skip to Main Content
Desenho Em Aquarela Com Três Vasos Decorados E Com Cactos

Pintura em aquarela: 10 itens que todo iniciante deve ter

A pintura em aquarela começou a fazer parte da minha vida a partir de 2016, quando tive vontade de trazer técnicas diferentes para os meus desenhos. E, por experiência própria, posso falar que entrar nesse universo de cores e delicadezas pode ser um excelente hobby para quem quer relaxar a mente e, por algumas horas, não pensar em absolutamente nada. 

Talvez você esteja pensando: mas eu não sei desenhar! Posso fazer pintura em aquarela? Sim, claro! Mesmo que ainda não tenha prática ou não saiba criar paisagens e pessoas de forma elaborada, a aquarela é uma técnica que te dá a liberdade de explorar o que quiser — além disso, o YouTube tem muitos tutoriais para iniciantes. 

Se você tem interesse nessa arte e quer conhecer um pouco mais sobre os materiais necessários, vem comigo nessa leitura!

Papéis

1. Papel Canson de 300g/m²

Para esta lista, eu escolhi o papel Canson no tamanho A4, que é a medida mais popular entre todos nós. Todas as minhas pinturas em aquarela foram feitas nesse formato mas, claro, você pode ficar totalmente à vontade para explorar o A5 ou o A3!

Outro aspecto essencial na hora de escolher o seu papel é olhar a gramatura, pois é importante que a folha seja mais grossa para que a tinta não borre, ultrapasse ou deixe o papel enrugado. Para pintura em aquarela, a mais utilizada é a de 300 gramas/m². 

A maioria dos meus desenhos foram feitos em papel Canson. Eu adoro a cor amarelada e a textura das folhas, que contribuem para um acabamento muito bonito e suave nas pinturas. 

O papel Canson é bem resistente e não deixa as tintas passarem para o outro lado. E isso é ótimo, porque permite que você faça diferentes combinações de cores sem precisar se preocupar se vai estragar a folha.

Bloco Aquarela A4 300g/m², Canson, 12 Folhas
  • Papel super encorpado ideal para técnicas mistas, aquarela, acrílica, pastel e desenhos
  • Possui alta gramatura; - papel tratado contra fungos;
  • Formato a4; - contém 12 folhas;

2. Sketchbook para aquarelas

Ter um sketchbook também é ótimo para praticar a sensibilidade de observar o dia a dia ou expressar os sentimentos em forma de desenhos. Mais uma vez, não se apegue muito se não souber desenhar, pois o importante é se divertir e relaxar! 

A grande vantagem do sketchbook é que ele pode ser levado para qualquer lugar e, acredite, depois que você começa a pintura com aquarela, vai querer fazer isso em todos os lados! 

Mãos femininas desenhando em aquarela
Os desenhos em aquarela podem ser feitos em folhas soltas ou sketchbook.

Seja como diário pessoal, caderninho de estudos ou apenas uma forma de guardar os seus desenhos, o sketchbook é uma companhia maravilhosa. 

Dica: quando eu era bem assídua nas pinturas, gostava muito de fazer um sketchbook por ano e incluir a data. Assim, ao final do 12º mês, você pode dar uma olhadinha para ver os seus avanços ou revisitar as suas inspirações em determinado momento. É bem legal essa experiência!

Para esta lista, escolhi um sketchbook também da Canson, argolado (isso será superprático) e de gramatura de 224g. Aqui, fica um ponto de atenção: como você pode ter reparado, esse é um papel mais fino que o anterior. Portanto, aqui é preciso ter muita cautela e, infelizmente, ficar um pouco mais limitado quanto ao uso de muitas cores em um único lugar.

Canson Livro de arte Mix Media, papel francês pesado, dupla face, textura fina e média, encadernação lateral, 62 kg, 18 x 25 cm, 40 folhas
  • Papel francês pesado
  • Dupla face: um lado se uma textura fina e o outro tiver uma textura média
  • Excelente capacidade de apagar e é forte o suficiente para manter uma variedade de meios molhados e secos

3. Papel XL Aquarelle 300g/m²

Experimentar novos papéis é sempre interessante para observar novas texturas, cores e como a tinta se comporta em cada um. O bloco XL Aquarelle tem uma coloração mais puxada para o branco e um acabamento mais “enrugadinho”, que nos lembra os relevos de uma casca de árvore. 

