skip to Main Content
Naked Cake De Red Velvet

Como fazer bolos decorados: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em fazer delícias que são lindas e gostosas a la patisserie? Para você que quer aprender como fazer bolos decorados, preparamos este post que está recheado de doces dicas. 

Saiba quais materiais usar, as melhores receitas e inspirações para confeitar. No começo, pode parecer difícil chegar no tão sonhado resultado, mas não se esqueça que a prática leva à perfeição e que em pouco tempo você vai estar encantando a família e os amigos com suas criações. 

Vamos confeitar!

Para começar a fazer um bolo decorado, precisamos primeiro dele, é claro. A base de tudo, a receita precisa ser certeira, para que o resultado seja consistente e firme para segurar os enfeites. 

Confira uma boa receita para bolos que receberão decoração. 

Bolo pão de ló 

Pão de ló com ingredientes ao fundo.
Pão de ló é um bolo versátil e bastante fácil de fazer.

O pão de ló é perfeito para dar sustentação às decorações, além de ser bastante saboroso e versátil. É possível combinar diversos sabores de recheio com essa massa. 

Ingredientes

  • 4 gemas de ovo
  • 4 claras em neve
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

Em uma tigela (pode ser a da batedeira), coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Na sequência, junte o açúcar e bata por mais alguns minutos. Ainda sem parar de mexer, acrescente a farinha aos poucos, e continue batendo por 20 a 30 minutos. 

Depois desse processo, tire a mistura da batedeira. Coloque o fermento em pó e as claras em neve, mexendo delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Em uma forma untada com farinha, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180º.

Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para uma temperatura média até dourar. 

Para saber se a massa está totalmente assada, coloque um palito no meio da forma. Se ele sair limpo, já é a hora de tirar o bolo do forno. Desenforme ainda morno.

Recheio e cobertura de chantilly com leite ninho

Bico de confeiteiro saindo chantily.
Chantilly com leite ninho é uma ótima opção tanto para recheio como para cobertura.

Esse recheio é um curinga, já que consegue harmonizar com uma grande quantidade de bolos, e com o pão de ló não é diferente. Para deixá-lo ainda mais saboroso, você pode acrescentar pedaços de frutas, como morangos. 

Ingredientes

  • 1 caixa de creme de chantilly
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 + ½ xícara (chá) de leite ninho

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata o creme de chantilly até que ele forme picos firmes. Na sequência, acrescente o leite condensado aos poucos e continue mexendo. 

Para finalizar, coloque o leite ninho devagar e bata até que toda a mistura fique homogênea e firme. 

Caso você utilize bico de confeiteiro na cobertura para fazer desenhos, deixe resfriando por alguns minutos na geladeira. 

Bolo pronto, agora é a hora de montar

Com o bolo pronto e resfriando, chegou a hora de montá-lo, para que assim seja feita a decoração. Para essa etapa serão necessárias algumas ferramentas próprias da confeitaria. Acompanhe passo a passo. 

Cortar para rechear

Para rechear o bolo, é necessário cortá-lo horizontalmente. O cortador manual auxilia nessa tarefa fazendo com que todas as camadas sejam do mesmo tamanho, além de, claro, facilitar o trabalho. 

Cortador Manual de Bolo de Inox e Fio Extra Fackelmann Prata
  • Fabricado em aço inox, ele acompanha duas linhas fatiadoras e possui 9 alturas diferentes para que você escolha a altura que fatiará,...
  • Seus bolos ficarão com andares retinhos, sem desperdício
  • Medida máxima do bolo 32.5 cm Contém 1 suporte fatiador e 2 linhas fatiadoras

O cortador manual da Fackelmann é uma ótima opção custo-benefício. Além de ser de aço inox, ainda conta com duas linhas fatiadoras e nove alturas!

Utilizar essa ferramenta é muito fácil. Basta ajustar na altura que você deseja, posicioná-lo sob o bolo e, fazendo movimento de serrote, passar por toda a extensão do confeito. Faça isso em todas as camadas que desejar. Recomendamos três (ou seja, dois cortes). 

Montar e montar 

Mulher com espátula montando bolo
O bolo pode ser montado de diversas formas.

Para montar o bolo, algumas ferramentas acabam auxiliando no processo, fazendo com que ele fique estruturado e seguro. Uma boa opção é empilhar as camadas na própria forma que você assou o confeito e, para essa tarefa ficar ainda mais fácil, é recomendado que ela seja de fundo removível, como a da Loja Catarinense. 

