skip to Main Content
Melhor Violão Para Iniciantes

Qual o melhor violão para iniciantes em 2020? Confira!

O violão é o primeiro instrumento de muitos. Por ser acessível, ter uma dinâmica fácil e divertida de aprender e se adaptar a diferentes estilos, atrai muitas crianças, adolescentes e adultos aspirantes a músicos.

Ao se iniciar no aprendizado, muitos alunos procuram pelo melhor violão para iniciantes para ser seu primeiro instrumento. E justamente por ser tão popular, há uma grande variedade de modelos que podem servir perfeitamente.

Boa parte dos professores costuma indicar os violões de nylon, pois suas cordas são mais suaves que as de aço e não machucam os dedos dos alunos. Além disso, é importante que o instrumento não seja muito grande, o que facilita na troca de acordes e na memorização.

Dito isso, elaboramos uma lista com cinco opções acessíveis para estudantes que pretendem escolher seu primeiro violão. Continue a leitura e confira!

1. Violão Memphis AC-39

Começando a lista com um ótimo modelo para estudantes. O AC-39 é fabricado pela Memphis (segunda linha da Tagima), composto de tampo e braço de linden e escala de  technical wood, madeiras leves e duráveis. 

Possui uma boa ergonomia, com um corpo que se adapta bem à forma de tocar dos iniciantes, e sua sonoridade serve tanto para o aprendizado de acordes e ritmos mais simples, como valsa, guarânia e balada, como para quem quer se aventurar a tocar samba e bossa nova.

Curiosidade: este que vos escreve tem um exemplar desse violão há quase 15 anos, e ele permanece conservado e com um excelente som!

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Modelo: Memphis by Tagima AC-39
Tampo e braço: Linden
Faixa e fundo: Linden
Escala: Technical wood 25.5″
Número de Trastes: 19
Nut: 50 mm
Tarraxas: 3+3
Cavalete: Black Walnut*possui tensor

2. Violão Serenna NL-47

Outro modelo de entrada muito comum é o Serenna NL-47. Sua escala é feita de rosewood (jacarandá), o tampo e o corpo de lindan e o braço de nato (mogno asiático), uma composição que o torna mais leve quando comparado a outros violões similares.

Não tem muita projeção de som, especialmente em dedilhados, mas serve perfeitamente para quem está aprendendo os primeiros acordes. 

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Modelo: Serenna NL-47
Tampo: Lindan
Lateral: Lindan
Fundo: Lindan
Braço: Nato
Trastes: Alpaca
Número de Trastes: 19
Escala: Rosewood
Cavalete: Rosewood
Tarraxas: 3+3 Coletiva
Acabamento: Verniz Brilhante

3. Violão Strinberg SC200C

Para quem quer começar a tocar com um violão um pouco melhor e que possa acompanhar seus estudos durante anos, a dica é investir no Strinberg SC200C, que está entre as categorias de iniciante e intermediário.

Sua matéria-prima é melhor que outras opções da lista (um misto de spruce, sapele, blackwood e nato), além de possuir uma construção mais elaborada e um acabamento em madeira fosca.

Esse instrumento também é elétrico, podendo ser plugado em um amplificador ou caixa de som. O pré-amp embutido é o SE-50, da própria Strinberg, e inclui equalização simples e afinador cromático. 

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Modelo: Serenna NL-47
Tampo: Spruce
Corpo: Sapele
Acabamento: Fosco
Escala: Indian Laurel – 19 Trastes
Braço: Nato
Cavalete: Indian Laurel
Nut: 51 mm
Marcação Escala: Oval
Tarraxas: Madrepérola Cromadas
Pré: SE-50

4. Violão Infantil Michael VM13E

Outra fabricante nacional famosa por seus excelentes modelos de entrada é a Michael. Esse é um instrumento indicado para crianças pequenas até 12 anos, que ainda não conseguem manusear um violão de tamanho normal.

Com ¾ do tamanho de um instrumento comum (cerca de 92 centímetros de comprimento), é bastante honesto e direto, proporcionando um aprendizado agradável para os pequenos.

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Tamanho: 36’’ (3/4 – 92 cm)
Tampo: Linden
Braço:  Basswood
Cavalete e escala: Dark Maple
Tarraxas: Douradas
Trastes: Níquel Silver

5. Giannini GN 15

Os instrumentos brasileiros Giannini são reconhecidos no mundo todo e já chegaram a estar no arsenal de Jimmy Page e Robert Plant do Led Zeppelin, Bill Withers e Linda Perry, além de muitos músicos do nosso país.

Entre os melhores violões para iniciantes, é possível citar o modelo GN 15 da fabricante. Em comparação com todos os outros instrumentos citados, este tem mais definição nos graves, e os agudos costumam ser mais fechados.

É macio e confortável de tocar e segura muito bem a afinação, algo importante para o aprendizado. Mesmo sendo um modelo básico, possui um ótimo acabamento, podendo durar por anos sem perder seu timbre e qualidade.

Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Shape: Clássico
Série: Estudo
Tampo: Sitka Spruce
Faixa e fundo: Linden
Braço: Solid wood
Escala: Rosewood
Tarraxas: Pino grosso niqueladas
Acabamento: Verniz brilhante
Garantia: 3 meses

Do primeiro instrumento a gente nunca se esquece. Por isso, ao escolher o melhor violão para iniciantes de acordo com as suas necessidades, ele deve lhe fazer companhia durante anos, e vocês certamente aprenderão muito juntos.

Você já conhecia esses modelos? Deixe seu comentário para a gente!

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top