skip to Main Content
Mulher Branca Em Uma Praia, Usando Um Chapéu E Com Protetor Solar Facial No Rosto, Com Riscos Do Creme Nas Bochechadas E No Nariz.

Como escolher um protetor facial Neutrogena?

Atenção, atenção! Regra número um na hora de cuidar da pele: sem protetor solar, não se vive. Porém, quando o assunto é rosto, é preciso um toque especial. Por isso, no post de hoje você vai conferir dicas de como escolher um protetor facial da marca Neutrogena, uma das mais renomadas do mercado quando o assunto é dermocosméticos.

Depois de conferir os motivos para incluir o produto na sua rotina de skincare, para identificar qual protetor facial é mais indicado para você, atente-se ao seu tipo de pele, objetivo e o nível de Fator de Proteção Solar (FPS) recomendado.

Por que usar?

Você já imaginou viver em um mundo sem sol? Pois é, eu também não. Ele é essencial para a manutenção da vida na Terra e é responsável por manter parte da nossa saúde estabilizada graças a tal da Vitamina D, conhece?

Apesar de ser encontrada em alimentos, como o salmão, a exposição ao sol continua sendo a forma mais recomendada para suprir a demanda corporal da vitamina.

Toda vez que ficamos expostos ao sol, nosso organismo produz Vitamina D, cuja responsabilidade é fortalecer o sistema ósseo a partir da absorção do cálcio consumido nas refeições. Ela também colabora com o sistema imunológico e até mesmo com o humor, melhorando-o.

Não por acaso, quando fico muito tempo dentro do escurinho ~aparentemente~ acongechante do meu quarto, meu pai sempre diz “vai tomar um sol, você vai entrar em depressão” porque, pasme, a falta dele diminui os níveis de serotonina do corpo, o chamado “hormônio da felicidade”. Isso afeta não só o humor, mas também a qualidade de sono, etc, tornando-nos mais vulneráveis à doença.

Ah, o incrível saber popular… e por falar nele, sem dúvidas você já escutou que tudo que é bom em excesso fica ruim, né? Pois é, não é diferente com a exposição ao sol. 

Uma exposição solar excessiva pode causar males aos olhos, colaborando com o surgimento de problemas, como cataratas e queimaduras nas córneas, e também à pele, como acne ou até um câncer.

Close no rosto de uma mulher. Ela está passando protetor solar facial em manchas.
Alerta: exposição solar incorreta pode causar manchas em diversas partes do corpo, além da face.

Uma simples manchinha, às vezes, pode ser um problema e tanto. O motivo? Os raios UVA e UVB. Eles provocam alterações nas células e possuem efeito acumulativo — se você se expor muito ao sol durante os 20 primeiros anos de vida, na fase adulta ou durante a velhice os riscos de desenvolver doenças serão maiores.

Então, é preciso buscar um equilíbrio e os protetores faciais serão seus aliados nessa jornada!

Como escolher protetor facial?

Não adianta sair por aí pegando e usando o primeiro protetor facial que você encontrar. O que vale para a sua mãe ou para uma amiga, pode não ser recomendado para você… você precisa identificar qual é mais apropriado para o seu objetivo, para o seu tipo de pele e analisar se o FPS se adequa ao seu estilo de vida.

Nessas horas, o acompanhamento de um profissional da área, um dermatologista, é super bem-vinda! Mas para você já começar a entender um pouco mais sobre o assunto, aqui vão algumas dicas:

Tipo de pele

Cada protetor facial é criado para um tipo de pele. Portanto, identificar quais características definem a sua é importante antes de escolher qual produtinho você vai usar. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem quatro tipos de peles: normal, seca, oleosa e mista.

TIPOS DE PELECARACTERÍSTICAS
NormalPossui uma textura saudável e aveludadaProduz gordura em quantidade adequadaNão tem excesso de brilho ou ressecamentoApresenta poros pequenos e pouco visíveis
SecaTem poros pouco visíveisBaixa luminosidadeMaior propensão à descamação e vermelhidãoMaior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras
OleosaAspecto mais brilhante e espessoMaior produção de seboApresenta poros dilatadosMaior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas
MistaTem aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo)Pode apresentar acne nesta regiãoPossui áreas secas nas bochechas e extremidades

Objetivo

Escolher utilizar um protetor solar facial pode ter diversos objetivos e causas. Talvez, depois de uma consulta ao dermatologista ou vendo um vídeo sobre skincare no YouTube, você tenha percebido a importância desse item. Então, mais um ponto para se analisar é compreender por que e do que você quer proteger sua pele.

