Para quem não abre mão de qualidade na hora de treinar, competir ou mesmo brincar com os amigos, investir em uma bola de basquete profissional pode ser uma boa ideia! Normalmente, esses modelos do produto são mais resistentes, têm melhor aderência e durabilidade.
Quer saber mais sobre bolas de basquete profissional, suas características e indicações de produtos? Continue a leitura!
Características da bola de basquete profissional
Uma das maiores diferenças entre bolas profissionais e amadoras é que as primeiras costumam seguir medidas oficiais para cada categoria. No basquete, por exemplo, isso significa que as bolas masculinas são tamanho 7 (74,9 cm de circunferência e 623 gramas), e as femininas tamanho 6 (72,3 cm de circunferência e 566 gramas).
Além disso, as bolas profissionais são aprovadas pelas federações nacionais e internacionais para uso em campeonatos e competições. Normalmente, essa validação se traduz em selos da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) ou CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol) impressos na bola.
O material também é outro diferencial: as bolas de basquete profissional são comumente produzidas em couro ou borracha, que resultam em melhor aderência, amortecimento e conforto na hora de dribles e arremessos.
Basicamente, todas essas questões em conjunto contribuem para dribles, arremessos e passes mais confortáveis e certeiros, melhorando a performance como um todo. Para quem joga há mais tempo, a diferença é muito perceptível. Justamente por isso, essas pessoas preferem investir em produtos de qualidade.
Bola de basquete profissional: 4 modelos
Confira a seguir uma seleção de bolas de basquete profissionais para as categorias mirim, feminina e masculina.
1. TF-500 CBB – Spalding
A TF-500 da Spalding é uma bola para jogadores mirins. Com revestimento em microfibra de PU, funciona tanto em ginásio como em quadras ao ar livre. Tem aprovação pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Seu peso é 410g, ideal para jogadores de 5 a 9 anos das categorias de base masculina e feminina.
- Material laminado em microfibra profissional ideal para indoor e outdoor
- Bola aprovada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB)
- Tamanho e peso oficial Mirim, 5 a 9 anos masculino e feminino
2. Crossover Ix – Penalty
Fabricada em microfibra de poliuretano, a bola Crossover tem boa resistência para quadras abertas e ginásios. Também conta com canaletas profundas, que melhoram a aderência e sensibilidade do produto.
Segundo a Penalty, a bola possui um sistema exclusivo de retenção de ar, que melhora a performance do produto como um todo. Seu miolo é lubrificado, e a parte externa não possui costuras. O peso aproximado é de 500g.
- Câmara 6D
- Sistema De Forro Termofixo
- Material Microfibra Com Laminado Maior Conforto
3. NCAA T6 – Wilson
Bola oficial para ligas de basquete feminino no Brasil (LFB – Brasil), o modelo é réplica de jogo na NCAA EUA, liga de basquete universitário dos Estados Unidos. É fabricada em couro macio e durável e serve para partidas indoor ou outdoor.
Por ser tamanho 6 (aproximadamente 566 gramas), é a bola mais adequada para campeonatos femininos. Também funciona bem para jogadores mirins entre 9 e 12 anos.
- Wilson Réplica de basquete NCAA - Tamanho 15 - 72 cm, rosa
- TAMANHOS: Variações de cor disponíveis em 75 cm (meninos de 12 anos ou mais) e 72 cm (meninas de 9 anos ou mais e meninos de 9 a 11 anos)
- Réplica NCAA: sinta o que os jogadores sentem todo mês de março
4. Jet Oficial – Wilson
A bola de basquete Jet da Wilson é composta de microfibra, que melhora a aderência e sensibilidade em condições de jogo. Também possui núcleo acolchoado e toque macio, que auxiliam no conforto do jogador durante a partida.
A bola conta com um selo indoor game ball, ou seja, recomenda-se seu uso apenas para jogos em ginásios fechados. Possui tamanho 7, oficial para partidas de basquete masculino.
- Composto de microfibra para toque suave e aderência em condições de jogo
- Canais compostos embutidos fornecem controle incomparável
- A carcaça com núcleo acolchoado permite uma sensação mais macia, mais fácil de segurar e tocar ao redor do aro
- Leia também: 15 equipamentos para treinar em casa
Se você quer garantir uma boa performance e conforto na hora de jogar partidas em ginásios ou quadras abertas, considere investir em uma bola de basquete profissional. A diferença de qualidade certamente será notada!
E para mais dicas de produtos de esportes variados, confira a categoria do Opiniões Certificadas!
Atualizado em 2024-12-11 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API