skip to Main Content
Os Melhores Notebooks Para Estudantes

Os melhores notebooks para estudantes

O começo deste texto traz um alerta: em meio ao oceano de conteúdos sobre esse tema na internet, nosso objetivo não é estabelecer uma verdade única sobre os melhores notebooks para estudantes, mas apresentar um ponto de vista singular.

Encontrar o laptop perfeito é uma tarefa quase impossível. Assim como os celulares, computadores portáteis fazem parte da rotina diária da grande maioria dos estudantes. Portanto, para além de aspectos técnicos, a experiência de uso, o design e a confiança na marca contam muito no momento da escolha.

Continue conosco para conferir uma opinião honesta sobre alguns atributos essenciais para um bom notebook. Em seguida, listamos algumas recomendações de produtos para te ajudar no processo de seleção. Boa leitura!

Melhores notebooks para estudantes: especificações e usos

Antes de começar a procurar por um laptop, é importante entender qual tipo de uso será exigido do aparelho. Existem vários perfis de estudantes, e cada cenário pode se beneficiar de características diferentes, entre portabilidade, poder de processamento e autonomia de bateria.

Alunos do ensino médio, por exemplo, não precisam carregar o notebook para as aulas, e suas tarefas se resumem a pesquisas na web, redação de trabalhos e criação de apresentações de slides, em geral.

Ao analisar estudantes universitários, por outro lado, a portabilidade é essencial para dar liberdade durante a movimentação entre os diferentes blocos no campus, ainda mais quando a mochila já estiver cheia de livros pesados – isso sem contar os pesquisadores, que precisam lidar com programas pesados de cálculos e simulações.

Uma última observação relacionada à utilidade do laptop fica para o design e ergonomia. Algumas pessoas vão preferir o equipamento mais leve de todos, abrindo mão de peças mais potentes ou de um teclado mais confortável. Portanto, é fundamental refletir sobre o que é mais importante para você. 

Observando os principais componentes de um notebook, que também costumam aparecer nas páginas de divulgação das lojas, reunimos algumas dicas de acordo com o tipo de uso:

Tipo de uso →Leve: navegação na internet, edição de  documentos, consumo de mídiaMédio: muitos programas abertos simultaneamente, uso de monitores externos de alta resoluçãoAlto: utilização de softwares pesados, manipulação de arquivos grandes e jogos
Processador (CPU)Qualquer um com pelo menos 2 núcleos e frequência de 2 GHzUma CPU de 4 núcleos deve dar conta do recado4 núcleos, com frequência mais alta (entre 3 e 4 GHz no pico)
Memória RAM4 GB (DDR4, de preferência)8 GB DDR48-16 GB DDR4
ArmazenamentoHDHD ou SSD (tipo SATA)SSD (SATA ou PCIe)
Placa de vídeoIntegradaIntegrada ou dedicadaDedicada

Esses são os pontos fundamentais para analisar em um notebook para estudos. Vale lembrar que cada um dos componentes pode ser especificado ainda mais. O importante é não se deixar enganar por chamadas apelativas mostrando números mirabolantes, que muitas vezes não vão fazer diferença no uso do dia a dia.

Agora, vamos às recomendações de alguns bons notebooks para estudantes para comprar em 2020!

1. Samsung Chromebook XE501C13-AD1BR

Funções básicas para máxima portabilidade

Imagem: Samsung/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Chrome OS
  • Processador: Intel Celeron N3060 (2 núcleos, até 2,48GHz)
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 16 GB e.MMC (tecnologia semelhante ao SSD, um pouco mais lenta)
  • Autonomia: até 11h de uso
  • Peso: 1,18 kg
  • Dimensões: 28,92 x 20,55 x 1,79 cm

Chromebooks possuem um público específico: pessoas que procuram baixo custo e que realizam grande parte das atividades dentro do navegador de internet. No entanto, não é fácil encontrar opções baratas no mercado brasileiro, onde os preços acabam sendo mais altos.

Esqueça instalações complicadas de programas, configurações avançadas de sistema e muito espaço de armazenamento… o foco aqui está na praticidade dos aplicativos, quase como uma extensão do ambiente dos smartphones, mas com um teclado e tela maiores.

Outra qualidade dos chromebooks é a sua autonomia de bateria, que costuma ser maior, e a extrema portabilidade – vários modelos, como esse da Samsung, chegam com painéis de 11,6”.

Link para comprar

2. Positivo Motion Plus Q464B

Opção acessível com SSD e Windows 10

Imagem: Amazon/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Windows 10 Home
  • Processador: Intel Atom (4 núcleos, 1,8GHz)
  • Memória RAM: 4 GB 
  • Armazenamento: SSD 64 GB
  • Peso: 1,3 kg
  • Dimensões: 32,9 x 21,5 x 1,8 cm

Uma opção acessível para quem busca uma versão completa do Windows. O SSD ajuda no desempenho, mas o processador não vai tão longe. Outra qualidade é o peso, muito leve, e as dimensões que maximizam a portabilidade.

A positivo é uma marca nacional com boas alternativas de notebooks custo-benefício e se encaixa bem na rotina de estudantes que não precisam de muito poder de processamento ou uma tela de alta resolução.

Link para comprar

3. Samsung Essentials E20

Bonito e confortável

Imagem: Samsung/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Windows 10 Home
  • Processador: Intel Celeron 4205U (2 núcleos, 1,8GHz)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: HD 500 GB
  • Peso: 1,95 kg
  • Dimensões: 37,74 x 24,86 x 1,99 cm

Essa versão do Samsung Essentials E20 não vem com SSD, o que vai resultar em tempos de espera um pouco maiores. No entanto, sua construção é mais robusta, com uma tela de 15,6” e um teclado numérico, sem comprometer muito no tamanho ou peso.

Com design ergonômico e elegante, essa é uma ótima escolha para quem busca uma opção de entrada sem comprometimentos. A tampa traseira vem com acesso facilitado para upgrades, portanto, se estiver com dinheiro sobrando, recomendamos a instalação de um SSD, para maior agilidade no ambiente Windows.

Link para comprar

4. Acer A315-53-55DD

Cumpre bem o básico

Imagem: Amazon/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Windows 10 Home
  • Processador: Intel Core i5-7200U (2 núcleos, até 3,1GHz)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: HD 1 TB (ou 1.000 GB)
  • Peso: 2 kg
  • Dimensões: 38,1 x 25,9 x 2,1 cm

Semelhante ao Samsung Essentials E20, mas com um processador bem mais poderoso e o dobro de espaço para armazenamento de arquivos. Isso torna o modelo da Acer uma sólida opção de entrada.

Existem outros modelos da linha Aspire 5, com variações de processador, memória e armazenamento (alguns com SSD de fábrica, inclusive). Vale a pena dar uma olhada e encontrar o que mais se aproxima das suas necessidades.

Link para comprar

5. Lenovo Ideapad S145

Extremamente versátil

Imagem: Amazon/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Windows 10
  • Processador: AMD Ryzen 7-3700U (4 núcleos, até 4GHz)
  • Tela: 15,6” Full HD (1920 x 1080p)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: SSD 256 GB 
  • Peso: 1,85 kg
  • Dimensões: 36,22 x 25,15 x 1,99 cm

Entre as opções dessa lista, o Lenovo Ideapad S145 é aquele que melhor descreve o conceito de versatilidade. No site da fabricante, é possível optar por diferentes configurações para esse mesmo modelo, algumas delas muito potentes.

Para mandar bem nos estudos, nada melhor que uma tela Full HD, um processador de quatro núcleos com frequência alta, memória RAM de sobra (para a maioria dos casos) e um SSD. Tudo isso em um pacote relativamente compacto e leve.

Link para o modelo com Ryzen 7, 8 GB de RAM e SSD
Link para o modelo com Ryzen 5, 4 GB de RAM e HD mecânico

6. Dell Inspiron 13 7000

Sem comprometimentos (e caro)

Imagem: Amazon/Reprodução.

Especificações

  • Sistema: Windows 10 Home
  • Processador: Intel Core i7-10510U (4 núcleos, até 4,9GHz)
  • Tela: 13,3” Full HD (1920 x 1080p)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: SSD 512 GB
  • Placa de vídeo dedicada: NVIDIA GeForce MX250 2GB GDDR5
  • Peso: 1,8 kg
  • Dimensões: 30,8 x 20,5 x 1,5 cm

Não é possível encaixar um notebook de quase R$ 7 mil no orçamento de muitos estudantes por aí. No entanto, para quem está em busca de um investimento sem comprometimentos, o novo Dell Inspiron 13 7000 é uma das melhores opções do mercado.

Por trás do design ultrafino, um processador Intel de 10.ª geração (a mais recente já lançada) garante performance de sobra nas tarefas escolares/universitárias. Somando isso a um SSD, 8 GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada, o modelo também se encaixa bem como computador de trabalho.

Link para comprar

Os modelos apresentados nessa lista colocam em evidência a variedade disponível no mercado de notebooks. Por mais que o cenário brasileiro não tenha sido presenteado com os melhores preços, é possível encontrar alternativas mais baratas, sem comprometer muito a utilidade.

Por outro lado, é interessante perceber como a tecnologia dos laptops avançou para patamares incríveis, com equipamentos extremamente compactos e que trazem desempenho muito satisfatório.

Para finalizar, é importante destacar que a qualidade do conhecimento desenvolvido por um estudante não depende exclusivamente do computador. Hoje em dia é possível obter ótimos resultados com notebooks simples, desde que haja dedicação e paciência para configurar seu ambiente de estudos.

Que tal deixar nos comentários qual o seu setup de estudos? Prometemos manter esse conteúdo atualizado conforme mais modelos forem sendo lançados. Até a próxima!

André Martins

André Martins

Entusiasta de pautas tecnológicas, dos teclados mecânicos aos bitcoins. Aspirante a programador e acumulador de periféricos de computador.

This Post Has 6 Comments

  1. […] A espessura total dos laptops também está diminuindo, graças a arquiteturas de peças mais sofisticadas, como os SSDs com conexão M2, que chegam a ser menores que alguns pentes de memória RAM. Tudo isso contribui para a portabilidade, tornando os notebooks mais fáceis de transportar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top