skip to Main Content
Melhor Baqueta Para Iniciante

Melhor baqueta para iniciante em 2020: confira opções!

O som de um baterista – mesmo que iniciante – pode variar muito de acordo com a baqueta escolhida para tocar. Isso porque são esses elementos que estarão em contato direto com os tambores e pratos, transferindo suas técnicas e forças.

Hoje, encontrar a melhor baqueta para iniciante não é difícil, já que há uma série de opções para quem está começando a tocar. Porém, é preciso que você saiba alguns detalhes antes de escolher a sua para buscar o modelo ideal.

Por isso, neste guia, falamos sobre os principais fatores que você deve saber antes de comprar suas primeiras baquetas e elencamos seis ótimas opções. Continue a leitura e confira! 

À procura da baqueta perfeita: por onde começar

Antes de apresentarmos as baquetas, vamos falar sobre algumas das formas de classificar esses objetos que podem ajudar você a decidir por um modelo ou outro. 

Tipo de ponta

Nem todas as baquetas têm o mesmo tipo de ponta. Para você que ainda está começando, não é necessário memorizar todos – com o passar do tempo, você pode ir testando outros tipos de sonoridade –, porém, é importante saber que, quanto mais fina, mais agudo e claro será o som, e quanto mais grossa, ele será mais grave e seco. 

As baquetas tipo flecha, por exemplo, têm a ponta mais afinada, e para quem está começando, pode não ser o ideal. Isso porque você ainda não tem força e precisão para tirar um som limpo, e, ao tocar, pode ser que o volume fique mais baixo.

Já as baquetas de ponta arredondada (cilíndrica, oval ou gota) trazem por si só mais pressão e volume ao playing do iniciante, sendo uma escolha mais adequada.

Material da ponta

Além do formato, a ponta da baqueta pode ser feita principalmente de dois materiais: madeira e nylon. O primeiro tem um som mais opaco e seco; o segundo é mais limpo e definido, especialmente nos pratos. 

O mais comum é que os principiantes comecem com baquetas de madeira, pois têm uma sonoridade mais universal e próxima do que ouvimos popularmente.

Medida da baqueta

Aqui chegamos a um ponto crucial e que deve acompanhar você durante toda a sua carreira como baterista. As baquetas são classificadas de acordo com sua medida, que geralmente é representada por um número e uma letra. 

A letra representa o propósito da baqueta: B significa band, em referência a orquestras e bandas sinfônicas; S significa street, representando as fanfarras e bandas marciais; e A significa all purpose, ou seja, para uso geral.

As medidas podem variar de acordo com o fabricante, porém a regra é que quanto maior o número, mais leve será a baqueta. A 7A, por exemplo, é mais leve que a 5A, que por sua vez é mais leve que a 2B.

Novamente, não é necessário memorizar tudo isso. Porém, para iniciar seus estudos, você deve saber escolher um estilo versátil e apropriado à sua maneira de tocar. A dica é optar pelos modelos 5A ou 5B, que têm um peso equilibrado e formato favorável ao playing de um iniciante.

Durante seu aprendizado, você criará intimidade com o instrumento e poderá desenvolver melhor sua sonoridade com outras baquetas, de acordo com a sua preferência. Por enquanto, um modelo 5A ou 5B com a ponta arredondada dará o volume e o equilíbrio que você precisa para aprimorar suas técnicas.

Modelos de baquetas

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os tipos e modelos diferentes, chegou a hora de conferir alguns modelos para começar a tocar! A seguir, separamos seis entre as melhores baquetas para iniciante. Confira!

1. Baqueta PHX 5A

Um modelo de madeira simples e direto, que pode ser a sua primeira baqueta! Feita de madeira, mede pouco mais que 40 centímetros de comprimento, proporcionando um bom alcance ao baterista. 

A PHX 5A é bastante simples, não possui uma durabilidade tão grande, especialmente se muito exigida. Porém, é excelente para quem está entrando no mundo da bateria.

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

baixo preço
ótimo modelo de entrada

pouca durabilidade
sem especificação de tipo madeira

2. Baqueta LA Special 5A

Baquetas de grandes fabricantes do mercado costumam ter um preço elevado. Uma dica, nesse caso, é procurar pela segunda linha dessas fabricantes, como a LA Special, marca alternativa da Promark, que fornece instrumentos para grandes bateristas. 

O modelo 5A apresenta muita qualidade: feito de madeira de american hickory, que proporciona conforto e boa tocabilidade. O comprimento de pouco mais de 40 centímetros e o peso de 100 gramas transmitem uma boa estabilidade para os bateras que ainda estão começando. 

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

bem equilibrada e estável
ótima durabilidade

  mais pesada que modelos similares

3. Baqueta C. Ibañez 902 Pop

Este modelo, ao contrário de muitos outros da lista, tem a ponta de nylon, o que dá uma maior clareza ao som, especialmente ao tocar pratos e cúpulas. Embora essas baquetas sejam menos comuns entre os iniciantes, a C. Ibañez 902 é uma boa opção de entrada.

Feita de marfim, é considerada um modelo 7A, apesar de ter muitas características próximas de uma baqueta 5A, como o comprimento de 40 centímetros e o peso. 

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

som mais brilhante e definido
ótima durabilidade

mais leve que modelos similares

4. Baqueta RuleaxAsi 5A

Esse modelo é feito de madeira ashwood, oferecendo uma pegada mais macia nas mãos do baterista. Medindo 40 centímetros de comprimento e pesando 83 gramas, é bastante equilibrada e versátil, podendo servir para diversos estilos.

Se você quer iniciar seus estudos com uma baqueta mais confortável e durável e pode investir um pouco a mais, essa é uma excelente opção para se ter em mãos!

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

superfície lisa e confortável
ótima durabilidade

preço elevado

5. Baqueta D’Groove 5A

Feita pela fabricante brasileira D’Groove, essa é certamente uma das melhores baquetas para iniciantes graças a inúmeros benefícios, como durabilidade, conforto, estabilidade, leveza e equilíbrio.

Feita de marfim, tem pouco mais de 41 centímetros de comprimento, porém pesa cerca de 56 gramas, sendo a baqueta mais leve da nossa lista. Isso proporciona uma sonoridade mais suave, ideal para quem quer tocar estilos mais leves como jazz.

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

leve e equilibrada
confortável

sonoridade mais leve

6. Três pares de baquetas Ammoon 5A

Que tal já garantir mais de um par de baquetas para começar a estudar? Assim, caso alguma sofra desgastes ou se quebre, você pode ir trocando. Além disso, ao comprar um kit com mais de um par, o valor unitário é mais barato e você acaba economizando.

Esse kit contém três pares de baquetas Ammoon feitas de madeira Fraxinus Mandshurica, uma espécie asiática muito utilizada para a confecção de instrumentos e móveis. O acabamento é liso, confortável e antiderrapante, ótimo para os músicos iniciantes.

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

menor preço por unidade
balanceada e confortável

  preço total elevado

Lembre-se que nem mesmo a melhor baqueta para iniciante trabalha sozinha, e você precisará de muito esforço e estudo para aprimorar suas técnicas. Por isso, faça exercícios diariamente e procure dedicar-se.

Conte para a gente nos comentários quais as primeiras músicas que você está aprendendo a tocar!

Bernardo Gasino

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top