skip to Main Content
Parquinhos-para-gatos

Parquinhos para gatos: 6 opções para divertir os felinos

Os parquinhos para gatos são uma das formas de criar um ambiente rico para eles dentro de casa ou do apartamento. Dividir o território com o seu felino não significa, necessariamente, falar muitos “nãos” ou “saia daí”. É possível construir uma convivência harmônica a partir da exploração de espaços verticais.

Isso significa criar caminhos dentro de casa para que o gato acesse pontos mais altos, o que pode ser feito com prateleiras, pontes, camas e arranhadores verticais. Todos esses elementos serão habitados pelo seu gatinho, pois ele adora superfícies que estejam longe do chão. 

Uma dica importante para fazer a verticalização é definir um fluxo de tráfego e criar rotas de fuga para que o animal não fique encurralado. 

Você confere, a seguir, seis opções de parquinhos para gatos. Analise os prós e contras de cada um e escolha o modelo que se adapte ao seu ambiente e às necessidades do seu felino. Vamos conhecê-los?

1. Playground para gatos com 8 peças

parquinhos-para-gatos
Parquinhos em módulos são fáceis de adaptar em pequenos ambientes. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Este kit da Ronroneria é formado por módulos, o que o torna uma excelente opção para quem tem pouco espaço em casa, pois as peças podem ser distribuídas de acordo com o layout do ambiente. 

São oito módulos: um nicho/toca para gatos, duas prateleiras, quatro degraus e uma ponte.

As prateleiras servem de ponto de observação, de descanso e de passagem para os gatos alcançarem os módulos mais altos. A escada com quatro degraus estimula a atividade física. Já a ponte aguça o instinto aventureiro e caçador e interliga nichos e prateleiras. 

Todas as peças são confeccionadas em MDF cru e contam com carpete na parte superior. O produto acompanha um kit de fixação com buchas e parafusos. 

Medidas

Nicho/toca 
Comprimento: 35 cm
Largura: 30 cm
Altura: 30 cm
Suporta até 20 quilos

Prateleira
Comprimento: 30 cm
Largura: 20 cm
Altura: 11,5 cm
Suporta até 20 quilos

Degrau
Comprimento: 19 cm
Largura: 9 cm
Altura: 11,5 cm
Suporta até 15 quilos

Ponte
Comprimento: 98 cm
Largura: 15 cm
Altura: 11,5 cm
Suporta até 20 quilos

2. Playground para gatos com 9 peças

parquinhos-para-gatos
Playgrounds com nichos servem de refúgio. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Este playground cria um ambiente especial para os gatos, inserindo novos espaços para que eles possam descobrir, brincar, arranhar, observar e relaxar. É composto por nove peças: dois nichos/tocas, duas almofadas, uma ponte e quatro prateleiras. 

Os nichos funcionam como refúgio para os gatinhos. Lá, eles podem descansar e observar toda a movimentação da casa, por isso é ideal que sejam instalados na parte mais alta do parquinho.

As prateleiras têm área útil suficiente para que o gatinho possa ficar de pé, sentado ou deitado, funcionando como pontos de parada ou de passagem para o acesso aos demais módulos. Todas têm a superfície revestida com um carpete, o que evita derrapagens.  

A ponte foi projetada para ligar os dois nichos. A estrutura de MDF é sustentada por uma corda de nylon de alta resistência e segura para a travessia. O fabricante recomenda que a ponte fique entre os dois nichos, que devem ser instalados no mesmo nível a uma distância de 90 cm um do outro – assim, a ponte fica flexível e divertida. 

As duas almofadas têm manta acrílica no interior, capas de tecido suede na cor cinza e cabem direitinho nos nichos, proporcionando maior conforto para o descanso dos bichanos. 

Os módulos são fabricados em MDF cru de 12 milímetros. Os nichos têm a frente em MDF branco 15 milímetros com recortes em formato de gato e com a frase “ I 🖤 my cat”. O kit acompanha buchas e parafusos para instalação. 