Se você costuma ir muito à praia, ficar horas exposta ao sol, o protetor recomendado será um. Já se você passa muitas horas em frente ao computador, que também colabora com o envelhecimento precoce da pele e ainda é capaz de causar manchas, será outro. 

Mulher jovem deitada em uma cama, em um quarto escuro, com a luz do celular refletindo na face dela.
A luz emitida por aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, também causa dano à pele.

Mas como saber, então, qual o protetor ideal? A partir do Fator de Proteção Solar (FPS), aquele número de dois dígitos que, normalmente, sempre fica em destaque logo na frente da embalagem.

FPS

O Fator de Proteção Solar representa nada mais, nada menos, do que o tempo em que é possível deixar a pele exposta ao sol, utilizando-o, sem que os raios solares a prejudiquem.

Um exemplo prático: se a sua pele leva dez minutos para começar a sofrer os efeitos do sol, ao utilizar um protetor facial de FPS 50, você consegue ficar 50 vezes mais do que esse tempo tranquila, ou seja, mais de 8 horas!

Existem diversos FPS, você pode encontrar de 15, 30, 60, 70… descubra o ideal para você e seja feliz! 🌞

Protetores faciais Neutrogena

Depois de analisar seu tipo de pele, encontrar um objetivo e definir qual fator FPS é melhor para você, algumas sugestões de protetores faciais que podem começar a fazer parte da sua rotina são:

Protetor facial para controle de brilho com cor – FPS 60

Com ativos de Vitamina E, que possui efeito antioxidante, e Sílica, responsável por controlar a oleosidade da pele e ainda reduzir o brilho por até 12 horas, esta primeira sugestão de protetor solar facial atua contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

Sendo indicado para peles mais sensíveis à queimadura solar (no caso de peles muito brancas, que produzem pouca melanina), ele possui 50 ml e FPS 60. Tem textura gel-creme, efeito matte capaz de disfarçar as imperfeições da pele e uniformizá-la.

Protetor solar facial – FPS 60

Semelhante ao produto anterior, mas sem a opção de cor, o protetor facial com FPS 60, também de 50 ml, possui textura leve, toque seco com pele hidratada e protegida, colabora com a prevenção de rugas e manchas causadas pelo sol, conta com um alto poder hidratante e rápida absorção.

Desenvolvido exclusivamente para o rosto, ele é indicado para todos os tipos de pele!

Protetor solar facial – FPS 30

Agora, se seu corpo produz muita melanina (características das peles morenas escuras e negras), você pode começar utilizando um protetor facial de FPS 30.

Este da Neutrogena tem textura ultraleve e sequinha, sendo rapidamente absorvido pela pele. Ele também conta com a tecnologia Helioplex, oferecendo uma ampla e eficaz proteção contra os raios UVA e UVB. Ah, e ele também tem resistência à água!

A bisnaga contém 50 ml de produto, que também possui Vitamina E.

Partiu agendar uma consulta no dermatologista? Agora que você já tem o básico para começar a planejar a compra de um protetor facial e conhece alguns da marca Neutrogena, só falta o aval de um profissional! 

Enquanto isso, você pode continuar conferindo outros produtinhos para skincare clicando no banner abaixo. Opções para proteger e deixar sua pele ainda mais bonita não faltam!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2021-05-15 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Caroline

Caroline

Formada em Jornalismo pela Facopp/Unoeste, estudante de Letras/Espanhol na Unesp de Assis (SP). Libriana apaixonada por sol, cerveja, música, cinema e literatura – russa e latino-americana, especialmente! Já escrevi um livro e plantei uma árvore, não estou certa quanto a outra tarefa. Por fora, The Beatles; no fone de ouvido, Exaltasamba.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top