Você já pensou em fazer delícias que são lindas e gostosas a la patisserie? Para você que quer aprender como fazer bolos decorados, preparamos este post que está recheado de doces dicas.
Saiba quais materiais usar, as melhores receitas e inspirações para confeitar. No começo, pode parecer difícil chegar no tão sonhado resultado, mas não se esqueça que a prática leva à perfeição e que em pouco tempo você vai estar encantando a família e os amigos com suas criações.
Vamos confeitar!
Para começar a fazer um bolo decorado, precisamos primeiro dele, é claro. A base de tudo, a receita precisa ser certeira, para que o resultado seja consistente e firme para segurar os enfeites.
Confira uma boa receita para bolos que receberão decoração.
Bolo pão de ló
O pão de ló é perfeito para dar sustentação às decorações, além de ser bastante saboroso e versátil. É possível combinar diversos sabores de recheio com essa massa.
Ingredientes
- 4 gemas de ovo
- 4 claras em neve
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
Em uma tigela (pode ser a da batedeira), coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Na sequência, junte o açúcar e bata por mais alguns minutos. Ainda sem parar de mexer, acrescente a farinha aos poucos, e continue batendo por 20 a 30 minutos.
Depois desse processo, tire a mistura da batedeira. Coloque o fermento em pó e as claras em neve, mexendo delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Em uma forma untada com farinha, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180º.
Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para uma temperatura média até dourar.
Para saber se a massa está totalmente assada, coloque um palito no meio da forma. Se ele sair limpo, já é a hora de tirar o bolo do forno. Desenforme ainda morno.
Recheio e cobertura de chantilly com leite ninho
Esse recheio é um curinga, já que consegue harmonizar com uma grande quantidade de bolos, e com o pão de ló não é diferente. Para deixá-lo ainda mais saboroso, você pode acrescentar pedaços de frutas, como morangos.
Ingredientes
- 1 caixa de creme de chantilly
- 1 caixa de leite condensado
- 1 + ½ xícara (chá) de leite ninho
Modo de preparo
Em uma batedeira, bata o creme de chantilly até que ele forme picos firmes. Na sequência, acrescente o leite condensado aos poucos e continue mexendo.
Para finalizar, coloque o leite ninho devagar e bata até que toda a mistura fique homogênea e firme.
Caso você utilize bico de confeiteiro na cobertura para fazer desenhos, deixe resfriando por alguns minutos na geladeira.
Bolo pronto, agora é a hora de montar
Com o bolo pronto e resfriando, chegou a hora de montá-lo, para que assim seja feita a decoração. Para essa etapa serão necessárias algumas ferramentas próprias da confeitaria. Acompanhe passo a passo.
Cortar para rechear
Para rechear o bolo, é necessário cortá-lo horizontalmente. O cortador manual auxilia nessa tarefa fazendo com que todas as camadas sejam do mesmo tamanho, além de, claro, facilitar o trabalho.
- Fabricado em aço inox, ele acompanha duas linhas fatiadoras e possui 9 alturas diferentes para que você escolha a altura que fatiará,...
- Seus bolos ficarão com andares retinhos, sem desperdício
- Medida máxima do bolo 32.5 cm Contém 1 suporte fatiador e 2 linhas fatiadoras
O cortador manual da Fackelmann é uma ótima opção custo-benefício. Além de ser de aço inox, ainda conta com duas linhas fatiadoras e nove alturas!
Utilizar essa ferramenta é muito fácil. Basta ajustar na altura que você deseja, posicioná-lo sob o bolo e, fazendo movimento de serrote, passar por toda a extensão do confeito. Faça isso em todas as camadas que desejar. Recomendamos três (ou seja, dois cortes).
Montar e montar
Para montar o bolo, algumas ferramentas acabam auxiliando no processo, fazendo com que ele fique estruturado e seguro. Uma boa opção é empilhar as camadas na própria forma que você assou o confeito e, para essa tarefa ficar ainda mais fácil, é recomendado que ela seja de fundo removível, como a da Loja Catarinense.
- O conjunto inclui 3 formas com fundo removível: 1 grande com diâmetro de 28cm, 1 média com diâmetro de 26cm e 1 pequena com diâmetro de...
