skip to Main Content
Mão Segurando Uma Lota Nasal

Lota nasal: por que você precisa de uma agora?

A lota nasal ou netipot é um objeto geralmente produzido em porcelana e dedicado à higiene das narinas. Com um formato anatômico um tanto curioso, ele possui um bico mais fino que facilita a limpeza das vias aéreas. Entre os benefícios dessa técnica estão o aumento da resistência do organismo e a melhora de doenças como a sinusite e rinite. 

Continue no texto para aprender mais sobre como funciona esse método e onde encontrar uma lota para chamar de sua.

Lavagem nasal

Para começar, é importante ter em mente os motivos para se fazer esse procedimento. A limpeza das cavidades nasais é essencial, uma vez que elas filtram o ar que respiramos. Por isso, manter as mucosas úmidas possibilita que elas sejam mais eficientes na defesa contra vírus, germes e bactérias, bem como na filtragem da poluição ou mesmo na recuperação do ressecamento causado pelo ar condicionado.

Assim, as técnicas de lavagem nasal funcionam como um tratamento natural para doenças respiratórias, além de promover uma maior oxigenação cerebral e alívio respiratório imediato. 

As técnicas de limpeza das vias aéreas funcionam como tratamento natural para rinite, sinusite e resfriados.

Esse processo não precisa ser feito apenas quando a gripe e as crises de rinite e sinusite começam a dar as caras. Você pode repetir com certa periodicidade, conforme sentir necessidade, mas chegando ao máximo de três vezes por semana. 

Porém, é recomendado que ele seja feito em pessoas que já estão com as vias respiratórias completamente congestionadas ou para aquelas que estão com sangramento no nariz. 

Lavagem nasal com lota

Essa é uma técnica de lavagem nasal milenar especialmente utilizada por praticantes de yoga e estudiosos da ayurveda como uma das ações purificatórias do corpo e, consequentemente, da mente. Para a sua utilização, destacamos duas opções: 

Jala neti: solução com água morna e sal

Para a fazer a jala neti, você vai precisar de: água filtrada morna (a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do seu objeto) e uma colher de chá de sal de cozinha (mas você também pode adquirir a versão do produto exclusiva para essa finalidade). 

Para saber se a temperatura da água é ideal, recomendamos que você coloque um pouco dela nas mãos. Caso não haja nenhum desconforto, seja quente ou gelado, é sinal de que ela está na temperatura correta. 

Agora, para descobrir se a quantidade de sal usada foi suficiente, experimente um pouco da mistura, o ideal aqui é que ela tenha um gosto parecido com o das lágrimas. E, caso na hora da lavagem você sinta algum tipo de ardência, pare o processo imediatamente, dado que isso indica uma quantidade excessiva ou até muito baixa do tempero.

Uma das soluções possíveis para a lavagem nasal com a lota consiste em misturar água morna e uma colher de chá de sal.

Solução com soro fisiológico

Outra opção é encher a sua lota nasal com soro fisiológico, que tem importante função hidratante e descongestionante. Diferentemente da solução anterior, o recomendado é que o líquido esteja em temperatura ambiente.

Modo de utilização

Sentado ou em pé, mas com joelhos dobrados, você deve abrir a boca (o que permite que você permaneça respirando durante todo o tempo), em seguida introduza a pontinha da lota em uma das narinas e, por fim, deixe que toda a água se escorra pela narina livre. Depois disso, repita o procedimento do outro lado. 

Finalizado o processo, utilize uma toalha ou mesmo papel higiênico para te ajudar a retirar todo o líquido que permaneceu no nariz. 

Importante: esse processo deve ser realizado no período da manhã. Isso porque é possível que a sua narina continue a expelir um pouco de água durante o dia e, para evitar desconforto e até mesmo afogamentos, você precisará de várias horas entre o procedimento e o momento de dormir. Além disso, esperar esse tempo antes de deitar evita que o acúmulo de água acabe parando no canal auditivo, o que pode causar inflamações. 

Para mais informações sobre a lota nasal, recomendamos o vídeo sobre o assunto produzido pela Bela Gil:

Modelos de lota nasal

Apesar de o modelo mais utilizado ser de cerâmica, é importante destacar que também é possível encontrar versões de plástico pela internet e que elas servem para a mesma finalidade. Alguns dos modelos disponíveis na Amazon são:

Já para quem prefere a versão em cerâmica, as opções disponíveis variam conforme a quantidade de água que o objeto consegue armazenar. Na Amazon, você consegue encontrar a lota nasal nos tamanhos P (200 ml) e G (350 ml):

E aí, pronto(a) para incorporar essa prática na sua rotina? Confira também a lista abaixo para conhecer outras opções para garantir seu bem-estar e autocuidado:

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top