skip to Main Content

6 livros para sair da ressaca literária e voltar a devorar obras!

Todo leitor, pelo menos uma vez na vida, já travou no processo de leitura. Por se tornar comum, esse acontecimento foi apelidado, por quem ama livros, de ressaca literária.

Nesses momentos, a melhor solução é buscar outras leituras, diferentes das que você anda consumindo. Nesse texto, você encontra 6 livros para sair da ressaca literária e algumas dicas que vão te fazer devorar obras novamente!

Dicas para sair da ressaca literária

Antes de falarmos sobre os livros que vão te ajudar a voltar a ler com afinco, vamos pensar em ideias interessantes para se “curar” da ressaca!

1. Releia uma história que você gostou muito

Às vezes, a ressaca literária vem do desânimo ou da dificuldade em engatar determinada leitura. Quando isso acontecer, busque nos seus preferidos a solução.

Revisitar aquela história que te marcou e que você indicou para todo mundo pode reacender o apetite pela leitura e te animar para começar novos livros.

2. Encontre algo do seu escritor favorito

Todo mundo tem um escritor que acompanha como fã ou que, pelo menos, admira a ponto de já ter lido mais de uma obra.

Quando a ressaca literária chegar, uma ideia para se livrar dela é buscar esse escritor ou escritora. Por mais que as narrativas variem, quem escreve geralmente possui um ritmo bastante singular e característico.

Gostar de determinado escritor significa, também, se interessar por sua forma de escrita. E buscar obras diferentes da mesma pessoa pode te ajudar a voltar a consumir conteúdos de outros escritores com mais facilidade.

3. Varie o gênero do que estava sendo lido

Quadrinhos são ótimos na hora de curar a ressaca literária, pois são dinâmicos, leves e têm leitura fluída.

Quando consumimos muito do mesmo gênero literário, é comum nos acostumarmos a ele e acabarmos enjoando. Se isso acontecer, mude o tipo de leitura. 

Caso você seja um leitor ávido de romances, leia ficção científica ou quadrinhos. Além de variar, você expande seu repertório e tem contato com obras que provavelmente não teria.

4. Consuma outros formatos de conteúdo

Independente da literatura lida, estamos falando de arte. Às vezes, quando a ressaca literária chega é porque nosso cérebro simplesmente se cansou do formato de um livro e está tendo dificuldade em processar o que lê.

Nesses casos, varie a forma de arte que você consome. Busque filmes, séries, músicas, podcasts e até audiobooks. Fazer isso ajuda sua mente a descansar, e te coloca frente a narrativas e a criações artísticas que, pelo formato, podem não ser expressas em um livro.

5. Respeite o seu tempo

A ressaca literária acontece porque, de alguma forma, nossa cabeça não está conseguindo processar o que está sendo lido. Nesse momento, respeite o fato de que você precisa de descanso.

Dê um tempo nas leituras, aproveite para sair e tente retomar o hábito depois de alguns dias, com bons livros.

Os melhores livros para sair da ressaca literária

Sim, ela chega para todo mundo que ama literatura. As dicas citadas são muito importantes, mas nada ajuda mais a curar a ressaca literária que um bom livro. Confira 6 opções de leituras que, além de serem ótimas, conquistaram certo renome no mundo literário.

1. Extraordinário

Esse livro contemporâneo usa da simplicidade para chegar ao leitor. A história é relativamente curta, dividida entre as personagens e a relação delas com o protagonista, Auggie.

A narrativa conta a história da personagem principal, nascida com deformidades faciais que o levaram a 27 cirurgias, em seu primeiro ano na escola. Com uma ambientação que lembra o aclamado O Pequeno Príncipe, Extraordinário fala sobre família, amizade, gentileza, amor, aceitação e minorias.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

Além disso, a forma como o escritor decide apresentar as personagens e o estilo de escrita são pontos que chamaram a atenção de estudiosos da literatura. A maneira como o diálogo com pautas sociais acontece é muito interessante, e a presença de minorias nos leva a pensar o caráter inclusivo do livro.

Em 2017, Extraordinário foi adaptado para o cinema e levou, para essa mídia, a profundidade dos acontecimentos da vida de Auggie. É um livro emocionante, fluido e que aborda temáticas universais. Quando bater a ressaca literária, ele pode ser o seu maior remédio!

Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 316
Classificação no Skoob: 4,6/5
Adicione ao Skoob
Comprar o livro físico ou o ebook na Amazon

2. Prometo Falhar

Prometo Falhar é uma das obras do escritor português Pedro Chagas Freitas e, em seu lançamento (2014), foi proclamado livro do ano no país. 

A coletânea de contos e crônicas se desenvolve de forma independente, guiados por um tema comum: o amor. As histórias são curtas e sem relação uma com a outra, de forma que, dentre as belezas do livro, está o fato de poder abrir em qualquer página e começar a leitura, deixando que o destino cuide do que você lerá.

“A única coisa que tinham como certa era amarem-se, e pensavam já então que tinham tudo.”

Outro ponto interessante, que fez do livro um sucesso tão grande para o público e para os estudos literários, é que Prometo Falhar não se restringe ao amor romântico. Talvez, pela primeira vez, um livro dá conta de inúmeras representações do sentimento.

Enquanto lemos as crônicas de Freitas, nos deparamos com o amor de mãe, de filho, de namorados, de amantes, o amor novo e o velho, o que machuca e o que cura. Por ser tão inclusivo e partir de pontos cotidianos para construir prosas poéticas, esse é um dos maiores aliados na luta contra a ressaca literária.

“Ninguém entende o que nos juntou mas ainda é estarmos juntos que é inexplicável.”

Outra razão para que o livro entre nessa lista está no fato de que você não precisa correr por ele. O mais indicado é fazer a leitura com calma, de dois contos por dia, no máximo. Assim você retoma o ritmo perdido durante o processo de descobrir as histórias.

Título: Prometo Falhar — O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Classificação no Skoob: 3,7/5
Adicione ao Skoob
Comprar o livro físico ou o ebook na Amazon

3. Jogos Vorazes

Se você é um apaixonado por sagas, essa é a sua escolha para sair da ressaca literária. Jogos Vorazes é uma distopia crítica que nos faz refletir sobre o futuro e sobre a divisão de classes da sociedade, ao mesmo tempo em que tira o fôlego.

Os três livros da série acompanham Katniss Everdeen, uma moradora do distrito 12, em sua participação nos Jogos Vorazes — um reality show que reúne 24 jovens para que apenas um saia com vida.

“Bons Jogos Vorazes e que a sorte esteja sempre a seu favor.”

O motivo? Pão e circo. Por retratar uma realidade tão brutal, o livro alcança certo renome entre as distopias contemporâneas. Além disso, a atmosfera dos best-sellers acompanha a narrativa, o que faz com que os acontecimentos sejam rápidos, repentinos e com muitos plot-twists.

São livros que podem, tranquilamente, ser lidos em uma semana, pela forma como a história se desenrola. Também foram adaptados para o cinema e fizeram mais sucesso ainda. 

“Toda revolução começa com uma faísca.”

Se você já leu, vale a pena reler para se curar do bloqueio. Se ainda não conhece os livros, procure por eles e se aventure no universo de Panem, a nação dos 12 distritos.

Título: Jogo Vorazes — A Trilogia
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de livros: 3
Classificação no Skoob: 4,6/5
Adicione ao Skoob
Comprar livro físico ou ebook na Amazon

4. Garota Exemplar

Se você é movido à ação, à aventura, à reviravoltas e a plot-twists, esse livro vai te devolver o apetite pela leitura! Garota Exemplar é um romance investigativo que narra a história do casal Nick e Amy Dunne.

Tudo transcorria bem no casamento de ambos até que, no quinto aniversário de bodas, Amy desaparece com vestígios bastante curiosos deixados para trás. A narrativa se desenvolve com Nick em uma caça ao tesouro pelo seu presente de aniversário de casamento, ao mesmo tempo em que a polícia investiga o que exatamente aconteceu à sua mulher.

“As pessoas querem acreditar que conhecem as outras. Pais querem acreditar que conhecem seus filhos. Esposas querem acreditar que conhecem os maridos.”