- Ideal para assar bolos, tortas, quiches e outras delícias.
- Versátil e funcional, proporciona uma distribuição rápida e uniforme de calor para assar de forma eficiente.
Caso você queira fazer bolos em camadas, utilize formas de diferentes tamanhos.
Na hora de desenformar ou retirar o bolo da forma, o papel de manteiga é um grande aliado dos confeiteiros. Essa superfície evita que o bolo grude na assadeira e estrague toda a fornada.
- É mais leve e saudável, pois cozinha os alimentos sem adição de gordura
- Facilita a limpeza de formas, frigideiras e refratários
- Assa os alimentos por igual
O papel manteiga pode ser utilizado tanto na montagem quanto na hora de untar a forma. A opção da Dover é perfeita para quem busca um ótimo custo-benefício, já que é mais leve, saudável e assa o alimento em menos tempo.
Uma última dica bastante valiosa para a montagem do bolo é o acetato. Esse plástico maleável é muito utilizado na confeitaria para ajudar os confeitos a terem estrutura.
Para utilizá-lo, é bastante simples. Na forma de fundo removível mesmo, forre todas as laterias com um pedaço do acetato. Vá colocando as camadas de bolo alternadas com recheio até a altura de desejar.
Deixe descansando na geladeira por alguns minutos e depois, na hora de retirar a forma, o acetato ainda vai dar estrutura para o bolo até no momento da decoração.
O acetato é bastante utilizado na técnica do bolo vulcão. Diferentemente de outras formas de enfeitar, nessa, o plástico fica no confeito, até a hora de cortar.
Confira o vídeo da Bru Na Cozinha demonstrando como utilizar o acetado na montagem dos bolos.
Hora de decorar!
Com o bolo já montado, está na hora de espatular e decorar. Para essa etapa, também serão necessárias ferramentas da confeitaria que deixarão essa tarefa ainda mais fácil e tranquila.
Prato giratório para facilitar
A primeira coisa que é necessária para espatular um bolo é o prato giratório. Esse equipamento permite que o confeito seja visto em 360º, além de dar mais velocidade e precisão na espatulação.
Para utilizá-lo, é bem fácil, basta colocar o bolo em cima e, na beirada, mexer para o lado esquerdo ou direito, dependendo do movimento que você quer fazer. O prato giratório vai fazer com que o confeito rode e que todos os cantos dele sejam vistos.
É hora de espatular
Depois do bolo ser desenformado e posto no prato giratório, a aplicação da camada de cobertura fica muito mais fácil. Com a espátula curva, coloque uma quantidade generosa de creme de chantilly com leite ninho em todo o bolo.
- Praticidade: A Espátula curva em Inox para Bolo é um produto de fácil manuseio e muito prático, indispensável para suas receitas. Um...
- Qualidade e Segurança: O grande diferencial está no material em aço inoxidável, que é altamente durável, resistente à corrosão e...
- Limpeza: O aço inox assegura a limpeza, pois a sua higienização é fácil de ser executada, Basta utilizar detergentes suaves ou neutros...
O formato ergonômico dessa ferramenta permite que a cobertura seja aplicada com muito mais precisão e facilidade, fazendo com que o acabamento fique mais tranquilo de ser feito.
Saco de confeiteiro para ajudar
Para facilitar a aplicação dessa cobertura no bolo, recomendamos utilizar um saco de confeiteiro. Esse acessório da confeitaria é bastante utilizado em diversos preparos e é sempre bom tê-lo nas mãos.
Aplicar a cobertura com o saco de confeiteiro é muito fácil, basta encher a manga com o creme e, na posição horizontal, ir passando o bico desse acessório por toda a superfície do bolo.
Chegou o momento de raspar
Para deixar a cobertura lisinha e bem distribuída, os raspadores de bolo são necessários. Essa ferramenta é a queridinha dos boleiros e auxilia muito na hora da decoração. Existem diversos modelos, tamanhos e desenhos e é possível criar variados designs com eles.
A opção lisa é a mais indicada para aqueles que querem apenas retirar o excesso de cobertura e dar um acabamento melhor ao bolo.
