skip to Main Content
Cafeteira Preparando Café Expresso Com Espuma.

10 modelos de cafeteiras para escolher a melhor para você!

Atualmente, existem inúmeros modelos de cafeteiras no mercado, mostrando como o café é uma bebida versátil e capaz de atingir notas sensoriais novas dependendo do método de preparo.

Além de um item fundamental para fazer o elixir da energia, a cafeteira pode funcionar como decoração, dependendo de qual você escolhe. A dica, na hora de adquiri-la, é conhecer cada tipo e pegar a que mais te agrada.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 10 modelos de cafeteiras que encantam os olhos, devido ao estilo, e enchem o paladar ao preparar cafés saborosos. Lembrando que não se trata de um ranking, portanto, escolha a que mais te agrada. Boa leitura!

1. French press

O método de preparo da french press (ou prensa francesa) foi desenvolvido por Mayer e Delforge em 1852. No entanto, o utensílio como conhecemos foi criado só em 1929, por um designer italiano (Attilio Calimani).

Nesse modelo de cafeteira, os grãos entram em contato direto com a água, e a bebida é preparada sem energia elétrica ou filtros: basta adicionar os ingredientes, esperar alguns minutos e abaixar o êmbolo para o café ficar pronto.

Justamente por evitar outros materiais para fazer a bebida, a prensa francesa é conhecida como sustentável e eco friendly, já que não envolve desperdício ou descarte de papel, como outros métodos de preparo.

Quando preparado na french press, o café fica encorpado, com sabor mais doce e um aroma forte toma a casa. Os óleos e gorduras presentes nos grãos não ficam retidos no filtro como em outros métodos, o que é ótimo para o resultado final da bebida.

A dica para quem escolher esse modelo é adquirir o grão e realizar a moagem do café em casa, visto que, quando vem moído, o produto já começa a perder características e notas aromáticas.

Feita de vidro e de aço inoxidável, esta opção de french press possui um formato ergonômico e prático. A estrutura reforçada evita danos ao utensílio e é fácil de limpar. Faz cerca de 12 xícaras de café.

Imagem: Reprodução | Amazon

2. Cafeteira portátil

É apaixonado(a) por café e não dispensa uma oportunidade de preparar a bebida e aproveitar do seu sabor e aroma? Então, esse é o melhor modelo para você! A cafeteira portátil é feita de plástico resistente às altas temperaturas, é fácil de usar e seu formato compacto permite colocá-la em qualquer mochila.

O sistema de isolamento térmico retém calor para que a bebida não esfrie. O filtro, por sua vez, é feito de aço inox, podendo ser lavado e reutilizado, fato que diminui a produção de lixo e torna o modelo sustentável, assim como a french press.

Os amantes de chá também vão gostar do utensílio, visto que pode ser usado para preparar infusões com muita praticidade.

Imagem: Reprodução | Amazon

3. Cafeteira italiana (ou Moka)

Inventado por Alfonso Bialetti, esse modelo de cafeteira tem origem, como o próprio nome sugere, na Itália. Segundo a história popular, o inventor da Moka teve a ideia ao observar mulheres lavando roupas em uma máquina rudimentar

A cafeteira italiana funciona com uma tecnologia inovadora, na qual a pressão da água transporta o café enquanto a Moka está em contato direto com o fogo. O resultado é uma bebida encorpada e com sabores marcantes, que fica persistentemente no paladar mesmo após finalizar a xícara.

Por ficar em contato com o fogo, a Moka deve ser de material resistente, como aço inox. Com capacidade de 300 ml, a opção abaixo serve até seis xícaras, no entanto, modelos maiores podem ser encontrados no mercado. O ideal é moer o grão de forma mais grossa e deixar o utensílio em fogo baixo ou médio para que não estrague. 

Por não precisar de outros materiais além do pó e da água (como filtros), a cafeteira italiana também é considerada um equipamento sustentável e eco friendly, perfeita para reduzir impactos ambientais.

Imagem: Reprodução | Amazon

4. Máquina de café expresso da Mondial

O café expresso é indicado para quem não dispensa uma bebida forte na hora de começar o dia, prezando por energia, sabor, corpo denso e a espuminha característica deste método de preparo.

Produzida pela Mondial, esta máquina de café expresso é fácil de ser utilizada e pode ser encaixada em qualquer cantinho da cozinha. O reservatório de água possui capacidade de dois litros, enquanto o de pó possui duas saídas, para preparar até duas xícaras ao mesmo tempo.

O eletrodoméstico ainda possui válvula de vapor para preparar espuma ou aquecer leite, um item indispensável para quem gosta de praticar a latte art em casa. O equipamento não é bivolt, de forma que deve ser ligado a tomadas com voltagem 110.

