skip to Main Content

Livros sobre refugiados: 6 obras para conscientização

Guerras, conflitos, perseguições políticas, violência extrema: esses são alguns dos motivos que levam milhares de pessoas a fazer o que se classifica como migração forçada. Para exercitar a empatia e aprender mais sobre a vida, as dificuldades e culturas daqueles que precisam se deslocar para continuar vivos, confira a nossa seleção de livros sobre refugiados.

Entendendo um pouco melhor a questão dos refugiados

Antes de entrar nas obras selecionadas, é importante que se tenha claro alguns termos essenciais para entender esse tipo de situação. Primeiro, um refugiado não é considerado um migrante comum por, graças a sua condição fragilizada, precisar de ajuda especial para o deslocamento.

Para essas pessoas, permanecer ou retornar ao seu país de origem gera riscos à integridade física e psicológica, podendo, em diversos casos, resultar também em ameaças concretas à sua vida. 

Por isso, cidadãos que se encontram nesse tipo de situação contam com ajuda internacional, não podendo ser expulsos ou extraditados ao local de onde vieram, mesmo quando indocumentados.

Refugiados não são migrantes comuns, uma vez que seu deslocamento muitas vezes é forçado, vindo como consequência de guerras e outras violências.

Quem são os refugiados?

O artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “toda a pessoa sujeita à perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países”. Assim, qualquer pessoa pode, em algum momento da vida, se encaixar nessa categoria.

Segundo a ACNUR, ou Agência da ONU para Refugiados, é considerado um refugiado todo aquele que se encontra fora de seu país por consequência de perseguições relacionadas a questões de nacionalidade, religião, raça, grupo social, opinião política ou mesmo por violações de direitos humanos.

Também segundo dados da ACNUR, em 2019, o deslocamento forçado era uma realidade na vida de cerca de 1% da população mundial; 40% desses são crianças. 

20 de junho

20 de junho é marcado como o dia do refugiado. Desde 2001, a data é usada para lembrar e homenagear pessoas que tiveram que deixar “tudo para trás, exceto a esperança” de um futuro mais seguro. 

E, aproveitando a data, preparamos uma lista com livros e quadrinhos que retratam a vida de pessoas que precisaram viver deslocadas pelas mais horríveis situações. Confira!

1. Longe de casa, de Malala Yousafzai

Malala é um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é a luta pela educação de mulheres e as consequências violentas de perseguições políticas. Nesse livro, a jovem usa o poder da sua voz para que outras refugiadas também possam contar a sua história. 

Ao longo de dez capítulos, conhecemos um pouco melhor sobre casos de migração forçada, sobre o auxílio prestado às pessoas que precisam abandonar seu país de origem e, com a mediação da ativista paquistanesa, conflitos e guerras que vemos brevemente nos jornais ganham nome, rosto e perspectivas de futuro.

2. Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Nesse romance, seguimos Kambili, que vive na Nigéria e precisa lidar com as consequências da religiosidade e da violência do pai. Aqui, Chimamanda Ngozi Adichie trata com maestria sobre as marcas deixadas pelo extremismo religioso e pela colonização, que é capaz de apagar a identidade e a cultura de um povo.

Desconto
Hibisco roxo
  • Adichie, Chimamanda Ngozi (Author)
  • 328 Pages - 01/01/2011 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

3. Persépolis, de Marjane Satrapi

Quadrinho mais conhecido dessa ilustradora, cineastra e escritora iraniana, Persépolis é, também, a sua autobiografia. Através de suas páginas e gravuras, acompanhamos as mudanças causadas pela revolução islâmica (1979), a vida de uma adolescente exilada, as dificuldades de se voltar para casa e a liberdade que só é assegurada através dos estudos e da imaginação.

A xenofobia é, também, uma das temáticas que perpassa todo o livro, mostrando que as dificuldades e dores de pessoas refugiadas continuam nos locais que as recebem.

Desconto
Persépolis - Completo
  • Satrapi, Marjane (Author)
  • 352 Pages - 12/10/2007 (Publication Date) - Quadrinhos na Cia (Publisher)

4. A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada Congolesa, de Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi 

Esse livro infantil conta a história de Mersene, uma menina congolesa que veio ao Brasil para fugir dos conflitos de seu país de origem. A obra fofíssima e importante trata das dificuldades de crianças que precisam enfrentar essa situação, das adaptações a uma nova língua e cultura e das saudades e da tristeza que toca muitas vezes seus corações.

A Menina que Abraça o Vento: a História de uma Refugiada Congolesa
  • Paraguassu, Fernanda (Author)
  • 40 Pages - 12/20/2017 (Publication Date) - Vooinho (Publisher)

5. Baratas, de Scholastique Mukasonga

Terceiro livro da trilogia produzida pela escritora sobre o genocídio de Ruanda, Baratas é daquelas leituras difíceis e absurdamente necessárias. Aqui, Scholastique oferece ao leitor um panorama de acontecimentos que levaram até o massacre de cerca de 800 mil ruandenses, dentre eles a família da autora.

Mais uma vez, esse é um relato das marcas deixadas pela colonização e é memória dolorosa de um conflito que, ainda hoje, é pouco lembrado pelo mundo.    

Desconto
Baratas
  • Mukasonga, Scholastique (Author)
  • 192 Pages - 07/01/2018 (Publication Date) - Editora Nós (Publisher)

Para saber mais sobre o livro, confira a resenha feita pela Analu Bussular, também conteudista do Opiniões Certificadas

6. O melhor que podíamos fazer, de Thi Bui 

Segundo quadrinho da lista, O melhor que podíamos fazer é uma obra autobiográfica que ilustra em belíssimos tons terrosos a história de uma família vietnamita vivendo nos Estados Unidos.

Conflitos geracionais, guerras, depressão, problemas de comunicação e outras consequências da violência e da migração forçada marcam toda a narrativa dessa que é uma HQ tão incrível, completa e complexa. 

Desconto
O melhor que podíamos fazer
  • Bui, Thi (Author)
  • 336 Pages - 09/01/2017 (Publication Date) - Nemo (Publisher)

Conhece algum outro livro sobre refugiados que não entrou na lista? Indique para a gente nos comentários! E não deixe de conferir estas outras dicas de livros:

Atualizado em 2021-09-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top