skip to Main Content
Minicoelho Com A Boca Aberta Mostrando Dentes

Guia dos minicoelhos: cuidados básicos para o seu pet

Os minicoelhos são animais irresistíveis: fofinhos, pequenos e com personalidade superamigável. Por essas características, eles se tornam ótimos bichinhos de estimação e, por experiência própria, garanto que você irá se divertir bastante com essas bolinhas de pelo. 

Recentemente, aqui no Opiniões Certificadas, eu escrevi um artigo sobre itens básicos para acomodar um minicoelho, entretanto, a gente sabe que animais de estimação requerem muito mais do que isso, como cuidados, alimentação correta e o manejo certo. 

Por isso, este post é para tirar algumas dúvidas básicas, afinal, ele não é um pet convencional como cachorros ou gatos e criá-los requer atenção a alguns detalhes. Vamos para as dicas!

Alimentação

A alimentação dos minicoelhos é assunto sério, pois esses bichinhos são bem frágeis e refeições de péssima qualidade podem causar sérios problemas a eles — até mesmo ir a óbito. 

O que minicoelhos podem comer?

A primeira dica é que os coelhos não devem comer exclusivamente verduras. Embora seja comum essa ideia, a verdade é que esses alimentos são apenas complementares, e não a base da dieta dos pets.

Aliás, antes de dar qualquer verdura e legume para o seu bichinho, sempre pergunte ao veterinário se é permitido ou busque pesquisar por listas em sites de confiança. 

Geralmente, as verduras, legumes e frutas liberadas são:

  • Couve
  • Almeirão
  • Catalônia
  • Rúcula
  • Rama de cenoura
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Cheiro verde
  • Abóbora
  • Brócolis
  • Beterraba
  • Pepino
  • Maçã
  • Pera
  • Mamão
  • Manga
  • Abacaxi
  • Banana
  • Pêssego
  • Melancia
  • Morango

Qual a ração ideal para os coelhos?

Se você adotou um filhote, uma boa dica é a NuTrópica para filhote de coelho. Ela é indicada para pets até nove meses de idade, após o desmame. Além disso, é feita com ingredientes, como alfafa, que oferecem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do seu pequeno pet.

Entre as vantagens da NuTrópica, está sua composição: ela não é feita com ingredientes transgênicos, e sim alimentos selecionados e saudáveis.

Ração Nutrópica para Coelho Filhote - 500g
  • Alimento completo, saboroso e saudavel
  • Alimento completo, saboroso e saudavel
  • Feito com produtos de alta qualidade

Para os coelhos adultos, o indicado é a ração compatível com a faixa etária. Portanto, você pode contar com a versão para adultos, indicada para animais acima dos nove meses, por apresentar ingredientes que estejam alinhados às necessidades do pet mais velho. 

Nutrópica Coelho Adulto - 1,5kg
  • Alimento completo, saboroso e saudavel
  • Alimento completo, saboroso e saudavel
  • Feito com produtos de alta qualidade

O ideal é que a ração não seja disponibilizada na parte da noite, pois isso atrapalha a produção de cecotrofos, um tipo de “bolinho” de fezes rico em vitaminas que os coelhos produzem e comem. Portanto, se ver o seu pet ingerir o próprio cocô, não se preocupe, é normal!

Outra dica essencial da alimentação de minicoelhos é o feno, elemento principal da dieta do animal e que deve ser disponibilizado em tempo integral e com fartura, para que o bichinho coma o quanto quiser. 

O feno é importantíssimo para manter o tamanho dos dentes dos coelhos, que cresce durante toda a vida. Assim como para limpar os intestinos do pet, que tende a engolir pelo enquanto se lava.

O feno pode ser encontrado em grandes fardos em lojas próprias ou, caso você more em um apartamento pequeno, existe a possibilidade de comprar  embalagens menores. 

Alimento Jaal para Roedores Feno - 1kg
  • Indicado para pequenos roedores
  • Composto por plantas desidratadas de qualidade
  • Alimentação balanceada

Pelagem e unhas

Assim como outros pets, os minicoelhos pedem por cuidados específicos com a pelagem! 

Um dos cuidados é a escovação. Algumas raças de minicoelhos, como a lion head, podem ser realmente peludas e isso significa que o bichinho irá soltar alguns pelos pelos lugares, assim como correr o risco de ingerir mais do que deveria. 

Se o seu pet é peludo, o ideal é que seja penteado todos os dias, para remover pelos soltos e sujeiras. Fique atento às mudanças de pelo também, que podem ocorrer de três em três meses!

Uma boa dica de escova são as de cerdas macias e flexíveis, que permitem uma boa remoção dos pelos, sem machucar os bichinhos.

Homyl — Escova de cabelo para filhote de gatinho para cães, coelhos
  • Feito de materiais ecológicos, duráveis e antiestática.
  • Pode remover suavemente o cabelo solto, e elimina emaranhados, nós, sujeira e sujeira presa.
  • Adequado para cães, gatos, coelhos e outros animais de estimação, deixando-os arrumados e limpos. Especialmente ótimo para animais de...

Minicoelhos precisam de banho?

Essa é uma pergunta que gera diversas dúvidas: afinal, dar banho aos dentuços ou não?

A verdade é que coelhos são animais muito higiênicos e eles mesmos dão conta do assunto, assim como gatos. 

Os banhos podem ser realmente estressantes para eles, além de ser arriscado, já que o bichinho pode adoecer por conta do frio. 

Se o seu coelho esteve na lama ou passou por locais que deixaram a pelagem muito suja, aguarde para ver se a própria higienização do animal é o suficiente. Caso continue sujo, antes de levar ao petshop, converse com o seu veterinário de confiança. 

Outra dúvida comum sobre a higiene dos peludos é o corte das unhas. Sim, ele é necessário, especialmente se o seu pet não anda pelo asfalto!

As unhas podem ser cortadas em um petshop ou, se preferir, na sua casa. Para isso, é preciso ter o alicate correto, o mesmo para cães, e saber o ponto certo de fazer o corte. No vídeo do canal Coelhário Baby Bunny Rondonópolis MT, você aprende como fazer:

Ao optar por fazer o procedimento em casa, sempre tenha o máximo de cuidado e certifique-se que o fará com o instrumento correto.

Alicate Corte de Unhas Grande The Pets Brasil para Cães
  • Prático e muito resistente, pois é fabricado com material de alta qualidade e durabilidade;
  • Possui mola para facilitar sua utilização e trava de segurança para mantê-lo fechando enquanto estiver fora de uso.
  • Utilize-o com cuidado, cortando somente poucos milímetros da unha no sentido diagonal, contribuindo para o bem estar e saúde do seu animal

Dando carinho

Todo o dono ama segurar seus bichinhos no colo, não é mesmo? E claro, ao ver o quão fofinhos e pequeninos os minicoelhos são, fica difícil resistir — eu que o diga!

Entretanto, os coelhos são animais que não devem ser pegos sem cuidados, pois ficam facilmente desconfortáveis e tentam se debater para fugir. Nos piores casos, eles podem ficar estressados e morder o dono. 

Ao pegar o seu bichinho, sempre dê suporte para as patinhas traseiras. Isso fará com que eles se sintam mais seguros e não ficarão se debatendo. Com a outra mão, você segura a barriguinha e ampara os membros dianteiros. 

Para entender melhor, você pode dar uma olhadinha nas fotos que tirei da minha coelhinha Pitaya que, quando é pega corretamente fica bem confortável e não tenta escapar.

Uma das mãos segura a parte traseira, enquanto a outra passa por debaixo das patinhas dianteiras. Dessa forma, os coelhos ficam confortáveis.

Outra forma segura de pegar o seu minicoelho é apoiá-lo em direção ao seu peito dando suporte às patas traseiras com uma das mãos. Assim, ele ficará bem confortável e, se ganhar bastante carinho, pode ser que até tire uma soneca! 

Para os coelhos filhotes e menores, essa é uma ótima posição de apoio!

Moradia: gaiolas ou cercadinhos?

Definitivamente, as gaiolas não são a melhor escolha para criar um minicoelho. Muitas pessoas, ao adquirir o pet, acreditam que esse é o melhor jeito de criá-los, entretanto, essa é uma opção bem estressante.

Coelhos são animais com muita energia, especialmente os filhotes. Por isso, convém que eles tenham um bom espaço para poderem andar, brincar e dar pulinhos. 

Talvez você esteja se perguntando “mas e se eu soltar ele todos os dias?”, bom, ainda assim, ficar preso em uma gaiola não é legal. 

Se na sua casa não tem um quintal, quarto vago ou lavanderia que você possa deixar o coelho, a dica é adquirir um cercadinho. 

Os cercadinhos podem ser encontrados em diferentes formatos, por isso, escolha aquele que combine mais com o espaço disponível em sua casa. 

Como os cercadinhos são mais espaçosos que gaiolas, você pode aplicar neles o enriquecimento ambiental, ou seja, deixar o espaço mais divertido e interessante para que o minicoelho não se sinta entediado.

Transporte

Transportar o seu minicoelho também deve entrar na lista de cuidados com os pequenos, afinal, você precisará levá-lo ao veterinário ou, se desejar, passear com ele em um local seguro. 

Para o transporte, o ideal é ter uma caixa de transporte. O bichinho, por ser muito assustado, tende a escapar e se esconder, além de correr extremamente rápido quando assustado – será muito difícil pegá-lo. 

Por precaução, guarde-o na caixinha ainda dentro da sua casa.

Ferplast Aladino Médio, Transportador Para Roedores, Sortido Ferplast Para Roedores e Outros Animais Pequenos, Tamanho M,Variado
  • Transportador para roedores de tamanho médio;
  • Ideal para porquinhos-da-índia;
  • Fundo plástico colorido e tampa plástica transparente;

As coleiras, como eu disse, também são boas opções para levar os bichinhos a passeio. Porém, é importante que seja acostumado desde filhote, para que não se estresse ou se assuste facilmente.

Ao comprar a coleira, escolha as específicas para coelhos. Tentar fazer uma gambiarra com guias para cães filhotes ou pinschers não é uma boa ideia e pode não ficar do tamanho ideal.

Coelhos, apesar de peludos, são animais bem magros e, portanto, facilmente passam em vãos e buracos. Uma coleira que não fique bem firme ao corpo pode oferecer risco do pet fugir.

Coleira e arnês ajustáveis de coelho da VILLCASE – Arreio de coelhos macios com coleira, correndo, caminhada e corrida para furões e outros animais de estimação pequenos – Tamanho G (rosa)
  • O peitoral e a coleira de coelho são projetados para pequenos coelhos entre 600 g e 1,80 kg.
  • Arnês de coelhos macios com correia totalmente elástica de 120 cm.
  • O arnês de coelho com coleira é confortável de usar devido ao acolchoamento macio.

Os itens desta lista são básicos e necessários para que o seu pet tenha uma vida de qualidade, segura e com mais saúde. Alguns, como a ração, o cercadinho e o feno são essenciais para obter o seu mini coelho. Já outros, podem ser adquiridos com o tempo. 

E aí, gostou dessas dicas? Deixe esse conteúdo salvo para você sempre acessar quando tiver dúvidas. Não esqueça de deixar o seu comentário contando a sua experiência!

Outros guias para conferir:

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top