skip to Main Content
Mulher Com Máscara Pff2

Por que trocar sua máscara de pano pela PFF2?

Em março de 2020, quase que do dia para a noite, cidadãos de todo o mundo tiveram que adotar a máscara como item de necessidade básica e garantia de sobrevivência. E, com a grande procura por versões cirúrgicas, a alta de valores e poucas pesquisas sobre a efetividade das produzidas de forma caseira, as máscaras de pano acabaram tomando as ruas de todo o Brasil.

Agora, com meses de experiência e estudos sobre contaminação e eficácia, é recomendado que se aposente os objetos de tecido, dando preferência para o uso da PFF2. Mas você sabe o porquê? Continue no texto para descobrir os motivos que levam profissionais e pesquisadores a abolir o uso das máscaras de pano e a recomendar a utilização do modelo PFF2/N95.

PFF2: uma história

Recomendada pela OMS, pelo CDC (ou Centers for Disease Control and Prevention) e outros órgãos internacionais, a PFF2 (Peça Facial Filtrante com porcentagem de proteção nível 2) ou N95 é uma máscara de proteção desenvolvida em 1992 pelo pesquisador taiwanês-americano Peter Tsai.

Cientista de materiais, o professor aprimorou itens utilizados para a proteção com a adição de eletricidade estática na estrutura desses objetos. Com isso, a carga eletrostática aumenta a eficiência do utensílio em cerca de 10x, fazendo com que o seu poder de filtragem seja ainda maior do que a de máscaras cirúrgicas.

máscara pff2 azul
Apesar da popularização recente, as máscaras de tipo PFF2 existem já há vários anos. 

Os motivos por trás do formato de “bico de pato”

O formato um tanto peculiar da máscara se dá pela observação da designer de produtos Sara Little, que, em 1958, desenhou o que hoje conhecemos como a primeira máscara moldada. 

Verificando que o formato dos bojos de sutiãs da época encaixariam perfeitamente por cima da boca e do nariz, ela reproduziu o padrão, garantindo o conforto de profissionais de saúde.

PFF2 ou N95?

Uma das grandes dúvidas dos tempos atuais é a nomenclatura desse utensílio. Segundo a iniciativa PFF2 para todos, a PFF2 é um padrão de máscara que pode englobar vários modelos, como a Aura da 3m, por exemplo. 

Já a N95 é um padrão americano similar à PFF2 e que, apesar de não ser comercializada no Brasil, se popularizou também por aqui, fazendo com que empresas optem pela divulgação de produtos com a nomenclatura “PFF2/N95”.

PFF2 e a pandemia de Covid-19

Além de se ajustar melhor ao rosto, a PFF2 é a melhor opção disponível no mercado brasileiro para a proteção do coronavírus pela sua alta capacidade de filtragem e excelente vedação. 

E, para melhorar, com o armazenamento correto, esse modelo ainda pode ser reutilizado diversas vezes.

Reutilização da PFF2/N95

Buscando sanar a necessidade de mais informações sobre a compra e reutilização da PFF2, a antropóloga Beatriz Klimeck e o gestor de mídias sociais Ralph Holzmann criaram ainda no ano passado o perfil do Instagram @qualmascara

Nele, além de informações sobre modelos, utilização e até mesmo tutorial sobre a forma mais segura de se retirar a máscara, você também pode obter dados completos sobre como reutilizar o equipamento.

profissional da saúde segurando máscara pff2
É possível obter informações sobre a utilização, retirada e o reuso de máscaras PFF2 pela internet, aumentando a capacidade de proteção desses equipamentos.

A iniciativa recomenda que, aquelas e aqueles que precisam sair para trabalhar todos os dias, numerem cada uma de suas máscaras relacionando ao dia da semana. Assim, após chegar em casa, ela deverá ser pendurada em um local arejado e longe do sol, onde ficará “descansando” de três a sete dias e, só então, estará pronta para a reutilização.

Apesar da CDC recomendar o reuso de apenas cinco vezes, é possível que a máscara dure por mais tempo. O importante, aqui, é ficar de olho na vedação do equipamento. Já em caso de contato direto com pessoa infectada, o recomendado é que a máscara seja descartada imediatamente.

Outras máscaras

Além da PFF2/N95, alguns outros modelos têm ganhado adeptos por todo o mundo. Porém, antes da utilização (especialmente em ambientes fechados), é importante entender qual é a capacidade de vedação e filtragem desses equipamentos.

Máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas são consideradas como segundo modelo acessível mais seguro para a filtragem de partículas, tendo eficiência comprovada de 87% a 91%. Seu problema, porém, está na vedação, uma vez que o ajuste no rosto não é ideal.

E as máscaras de pano?

As máscaras de pano, por sua vez, devem ser evitadas! Isso porque a sua eficiência de filtragem é bastante baixa, chegando em apenas 40% nas opções de algodão. Além disso, a falta de clipe nasal faz com que a vedação desses modelos passe longe do ideal.

Modelos de PFF2 para adquirir

Como você percebeu, as máscaras de padrão PFF2 garantem a melhor vedação e proteção contra o coronavírus. Além disso, esse equipamento hoje é razoavelmente barato e de fácil acesso. Confira agora algumas das opções disponíveis na Amazon: 

1. Máscara PFF2, de Alliance

Kit com 10 unidades do modelo sem válvula, com clipe nasal, regulagem de elástico e selagem do Inmetro. 

MÁSCARA PFF2-S N95 SEM VÁLVULA, ALLIANCE, Azul e Branco, Único - 10 unidades
  • Proteção contra partículas, poeiras, névoas e fumos.
  • Longa proteção: Uma jornada de trabalho
  • Também usado na proteção contra Covid

2. Máscara PFF2, de Delta plus

Kit com 5 unidades do modelo sem válvula, clipe nasal interno em metal revestido de plástico, elásticos de látex com regulador e selo de verificação pelo Inmetro.

3. Máscara PFF2, de 3M

Kit com 10 unidades do modelo sem válvula, com clipe nasal, elásticos não reguláveis e certificação pelo Inmetro.

4. Máscara PFF2, de 3M

Modelo estilo concha com tiras elásticas de borracha natural, grampo de ajuste nasal e certificado de aprovação.

Desconto
3M 8801, Respirador Descartável Tipo Concha PFF2 CA 2072
  • O Respirador Descartável 3M 8801 É Uma Opção Simples E Eficaz Contra Poeiras, Névoas E Fumos. Seu Formato Concha É Mais Anatômico E...

Agora que você já entendeu a importância de trocar a sua máscara de pano por uma PFF2 e já conferiu alguns modelos fáceis de adquirir, gostaríamos de destacar a necessidade de continuar usando esses equipamentos e a imprescindibilidade da vacina enquanto um pacto social que visa a proteção de toda a sociedade. Por isso, use máscara, lave as mãos e fique de olho no calendário de vacinação da sua cidade!

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Vanessa Pessoa

Escritora de gaveta, pseudopesquisadora e uma produtora de conteúdo inconstante. É daquelas librianas que dá check em quase todos os clichês do signo nos memes do Instagram, lê teoria política por hobby, ama terror psicológico e consegue passar finais de semana inteiros jogando Terraforming Mars.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top