Para aprender como fazer de maneira correta, confira o vídeo da Bruna Rebelo Cakelover.
O bolo precisa descansar
Depois de ter aplicado a cobertura no bolo, é necessário deixá-lo descansando por alguns minutos na geladeira. Isso permite que ele fique ainda mais firme para receber a decoração final.
Para facilitar a retirada do bolo que está no prato giratório, a espátula de inox é uma boa solução. Por ser larga e fina o suficiente, ela consegue deslizar por debaixo do confeito e erguê-lo, fazendo com que a cobertura seja danificada na hora de pegá-lo.
- MATERIAL SEGURO E DURÁVEL: Feito de aço inoxidável de alta qualidade com cabo tubular. Produto higiênico e resistente com lâmica...
- ESPÁTULA MULTIUSO: Útil para cortar, separar, raspar, confeitar, transferir e organizar durante o preparo de massas, legumes e...
- LEVE E DE FÁCIL MANUSEIO: Produto leve que prioriza a produtividade e desempenho no trabalho. Seu peso é de 105 gramas, facilitando sua...
Decorando para valer
Depois que o bolo passou alguns minutos descansando na geladeira, é hora de aplicar a criatividade e decorar para valer. Para isso, os bicos de confeiteiro são ótimos aliados.
- Kit versátil, com 48 peças no tamanho médio
- Resistente, feito em inox
- Reutilizável e durável
Com diferentes bicos, é possível fazer variados desenhos e formas. É só ir testando e deixar a imaginação correr à solta.
A Confeitando com Daniela Bolos preparou um conteúdo de como utilizar bicos de confeiteiro para iniciantes. Confira.
Se você é aquela pessoa que busca praticidade e quer investir na decoração de bolos, o kit de bicos para confeitar e acessórios é perfeito. Composto de tudo o que você vai precisar, esse material irá auxiliar – e muito – no trabalho.
- ❤️ Kit com 106 Peças;
- ❤️ 52 Bicos;
- ❤️ 2 Espatulas;
Decorar um bolo não é tão fácil quanto parece. É preciso muito treino, paciência e perseverança. Tudo vale a pena quando o resultado é o melhor possível e a família e os amigos se juntam para experimentar a guloseima.
Bolos para se inspirar
Para te deixar ainda mais inspirado, confira alguns estilos de bolos decorados para fazer em casa. Lembre-se: as possibilidades são infinitas, basta soltar a imaginação.
Drip Cake
O bolo gotejamento, ou drip cake, é um dos designs que mais está em alta. Feito com ganache de chocolate, é perfeito para aquela ocasião especial.
Bolo derretido
O bolo derretido é uma das versões do drip cake, mas quer imitar um sorvete que se transformou em líquido. Por isso, é bem comum colocar uma casquinha no topo da decoração.
Bolo com decoração de biscoito
Os biscoitos são ótimas formas de decoração de bolo, e o melhor de tudo é que são comestíveis. Possível de fazer diversos formatos, essas delícias ajudam a incrementar o sabor e a beleza do confeito.
Bolo unicórnio
Esse bolo é outro grande sucesso. Seja em aniversários ou batizados, o unicórnio é uma decoração bastante presente.
Bolo decorado com flores naturais
Você sabia que é possível decorar bolos com flores naturais? Essas plantas ficam lindas e deixam o confeito ainda mais dinâmico e cheio de textura.
Confeitar não é assim tão simples como parece e, como toda arte, requer um aprendizado. Nada é tão satisfatório quanto produzir algo tão belo e que pode ser apreciado por outras pessoas.
Fazer bolos é um ato de carinho, pode ser um hobby, profissão e até diversão. Tente em casa e não deixe de aprimorar seus dotes culinários experimentando outras receitas. Que tal experimentar fazer fondue?
Atualizado em 2024-10-15 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API
comentários
Olá, estou começando a fazer bolos em casa para venda e queria deixar um comentário agradecendo! Me ajudou bastante!! Estes conteúdos estão todos soltos pela internet e o fato de aqui estarem organizados e esquematizados me auxiliou bastante e tenho certeza de que a muitas pessoas também! Obrigada e parabéns.
Muito obrigado pelo comentário, Sofia!