skip to Main Content
Mulher E Homem Escando Uma Montanha

O que levar para trilha? Confira tudo que você precisa!

Se você é um iniciante no mundo das aventuras (ou até se for alguém experiente, mas levemente esquecido) precisa saber que escolher o que levar para trilha é uma tarefa que requer atenção, organização e, claro, otimização de espaço.

Ao montar sua mochila, é preciso analisar o que irá compô-la, a fim de evitar sobrecarga de peso e itens desnecessários. Ademais, você precisa ter certeza de que os objetos essenciais estão sendo carregados contigo, usando sua bolsa da melhor forma, para que tudo caiba e de forma que nada seja danificado conforme a trilha é feita.

Pensando nisso, separamos uma lista com tudo que você precisa levar para a trilha! Ao todo, são 15 itens que devem te acompanhar a fim de que você aproveite a aventura de forma divertida e segura. Confira!

1. Mochila

Evidentemente, este é o item número um da nossa lista — e é bastante provável que seja um dos mais importantes, afinal, vai abrigar praticamente todos os outros. A mochila para trilha foge dos modelos convencionais para atender às necessidades dos apaixonados por aventura.

A dica é apostar em modelos impermeáveis — que não molharão na chuva — e com vários bolsos, para que tudo fique bem separado. 

Nesse tipo de mochila, existem repartições bem protegidas, para carregar objetos que precisam de mais cuidados, e outras que possuem fácil acesso, para garrafinhas d’água, capas de chuva e itens que devem ser manuseados rapidamente conforme a necessidade.

Casal fazendo caminha na floresta
Escolher a mochila específica para a trilha é importante para que você esteja bem equipado.

Além disso, elas são forradas e bem estruturadas, com alças acolchoadas — a fim de garantir conforto — e estruturas rígidas, que protegem a coluna e evitam dores e desconfortos.

Normalmente, as mochilas para trilha possuem presilhas e tiras externas que, além de tornar os bolsos acessíveis, podem ser usadas para prender barracas. Dessa forma, sua aventura pode se tornar um acampamento em poucos minutos.

2. Capa de chuva

Uma das sensações mais incríveis da trilha é a busca pelo inesperado, afinal, você nunca sabe como a natureza irá se comportar. Claro, dá para conferir a previsão do tempo e esperar por um dia de sol, mas quem garante que, de repente, nuvens de chuva não irão se formar?

Por isso, a capa de chuva é um item obrigatório na sua mochila. Assim, em casos de mudanças climáticas, você rapidamente evita se molhar intensamente (o que pode gerar doenças, como resfriados e, em situações extremas, pneumonia).

A melhor ideia é investir em uma capa de chuva que será duradoura, para evitar desperdícios, prejuízos ao meio ambiente e para ter um item que te acompanhará em diversas trilhas no futuro. Nesse sentido, as de PVC são ótimas opções. Escolha, ainda, os modelos com manga e com capuz, para proteger os braços e a cabeça.

Capa Para Chuva De Pvc, Com Forro Vonder 1.35 M
  • Material da capa para chuva: PVC laminado
  • Tamanho da capa para chuva: GG
  • Cor da capa para chuva: Amarela

3. Tênis

É sempre bom frisar que fazer trilha com um calçado qualquer não é uma boa ideia. Chinelos e sandálias podem escorregar e deixarão seus pés expostos, o que pode causar acidentes, e tênis desapropriados podem causar dores nas costas e nas pernas.

O ideal é optar por um modelo de tênis específico para a atividade. Os coturnos tendem a ser os mais procurados, pois possuem cadarço, para ficarem bem acomodados aos pés, solado com uma espécie de dentes (chamados de tratorado), que não deslizam, e forros, os quais deixam o corpo respirar e amortecem o pisar.

tenis para caminhada, esporte e trilha, Bull Terrier, Bruce, Marrom, 42
  • cabedal em couro premium
  • cabedal em couro premium, proporcionando maior conforto e durabilidade
  • solado em borracha SBR de alta resisitencia e abrasão, cunho de Pu de alta densidade, que ajuda a absorver os impactos

4. Meias

Sim, é possível fazer trilha com qualquer meia. No entanto, quem procura por proteção, cuidado e zela por bem-estar vai ficar feliz com os modelos esportivos, fabricados com tecnologia de ponta para aventureiros e aventureiras.

As meias para trilha possuem tecnologia que garantem uma série de benefícios.

As meias para trilha são sem costura e possuem um design capaz de estimular a circulação sanguínea e de absorver os impactos conforme você caminha. Além disso, elas protegem pontos específicos dos pés — como o tendão de Aquiles — e evitam o suor.

Os fabricantes tendem a evitar utilizar elásticos na produção das meias esportivas, a fim de que a peça não aperte o pé conforme você faz a trilha.

5. Óculos de sol

Para que a luz não incomode seus olhos, uma ideia é sempre carregar um óculos de sol ao fazer a trilha. Modelos de acetato e de policarbonato são os mais indicados, pois costumam ser mais leves e as plaquetas — suportes localizados na área do nariz — não são de silicone, material que pode incomodar após algumas horas de uso.

Além disso, busque por óculos que ofereçam lentes com 100% de proteção contra raios UVA e UVB, a fim de que a saúde dos seus olhos seja conservada.

6. Boné

Outro item importante para se proteger do sol, o boné mantém o rosto conservado contra a luz em períodos intensos do dia. Modelos simples e sem muitos ornamentos são os mais indicados, visto que a preferência por leveza deve ser o foco.

Para quem preferir opções alternativas, existem os chapéus e as viseiras, que ainda entregam estilo e tornaram-se tendência nos últimos verões.

7. Lanterna de cabeça

Quem quer se aventurar à noite ou optou por uma trilha com parte do trecho em caverna precisa, obrigatoriamente, ter uma lanterna de cabeça ao seu lado, a fim de que consiga enxergar e locomover-se no escuro com facilidade e segurança.

Trilhas feitas próximas ao anoitecer devem ser acompanhadas, sempre, por lanternas de cabeça.

Ao contrário das opções manuais, a lanterna de cabeça encaixa perto dos seus olhos e fica fixa, direcionando o facho exatamente para o local em que você está olhando. Modelos mais tecnológicos possuem, ainda, mais de uma fonte luminosa — geralmente em LED — e podem ser recarregados.

8. Protetor solar

O protetor solar precisa ser carregado com você durante a trilha, na mochila, e reaplicado a cada duas horas, em média, para que sua pele continue protegida dos raios UVA e UVB. 

Dê preferência para produtos com FPS alto — de 50 a 70, pelo menos — e com ações hidratantes, a fim de que você fique bem protegido durante toda a aventura.

Protetor Solar Nivea Sun Protect & Hidrata Fps70 200Ml, Nivea
  • Muito Alta Proteção contra os raios UVA/UVB
  • Oil Free
  • Hidratação Prolongada

9. Repelente

Antes de ir para a trilha, lembre-se de passar o repelente para evitar que insetos piquem sua pele e, em casos extremos, transmitam doenças. Existem opções que garantem cerca de oito horas de proteção e são superindicados na hora de se aventurar.

Repelente Off Longa Duração Spray 200ml
  • Proteção de longa duração contra mosquitos, carrapatos, moscas mordedoras e outros insetos
  • Repele mosquitos que podem transmitir Zika, Dengue, Chikungunya e Febre amarela
  • Protege por até 8 horas

10. Bastão de caminhada

Quem sofre com dores nas costas ou quer garantir mais conforto ao caminhar encontrará um grande amigo no bastão de caminhada. Além de ajudar a sentir o terreno, ele garante mais firmeza durante a trilha.

Em casos de cansaço, o bastão também é um ótimo apoio para o peso do corpo. Na hora de adquirir o seu, opte pelos modelos dobráveis, que se tornam compactos. Opções de alumínio também são boas escolhas, tendo em mente que o material é leve.

