skip to Main Content
Mulher Utilizando Roupa Com Tendências Anos 90

Tendência anos 90: 8 peças clássicas que você precisa ter

As outras décadas da moda que me perdoem, mas as tendências anos 90 têm o meu coração! E não é para menos, certo? Estampas coloridas, peças minimalistas, muito jeans confortável e acessórios que dão aquele toque estilosinho em qualquer look que você montar!

Se você, assim como eu, também se apaixonava por cada roupa de Rachel Green e Monica Geller dos Friends, ou cresceu cantando “Oops, I did it again” de Britney Spears, então sabe do que eu estou falando quando digo que esses ícones da moda inspiraram, e continuam inspirando, pessoas no mundo inteiro.

Em pleno 2020, resolvi listar oito peças clássicas que merecem estar no guarda-roupa de quem ama uma tendência anos 90 ou simplesmente quer umas roupinhas coringa. Vamos conferir?

1. Calça mom jeans

A calça mom jeans é a minha peça favorita de todas! Eu nunca consegui me adaptar muito bem às skinnies por serem apertadas e um pouco desconfortáveis no calor.

A minha solução são as mom jeans, modelos mais larguinhos, que realçam qualquer corpo e ainda têm aquela cintura alta que a gente ama, para usar com um cropped ou camiseta para dentro. E por falar em blusa, essa calça combina com um monte de opções! Você pode usar com camisas mais largas, moletons, bodies, kimonos, uma infinidade de combinações.

E na hora de escolher os sapatos, é a mesma coisa: a calça mom jeans é super versátil e cai muito bem com tênis, mules, botas, coturnos e até mesmo saltos. 

Se você quiser dar um toque mais descoladinho, que tal dobrar a barra? Pode ser uma dobra maior ou menor, depende do seu gosto ou do calçado que estiver usando. Mesmo ficando muito bem sem cinto, vale a pena acrescentar esse acessório e deixar o look com mais detalhes e mais estilo. 

Inspirações de tendências anos 90 mom jeans

Link para comprar na Amazon

2. Camisa estampada

A camisa estampada foi um sucesso do fim da década de 80, mas se tornou uma tendência dos anos 90 graças ao personagem de Will Smith em Um maluco do pedaço. Quem assistiu sabe que o figurino do ator trouxe diversas inspirações em cores e estampas, e até hoje queremos aquelas camisas em nosso guarda-roupa para usar com uma mom jeans, por exemplo!

Outra produção televisiva que inspirou o uso de estampas, especificamente as camisas florais, foi o filme Romeu + Julieta. O personagem vivido por Leonardo diCaprio como Romeu trouxe figurinos com maxi estampas e um toque tropical.

A camisa estampada pode ser utilizada de diversas formas: aberta, com um top ou cropped por baixo; fechada, totalmente ou parcialmente por dentro das calças; e com a gola toda fechada, que fica muito bem para usar com colares por fora. 

Inspirações de tendências anos 90 com camisa estampada

Link para comprar na Amazon

3. Jaqueta jeans

A jaqueta jeans é aquela peça que nunca sai da moda, não importa o ano ou década. E é interessante como ela oferece diversas opções de modelos, como cropped e oversized; cores, que podem ser desde o jeans mais escuro até o branco; e detalhes: rasgos, bordados, escritas, enfim, o que a criatividade permitir. 

Para as estações mais frias, ela deixa o seu look mais estiloso. Você pode pegar um macacão, jogar por cima a jaqueta jeans, e pronto! Uma peça de calor foi ressignificada para o frio

Sabe aqueles dias que são quentes, mas com as manhãs frias? Então, a jaqueta é uma peça mais leve que pode ser usada por cima da sua blusinha de calor (uma de alcinha ou cropped) e dar aquele toque bem estiloso. Quando quiser tirar, você ainda pode amarrar na cintura e utilizá-la como um detalhe do seu look.

Inspirações tendência anos 90 com jaqueta jeans

Link para comprar na Amazon

4. Camiseta de banda

Se você é fã de roupas mais escuras, é claro que a camiseta de banda ou cantores não pode faltar! 

Essa peça é muito forte porque remete ao grunge, um subgênero da música rock que surgiu na década de 90, influenciando também a moda. O estilo ficou marcado pelas camisetas largas e de bandas, jeans rasgados, camisas de flanela e o tênis All Star. 

Por serem um ícone de moda, as camisetas de banda se tornaram presentes até em coleções de grandes marcas, popularizando o uso dessa peça. Hoje, é fácil encontrar estampas de qualquer estilo de música, não se limitando apenas ao rock. 

As camisetas de banda combinam muito bem com jeans, portanto, não deixe de fora a sua jaqueta e mom jeans na hora de montar o seu look. 