Medidas

Nicho/toca 
Comprimento: 40 cm
Largura: 30 cm
Altura: 36 cm
Suporta até 10 quilos

Prateleira
Comprimento: 36 cm
Largura: 18 cm
Altura: 15 cm
Suporta até 10 quilos

Ponte
Comprimento: 105 cm
Largura: 22 cm

Almofada
Comprimento: 38 cm
Largura: 28 cm

3. Escada de prateleiras para gatos

parquinhos-para-gatos
Prateleiras são práticas para fazer a verticalização. Imagem: Gatton/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Tutores com pouco espaço em casa não precisam desistir da verticalização! Este parquinho da Gatton é pequeno (tem apenas três peças), mas nem por isso perde em diversão. 

São três prateleiras de tamanho médio em MDF de 18 milímetros. A superfície é coberta por um carpete, que funciona como arranhador e pode ser substituído com o tempo. Cada peça suporta até 20 quilos.

A distribuição das prateleiras fica a critério de cada tutor, mas é interessante criar rotas para que o gato acesse camas e nichos mais altos.

O kit de prateleiras tem um ano de garantia e acompanha buchas e parafusos para instalação.

Medidas de cada prateleira
Comprimento: 30
Largura: 23
Altura: 8

4. Parquinho para gatos com arranhador

parquinhos-para-gatos
Arranhador tubular é o diferencial deste parquinho. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Este parquinho para gatos da NekoCat é formado por um nicho, duas prateleiras e um arranhador de sisal. As peças são fabricadas em MDF cru de 12 milímetros. 

O nicho tem aberturas para que o gato possa entrar e sair por vários lados. Pode servir como refúgio e ponto de observação. Para aumentar o nível de conforto do bichano, coloque mantinhas ou uma almofada. 

Neste playground, as prateleiras vão funcionar como um caminho para que ele acesse o nicho, que deve ser colocado em um ponto elevado. Já o arranhador tubular de sisal é pura diversão e um acessório necessário em toda casa ou apartamento que tem um felino como morador. 

O arranhador serve como um marcador de cheiros e também para que ele movimente entre as prateleiras. Uma dica é comprar um arranhador extra, instalar um sobre o outro, fazendo uma coluna para que o gatinho suba até o nicho mais alto. 

Medidas

Nicho/toca 
Comprimento: 40 cm
Largura: 30 cm
Altura: 36 cm
Suporta até 10 quilos

Prateleira
Comprimento: 36 cm
Largura: 18 cm
Altura: 15 cm
Suporta até 10 quilos

Arranhador tubular
Base: 12 cm x 12 cm
Diâmetro: 7,5 cm
Comprimento do tubo: 35 cm
Revestido com sisal de 8 milímetros de espessura

5. Torre de pelúcia

parquinhos-para-gatos
Torre de pelúcia: local para brincar e dormir. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Seu gatinho vai se divertir para valer nesta supertorre de pelúcia. Com mais de 1 metro de altura, o produto tem duas plataformas internas para que ele se locomova dentro do túnel e chegue até a abertura mais elevada.

O topo possui uma superfície estofada para que ele possa dormir e observar os movimentos da casa. Conta também com uma bolinha com chocalho para brincar. Um arranhador de sisal localizado na lateral da torre auxilia na marcação olfativa.

Medidas
Altura: 112 cm
Diâmetro: 46 cm

6. Casa de Cuco

parquinhos-para-gatos
Casa de Cuco: refúgio e arranhador. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

A Casa de Cuco pode ser a primeira experiência do seu gatinho com o universo da verticalização doméstica. Ela não é fixada na parede, por isso tem a vantagem da mobilidade. É ideal para um ou dois animais. 

Conta com um espaço para refúgio e descanso, quatro torres revestidas em sisal, funcionando como arranhadores, uma superfície circular e duas bolinhas com chocalhos que são pura diversão. 

Medidas
Comprimento: 60 cm
Largura: 78 cm 
Altura: 85 cm

Esses modelos de parquinhos para gatos vão transformar a qualidade de vida do seu bichano! Invista na verticalização dos ambientes para que ele consiga aflorar seus instintos e possa conviver em harmonia com os humanos. 

Todo gateiro sempre está em busca de informações para compreender melhor o universo felino. Então, seja um tutor responsável e acesse nossos materiais sobre alimentação, saúde e bem-estar animal: 

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top