Andoer Bastão dobrável em liga de alumínio Bastão de caminhada portátil para caminhadas Bastões antiderrapantes com 4 seções ajustáveis ​​com cabo confortável
  • ♥Feito de liga de alumínio, a bengala é leve, mas forte e resistente.
  • ♥Design de alça confortável, fácil de segurar, reduzindo a fadiga da mão e aliviando a pressão no pulso.
  • ♥Altura ajustável de 840-930 mm, que pode ser ajustada para a altura mais confortável de acordo com suas necessidades de uso.

11. Corta vento impermeável

Combinou a trilha cedinho e quer se proteger do ar frio? Então opte pela corta vento! Essas jaquetas tendem a ser produzidas com poliamida, um tecido leve e fácil de ser carregado. 

O material ainda é impermeável, o que significa que, em casos de garoa ou de chuvas finas, protegerá seu corpo contra a água.

12. Squeeze com água

Para além de uma aventura e de uma oportunidade para se conectar com a natureza, a trilha é uma atividade física e pede hidratação constante. Por isso, é impossível deixar a água fora desta lista.

Sempre que sair para a trilha, leve sua garrafinha de água para manter-se hidratado.

Além de uma opção manual, você pode carregar uma squeeze com água congelada na mochila, a fim de que ela continue gelada por mais tempo. Opte por garrafas de dois litros e garanta que terá o líquido sempre que precisar. Por mais que a mochila fique levemente pesada, é um item obrigatório.

13. Documentos

RG, CPF, CNH, carteira médica e outros documentos importantes devem ser inseridos na sua mochila para que sejam usados, se necessário. Aliás, não há como sair de casa nunca sem eles!

14. Kit de primeiros socorros

Por mais que torçamos para que nada de negativo aconteça durante a trilha, aventurar-se na natureza implica em certos riscos. Por isso, antes de sair de casa, prepare seu kit de primeiros socorros com itens básicos.

Ele deve conter gaze, esparadrapo, remédios básicos — para dor e para febre, por exemplo —, atadura, álcool e pomadas para picadas de insetos e para queimaduras. O gel de arnica também é uma ótima opção para seu kit, pois o item possui ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante.

Kit de primeiros socorros MENGXI pequeno com kit de medicina portátil etiquetado para caminhadas, mochilão, acampamento, viagens, carro e ciclismo
  • Compacto, leve e portátil: o kit de primeiros socorros vem em dois tamanhos, G: 18 x 12,7 cm, M: 15 x 10,4 cm. Você pode escolher tamanhos...
  • Conteúdo interno à prova d'água: a bolsa é resistente à água. Todos os itens internos estão protegidos da água em sacos laminados...
  • Conveniente e prática: esta bolsa médica é pequena e portátil, o que pode guardar seus itens essenciais quando você sair. Você pode...

15. Comidas

Tão importante quanto manter-se hidratado é estar com o corpo abastecido. Por isso, leve alguns alimentos para ingerir durante a trilha.

Frutas secas são ótimas por serem leves, bananas evitam cãibras, castanhas são ricas em gordura e dão disposição e o chocolate concede energia para momentos de cansaço. Coloque-os na mochila e consuma-os conforme sentir necessidade!

Quem vai acampar deve pensar, ainda, no que irá comer de manhã e ao anoitecer. Sanduíches de verduras podem ser carregados e não estragarão na mochila, por isso, são ótimas opções. Cuidado com patês, pois eles possuem maionese e podem azedar em climas quentes demais.

Com essas dicas, separar o que levar para trilha será mais simples, seguro e com a certeza de que você terá tudo que precisa às mãos, independentemente do clima ou da hora do dia. 

Agora, basta chamar seus amigos, escolher o destino e seguir sua aventura. Para mais opções de produtos esportivos, é possível acessar a categoria da Amazon e contar com um vasto catálogo de itens. Clique no botão abaixo e confira!

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top