skip to Main Content

Qual ukulele comprar? Saiba como escolher seu primeiro instrumento

O ukulele é um instrumento havaiano criado no final do século XIX como uma versão do cavaquinho português. Da década de 1930 em diante, começou a ser incluído na música pop ocidental por artistas como Billy Uke Carpenter, Elvis Presley e George Formby.

Para quem está começando a se familiarizar com o instrumento, pode ser difícil saber qual ukulele comprar. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo abordando quais os principais tipos e o que levar em conta para fazer sua escolha.

Além disso, também listamos cinco modelos de entrada e a nossa opinião sobre cada um. Continue a leitura para descobrir!

Começando a escolher: tamanhos e afinações

Se você ainda está se familiarizando com o instrumento, talvez não saiba, mas existem tipos diferentes de ukulele. Eles variam em tamanho e afinação, o que dá a cada um características diferentes.

Os quatro principais são o soprano (medindo cerca de 53 cm), o concert (58 cm), o tenor (66 cm) e o barítono (74 cm). Confira uma comparação abaixo:

O tipo mais comum de ukulele para iniciantes é o soprano. Seu tamanho é confortável para quem está começando a se acostumar com a posição das mãos, sem ter que fazer muita força.

1. Ukulele Soprano UKS-21 – Giannini

A Giannini é uma empresa brasileira tradicional no ramo musical, muito conhecida por seus instrumentos de entrada. A fabricante utilizou toda sua experiência e entrega nesse modelo, um ukulele sólido e com ótima sonoridade.

O acabamento é fosco, o que dá ao UKS-21 uma boa ressonância. O corpo é feito de tília, e o braço e escala, de solid wood, garantindo solidez e durabilidade, mesmo sendo um instrumento para iniciantes.

É a nossa principal escolha para a categoria por seu ótimo custo-benefício.

Especificações:

Modelo: Ukulele Soprano – Tamanho 21
Tampo: Linden
Faixa e fundo: Linden
Braço: Chinese solid wood
Escala: Chinese Solid Wood (Escurecida)
Marcação: Bolinhas Brancas
Tarraxas: Blindadas Cromadas
Acabamento: Acetinado (fosco)
Fonte: Ginannini Imagem: Reprodução/Giannini

2. Ukulele Soprano 21-K – Tagima

Esse modelo segue a mesma linha do item anterior da lista, porém com alguns upgrades. O corpo é de sapele; o braço e a mão, de okoumé; e a escala e o cavalete, de technical wood, o que garante tanto um som limpo e ressonante quanto mais maciez para quem toca.

Especificações:
Braço: Okoumé
Escala: Technical wood
Tampo: Sapele
Lateral/Fundo: Sapele
Tarraxas: Cromadas
Cores: Natural Mahogany Satin
Cavalete: Black Walnut
Fonte: Tagima Imagem: Reprodução/Tagima

3. Ukulele Soprano Mickey UKP-MK2 – PHX

Essa é uma excelente opção para crianças que querem aprender a tocar ukulele. A estampa do Mickey serve como um incentivo a mais, tornando-o mais atrativo para os pequenos.

O UKP-MK2, entretanto, não se resume a isso. O tampo e o corpo do instrumento são feitos de mahagony, e o braço é revestido de rosewood, madeiras muito utilizadas em instrumentos mais robustos (como violão) e que oferecem um ótimo som.

Especificações:
Tamanho: Soprano
Madeira do Tampo: Mahogany
Madeira do Corpo: Mahogany
Escala: Rosewood
Tarraxas: Acrílico preto
Fonte: PHX Imagem: Reprodução/Tagima

Link para comprar na Amazon

4. Ukulele Soprano RU01AC – Rozini 

Esse ainda pode ser considerado um instrumento de entrada, entretanto apresenta muitos fatores para músicos que já tocam há alguns anos. O acabamento é superior aos outros modelos, e a combinação de mogno laminado, cedro e purple heart proporcionam um som único, além de muito conforto.

Se você pode investir em um instrumento de melhor qualidade logo de início, vale pagar um pouco a mais pelo RU01AC. Ele atenderá suas necessidades por mais tempo, lhe acompanhando por anos em seus estudos.

Especificações
Cor: Natural
Acabamento: Fosco
Tampo: Mogno Laminado
Mosaico: Decalque
Lateral e fundo: Mogno Laminado
Braço: Cedro
Escala: Purple Heart
Traste: Cromo Bíquel
Tarraxa: Pino Folk Cromada
Fonte: Rozini Imagem: Reprodução/Rozini

Link para comprar na Amazon

5. Ukulele Concerto Elétrico Su23re – Shelby 

Os ukuleles sopranos são os mais indicados para quem está começando, entretanto, se você tem a mão grande ou os dedos largos, pode ser que esse tipo seja desconfortável. Nesse caso, opte por um exemplar do tipo concert.

Um dos melhores modelos para iniciante é o SU23RE, da Shelby. Feito inteiramente de jacarandá e com acabamento fosco, atende bem a quem procura um ukulele de entrada.

O afinador pode até ser uma facilidade, mas pode dificultar o desenvolvimento da audição para músicos iniciantes.

Especificações
Cor: Natural
Tampo: Jacarandá (Rosewood)
Lateral e Fundo: Jacarandá (Rosewood)
Escala e Cavalete: – Jacarandá (Rosewood)
Acabamento: Fosco
Fonte: Shelby Imagem: Reprodução/Shelby

Link para comprar na Amazon

Se você leu nossas dicas com atenção, não tem mais dúvidas sobre qual ukulele comprar! O instrumento certo poderá lhe acompanhar durante anos. Escolha com cautela e comece seus estudos!

Bernardo Gasino

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top