skip to Main Content
Gato Se Hidratando Em Uma Fonte Para Gato Beber água

Fontes para gato beber água: quais os melhores modelos?

Fontes para gato beber água: o seu bichano tem alguma? A preocupação com a hidratação dos felinos é um tema recorrente entre os tutores, especialmente se o gatinho tem baixa ingestão hídrica.

As fontes simulam a condição que os gatos tinham na natureza para se hidratar: água corrente. É justamente aí que está o segredo do sucesso desses aparelhos entre os felinos, que não gostam de água parada e apreciam o líquido fresco. 

E qual a melhor fonte de água para gatos? A escolha depende do comportamento do seu pet. Será mais fácil fazê-lo beber água na fonte se ele já estiver acostumado a subir na pia para tomar água da torneira.

Em um primeiro momento, o gato pode se sentir intimidado pela fonte, mas não significa que ele não irá se acostumar com a novidade. A dica é encorajá-lo a experimentar. Abasteça o reservatório da fonte e deixe-a desligada por um dia. Essa dica vai fazer com que ele se acostume a beber no reservatório. Depois, ligue-a na tomada para que ele vá se familiarizando com o movimento da água. 

A quantidade de água que um gato deve beber varia de acordo com a dieta, o peso e condição de saúde. O tipo de alimentação diz muito sobre isso. Rações secas têm, geralmente, 10% de água, já os alimentos úmidos, como sachês e patês, são formados por até 80% de líquido. Em geral, os felinos devem beber 60 ml de água por quilo de peso por dia.

Desde que as fontes passaram a ser consideradas por veterinários uma das formas mais eficazes de aumentar a ingestão de água pelos gatinhos, as marcas vêm lançando diversas opções. Hoje, já temos fontes com LED, com sistema de filtragem, controladas por aplicativo e com diferentes tipos de caída de água. 

Fizemos uma seleção de 10 modelos de fontes para gatos para que você faça uma compra que irá atender as necessidades do seu felino. Confira!

1. Fonte Aqua Mini Amicus

fonte para gato beber água barata da marca amicus na cor azul
Fonte Aqua Mini: opção barata para incentivar seu gatinho beber água. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

Já começamos a lista com a fonte que tem o melhor preço do mercado: a Aqua Mini Amicus. O modelo vem em três cores (azul, branco e vermelho), tem bomba bivolt (funciona em tomadas 110V e 220V), tem baixo consumo de energia (2 Wh) e utiliza filtro de carvão ativado, que deve ser substituído periodicamente. 

Uma vantagem é poder encaixar a bomba submersa em qualquer recipiente de água, caso você não queira usar o bebedouro de plástico que vem com a fonte e que tem capacidade de 1 litro. 

O produto é silencioso e tem montagem fácil. Para funcionar, basta encher o bebedouro com água e encaixar o plugue na tomada. Não oferece risco de choque ao gatinho. 

A manutenção é bem simples e recomendamos fazer a limpeza completa da fonte, desmontando a bomba e limpando o filtro, uma vez por semana. Troque a água todos os dias. 

Medidas
Comprimento: 21 cm
Largura: 21 cm
Altura: 16 cm
Comprimento do cabo de força: 75 cm

2. Fonte para gatos com sensor Truqys

fontes para gato beber água com sensor de presença truqys
Fonte com sensor: acionada com aproximação do animal. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

A fonte da Truqys tem sensor de presença e é acionada apenas quando o animal se aproxima, economizando energia e aumentando a durabilidade do produto. 

O reservatório é de plástico e tem capacidade para 2 litros. Conta com um filtro de carvão ativado, que deve ser substituído periodicamente, e uma torneira de inox. O sensor que aciona a fonte fica localizado na base do produto. É bivolt, funcionando em tomadas 110V e 220V.

Confira o vídeo de preparação e funcionamento da fonte:

Medidas
Comprimento: 14 cm
Largura: 20,5 cm
Altura: 30 cm

3. Fonte PuriPet Pet Injet

fonte para gato beber água puripet nas cores rosa e lilás
Fonte PuriPet: dois filtros retêm impurezas da água. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

O diferencial da fonte PuriPet está na presença de dois filtros de carvão ativado para purificar a água. São quatro cores nas voltagens 110V e 220V. 

O sistema duplo de filtragem reduz o cloro, eleva o pH em 1,5 e retém detritos, sujeiras e outras partículas que estejam na água. O recipiente tem capacidade para 2 litros e a bomba tem regulagem para o jato. Quando ligada, forma-se uma cortina de água sobre a tampa. 

Para preparar a fonte Puripet, encha o recipiente com água respeitando o limite máximo, encaixe os dois filtros, feche com a tampa colorida e coloque o plugue na tomada. Pronto! Água fresca e corrente para o seu gatinho se hidratar. 

O filtro deve ser limpo toda semana e substituído periodicamente. Você pode comprar o refil neste link da Amazon

Medidas
Diâmetro: 22 cm
Altura: 15,5 cm

4. Fonte para gatos Chalesco

fonte para gato beber água chalesco modelo cat & dog com iluminação led
Fonte Cat & Dog Chalesco: iluminação LED e dupla filtragem de água. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

A fonte Cat & Dog Chalesco tem um formato especial que permite que o seu pet beba tanto na cuba quanto na cascata. O fato de o recipiente ter grande diâmetro favorece a oxigenação da água e a torna mais fresca. Como o próprio nome diz, pode ser utilizada por gatos e cães de todos os portes.

Dois filtros de carvão ativado fazem o trabalho de purificação da água, eliminando odores e sabor ruim, além de filtrar impurezas e reter pelos e resíduos de alimentos. Conta com iluminação LED. Seu pet terá água fresca, limpa e corrente 24 horas por dia. 

O reservatório tem capacidade para 1,6 litro, tem voltagem 110V e consumo de energia variando entre 3,1 Wh e 3,3 Wh. 

Medidas
Diâmetro: 23 cm
Altura: 16 cm

5. Bebedouro Inteligente Fresco Mini Plus Ekaza

bebedouro inteligente ekaza, uma fonte para gato beber água, com acionamento remoto por aplicativo
Bebedouro Inteligente Ekaza: acionamento remoto por aplicativo. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

A fonte smart da Ekaza faz o monitoramento automático do nível de água do reservatório. Quando está abaixo do recomendado, o aparelho para de funcionar automaticamente e acende uma luz indicadora vermelha, avisando que é hora de encher o tanque. 

O produto também pode ser controlado por um aplicativo. Pelo app, o tutor liga e desliga a fonte remotamente, recebe notificações quando o nível de água está baixo e programa lembretes para manutenção da bomba e troca do filtro.

O produto é bivolt, tem reservatório de 1,9 litro, bomba silenciosa e possui grande área de água potável para seu gato se hidratar. 

Medidas
Comprimento: 18 cm
Altura: 14,5 cm
Largura: 17,5 cm

6. Fonte Furacão Pet

fonte para gato beber água furacão pet na cor vermelha
Fonte Furacão Pet: abaixa consumo de energia. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

Esta fonte da marca Furacão Pet tem baixo consumo de energia (2 Wh), reservatório com capacidade para 2,5 litros de água e é fabricada em polipropileno – um tipo de plástico.

O produto é resistente, fácil de lavar e utiliza um filtro para manter a água limpa e oxigenada. A bomba é bastante silenciosa.

Medidas
Comprimento: 26,5 cm
Largura: 39,2 cm
Altura: 20 cm

7. Fonte Waterland Chalesco

fonte waterland chalesco, um dos modelos de fonte para gato beber água
Fonte Waterland: design diferenciado e montagem fácil. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

Com design diferenciado e capacidade para 500 ml, a fonte Waterland Chalesco garante água fresquinha para o seu gato 24 horas por dia. É fácil de montar e de higienizar, acompanha filtro para manter a água limpa e é fabricada em material acrílico, silicone e termoplásticos. 

Possui um filtro de carvão ativado para purificar a água, protegendo a saúde do seu pet. O filtro deve ser lavado semanalmente e substituído sempre que achar necessário. Você pode comprar refis para a fonte Waterland na Amazon.

É indicada para gatos, mas também para cães e outros animais de pequeno e médio porte de todas as idades. Está disponível em voltagem 110V. 

Medidas
Comprimento: 10,1 cm
Largura: 20 cm
Altura: 33 cm
Comprimento do cabo de força: 1,4 m

8. Bebedouro Magicat

gato bebendo água no bebedouro magicat, um dos modelos de fonte para gato beber água
Bebedouro Magicat: torneira exclusiva para o seu gato. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

O bebedouro da Catmypet foi desenvolvido pensando no hábito dos felinos em beber água da torneira. É formado por um baldinho, bomba de água, pedras naturais, cano transparente e uma torneira “falsa”.

A montagem é bem simples. Basta encaixar o cano transparente na bomba, que fica no fundo do balde, e na torneira, preencher o recipiente com pedras e água e ligar o plugue na tomada. Prontinho! O seu gato pode beber tanto da lâmina de água que se forma sobre as pedras quanto da água que escorre do lado de fora do tubinho. 

Não requer instalação na parede e é vendido em 110V e 220V nas cores azul, vermelha, rosa e branca – esta última vem com um suporte.

Veja o vídeo!

Medidas
Balde
Diâmetro: 16 cm
Altura: 15,5

Cano 
Altura: 130 cm

9. Fonte bebedouro Petlon

fonte para gato beber água da marca petlon nas cores branca e azul
Fonte Petlon: reservatório de água para 2 litros. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

A fonte de Petlon é fabricada em plástico resistente, tem grande reservatório com capacidade para 2 litros de água, é bastante silenciosa e utiliza filtro purificador. 

Tem baixo consumo de energia (2 Wh) e é de fácil manutenção. O fabricante indica limpeza semanal da fonte com água e sabão. O filtro de carvão pode ser substituído a cada 30 dias ou quando houver sinal visível de saturação. 

São várias cores à sua escolha: azul, amarelo, verde, rosa, lilás e vermelho

Medidas
Comprimento: 25 cm
Largura: 23 cm
Altura: 13,5 cm

10. Bebedouro para gatos MagiCat

gatos bebendo água na fonte magicat, uma das opções de fontes para gato beber água.
Fonte MagiCat: bandeja em aço inox e tanque com LED. Imagem: Amazon/Reprodução

Comprar na Amazon

Este modelo de fonte purifica a água por um filtro de carvão ativado, que elimina impurezas e traz mais segurança para o seu pet. O reservatório tem capacidade para 2,4 litros de água e é um dos maiores da categoria. 

Entre os diferenciais estão o material da bandeja, de aço inox, que garante durabilidade, e o sistema quádruplo de filtragem. O filtro retém resíduos, odores, cloro e metais pesados. O consumo de energia é baixo, de 1,5 Wh. 

O tanque conta com um mostrador de nível de água e LED azul. O produto acompanha uma escova de limpeza e três filtros extras. 

Medidas
Diâmetro: 19 cm
Altura: 16 cm
Comprimento do cabo de força: 1,6 m

Cuide da saúde e do bem-estar do seu felino! Fique atento à quantidade de água que ele ingere diariamente e, caso se hidrate pouco, invista em uma fonte e coloque em prática nossas dicas de adaptação.

Quer mais dicas para melhorar a vida do seu bichano? Então, acesse nossos conteúdos sobre alimentação, saúde e comportamento:

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top