Conforme as revelações acontecem, começamos a descobrir mais sobre cada uma das personagens. O thriller reúne as melhores características do gênero e Gillian Flynn mostra que sabe como envolver o leitor em uma trama. É outro exemplo de obra que você começa e esquece como parar a leitura!

Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Classificação no Skoob: 4,3/5
Adicione ao Skoob
Comprar livro ou ebook na Amazon

5. Sob a Redoma

Stephen King nunca erra. O autor conquistou, em anos de carreira, um renome na literatura contemporânea que poucos conseguiram. Com livros densos, marcados por reviravoltas e aprofundamentos na ambientação e nas personagens, o escritor sempre surpreende.

Sob a Redoma é um livro grande. Mas é, também, a prova de que não precisamos de livros curtos para sair da ressaca literária. A narrativa acompanha os moradores de Chester’s Mill quando, em um dia comum de outono, eles são separados do resto do mundo por uma redoma invisível e impenetrável que cerca a cidade.

“É mais fácil chegar a um consenso quando só existe uma voz para escutar, certo?”

A partir disso, os capítulos começam a trabalhar uma perspectiva seletiva, sendo cada um deles dedicado a acompanhar um personagem. A habilidade incrível de King para trabalhar o determinismo fica evidente conforme a trama se desenrola.

Em uma situação extrema, o melhor e o pior do ser humano se tornam evidentes quando as leis de Chester’s Mill passam a ser regidas pelos próprios moradores. Sob a Redoma é um livro profundo e de leitura fluida, que nos envolve e faz com que devoremos as páginas. Caso nunca tenha tido contato com Stephen King, é uma ótima oportunidade!

Título: Sob a Redoma
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 1.074
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob
Comprar livro ou ebook na Amazon

6. A princesa salva a si mesma neste livro

Para os amantes de poesia marginalizada, essa é uma ótima pedida para deixar o bloqueio de leitura no passado. A princesa salva a si mesma neste livro é uma coletânea de poemas sobre amor e empoderamento que demonstram, em versos curtos, o que há de mais honesto na mulher e nos sentimentos.

É um dos exemplos de como outros gêneros literários podem te colocar em um novo processo de leitura, consumindo livros e formatos diferentes e que te fazem pensar sobre o autoamor e sobre a figura das minorias.

“era uma
vez
uma princesa
que nasceu das cinzas
que seus amores-dragões
fizeram dela
&
se
coroou
a
rainha
de si
mesma”

A obra foi escolhida como a merecedora do prêmio Goodreaders Choice Awards na categoria melhor livro do ano por trabalhar sobre um mote principal: nós podemos fazer nossos finais felizes.

Os poemas de Amanda Lovelace são necessários e nos fazem pensar de uma forma mais poética sobre nosso relacionamento conosco e com outras pessoas. Além disso, coloca, à disposição de quem lê, um olhar mais crítico sobre as receitas prontas dos contos de fadas.

Título: A princesa salva a si mesma neste livro
Autor: Amanda Lovelace
Editora: LeYa
Páginas: 208
Classificação no Skoob: 4,0/5
Adicione ao Skoob
Comprar livro ou ebook na Amazon

Quando falamos de conseguir fugir da ressaca literária, é comum encontrarmos as respostas em best-sellers ou em narrativas mais dinâmicas. No final, a cura para o bloqueio advém da reconexão entre o que você gosta e o que te dá prazer em consumir.

Essas 6 obras reúnem, além de histórias incríveis e cuidadosas, aspectos dos estudos literários que são importantes e que já as tornaram foco de pesquisas. Logo, são tramas bem construídas e que podem ser lidas com facilidade enquanto te levam à reflexão e, também, à diversão.

Na hora de escolher qual será seu próximo livro, o ideal é ir pelo que você gosta e pelo que acredita sentir mais curiosidade. Afinal, bons livros curam não só ressacas, como também perguntas!

victor matheus

victor matheus

pesquisador de literatura com ênfase em arte moderna e contemporânea. usa da língua e da linguagem para entender os seus desdobramentos na sociedade. sonha em ser amigo do adorno, mas nasceu tarde demais.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top