skip to Main Content
Mãe Negra Brincando Com Bebê.

Livros de maternidade para mães de primeira viagem (ou não!)

Ser mãe é uma experiência transformadora tanto para o físico quanto para o psicológico. Em um período de tantas mudanças, contar com informações pode te ajudar a respirar e, principalmente, a lidar com mais empatia consigo mesma. Livros de maternidade, canais no YouTube e outros conteúdos sobre o tema são algumas formas de compreendê-lo com mais calma.

Desde seu surgimento, a literatura se dedica a entender, expor, narrar e até exaltar diferentes vivências. Com o Modernismo, movimento literário do início do século XX, grupos que anteriormente não eram representados começaram a ganhar espaço nas obras.

Mulheres, negros, LGBTQIA+, imigrantes e outros grupos chamados marginalizados (por estarem à margem da sociedade) começaram a protagonizar narrativas. Essa característica ficou ainda mais forte na contemporaneidade, em que lutamos por representatividade e valorização da pluralidade de existências.

A maternidade esteve presente na natureza desde que a vida foi originada. Nenhum outro ser vivo além das mulheres consegue gerar um outro alguém que, a partir do seu nascimento, começará a se constituir como indivíduo.

Por mais que maravilhosa em seu caráter milagroso, ser mãe também vem com uma série de responsabilidades e encargos criados pela sociedade que nem sempre facilitam o processo. Por isso, separamos alguns livros de maternidade que podem te ajudar a compreender e olhar para si mesma com respeito. Confira!

Bela maternidade

Escrito por Bela Gil, culinarista, apresentadora de TV e mãe de duas crianças, Bela maternidade é um relato sobre o durante e o após a gestação. Por meio de dicas e de informações, a autora tira dúvidas sobre o que as mães precisam comer, como se preparar para o parto, o que comprar, como construir sua rede de apoio, com o que alimentar e como cuidar do seu bebê, quais valores e ensinamentos passar para a criança e como lidar com a maternidade.

Para além de um texto íntimo e honesto sobre o que significa ser mãe e qual foi a forma que Bela encontrou para lidar com todas as mudanças que a experiência proporciona, o livro também é extremamente informativo.

Ao final dos capítulos, a autora reúne entrevistas com especialistas de diferentes áreas para entregar conhecimentos mais embasados para as leitoras. Ela reúne, ainda, receitas benéficas para o corpo e que podem ser encaixadas na sua rotina pessoal.

Bela afirma, durante sua narrativa, um ponto muito honesto e válido quando o assunto é maternidade: a obra não é um manual. É um relato ou até um compartilhamento para que cada mulher encontre e descubra sua própria autenticidade no ser mãe.

Título: Bela maternidade
Autora: Bela Gil
Editora: Sextante
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 3,9/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Você nunca mais vai ficar sozinha

Tati Bernardi é uma das grandes escritoras, cronistas e colunistas brasileiras na contemporaneidade. Conhecida por sua redação irônica, intimista, humorada, cínica e com traços biográficos, a autora conquista fãs de inúmeras gerações.

Seu novo livro, lançado no início de 2020, traz para o foco uma experiência vivida pela própria Tati nos últimos anos: a maternidade. Você nunca mais vai ficar sozinha conta a história de Karine, uma roteirista de premiações buscando sucesso e realização profissional.

Certo dia, a personagem descobre que está grávida e ouve de sua mãe a ilustre frase que dá nome à obra. Enquanto vive a nova rotina de exames pré-natais, Karine retoma suas relações familiares, lida com as dificuldades e as inseguranças da gestação e vive o medo, o amor e a onda de outros sentimentos que acompanham a maternidade.

Para além das risadas e das lições, Você nunca mais vai estar sozinha é uma obra honesta sobre as emoções, incertezas, felicidades e inseguranças que acompanham a formação de uma mãe e de uma criança como indivíduos, experiência vivenciada ao mesmo tempo por ambos.

Título: Você nunca mais vai ficar sozinha
Autora: Tati Bernardi
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144
Classificação no Skoob: 3,9/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Criar filhos no século XXI

Escrito pela psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Vera Iaconelli também é colunista pela Folha de São Paulo e mãe. Todas as vertentes da vida da autora se encontram nesta obra, que funciona como um guia e, também, como uma conversa (inteligentíssima) sobre a maternidade nos tempos atuais.

Criar filhos no século XXI é um livro para pais, mães, educadores e outros interessados no desenvolvimento de crianças tendo em mente as revoluções e transformações causadas durante e pelo nosso tempo.

A obra é repleta de informações para o leitor e para a criação dos filhos. Com temas como gênero, feminismo, internet, família e limites, o livro se desdobra como um descobrimento constante sobre nós, o outro e o futuro da educação de crianças.

Título: Criar filhos no século XXI
Autora: Vera Iaconelli
Editora: Contexto
Páginas: 128
Classificação no Skoob: 4,1/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Para educar crianças feministas

Esta obra é desenvolvida pela autora de Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie, uma mulher negra, feminista e nigeriana que cada vez mais revoluciona a forma como falamos sobre a questão feminista e racial na atualidade.

Para educar crianças feministas poderia ser entendido como um manifesto devido às suas poucas páginas. No entanto, a extensão não tira a potência do livro, com quinze sugestões para educar filhos com base na igualdade de gênero.

Chimamanda retrata a criação além da relação criança e adulto, demonstrando como ambientes livres de preconceitos iniciam na construção do lar e na divisão de tarefas, por exemplo. Dessa forma, cria uma obra capaz de ensinar pais, mães, filhos e filhas, necessária, inclusive, para cada uma dessas classificações.

