O termo “maskne” é usado para classificar a acne surgida nas regiões do queixo, nariz e bochechas, devido ao uso das máscaras faciais. Siga no texto para entender mais sobre esse fenômeno, aprender a evitar o surgimento dessas espinhas e conferir dicas de produtos que podem ser usados para tratar o problema.
Maskne: causas
Junção de “mask”, ou “máscara” em inglês, com “acne”, o surgimento desse tipo de acne tem como causa principal o abafamento da pele. Isso porque esses equipamentos estimulam a maior oleosidade do local, a produção de sebo e, consequentemente, a obstrução de poros.
Essa oclusão e a maior umidade, causada pela respiração abafada, acabam estimulando a proliferação bacteriana e gerando uma inflamação, o que tem como resultado o surgimento de espinhas e cravos na região do queixo e do nariz.
Além disso, a fricção constante da pele com o material das máscaras também podem causar infecções e até mesmo problemas cutâneos já existentes. O que tende a piorar com a maior variação hormonal e do estresse, natural em um momento de crise econômica e sanitária.
Como evitar a maskne?
Uma vez que ainda não é possível abolir o uso das máscaras, como evitar o surgimento e piora da maskne? Apesar de não existir uma solução definitiva e milagrosa, especialmente para aquelas e aqueles que passam muitas horas com o equipamento, alguns cuidados constantes podem ajudar a diminuir o surgimento dessas erupções cutâneas.
1. Limpeza
A primeira etapa para evitar este ou qualquer outro tipo de acne é a limpeza do rosto. Para isso, utilize sabonetes específicos para a área pelo menos duas vezes ao dia, dando preferência para produtos que garantam uma limpeza mais profunda, como as opções abaixo:
E, para se certificar de que todo o sebo acumulado nos poros foi realmente limpo, utilize uma água micelar. Solução aquosa composta por micelas, que são pequenas esferas que têm o poder de atrair e sugar sujeiras, poluição e resquícios de maquiagem, ampliando o poder de limpeza do sabonete. Alguns dos produtos que se destacam no mercado são:
2. Hidratação
Depois de limpar o rosto, é fundamental garantir que ele receba a hidratação necessária para evitar o ressecamento e manter a barreira protetora desse órgão. Por isso, após a limpeza, faça uso de um sérum facial.
Com uma consistência mais aquosa, esse dermocosmético deve ser aplicado antes do hidratante em creme, garantindo que seus princípios ativos penetrem mais profundamente na pele. Algumas das nossas recomendações são:
Na hora de escolher um hidratante, dê preferência para aqueles com uma consistência em gel ou cremes mais leves, que combinam um toque seco com alto poder de umectância. Dentre as opções disponíveis no mercado, destacamos:
3. Proteção solar
E, mesmo que parte do rosto permaneça coberta pela máscara, o uso de protetor solar é imprescindível. Por isso, opte, mais uma vez, por opções que garantam toque seco e evitem o surgimento de espinhas, como os produtos da lista:
4. Esfoliação
Outro passo importante para prevenir e tratar a maskne é a esfoliação. Mas, ao contrário dos anteriores, este não é um cuidado que deve ser feito diariamente. Assim, de uma a duas vezes por semana, faça a esfoliação da sua pele.
Aqui, é importante destacar que, caso o produto escolhido contenha grãos, é fundamental ter cuidado redobrado, evitando que essas partículas machuquem ainda mais a pele acneica. Algumas das nossas recomendações são:
Pessoas que já estão sofrendo desse mal devem evitar o uso de maquiagem no local que será abafado pela máscara. Além disso, é importante que o equipamento seja trocado a cada três horas de uso ininterrupto e que, ao chegar em casa, a PFF2 seja armazenada respeitando as recomendações de reutilização e “descanso”.
Com essas dicas em mente, é importante ressaltar que, como a acne é considerada uma doença, antes de começar qualquer tratamento dermatológico, é preciso consultar um(a) profissional da área.
Quer saber mais sobre produtos de skincare e bem-estar? Confira nossa categoria no site, clicando aqui!
Atualizado em 2024-11-21 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API