Esses diferentes tipos de texturas fazem toda a diferença na hora de finalizar o trabalho. Por isso, é interessante encontrar aquela que você mais gosta e combina com as suas pinturas!

XL Aquarelle 300g/m² com 30 folhas formato A4
  • Papel para Aquarela 300 g/m²
  • Bloco formato A4 com 30 folhas.

Aquarelas

Após escolher o seu papel ideal, chegou a hora de pensar nas tintas aquarelas. Existem diversas marcas, cores e estojos. Há aquelas que são mais acessíveis, indicadas para quem ainda está iniciando, e há as mais caras, que podem animar quem já domina mais a técnica. 

4. Estojo Pentel com 24 cores

As primeiras aquarelas que eu tive contato foram as da Pentel. Elas oferecem um ótimo custo-benefício para quem está começando e, portanto, são um investimento bem interessante. 

As cores ficam suaves na folha, mas cheias de beleza e delicadeza. E, claro, existe a possibilidade de criar novas combinações de tons e brincar com as nuances das tintas. 

O meu primeiro estojo tinha 12 cores e às vezes me deixava um pouco limitada. O de 24 é uma ótima opção e com certeza irá acompanhar bem a sua imaginação. 

Pentel HTP-24B Aquarela HTP a Base de água, 24 Cores
  • Aquarelas à base de água, que produzem sensação muito agradável ao pintar
  • Fácil de mesclar as cores, possibilitando nuances coloridas e brilhantes e novas matizes
  • Produto Ideal para iniciantes

5. Aquarela em pastilha com 12 cores

Os estojos de pastilha são um dos itens mais desejados por quem faz pintura com aquarela. Ele é superprático para levar a qualquer lado! Se você pretende pintar paisagens ou outros elementos que fazem parte do ambiente externo, então vale a pena investir em um. Aliás, ele é um ótimo companheiro para o seu sketchbook!

Esse estojo acompanha 12 cores, serve como godê (superfície utilizada para aplicar e misturar a tinta) e também vem com um pincel com reservatório de água com capacidade para 4 ml. Ou seja, um investimento supercompleto e prontinho para acompanhar você no dia a dia. 

Se você nunca viu ou sabe como funciona esse pincel com reservatório (ou water brush), te indico o vídeo do canal Luiza Normey, onde ela explica tudo certinho!

Aquarela em Pastilha KOI Sakura 12 Cores
  • Contém pincel
  • Pincel com 4 ml de reservorio
  • O estojo serve como paleta

Pincéis para pintura em aquarela

E claro, o que não poderia faltar para começar a praticar pintura com aquarela são os pincéis! Existe uma infinidade deles, de diferentes tamanhos e materiais de cerda. Então, se você é vegano ou quer passar longe de qualquer coisa com origem animal, pode adquirir os artificiais. 

Além dos pincéis comuns, é interessante adquirir a water brush, que citei acima. Ela é muito prática para ser levada para outros lugares mas também é bem interessante para pintar com mais praticidade em sua casa. 

6. Conjunto de 5 pincéis Aibecy

Quando começamos a praticar algo, o ideal é sempre ir pelas coisas mais básicas, certo? E, por isso, convém iniciar com um kit básico de pincéis, mas que supra as suas criações. 

A dica é um conjunto com, no mínimo, cinco pincéis com ponta em formato de gota. E claro, em diferentes tamanhos para poder pintar superfícies maiores ou detalhes e linhas. 

O kit é composto por 5 pincéis com cerdas suaves de nylon e, além de serem adequados para pintura em aquarela, servem para outras técnicas como acrílica e guache. 

O corpo do pincel é feito em madeira maciça, proporcionando mais resistência a ele. 

Kit de pincéis de pintura Aibecy, pincéis redondos de ponta pontiaguda com cerdas de nylon para pintura a óleo, para aquarela, óleo acrílico, arte de unhas, de rosto, detalhes em miniatura e pintura de rocha
  • 5 pincéis com cerdas de nylon em vários tamanhos, adequados para pintura acrílica, pintura em aquarela, pintura com guache, etc.
  • Os pincéis possuem cerdas de nylon de alta qualidade, muito macias e flexíveis. Os pincéis não deformam, não soltam as cerdas...
  • O corpo dos pincéis é feito de madeira maciça para dar uma sensação confortável ao toque, muito elegante e atmosférica.

7. Pincel Water Brush da Pentel

Já falamos muito desse pincel até aqui, não é mesmo? E por isso, ele precisa estar nesta lista, caso você queira adquirir um individualmente. 

O Water Brush é ideal para fãs de lettering, técnica que consiste em desenhar letras. A ponta do pincel, em um formato mais fino e próprio para criar linhas e curvas, faz com que ele seja muito utilizado para essa técnica, especialmente se ela for feita em aquarela. 

Esse pincel também pode ser utilizado com o lápis aquarelável, um material que pode fazer a pintura a seco mas, quando aplicado com água, dá um efeito muito semelhante à aquarela. 

Pincel Aquash Brush Com Reservatório De Água Pentel Ponta Media, Pentel, Xp/Frh-M, Transparente
  • Esse produto também é conhecido como: Caneta Ponta Pincel para Caligrafia ou Lettering
  • O Aquash Brush é um extraordinário pincel com um recipiente para água
  • É ideal para complementar trabalhos de aquarela e lápis de cor aquareláveis

Outros itens

Além dos pincéis, blocos e tintas, você pode adquirir outros materiais para te ajudar no processo, como livros de inspiração, recipientes para pincéis e kits com tudo o que você precisa para começar. 

8. Recipiente de água para aquarela da Pelikan

O recipiente para água pode ser muito prático, afinal, a pintura com aquarela exige que o pincel seja molhado e limpo diversas vezes, assim. O modelo da Pelikan possui dois compartimentos, que podem ser utilizados para abastecer com o líquido ou então, apenas para guardar ou secar pincéis.

Ele também é feito com linhas que permitem um encaixe perfeito para apoiar o pincel enquanto você trabalha com outros. Isso será muito prático para evitar sujeiras. 

Recipiente de Água Para Aquarela Pelikan Magenta
  • Leve e prático
  • Comprimento: 121 milímetros
  • Número do modelo: 800327

9. Kit de pintura 

O kit de pintura resume os materiais mais importantes para quem quer começar a pintar com aquarela e, portanto, é um ótimo investimento se você quer garantir tudo de uma vez e com um ótimo custo-benefício. 

O kit é composto por quatro materiais: papel Cando A4 300g/m², estojo de aquarelas da Pentel com 24 cores, godê e conjunto de pincéis de fibra sintética números 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12. Os pincéis são da Giotto, feitos em fibra sintética, com ponta arredondada e macia. 

O godê, apesar de não estar nesta lista para ser adquirido individualmente, é um ótimo investimento, já que é uma superfície feita especialmente para a mistura e aplicação de tintas, sem que você precise sujar pratos ou improvisar outro material.

Desconto
Kit Papel Canson Desenho + Aquarela Pentel Tubo 24 cores + Gode Sinoart
  • Kit de Pintura - Papel Desenho - 24 Tintas - Gode

     

    - Bloco Canson A4 Desenho 200 - 20 folhas

    Fibra: 100% Fibras De...

10. Livro The Joy of Watercolor

O livro “The Joy of Watercolor”, apesar de estar na língua inglesa, é bem ilustrativo e, portanto, fácil de entender. 

Ele nos traz uma apresentação das cores e paletas, combinações de tons e algumas dicas para quem quer começar a praticar pintura em aquarela. 

Paralelo a isso, ele mostra diversas inspirações de desenhos que podem ser reproduzidos, especialmente se você ainda não tem tanta prática com a técnica ou com a criação de ilustrações. 

Inclusive, a cada ilustração que ele traz como dica, o livro apresenta uma pequena legenda explicando quais os tons utilizados para colorir aquele desenho. 

The Joy of Watercolor: 40 Happy Lessons for Painting the World Around You
  • Block, Emma (Author)
  • 176 Pages - 08/07/2018 (Publication Date) - Running Press Adult (Publisher)

E então, o que achou dessas dicas de produtos? Tenho certeza que eles serão muito úteis para as suas primeiras pinturas em aquarelas e ótimos materiais para estudos e experiências. 

Com o tempo, é interessante você ir além e dar a oportunidade a novos produtos para conhecer a diferença e ter acesso a novas experiências. Depois me conta nos comentários como foi!

Atualizado em 2021-07-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Raquel

Raquel

Jornalista e master chef de lanches vegetarianos. Adora abraçar cachorrinhos e vive acrescentando livros na sua interminável lista de leitura.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top