partes que “esfregam” as peças, de maneira mais branda.

Fizemos essa revisão para te ajudar a perceber como o turbilhonamento é mais potente. E essa é uma das maiores vantagens: a máquina tanquinho é poderosa! Ela é perfeita para roupas do dia a dia, tapetes, panos de prato e de chão, além de cobertores e edredons. Dando conta até das peças mais encardidas!

Os modelos abaixo possuem as capacidades mais altas de toda categoria, até mesmo peças king size podem ser lavadas sem problema algum.

Por outro lado, existe até as mini tanquinho, com capacidades reduzidas que podem auxiliar em momentos mais pontuais, veja só:

Afinal, a lavadora tanquinho ainda vale a pena?

Depois de entender um pouco mais sobre o funcionamento de uma máquina tanquinho, já deve ter percebido que ela é muito boa, mas deixa a desejar em diversos quesitos quando comparada a modelos mais atuais. Se a praticidade é importante para você, talvez ela não seja a melhor opção.

Agora, você já passou por um episódio em que, mesmo depois de lavar sua roupa na máquina, uma, duas, três vezes, ela ainda sai suja? Pois é, com a lavadora tanquinho é muito difícil que isso aconteça.

Pela força e eficiência do sistema de lavagem, as máquinas tanquinho enfrentam qualquer sujeira! Se você ou alguém da sua família suja muito a roupa no trabalho, ou tem filhos pequenos que adoram encardir o uniforme num passe de mágica, vale a pena experimentar a potência das lavadoras tanquinhos.

No mais, elas também podem coexistir perfeitamente! Não pense apenas que uma precisa necessariamente substituir a outra. Você pode utilizar sua máquina tanquinho para iniciar lavagens mais pesadas, como panos de chão, cobertores e caminhas dos pets, e deixar a convencional para aquelas peças que não precisam de tanto esforço para serem limpas.

Quer conferir mais opções? Clique no botão abaixo e encontre o modelo de lavadora tanquinho ideal para você!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-06-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *