skip to Main Content
Dois Porquinhos-da-Índia, Um Com A Cabeça Apoiada Em Outro

Como cuidar de um porquinho-da-Índia? Confira dicas!

Pesquisar bastante sobre como cuidar de um porquinho-da-Índia é o primeiro passo a ser dado antes de adquirir o seu pequeno mamífero. Afinal, estamos falando de bichinhos muito frágeis e que requerem muita atenção!

Portanto, nada de comprar o seu sem entender quais são os hábitos, qual o espaço ideal e quais itens são necessários para acomodar o pet. Acredite, o cuidado criterioso com a rotina do bichinho fará toda a diferença na longevidade do seu amigão. 

Continue a leitura e confira as superdicas de cuidados com porquinho-da-Índia!

Porquinho-da-Índia: quem é esse roedor?

Já pensou em adquirir um bichinho oriundo da América do Sul? Pois então, esse é o porquinho-da-Índia! Apesar do nome não falar muito sobre a origem deste roedor, ele vem dos Andes, a famosa cordilheira que passa por diversos países do continente.

Os porquinhos têm uma expectativa de vida de seis anos, podem alcançar 1 kg e medem de 20cm a 25cm. 


Apesar de serem roedores, diferentemente dos coelhos, ambos os dentuços têm características muito parecidas, como dentes que crescem durante toda a vida, alimentação herbívora, diferentes tipos de pelagem e comportamento assustado e desconfiado.

Porquinhos-da-Índia gostam de ficar escondidos

Outra curiosidade é que esses bichinhos são adeptos de um bom soninho e, portanto, adoram tirar vários cochilos ao longo do dia. Aliás, deve ser muito bom ser um porquinho-da-Índia! 

Na natureza, esse pequeno roedor gosta de viver em grupos de dez e, por isso, precisa sempre ter, pelo menos, um companheiro — fique atento! A solidão prejudica a qualidade de vida do pet. 

Como cuidar de um porquinho-da-Índia

Agora que você já foi apresentado ao dentuço, chegou a hora de desvendar os mistérios do manejo do bichano. Desde já, é necessário ressaltar que eles são animais que pedem por tempo e dedicação do dono, além de atenção à lista de cuidados. Se você não pode proporcionar isso, a minha dica é repensar melhor antes de ter o seu.

Alimentação

A dieta do seu porquinho-da-Índia deve ser exclusivamente herbívora, portanto, nada de dar alimentos que estejam fora disso! As refeições sempre devem ser compostas por ração, alfafa ou feno, legumes e frutas. Porém, é preciso ter cuidado ao fazer as escolhas, pois nem tudo é permitido.

Ao escolher a ração, dê preferência para a peletizada, ou seja, alimento que passou pelo processo de melhora de qualidade nutricional, o que diminui a ação de contaminantes. 

Outro ponto importantíssimo é escolher uma ração que ofereça os níveis de vitamina C que o pet precisa. O nutriente é essencial para a saúde do bichinho e a ausência dele pode gerar escorbuto e enfraquecimento do sistema imunológico. 

Uma boa dica de ração é a NuTrópica para porquinho-da-Índia, que garante o nível necessário de vitamina C, sem que haja a necessidade de suplementação. Entretanto, converse com o seu veterinário para verificar a necessidade de ingerir o nutriente. 

A NuTrópica também proporciona a quantidade certa de cálcio para o bichinho, pois em excesso pode causar problemas renais.

Desconto
Ração Nutrópica Natural para Porquinho da Índia - 1,5Kg
  • - Alimento completo e balanceado;
  • - Sabor insuperável com variedade de partículas extrusadas repletas de vitaminas e minerais;

Além da ração, o porquinho-da-Índia pode saborear algumas frutas, que devem ser disponibilizadas com cautela. Disponha o alimento de duas a três vezes por semana, sempre bem lavadas.

Entre as frutas que podem ser dadas estão maçã, morango, banana, melão e melancia. 

As verduras podem ser dadas todos os dias, enquanto os legumes em dias alternados. O seu bichinho pode comer abobrinha, couve, cenoura, rúcula, brócolis, espinafre, escarola e almeirão. 

Antes de inserir frutas, legumes e verduras na dieta do pet, verifique com o seu veterinário qual a indicação!

Por serem pets que comem constantemente, o feno é essencial para a alimentação. Por isso, sempre deixe disponível para que o dentuço coma à vontade. 

O feno, além de ser importantíssimo para a saúde intestinal, auxilia no desgaste dos dentinhos. 

Dessa forma, a dica é adquirir um porta-feno, para que o alimento fique organizado e sempre disponível para o porquinho-da-Índia.

Porta Feno Colorido de Madeira Pínus 15x22cm Para Roedores
  • Material de alta qualidade, acabamento premium.
  • Produto 100% Atóxico

Comedouros e bebedouros

Uma dica importantíssima para escolher o comedouro ideal é prezar por aqueles feitos em cerâmicas. Além de evitar que o seu pet os roa, eles são mais pesados e, portanto, não irão tombar caso o porquinho-da-Índia apoie as patinhas enquanto come. 

Ferplast PA 1089, Tigela para Hamster, 0,36 Litro, Cerâmica Ferplast para Roedores e outros animais pequenos, Variado
  • Tigela para hamsters
  • Feita de cerâmica esmaltada e decorada
  • Possui pés antiderrapantes

Gaiolas: comprar ou não?

