Dois porquinhos-da-Índia, um com a cabeça apoiada em outro

Como cuidar de um porquinho-da-Índia? Confira dicas!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Pesquisar bastante sobre como cuidar de um porquinho-da-Índia é o primeiro passo a ser dado antes de adquirir o seu pequeno mamífero. Afinal, estamos falando de bichinhos muito frágeis e que requerem muita atenção!

Portanto, nada de comprar o seu sem entender quais são os hábitos, qual o espaço ideal e quais itens são necessários para acomodar o pet. Acredite, o cuidado criterioso com a rotina do bichinho fará toda a diferença na longevidade do seu amigão. 

Continue a leitura e confira as superdicas de cuidados com porquinho-da-Índia!

Porquinho-da-Índia: quem é esse roedor?

Já pensou em adquirir um bichinho oriundo da América do Sul? Pois então, esse é o porquinho-da-Índia! Apesar do nome não falar muito sobre a origem deste roedor, ele vem dos Andes, a famosa cordilheira que passa por diversos países do continente.

Os porquinhos têm uma expectativa de vida de seis anos, podem alcançar 1 kg e medem de 20cm a 25cm. 


Apesar de serem roedores, diferentemente dos coelhos, ambos os dentuços têm características muito parecidas, como dentes que crescem durante toda a vida, alimentação herbívora, diferentes tipos de pelagem e comportamento assustado e desconfiado.

Porquinhos-da-Índia gostam de ficar escondidos

Outra curiosidade é que esses bichinhos são adeptos de um bom soninho e, portanto, adoram tirar vários cochilos ao longo do dia. Aliás, deve ser muito bom ser um porquinho-da-Índia! 

Na natureza, esse pequeno roedor gosta de viver em grupos de dez e, por isso, precisa sempre ter, pelo menos, um companheiro — fique atento! A solidão prejudica a qualidade de vida do pet. 

Como cuidar de um porquinho-da-Índia

Agora que você já foi apresentado ao dentuço, chegou a hora de desvendar os mistérios do manejo do bichano. Desde já, é necessário ressaltar que eles são animais que pedem por tempo e dedicação do dono, além de atenção à lista de cuidados. Se você não pode proporcionar isso, a minha dica é repensar melhor antes de ter o seu.

Alimentação

A dieta do seu porquinho-da-Índia deve ser exclusivamente herbívora, portanto, nada de dar alimentos que estejam fora disso! As refeições sempre devem ser compostas por ração, alfafa ou feno, legumes e frutas. Porém, é preciso ter cuidado ao fazer as escolhas, pois nem tudo é permitido.

Ao escolher a ração, dê preferência para a peletizada, ou seja, alimento que passou pelo processo de melhora de qualidade nutricional, o que diminui a ação de contaminantes. 

Outro ponto importantíssimo é escolher uma ração que ofereça os níveis de vitamina C que o pet precisa. O nutriente é essencial para a saúde do bichinho e a ausência dele pode gerar escorbuto e enfraquecimento do sistema imunológico. 

Uma boa dica de ração é a NuTrópica para porquinho-da-Índia, que garante o nível necessário de vitamina C, sem que haja a necessidade de suplementação. Entretanto, converse com o seu veterinário para verificar a necessidade de ingerir o nutriente. 

A NuTrópica também proporciona a quantidade certa de cálcio para o bichinho, pois em excesso pode causar problemas renais.

Ração Nutrópica Natural para Porquinho da Índia - 1,5Kg
  • NuTrópica Porquinho Da Índia
  • Alimento completo e balanceado
  • Nome da marca do produto: Nutrópica

Além da ração, o porquinho-da-Índia pode saborear algumas frutas, que devem ser disponibilizadas com cautela. Disponha o alimento de duas a três vezes por semana, sempre bem lavadas.

Entre as frutas que podem ser dadas estão maçã, morango, banana, melão e melancia. 

As verduras podem ser dadas todos os dias, enquanto os legumes em dias alternados. O seu bichinho pode comer abobrinha, couve, cenoura, rúcula, brócolis, espinafre, escarola e almeirão. 

Antes de inserir frutas, legumes e verduras na dieta do pet, verifique com o seu veterinário qual a indicação!

Por serem pets que comem constantemente, o feno é essencial para a alimentação. Por isso, sempre deixe disponível para que o dentuço coma à vontade. 

O feno, além de ser importantíssimo para a saúde intestinal, auxilia no desgaste dos dentinhos. 

Dessa forma, a dica é adquirir um porta-feno, para que o alimento fique organizado e sempre disponível para o porquinho-da-Índia.

Comedouros e bebedouros

Uma dica importantíssima para escolher o comedouro ideal é prezar por aqueles feitos em cerâmicas. Além de evitar que o seu pet os roa, eles são mais pesados e, portanto, não irão tombar caso o porquinho-da-Índia apoie as patinhas enquanto come. 

Ferplast PA 1089, Tigela para Hamster, 0,36 Litro, Cerâmica Ferplast para Roedores e outros animais pequenos, Variado
  • Tigela para hamsters
  • Feita de cerâmica esmaltada e decorada
  • Possui pés antiderrapantes

Gaiolas: comprar ou não?

Um dos assuntos mais delicados sobre como criar porquinhos-da-Índia é a gaiola. Por um lado, é comum que lojas de petshop tentem vendê-las na hora que você adquire o seu pet e, por outro, há criadores que são extremamente contra. 

A verdade é que todos os animais precisam de espaço para ter uma vida tranquila e gaiolas não oferecem isso. Elas limitam os pets, o que pode gerar estresse para o bichinho. 

O ideal é que, por cada porquinho-da-Índia, exista um espaço de 120 por 80 cm, considerando que haverão outros itens a ser acrescentados nesse ambiente, como o feno, comedouros, brinquedos, etc. 

Outro ponto delicado sobre gaiolas é que aquelas com o fundo de grade podem machucar as patinhas do pets, deixando-as com bolhas, o que pode adoecer o bichinho. 
Para evitar essas situações, opte por um cercadinho. Eles são maiores e proporcionam um bom espaço para criar o cantinho do seu porquinho-da-Índia. Você pode encontrá-las em diversos modelos e dimensões, de acordo com o que for melhor para o seu espaço e quantidade de pets.

No products found.

Acessórios para cercadinho

Para deixar o ambiente mais confortável para o seu porquinho, nada como enriquecer o ambiente com tecidos, caminhas e outros itens.

Os porquinhos-da-Índia são presas quando em natureza e, por isso, é normal que tenham comportamento assustado e busquem por locais para se esconder. Por isso, é importante providenciar pequenas tocas dentro do cercadinho.

Se você é fã de ambientes fofinhos e cheios de estilo (sim, até para o pet), a toca em formato de coala é uma verdadeira gracinha! Além da estética, ela ainda oferece muito conforto, pois é em formato de caminha.

No products found.

As alcofas também são bem-vindas e são um dos itens preferidos pelos porquinhos-da-Índia na hora de se esconder ou simplesmente tirar um soninho sossegado.

UKCOCO Acessórios Cama De Porquinho Da Índia De Inverno Para Gatos Casinha De Animais De Estimação Rato Esconde Gaiola Casinha Peluda Cama Quente De Rato Mini Gaiola De Porco Hamster
  • - Fabricado em materiais macios e quentes. Faça os animais de estimação se sentirem confortáveis ??e aquecidos.
  • - Um bom galpão de isolamento pode manter seus bichinhos longe do frio, especialmente no inverno. Fornece um local privado para os amantes...
  • - Urso, cor clara, sua mascote vai gostar.

Ao comprar acessórios para criar porquinhos-da-Índia, sempre verifique o tecido. Eles devem ser macios e, de preferência, do tipo soft, pois absorvem melhor a urina do bichinho e diminuem o odor. 

Higiene

Assim como outros pequenos mamíferos, os porquinhos-da-índia costumam fazer a própria higiene. Entretanto, para aqueles com pelagem longa, isso pode não ser o suficiente. 

Caso o substrato que você escolher tenha uma textura granulada, é comum que se enrosquem no pelo do pet, deixando-o sujo. Além disso, porquinhos-da-índia têm glândulas sebáceas mais ativas, produzindo mais oleosidade. 

Portanto, apesar de não ser uma obrigatoriedade, você pode dar banho ao seu bichinho quando ver os pelos sujos e que não se limpam apenas com as lambidas do pet. 

No canal Quase Mineira, você pode conferir dicas de como dar banho no seu porquinho-da-Índia com segurança.

Para o banho, você pode utilizar o shampoo neutro da Johnson ‘s Baby, que além de suave, é livre de parabenos, sulfatos e outros componentes que podem fazer mal à saúde do pet.

Desconto
Shampoo Para Bebê JOHNSON'S Baby De Glicerina, 400ml
  • Benefícios: fórmula suave para limpar e proteger os cabelos e o couro cabeludo do ressecamento
  • Desenvolvido com glicerina vegetal; é hipoalergênico e tem ph fisiológico
  • Livre de corantes, parabenos, sulfatos e ftalatos

Para escovar, você pode utilizar uma escova para cachorros, que tenha cerdas macias e que permitam tirar os nós e pelos soltos. Caso o seu pet tenha fios longos, penteie-o todos os dias.

Desconto
Chalesco Escova Pequena Para Cães
  • Cabo de madeira
  • Pelos sedosos e desembaraçados
  • Retira os os pelos mortos

Com os itens dessa lista será muito mais fácil pensar em como criar um porquinho-da-Índia! Eles garantem que o seu pet tenha uma vida confortável e segura, de acordo com as necessidades da espécie. 

Aqui no Opiniões Certificadas, você pode acompanhar outras dicas para pets! Temos uma categoria exclusiva sobre o assunto, com sugestões de produtos que vale a pena conhecer. Até a próxima! 🙂

Atualizado em 2024-04-13 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *