skip to Main Content
Gato Comendo Ração úmida Ou Sachê.

Ração úmida para gatos: como escolher a melhor opção?

Muitos tutores têm dúvidas se a ração úmida para gatos deve fazer parte da nutrição dos felinos. A resposta é sim! Esse tipo de alimento pode, inclusive, ser oferecido diariamente aos bichanos não só como petisco, mas podendo se tornar a única fonte de alimentação do seu pet.

Os sachês ou as latinhas à venda no mercado hoje se aproximam muito da alimentação que seria ideal para um gato. Isso se dá por causa da quantidade de água na composição. 

Na natureza, os felinos fazem boa parte da ingestão hídrica ao devorar uma presa. O que aconteceu é que, com a domesticação, os animais deixaram de caçar e passaram a comer muito mais ração seca, que é pobre em água. Sendo assim, o alimento úmido é benéfico, pois carrega muito mais água na composição – qual é o gato que não adora o caldinho do sachê? 

Os tutores sabem que a baixa ingestão diária de água pode elevar o risco do surgimento de doenças urinárias e renais nos gatos. Por isso, consulte um veterinário para saber se o seu gatinho pode comer sachê todos os dias e em qual quantidade, de acordo com a idade e a condição clínica. 

Como escolher ração úmida para gatos?

Leia o rótulo para saber se as proteínas são de boa qualidade, se há fibras para auxiliar na digestão e se contém vitaminas e minerais. Fique atento também à quantidade de carboidratos, ao percentual de gordura e à presença de conservantes e corantes artificiais. 

Listamos as opções de alimentos úmidos para gatos mais populares disponíveis no mercado, confira!

Friskies

Variedade de sabores

Sem conservantes artificiais

Proteínas de boa qualidade

Dificuldade em encontrar todos os sabores

embalagem e rótulo sachê friskies salmão.
Sachê Friskies sabor salmão: campeão de vendas. Imagem: Purina/Reprodução

Link para comprar na Amazon

São 15 sabores, como frango, atum, cordeiro, salmão e carne, com um molho que os felinos adoram. Cada embalagem tem 85 gramas em opções para filhotes e adultos. As proteínas são cortadas em tirinhas, quase desfiadas, e acompanham bastante caldo. 

A composição nutricional é boa, com proteínas de qualidade, vitaminas (A, D3, E, K3 e B12), ômega 3 (nos sabores de peixes), que tem propriedades anti-inflamatórias, e tiamina (ou vitamina B1), importante na prevenção de problemas neurológicos. Uma unidade contém 500 mg/kg de sódio.

Whiskas

Preço acessível

Sabor

Ingredientes naturais

Pouco molho

embalagem e rótulo sachê whiskas frango.
Sachê Whiskas: ingredientes naturais. Imagem: Whiskas/Reprodução

Link para comprar na Amazon

Disponível em seis sabores (carne, peixe, frango, atum, salmão e cordeiro) em dois tipos de texturas: molho e jelly. Uma unidade, de 85 gramas, contém 550 mg/kg de sódio.

A lista dos ingredientes traz vitaminas (D3, E, C, B1 e B6) e uma substância imprescindível para a saúde dos gatos: a taurina. Esse aminoácido é fundamental para o funcionamento do coração, da visão e do sistema reprodutivo, mas os felinos não o produzem em quantidades suficientes, sendo necessária a suplementação (pela alimentação). 

Gran Plus

Boa quantidade de caldo

Alimento premium

Produtos adequados para cada perfil de felino

Contém óleo vegetal

embalagem e rótulo sachê gran plus para gatos frango.
Gran Plus sachê: benefícios para a saúde. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

A Gran Plus tem uma linha de sachês para atender todas as necessidades dos gatos: filhotes, adultos, castrados, para animais com problemas no trato urinário, além dos alimentos gourmets. 

Esta ração úmida para gatos é considerada premium, por ser feita com ingredientes melhores e ter níveis nutricionais elevados. 

A linha de sachês para filhotes conta com nutrientes essenciais para o desenvolvimento da visão e do sistema nervoso do animal, além de não conter corantes e aromas artificiais. Para os adultos, a composição é pensada na proteção do trato urinário e para garantir um ótimo funcionamento do organismo. 

Os sachês para gatos castrados são menos calóricos e gordurosos, contribuindo para o controle de peso. 

A unidade tem 85 gramas e conta com 500 mg/kg de sódio. 

Royal Canin

Alimento super premium

Atende perfis diferentes de gatos

Ingredientes de ótima qualidade

Preço

embalagem sachê royal canin gatos light.
Ração úmida Royal Canin: alimento super premium. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O sachê para gatos da Royal Canin é considerado um alimento super premium. Isso quer dizer que o produto passa por estudos laboratoriais completos e que é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e gorduras consideradas boas para os felinos. 

A marca tem versões para gatos em todas as fases da vida, de filhotes a idosos, inclusive os castrados, e outras para ajudar a manter a pelagem saudável, para auxiliar na eliminação de bolas de pelo e ainda uma opção light para animais acima do peso. 

A quantidade de sódio varia conforme o produto, de 550 mg/kg a 960 mg/kg, na unidade de 85 gramas.  

Premier

Alimento super premium

Proteínas de ótima qualidade

Baixas calorias

Pouca variedade de sabores

embalagem sachê premier para gatos.
Ração úmida Premier: alimento super premium. Imagem: Amazon/Reprodução

Link para comprar na Amazon

O sachê é rico em proteínas de alta qualidade e composto por matérias-primas nobres. É livre de corantes e aromatizantes artificiais, conservantes e de ingredientes transgênicos.

Vem com boa quantidade de molho – os gatos adoram o caldinho – e tem a vantagem de conter baixas calorias. São dois sabores: atum com arroz integral e peito de frango com arroz integral. 

O sachê de atum, segundo a Premier, leva o selo Dolphin Safe, que garante que durante a pesca não ocorra a captura acidental de golfinhos, como forma de preservar a espécie. 

Cada embalagem tem 70 gramas. O fabricante não informa a quantidade de sódio por unidade. 

N&D

Rico em proteínas

Ingredientes naturais

Alta palatabilidade

Preço

embalagem em lata do sachê para gatos N&D quinoa urinary.
Ração úmida N&D: sachê sem goma e de alta palatabilidade. Imagem: Amazon/Reprodução

Formulada com ingredientes naturais, a ração úmida para gatos N&D é rica em proteínas de altíssima qualidade. Existem várias versões do produto: para filhotes, adultos, castrados, para animais com sensibilidade digestiva e com trato urinário sensível. 

Ao contrário de boa parte dos concorrentes, o produto é comercializado em uma latinha, com abertura fácil. São 80 gramas por unidade. 

Link para comprar na Amazon

Procure oferecer o alimento úmido sempre nos mesmos horários, criando, assim, uma rotina para o seu gato. 

Lembre-se das nossas dicas ao comprar sachês e latinhas para o seu bichano. Aproveite que os produtos têm validade longa para garantir o estoque de rações úmidas para os próximos meses e, assim, pagar um frete único. 

Leia também

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 9 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top