Um dos assuntos mais delicados sobre como criar porquinhos-da-Índia é a gaiola. Por um lado, é comum que lojas de petshop tentem vendê-las na hora que você adquire o seu pet e, por outro, há criadores que são extremamente contra. 

A verdade é que todos os animais precisam de espaço para ter uma vida tranquila e gaiolas não oferecem isso. Elas limitam os pets, o que pode gerar estresse para o bichinho. 

O ideal é que, por cada porquinho-da-Índia, exista um espaço de 120 por 80 cm, considerando que haverão outros itens a ser acrescentados nesse ambiente, como o feno, comedouros, brinquedos, etc. 

Outro ponto delicado sobre gaiolas é que aquelas com o fundo de grade podem machucar as patinhas do pets, deixando-as com bolhas, o que pode adoecer o bichinho. 
Para evitar essas situações, opte por um cercadinho. Eles são maiores e proporcionam um bom espaço para criar o cantinho do seu porquinho-da-Índia. Você pode encontrá-las em diversos modelos e dimensões, de acordo com o que for melhor para o seu espaço e quantidade de pets.

No products found.

Acessórios para cercadinho

Para deixar o ambiente mais confortável para o seu porquinho, nada como enriquecer o ambiente com tecidos, caminhas e outros itens.

Os porquinhos-da-Índia são presas quando em natureza e, por isso, é normal que tenham comportamento assustado e busquem por locais para se esconder. Por isso, é importante providenciar pequenas tocas dentro do cercadinho.

Se você é fã de ambientes fofinhos e cheios de estilo (sim, até para o pet), a toca em formato de coala é uma verdadeira gracinha! Além da estética, ela ainda oferece muito conforto, pois é em formato de caminha.

Porquinhos-da-índia Camas da caverna Pequenos animais de estimação aquecidos Cama da caverna para hamster - gaiola de estimação
  • Pode enviar para seus amigos e familiares como um presente, romance e adorável.
  • Adorável e chique, combine com a decoração da sua casa e decore com perfeição a sua sala de estar.
  • Materiais de flanela e algodão PP, macios e quentes, fazem seu animal de estimação se sentir confortável e aquecido.

As alcofas também são bem-vindas e são um dos itens preferidos pelos porquinhos-da-Índia na hora de se esconder ou simplesmente tirar um soninho sossegado.

UKCOCO Inverno Quente Cama de Hamster Ninho de Rede Ninho Casa Pequeno Animal Gaiola Acessórios Cama para Porquinho-Da-Índia Ouriço Chinchila Furão Esquilo Rato Brincando Dormindo Verde
  • - Fabricado em materiais macios e quentes. Faça os animais de estimação se sentirem confortáveis ??e aquecidos.
  • - Um bom galpão de isolamento pode manter seus bichinhos longe do frio, especialmente no inverno. Fornece um local privado para os amantes...
  • - Urso, cor clara, sua mascote vai gostar.

Ao comprar acessórios para criar porquinhos-da-Índia, sempre verifique o tecido. Eles devem ser macios e, de preferência, do tipo soft, pois absorvem melhor a urina do bichinho e diminuem o odor. 

Higiene

Assim como outros pequenos mamíferos, os porquinhos-da-índia costumam fazer a própria higiene. Entretanto, para aqueles com pelagem longa, isso pode não ser o suficiente. 

Caso o substrato que você escolher tenha uma textura granulada, é comum que se enrosquem no pelo do pet, deixando-o sujo. Além disso, porquinhos-da-índia têm glândulas sebáceas mais ativas, produzindo mais oleosidade. 

Portanto, apesar de não ser uma obrigatoriedade, você pode dar banho ao seu bichinho quando ver os pelos sujos e que não se limpam apenas com as lambidas do pet. 

No canal Quase Mineira, você pode conferir dicas de como dar banho no seu porquinho-da-Índia com segurança.

Para o banho, você pode utilizar o shampoo neutro da Johnson ‘s Baby, que além de suave, é livre de parabenos, sulfatos e outros componentes que podem fazer mal à saúde do pet.

Shampoo Para Bebê Johnson's Baby Regular, 400ml
  • Deixa o cabelo do bebê macio e com o nosso cheirinho único de bebê.
  • pH balanceado
  • Fórmula chega de lágrimas, que não arde os olhos

Para escovar, você pode utilizar uma escova para cachorros, que tenha cerdas macias e que permitam tirar os nós e pelos soltos. Caso o seu pet tenha fios longos, penteie-o todos os dias.

Escova Pequena Chalesco para Cães
  • Cabo de madeira
  • Pelos sedosos e desembaraçados
  • Retira os os pelos mortos

Com os itens dessa lista será muito mais fácil pensar em como criar um porquinho-da-Índia! Eles garantem que o seu pet tenha uma vida confortável e segura, de acordo com as necessidades da espécie. 

Aqui no Opiniões Certificadas, você pode acompanhar outras dicas para pets! Temos uma categoria exclusiva sobre o assunto, com sugestões de produtos que vale a pena conhecer. Até a próxima! 🙂

Atualizado em 2021-09-08 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top