Caso você queira fazer bolos em camadas, utilize formas de diferentes tamanhos. 

Na hora de desenformar ou retirar o bolo da forma, o papel de manteiga é um grande aliado dos confeiteiros. Essa superfície evita que o bolo grude na assadeira e estrague toda a fornada. 

Papel antiaderente para cozinhar Dover Assa + Leve, rolo de 30 cm x 3 m
  • É mais leve e saudável, pois cozinha os alimentos sem adição de gordura
  • Facilita a limpeza de formas, frigideiras e refratários
  • Assa os alimentos por igual

O papel manteiga pode ser utilizado tanto na montagem quanto na hora de untar a forma. A opção da Dover é perfeita para quem busca um ótimo custo-benefício, já que é mais leve, saudável e assa o alimento em menos tempo.

Uma última dica bastante valiosa para a montagem do bolo é o acetato. Esse plástico maleável é muito utilizado na confeitaria para ajudar os confeitos a terem estrutura. 

Para utilizá-lo, é bastante simples. Na forma de fundo removível mesmo, forre todas as laterias com um pedaço do acetato. Vá colocando as camadas de bolo alternadas com recheio até a altura de desejar. 

Deixe descansando na geladeira por alguns minutos e depois, na hora de retirar a forma, o acetato ainda vai dar estrutura para o bolo até no momento da decoração. 

O acetato é bastante utilizado na técnica do bolo vulcão. Diferentemente de outras formas de enfeitar, nessa, o plástico fica no confeito, até a hora de cortar. 

Confira o vídeo da Bru Na Cozinha demonstrando como utilizar o acetado na montagem dos bolos. 

Hora de decorar!

Mulher colocando macarron em um bolo
Na hora de decorar, a imaginação precisa fluir.

Com o bolo já montado, está na hora de espatular e decorar. Para essa etapa, também serão necessárias ferramentas da confeitaria que deixarão essa tarefa ainda mais fácil e tranquila. 

Prato giratório para facilitar

A primeira coisa que é necessária para espatular um bolo é o prato giratório. Esse equipamento permite que o confeito seja visto em 360º, além de dar mais velocidade e precisão na espatulação

Desconto
Prato Giratório Suporte Bailarina Para Decorar Bolos E Torta
  • Bailarina giratória com pino de ferro - 30cm diâmetro
  • Material: Alumínio

Para utilizá-lo, é bem fácil, basta colocar o bolo em cima e, na beirada, mexer para o lado esquerdo ou direito, dependendo do movimento que você quer fazer. O prato giratório vai fazer com que o confeito rode e que todos os cantos dele sejam vistos. 

É hora de espatular

Depois do bolo ser desenformado e posto no prato giratório, a aplicação da camada de cobertura fica muito mais fácil. Com a espátula curva, coloque uma quantidade generosa de creme de chantilly com leite ninho em todo o bolo. 

Yazi 19667-CF57 Espátula Curva Carol, Metalico e Preto
  • Espátula Curva Aço Inox
  • Não enferruja
  • Ideal para confeitar Bolos

O formato ergonômico dessa ferramenta permite que a cobertura seja aplicada com muito mais precisão e facilidade, fazendo com que o acabamento fique mais tranquilo de ser feito. 

Saco de confeiteiro para ajudar

Para facilitar a aplicação dessa cobertura no bolo, recomendamos utilizar um saco de confeiteiro. Esse acessório da confeitaria é bastante utilizado em diversos preparos e é sempre bom tê-lo nas mãos. 

Aplicar a cobertura com o saco de confeiteiro é muito fácil, basta encher a manga com o creme e, na posição horizontal, ir passando o bico desse acessório por toda a superfície do bolo. 

Chegou o momento de raspar

Espatular bolo é a parte mais satisfatória e desafiadora do processo.

Para deixar a cobertura lisinha e bem distribuída, os raspadores de bolo são necessários. Essa ferramenta é a queridinha dos boleiros e auxilia muito na hora da decoração. Existem diversos modelos, tamanhos e desenhos e é possível criar variados designs com eles.

A opção lisa é a mais indicada para aqueles que querem apenas retirar o excesso de cobertura e dar um acabamento melhor ao bolo. 