A melhor parte sobre as camisetas é que você pode utilizá-las de diversas formas: com um nó para ficarem como croppeds, mangas dobradas ou por dentro da calça. Dá para testar diversos truques e deixar a peça mais estilosa!

Inspirações com tendência anos 90 de camiseta

Link para comprar na Amazon

5. Vestido midi de alcinha

Em um país quente, o vestido midi de alcinha é um grande aliado, não é mesmo? E você pode utilizá-lo em qualquer ocasião, já que há modelos mais sofisticados e outros para o dia a dia. 

Pessoalmente, eu sempre gosto de uma peça midi, porque ela pode ser utilizada em diferentes climas e ser ressignificada. Por exemplo, se você usar uma blusa por cima do vestido, ele se torna uma saia. Então, que tal a praticidade de uma peça que pode ser duas? 

Sem falar dos truques básicos para deixar o vestido midi de alcinha ainda mais anos 90! Experimente-o com uma camiseta por baixo ou um cinto, para delinear melhor a cintura. 

Nos pés, ele faz uma dupla perfeita com tênis, sobretudo os dad sneakers (que também são uma das marcas dos anos 90). Caso você queira algo menos esportivo, o mule e as sandálias combinam muito bem.

E lembra da jaqueta jeans que falei no tópico três? Então, ótima para combinar com o vestido midi. 

Inspirações de tendência anos 90 com vestido midi

Link para comprar na Amazon

6. All Star

Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já teve um All Star. Sem dúvidas, esse modelo deve ser um dos mais famosos, amados e icônicos da moda. E claro, merece estar na nossa listinha de tendências anos 90.

Como expliquei no tópico quatro, o All Star foi um calçado muito forte dentro do movimento grunge, cujos adeptos usavam o tênis rasgado e sujo. Aliás, esse conceito dura até os dias de hoje, com a ideia de que, quanto mais velho, mais bonito o All Star.

O tênis queridinho de tantas décadas traz ainda a opção de diversas cores, estampas, modelo botinha, plataforma, enfim, muitas variações para agradar a todos os estilos. 

O All Star complementa muito bem um look com mom jeans, criando aquele visual retrô, descolado e descontraído. Sem falar do conforto, não é mesmo?

Inspirações tendência anos 90 com all star

Link para comprar na Amazon

7. Jardineira

Sabe aqueles dias em que você não está com muita vontade de se vestir e só quer algo rápido, prático e que fique legal? Então, se joga na jardineira, tendência anos 90 que não pode ficar de fora. 

A jardineira é uma peça mais informal, mas isso não significa que ela não combine com trabalho! Ela é ótima para esses ambientes, ainda mais se você trabalhar em um lugar descontraído e que não tenha muitas exigências com dress code

Também é super versátil: você pode usar no verão ou inverno, assim como utilizar com blusa para dentro ou para fora, caso queira aproveitar a peça como se fosse uma calça jeans. 

Quanto ao material, apesar do jeans ser um clássico, existem outros tecidos que também podem compor jardineiras incríveis, sem fugir daquele estilinho anos 90.

Inspiração com tendência anos 90 de jardineira

Link para comprar na Amazon

8. Pochete

A pochete sempre gera um grande dilema: de um lado, um grupo que não aprova; de outro, os fãs que aderiram a essa tendência dos anos 90.

É claro que as pochetes evoluíram muito ao longo dos anos, e hoje já são uma peça super descolada, com estampas e tecidos diferentes, nada semelhante àquelas que nossas mães usavam. Não tem como negar que, quando bem escolhida, ela deixa o look mais moderninho.

Outro ponto positivo sobre esse acessório é que, diferentemente das bolsas, que muitas vezes atrapalham, a pochete dá aquela liberdade aos braços e ombros, além de livrar a gente de uma alça escorregando. 

Um modelo que encanta e prova que pochetes são verdadeiros itens de moda é a da Maria Adna, com muito brilho e design mais clean.  Você pode conferir na Amazon, clicando aqui. 

A pochete voltou com tudo e se tornou um dos acessórios favoritos de quem quer um visual divertido e descolado. 

Inspiração pochete
A pochete voltou com tudo e se tornou um dos acessórios favoritos de quem quer um visual divertido e descolado. 

Com alguns itens da lista, você conseguirá montar um visual estiloso com muita facilidade. Uma das vantagens de usar tendências dos anos 90 é que as peças já falam muito por si e são capazes de dar aquela repaginada no seu look do dia a dia.

Inspire-se em filmes e séries da época, solte a criatividade e faça da moda uma forma de expressar quem você é!

Leia também:

Raquel Siqueira

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top