A utilização da máquina é bem fácil e intuitiva, de forma que você não terá grandes dúvidas. A simplicidade para limpá-la é outro ponto positivo, visto que os reservatórios e a bandeja são removíveis.

Imagem: Reprodução | Amazon

5. Cafeteira programável da Oster

Se as manhãs forem corridas na sua casa, fique tranquilo que também existem modelos de cafeteiras para você. Desenvolvida pela Oster, este eletrodoméstico permite que você programe o horário para que o café seja preparado.

A tecnologia e praticidade por trás do produto não param por aí. Essa opção conta, ainda, com seletor de intensidade (para bebidas mais fortes ou mais suaves), mostra o tempo de preparo e pausa para servir, caso queira começar a saborear o café antes da máquina terminar o processo.

A cafeteira programável possui filtro permanente e lavável para evitar o desperdício, emite um aviso sonoro quando termina o preparo, desliga automaticamente após duas horas sem uso e tem função auto-limpante.

O eletrodoméstico não é bivolt e, na hora da compra, é preciso selecionar a voltagem na qual você irá ligá-lo à tomada. A jarra possui capacidade de até 1,5 litro, de forma que enche até 36 xícaras de café.

Imagem: Reprodução | Amazon

6. Nespresso Inissia

A Nespresso Inissia é uma máquina capaz de preparar café expresso e lungo a partir de cápsulas adquiridas à parte. É indicada para quem gosta de praticidade, visto que basta inserir o refil e apertar um botão para que a bebida seja feita.

O design é outro ponto positivo da cafeteira. Disponível nas cores preta e branca, é minimalista, moderna e elegante. Cabe em qualquer móvel devido ao seu tamanho e pode ser carregada com facilidade da casa para o escritório, por exemplo, por ser muito leve.

Após 9 minutos sem uso, a cafeteira desliga automaticamente. Na compra do modelo abaixo, você recebe um kit com 14 cápsulas gratuitamente.

Imagem: Reprodução | Amazon

7. Máquina de café da 3 corações

A Tres é o modelo de cafeteira com cápsulas desenvolvido pela 3 Corações, uma das grandes marcas de café no Brasil. O design vermelho e branco e o formato arredondado da máquina conquistam fãs e fazem parte da decoração de inúmeras cozinhas.

Ao todo, são 35 variedades de bebidas para preparar na Tres, entre cafés, leites, chás, cappuccinos e muito mais. O eletrodoméstico possui três botões para preparar cada uma das cápsulas disponibilizadas pela marca, de forma que seu uso é prático e simples. Apenas fique atento à voltagem, visto que a máquina deve ser ligada à tomada com 110 V.

Imagem: Reprodução | Amazon

8. Dolce Gusto

A Dolce Gusto é, provavelmente, a cafeteira elétrica à base de cápsulas mais famosa do mercado. São mais de 30 tipos de bebidas, as quais variam entre cafés, leites e chás quentes e gelados.

O reservatório de água possui capacidade de 800 ml, a utilização é simples, e a limpeza pode ser feita em questão de minutos. O eletrodoméstico não é bivolt, portanto selecione a voltagem na hora da compra.

Imagem: Reprodução | Amazon

9. Cafeteira programável BrewStation

Outro modelo de cafeteira programável para quem gosta de acordar com o cheirinho do café invadindo a casa e contar com a praticidade de não precisar passar a bebida todos os dias de manhã.

A máquina produz café suficiente para até 15 xícaras e possui chapa de aquecimento para manter a bebida fresca sem queimá-la e filtro reutilizável. Não é bivolt, portanto é preciso selecionar a voltagem na hora da compra.

Não é tão completa quanto o modelo produzido pela Oster, porém possui um valor mais baixo na Amazon.

Imagem: Reprodução | Amazon

10. Cafeteira Verona da Brinox

Esta cafeteira utiliza a tecnologia da Moka, a cafeteira italiana. No entanto, o design é diferente, o que atrai pessoas que preferem itens arredondados, elegantes e que podem ser expostos como parte da decoração da cozinha.

O corpo da Verona é em alumínio, o que a torna mais leve. A parte debaixo, por sua vez, é em aço inox, para que você possa levar o utensílio diretamente ao fogo (baixo ou médio) sem estragá-lo.

Este modelo rende até seis xícaras de café e dispensa o uso de filtros, visto que o método de preparo é idêntico ao da Moka.

Imagem: Reprodução | Amazon

Descobrir quais são os melhores tipos de cafeteiras ajuda na hora de encontrar aquela perfeita para você. Assim, conta com ótimos utensílios na sua cozinha. Para mais dicas para sua residência, acesse nossa categoria de conteúdos para casa!

victor matheus

victor matheus

pesquisador de literatura com ênfase em arte moderna e contemporânea. usa da língua e da linguagem para entender os seus desdobramentos na sociedade. sonha em ser amigo do adorno, mas nasceu tarde demais.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top