Para aprender como fazer de maneira correta, confira o vídeo da Bruna Rebelo Cakelover

O bolo precisa descansar

Depois de ter aplicado a cobertura no bolo, é necessário deixá-lo descansando por alguns minutos na geladeira. Isso permite que ele fique ainda mais firme para receber a decoração final. 

Para facilitar a retirada do bolo que está no prato giratório, a espátula de inox é uma boa solução. Por ser larga e fina o suficiente, ela consegue deslizar por debaixo do confeito e erguê-lo, fazendo com que a cobertura seja danificada na hora de pegá-lo. 

Mimo Style Espátula Prática Para Confeitar, Raspar, Cortar, Organizar, Dividir Massas, Com Régua Medidora de 15 cm, Resistente à Temperatura, Produto Leve e de Fácil Manuseio, Material de Inox Durável
  • MATERIAL SEGURO E DURÁVEL: Feito de aço inoxidável de alta qualidade com cabo tubular. Produto higiênico e resistente com lâmica...
  • ESPÁTULA MULTIUSO: Útil para cortar, separar, raspar, confeitar, transferir e organizar durante o preparo de massas, legumes e...
  • LEVE E DE FÁCIL MANUSEIO: Produto leve que prioriza a produtividade e desempenho no trabalho. Seu peso é de 105 gramas, facilitando sua...

Decorando para valer

Depois que o bolo passou alguns minutos descansando na geladeira, é hora de aplicar a criatividade e decorar para valer. Para isso, os bicos de confeiteiro são ótimos aliados. 

Kit 48 Peças Bico De Confeiteiro Inox Padeiro Confeitar
  • Kit versátil, com 48 peças no tamanho médio
  • Resistente, feito em inox
  • Reutilizável e durável

Com diferentes bicos, é possível fazer variados desenhos e formas. É só ir testando e deixar a imaginação correr à solta. 

A Confeitando com Daniela Bolos preparou um conteúdo de como utilizar bicos de confeiteiro para iniciantes. Confira. 

Se você é aquela pessoa que busca praticidade e quer investir na decoração de bolos, o kit de bicos para confeitar e acessórios é perfeito. Composto de tudo o que você vai precisar, esse material irá auxiliar – e muito – no trabalho. 

Decorar um bolo não é tão fácil quanto parece. É preciso muito treino, paciência e perseverança. Tudo vale a pena quando o resultado é o melhor possível e a família e os amigos se juntam para experimentar a guloseima. 

Bolos para se inspirar

Para te deixar ainda mais inspirado, confira alguns estilos de bolos decorados para fazer em casa. Lembre-se: as possibilidades são infinitas, basta soltar a imaginação. 

Drip Cake

O bolo gotejamento, ou drip cake, é um dos designs que mais está em alta. Feito com ganache de chocolate, é perfeito para aquela ocasião especial. 

Drip cake
Drip cake branco com buttercream e sprinkles.

Bolo derretido

O bolo derretido é uma das versões do drip cake, mas quer imitar um sorvete que se transformou em líquido. Por isso, é bem comum colocar uma casquinha no topo da decoração. 

Bolo rosa e azul com conceito "derretido".
Bolo imitando um sorvete derretido com diversos confeitos.

Bolo com decoração de biscoito

Os biscoitos são ótimas formas de decoração de bolo, e o melhor de tudo é que são comestíveis. Possível de fazer diversos formatos, essas delícias ajudam a incrementar o sabor e a beleza do confeito. 

Bolo azul decorado com biscoitos em formato de estrela.
Os biscoitos são ótimas decorações para bolos. 

Bolo unicórnio

Esse bolo é outro grande sucesso. Seja em aniversários ou batizados, o unicórnio é uma decoração bastante presente. 

Bolo unicórnio
O bolo unicórnio é bastante divertido e alegre. 

Bolo decorado com flores naturais

Você sabia que é possível decorar bolos com flores naturais? Essas plantas ficam lindas e deixam o confeito ainda mais dinâmico e cheio de textura. 

Bolo rosa com flores naturais no topo.
As flores naturais deixam o bolo ainda mais bonito e charmoso.

 Confeitar não é assim tão simples como parece e, como toda arte, requer um aprendizado. Nada é tão satisfatório quanto produzir algo tão belo e que pode ser apreciado por outras pessoas. 

Fazer bolos é um ato de carinho, pode ser um hobby, profissão e até diversão. Tente em casa e não deixe de aprimorar seus dotes culinários experimentando outras receitas. Que tal experimentar fazer fondue?

Atualizado em 2021-09-24 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top