A autora parte de sua própria experiência para relatar, aos educadores de crianças, como preparar a futura geração para uma sociedade justa, igualitária e, acima de tudo, necessária.

Título: Para educar crianças feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 96
Classificação no Skoob: 4,6/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Disciplina Positiva: o guia prático para pais e professores que desejam ajudar crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas

Jane Nelsen, a autora deste livro, é psicóloga, educadora, mãe de sete filhos e fundadora do conceito de Disciplina Positiva a partir dos estudos desenvolvidos por Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.

O conceito de Nelsen faz menção à educação firme, porém gentil, por parte dos pais e das mães. Defende, ainda, o desenvolvimento de habilidades sociais conectadas às mudanças que o mundo vem sofrendo nos últimos anos.

Responsabilidade, respeito individual e coletivo, cooperação e autonomia são apenas alguns dos pontos abordados pela autora para a criação de crianças aptas a lidar com diversas experiências de vida.

A obra pode, ainda, ser lida por professores e educadores da área de ensino-aprendizagem de crianças, visto que a Disciplina Positiva pode ser utilizada em sala de aula e gerar ótimos frutos para o desenvolvimento dos alunos.

Título: Disciplina Positiva: o guia prático para pais e professores que desejam ajudar crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas
Autora: Jane Nelsen
Editora: Manole
Páginas: 340
Classificação no Skoob: 4,5/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar

Outra obra redigida por especialistas, esta reúne Daniel J. Siegel, neuropsiquiatra, e Tina Payne Bryson, psicoterapeuta, para auxiliarem pais e educadores a desenvolver a inteligência emocional nas crianças.

O cérebro da criança fala de técnicas que podem ser aplicadas em momentos delicados no cotidiano de uma família, como brigas, birras, discussões e explosões emocionais. Dessa forma, orienta pais a lidarem com os filhos de forma saudável, transformando dificuldades em oportunidades de desenvolvimento para ambas as partes.

A obra aborda questões vivenciadas por pais em diferentes idades, com dicas e informações valiosas para compreender e trabalhar diferentes situações conforme os anos passam e os filhos crescem.

Título: O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar
Autora: Daniel J. Siegel
Editora: nVersos
Páginas: 240
Classificação no Skoob: 4,3/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Mamãe conta tudo – Volume 1 e Volume 2

Um sopro para mães de primeira viagem que estão vivendo o desespero de entender os pormenores da gestação, Mamãe conta tudo é um título desenvolvido por Flávia Fiorillo em dois volumes, cada qual focado em uma fase da maternidade.

Focado nos primeiros meses, o Volume 1 trata da gravidez, da amamentação e dos primeiros meses de vida do bebê. O livro fala sobre higiene, como reorganizar a vida e como se preparar para o parto (e para o pós também).

Com humor e uma estruturação de capítulos extremamente completa (a obra trata, ainda, de pautas como depressão pós-parto e quais produtos são necessários após o nascimento), Flávia auxilia mães a não sentirem (tanta) ansiedade na fase inicial da maternidade.

O Volume 2, por sua vez, joga sua atenção para outra fase da criação: dicas e informações preciosas para educar bebês e crianças com mais de um ano ocupam as páginas, com a mesma linguagem simples e amigável do primeiro livro.

Alimentação, desfralde, ida à escola e outras atividades (como viagens) que, agora, são acompanhadas dos filhos são comentadas pela autora durante os capítulos. Assim, mães conseguem entender como é a realidade por trás das experiências vividas com as crianças.

Flávia consegue, com sua literatura, demonstrar como a maternidade é, sim, um desafio e tanto. Porém, bonito e delicioso, também!

Volume 1: Gravidez, amamentação e o recém-nascido
Autora: Flávia Fiorillo
Editora: Dash Comportamento
Páginas: 171
Classificação no Skoob: 3,8/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Volume 2: Bebês e crianças acima de um ano
Autora: Flávia Fiorillo
Editora: Dash Comportamento
Páginas: 234

Imagem: Amazon/Reprodução

A maternidade e o encontro com a própria sombra

A maternidade vem repleta de sentimentos e emoções que vão muito além do clichê de “a maior realização da vida”. Na maioria das vezes, está relacionada a conflitos, surpresas, novidades e dualidades que são sentidos, às vezes, ao mesmo tempo.

É esse sentimento de susto e, também, de contemplação que levou a psicoterapeuta Laura Gutman a escrever A maternidade e o encontro com a própria sombra, uma obra sobre os sentimentos e as emoções por trás da experiência única, indescritível e individual que é se tornar mãe.

Laura passa por momentos como o parto, a lactação, o puerpério e os primeiros meses de vida da criança para discutir, comentar e orientar as mães sobre o prazer assombroso que é a maternidade.

Título: A maternidade e o encontro com a própria sombra
Autora: Laura Gutman
Editora: Best Seller
Páginas: 415
Classificação no Skoob: 4,3/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

Escolher bons títulos para te acompanhar de acordo com as fases da vida ajuda na hora de lidar com tantas emoções, às quais, como seres humanos, estamos expostos. Livros de maternidade, por exemplo, podem dar uma boa orientação sobre como organizar a mente de forma saudável e respeitosa consigo mesma. 

Se você gostou desse conteúdo e quer continuar lendo sobre criação de crianças, confira nosso texto sobre livros que educam, ensinam e inspiram. São seis obras incríveis para diferentes idades!

victor matheus

victor matheus

pesquisador de literatura com ênfase em arte moderna e contemporânea. usa da língua e da linguagem para entender os seus desdobramentos na sociedade. sonha em ser amigo do adorno, mas nasceu tarde demais.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top