skip to Main Content
Mulher Lendo Um Livro

9 livros de não-ficção para ampliar seu horizonte

Livros de não ficção são aqueles que, independentemente do tema, contam histórias reais, mostram análises geralmente mais técnicas e têm como intuito a educação do leitor. Continue no texto para conhecer mais sobre o gênero.

Não ficção: o que é?

Não ficção é um gênero literário que ronda um assunto ou história real e tem como objetivo educar, responder questionamentos e suprir a necessidade de informações. Assim, ele é um agrupamento de ideias, memórias e pesquisas sobre questões e referências factuais e que, por isso, dependem de alguma credibilidade, seja do autor, seja do estudo desenvolvido.

Dessa forma, as informações nesse tipo de obra precisam ser validadas de alguma maneira, uma vez que supõe-se que, diferentemente da ficção, os escritores não usem da imaginação e fantasia para responder às perguntas levantadas.

E, apesar da diferenciação entre gêneros, é comum que romances de não ficção tragam características da narrativa ficcional visando tornar o texto mais interessante. Assim, não é incomum encontrar narrativas em primeira pessoa ou mesmo a construção de diálogos. 

Subgêneros

Outra coisa interessante de se apontar é que, assim como na ficção, ela abrange alguns subgêneros. E, exatamente por englobar tantas opções, a não ficção foi protagonista na lista de livros mais vendidos na Amazon em 2020, contando com obras como Pequeno manual antirracista, Racismo estrutural e A coragem de ser imperfeito.

A não ficção é um gênero literário bastante amplo e que geralmente tem como objetivo responder certos questionamentos.

Dentre as subcategorias do gênero, destacamos:

  • Biografias 
  • Autobiografias
  • Teoria política
  • Teoria literária
  • Autoajuda
  • Ensaístico
  • Negócios & empreendedorismo
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Crônicas

Para começar a ler não ficção

Para ajudar aquelas e aqueles que querem começar a ler mais obras de não ficção, separamos algumas opções que podem agradar aos mais variados tipos de leitores. Confira!

1. Por que nós dormimos, de Matthew Walker

Matthew Walker é um professor e cientista inglês que desenvolve pesquisas relacionadas ao sono e aos problemas gerados pela sua privação. Por que nós dormimos é, então, uma obra de divulgação científica em que, de forma acessível, mesmo que não necessariamente fácil, estudos sobre o assunto são agrupados e, de certa forma, “traduzidos” para o grande público.

Desconto
Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho
  • Walker, Matthew (Author)
  • 400 Pages - 09/25/2018 (Publication Date) - Intrínseca (Publisher)

2. Diante da dor dos outros, de Susan Sontag

Livro pequeno, mas bastante denso, Diante da dor dos outros é uma obra em que a fotografia e a história andam lado a lado. Nele, Susan Sontag pensa como imagens de dor e sofrimento, especialmente as que retratam o horror das guerras, são divulgadas e recebidas pela sociedade.

Desconto
Diante da dor dos outros
  • Sontag, Susan (Author)
  • 112 Pages - 08/13/2003 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

3. Tudo sobre o amor, de bell hooks

Livro que dá início à Trilogia do amor, em Tudo sobre o amor, a professora e teórica feminista bell hooks analisa esse sentimento sob um olhar menos frágil e até mesmo romântico, caracterizando-o como uma ação com grandes capacidades, incluindo a de transformar o mundo. 

Assim, desmistificando muito do que aprendemos sobre o amor e mostrando como essa visão idealizada é pouco real ou prática, a autora redesenha a sua habilidade de fortalecer nosso entendimento enquanto comunidade.

Tudo sobre o amor
  • Bell Hooks (Author)
  • 09/27/2021 (Publication Date) - Elefante (Publisher)

4. Memórias da plantação, de Grada Kilomba

Outro exemplo de não ficção usada como divulgação de pesquisa, Memórias da plantação é um livro sobre o racismo ligado à colonização e a construção da linguagem, que tem como ponto de partida teses de doutorado de Grada Kilomba. Assim, a partir de experiências individuais, a escritora usa um método psicanalítico para desenhar e repensar o racismo cotidiano. 

Desconto
Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano
  • Kilomba, Grada (Author)
  • 249 Pages - 06/18/2019 (Publication Date) - Cobogó (Publisher)

5. Tornar-se Palestina, de Lina Meruane

Usando de sua história pessoal, a autora chilena Lina Meruane traça em Tornar-se Palestina um caminho de (re)descoberta de origens e de quebra de fronteiras. Aqui, o genocídio palestino torna-se mais palpável, sendo retratado por uma voz que tenta entender as motivações de se permanecer em uma terra em constante guerra e, ao mesmo tempo, busca resgatar a sua identidade enquanto palestina.

Desconto
Tornar-se Palestina
  • Meruane, Lina (Author)
  • 200 Pages - 08/31/2019 (Publication Date) - Relicário (Publisher)

6. Imunidade, de Eula Biss

Ótimo exemplo de como a narrativa ficcional pode ser usada para tornar livros científicos mais interessantes, Imunidade é uma obra de investigação sobre imunização e vacinas. Assim, de forma mais íntima e repleta de referências das mais diversas (até mesmo de Drácula!), a escritora traça um ensaio sobre a história de doenças, vírus, recepção de vacinas e de tratamentos através da imunidade. 

7. Rituais de sofrimento, de Silvia Viana

Rituais de sofrimento é uma obra que analisa o funcionamento de reality shows, retratando uma dinâmica cruel que também tem seus vestígios muito bem marcados no “mundo real”. Dessa forma, Silvia Viana usa situações absurdas possíveis nesses programas para entender o sofrimento enquanto um espetáculo, bem como a competição e eliminação de um “outro” enquanto entretenimento cruel. 

Desconto
Rituais de sofrimento
  • Viana, Silvia (Author)
  • 192 Pages - 12/31/2013 (Publication Date) - Boitempo (Publisher)

8. Se quiser mudar o mundo, de Sabrina Fernandes

Apresentado com um livro introdutório sobre política, Se quiser mudar o mundo funciona, como diz o subtítulo, como um guia para quem quer começar a entender termos e conceitos como despolitização, ecossocialismo, práxis, opressões e organização política. Para saber mais sobre o livro, confira o vídeo da própria autora:

Desconto
Se quiser mudar o mundo: Um guia político para quem se importa
  • Fernandes, Sabrina (Author)
  • 192 Pages - 10/30/2020 (Publication Date) - Planeta (Publisher)

9. A vida que ninguém vê, de Eliane Brum

Este é um livro em que, como diz a própria autora, é tudo tão verdade que até parece mentira. Nascido de uma série de crônicas escritas para o jornal Zero Hora, ele agrupa relatos de vidas que poderiam muito bem passar esquecidas pela multidão de Porto Alegre, mas que, com delicadeza, empatia e uma escrita magistral, se tornam únicas e memoráveis. 

Desconto
A vida que ninguém vê
  • Brum, Eliane (Author)
  • 208 Pages - 08/22/2006 (Publication Date) - Arquipélago Editorial (Publisher)

Pronto para se aventurar pelo universo da não ficção? Não deixe de conferir também outras indicações de literatura nas listas:

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top